segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

LIGA DA JUSTIÇA: PONTO DE IGNIÇÃO / JUSTICE LEAGUE: THE FLASHPOINT PARADOX (2013) - ESTADOS UNIDOS





"ACEITAR AS COISAS QUE NÃO PODEMOS MUDAR, TERMOS CORAGEM PARA MUDAR O QUE PODEMOS E TERMOS A SABEDORIA PARA ENTENDER A DIFERENÇA"

Após uma noite de combate do crime, Barry Allen acorda no trabalho sem saber como chegara no local. Sua surpresa se inicia quando percebe que os bandidos que prendera, com a Liga da Justiça, já estão soltos. Ao correr para a rua encontra o que seria sua falecida mãe, agora já idosa, acabando por descobrir  que não possui mais os poderes do Flash e que ninguém nunca ouvira falar do herói.



Nessa realidade Mulher Maravilha e Aquaman estão em guerra global. A guerra se alastrou de tal forma que os humanos foram afetados: O Rei Atlante causou a morte de milhões com a fúria do mar e a Rainha das Amazonas invadiu Londres.  Barry recorre a Batman para descobrir que nessa nova realidade este é uma pessoa bem diferente daquela que conhecia: mais sinistro e violento, cujos métodos não seriam aprovados por aquele que conhecia. O grande herói da América é o Ciborg, um agente do governo. O Homem de Aço foi capturado na queda da nave, em sua chegada à terra, tendo paradeiro desconhecido e não existe Liga da Justiça. Vilões lutam nos exércitos dos “heróis” e tudo parece tender para o fim. Tudo leva a crer que o desejo de mudar o passado tenha feito Barry alterar o fluxo temporal. E seu inimigo, Flash Reverso, parece agir nas sombras dessa realidade.




“Liga da Justiça:  Ponto de Ignição” provém de uma minissérie de setes edições de Geoff Johns e Andy Kubert que redefiniu o universo da editora DC Comics. Foi uma espécie de Reboot para começar do zero. Só que essa versão animada ateve-se a uma condensação que provou-se muito acertada para quem não acompanha as estórias destes heróis



Flash volta no tempo e ao mudar o seu passado muda toda a realidade, como no filme “ O Efeito Borboleta” onde o personagem central, a cada mudança na linha temporal,cria outros eventos com consequências indesejáveis. O que ele encontra é um Batman, cuja origem ficou bem interessante. Mesmo que a aventura seja do Flash é o morcego o grande destaque do filme. Sua concepção ficou bem diferente, assim como  suas habilidades que são resolvidas mais na base da pistola. E claro, que  Superman não ficaria de fora, mas esperem um “herói” bem diferente. Sem dúvida, a estória é bem amarrada e muito interessante. 


Quem é das antigas e se acostumou ao desenho dos "Superamigos" terá um choque de realidade e tanto: há muito os quadrinhos são lidos por adultos e aí reside um senão para o desenho:  não é para crianças. A temática é para adultos. É violenta e tem situações que devem ser evitadas: Mulher Maravilha enforcando e decapitando personagens.  Flash numa cadeira elétrica.  Batman arremessando personagens do edifício e vilões e heróis morrendo de forma pouco indicadas para crianças. Aquaman e Mulher Maravilha destruindo a tudo e a todos numa sede de vingança pouco visto nas estórias da editora. Até o Capitão Marvel dá as caras com uma origem bem diferente. Tudo bem que os games hoje sejam bem violentos, mas essa animação deveria vir com uma advertência de faixa etária.



Ponto de Ignição é um ótimo desenho (para adolescentes e adultos)  por mostrar um outro universo que o público não está acostumado a ver. Parece até aquelas estórias que a Marvel lançava com o título “O que aconteceria se ?” (What If?). A história é envolvente, a ação é empolgante e gera aquela curiosidade pra sabermos como toda essa confusão será resolvida. Claro que a maioria já deve ter em mente, até porque é obvio, mas, pelo menos, fizeram uma estória suficiente boa para chegar a uma conclusão bem legal. Ponto para a DC que parece fazer desenhos melhor do que alguns de seus filmes.

Trailer:


Curiosidades:

O ator C. Thomas Howell ("A Morte Pede Carona") faz a voz do Professor Zoom / Flash Reverso











O ator Justin Chambers ("O Zodíaco" /  "O Vizinho") faz a voz de Flash / Barry Allen











O ator Michael B. Jordan (Creed - Nascido Para Lutar) faz a voz do Ciborg











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre