TERROR BUROCRÁTICO
Arthur
Kipps (Daniel Radcliffe) é um jovem advogado londrino que perdeu a esposa no
parto de seu filho (Misha Handley) há 4 anos. Trabalha
em um escritório de advocacia e recebe a incumbência de seu patrão de ir a
famosa "Casa do Pântano", onde a antiga moradora falecera há um mês e
existe uma possibilidade de existir um testamento em algum lugar da casa. O único
parente da falecida parece não querer colaborar. Kipps terá sua última chance
de mostrar ao escritório que vale o investimento de mantê-lo no emprego.
A
caminho de Cryphin Gifford conhece Sam Daily (Ciarán Hinds), um morador local que lhe oferece
carona até o hotel onde está hospedado. Kipps percebe ao chegar ao hotel que a maioria
não o deseja lá e quando chega na Casa do Pântano percebe que
não está sozinho na casa.
Oriundo
do livro de Susan Hill, "A Mulher de Preto" é um filme de terror sobrenatural com
um suspense numa estória bem comum, mas realizado de maneira bem acabada o que
torna o filme bem interessante de ser visto e só.
A
expressiva arrecadação (em torno de 7,5 vezes o valor do custo) nos leva a pensar que estamos diante de um
grande filme, mas a estória da “pessoa
que entra em uma mansão mal assombrada e descobre um espírito que habita o
local em meio a um antiga tragédia” é um argumento pra lá de batido. Sim, vocês
já viram esse filme em outras produções, algumas melhores e outras nem tanto.
Então o que podemos destacar com o diferencial que levou um público ao cinema ?
O carisma de seu ator principal, Daniel Radcliffe, o eterno "Harry Porter".
A escolha de Radcliffe foi uma boa aposta. O ator está bem, mas nem ele escapa
da armadilha de um filme com uma estória batida.
Há
bons momentos sem dúvida: um suspense
crescente inicial, aqueles sons e ruídos, com uma música de fundo que prepara
o espectador para sustos (que nem sempre acontecem), uma bela construção de
época do departamento de arte, assim como um belo figurino e efeitos especiais
que não apelam para o susto a qualquer preço. O filme segue mais na linha do que Kipps descobre dentro daquela casa, em que o cão parece ver e
sentir a presença de algo ruim.
O
diretor James Watkins, em seu segundo longa (sua filmografia é bem curta), parece
não ter conseguido dar originalidade ao livro de Susan Hill adaptado pela
roteirista Jane Goldman (“O Lar das Crianças Peculiares” ; “X-Men: Dias de um
Futuro Esquecido”;”X-Men: Primeira Classe”; ‘Kick-Ass - Quebrando Tudo”...).
Fica a impressão de que a adaptação foi boa, mas a direção foi burocrática
demais, faltando mais criatividade, num final meio sem graça.
O
elenco até foi bem escalado, apesar de que em cena mesmo somente Daniel Radcliffe, que mostrou ter uma boa
carreira pela frente, e o experiente ator Ciarán Hinds que rouba muitas das
cenas em que aparece. Com o filme centrando a estória na dupla o restante do
elenco pouco apareceu, mas também não comprometeu.
A
Mulher de Preto é um filme com um terror que se mostra propenso, no início, a
assustar, mas depois começa a revelar-se como um terror light, quase um conto
de terror antigo. Essa condução pode dever-se ao fato de que a principal produtora ser
a inglesa “Hammer Filmes”, que já foi uma das mais atuantes nessa área com
vários clássicos do terror (bem ingênuos atualmente) que passavam em nossas tvs
em nossa infância.
Trailer:
Curiosidades:
Sequência : "A Mulher de Preto 2: O Anjo da Morte" (2014);
Refilmagem de "The Woman in Black" (1989);
Orçamento: $17.000.000,00;
Misha Handley é afilhado de Daniel Radcliffe na vida real;
O final foi alterado após testes com o público;
Primeiro filme de Daniel Radcliffe após a franquia Harry Porter
Filmografia Parcial:
Daniel Radcliffe
O
Alfaiate do Panamá (2001); Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001);
Harry Potter e a Câmara Secreta (2002); Harry Potter e o Prisioneiro de
Azkaban (2004); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005); Harry Potter e a
Ordem da Fênix (2007); Um Verão Para Toda Vida (2007); Harry Potter e o
Enigma do Príncipe (2009); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1
(2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); A Mulher
de Preto (2012); Versos de Um Crime (2013); Amaldiçoado (2013);
Descompensada (2015); Victor Frankenstein (2015); Truque de Mestre: O 2º
Ato (2016); Selva (2017); Beast of Burden (2018)
Ciarán Hinds
Excalibur (1981); O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989); O Segredo de Mary Reilly (1996); Mães em Luta (1996); Sem Perdão (1999); A Soma de Todos os Medos (2002); Estrada Para Perdição (2002); Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida (2003); Garotas do Calendário (2003); Munique (2005); Miami Vice (2006); Jesus - A História do Nascimento (2006); Sangue Negro (2007); A Montanha Enfeitiçada (2009); A Grande Mentira (2010); O Ritual (2011) Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); O Espião Que Sabia Demais (2011); A Mulher de Preto (2012); John Carter: Entre Dois Mundos (2012); Últimos Dias no Deserto (2015); Hitman: Agente 47 (2015); Sangue Pela Glória (2016); Operação Red Sparrow (2018)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre