quarta-feira, 30 de agosto de 2017

ANNABELLE 2: A CRIAÇÃO DO MAL / ANNABELLE: CREATION (2017) - ESTADOS UNIDOS



 


BONS SUSTOS NUMA PRODUÇÃO CAPRICHADA

Casal perde a pequena filha “Bee” (Samara Lee) em um acidente. 12 anos depois Samuel Mullins (Anthony LaPaglia) vive com sua moribunda esposa Esther Mullins (Miranda Otto) e resolve transformar a casa em um orfanato que receberá uma jovem freira acompanhada de 6 garotas (entre crianças e adolescentes). Estranhos fenômenos começam a aparecer após uma das crianças entrar em contato com a boneca chamada Annabelle.



"Annabelle 2: A Criação do Mal" seria um prequel do filme "Anabelle" de 2014 que foi um prequel de "Invocação do Mal" (2013), ou seja: Annabelle fez sucesso em 2013, criaram uma estória em 2014 que se passa antes dos eventos  e agora em 2017 estreia a origem desse caso narrado anteriormente pela dupla Loraine e Ed Waren que, Inclusive, a teriam em sua casa em uma caixa de vidro bem isolada. Teria sido um dos casos mais assutadores dos investigadores / demonólogos. Annabelle entra para o hall dos bonecos mais assustadores como Chuck de “Brinquedo Assassino”, mas Chuck era um bandido incorporado ao boneco. Aqui a coisa é bem diferente.



James Wan, diretor do primeiro “Jogos Mortais”; “Sobrenatural I e 2” e “Invocação do Mal 1 e 2” (para ficar só no gênero) resolveu apostar em outra mão dirigindo seu filme. Em “Annabelle” (2014) a direção ficou a cargo de John R. Leonetti que fez um filme apenas regular e desapontou muitos fãs. Desta vez ele convidou David F. Sandberg, diretor de vários curtas, e que fez “Quando as Luzes se Apagam” (2014). Como agradou, nada mais óbvio de colocá-lo à frente desta produção e fazer um filme que resgatasse o merecido respeito ao personagem (e salvasse do ostracismo que a primeira parte quase a relegou).



Nesta nova produção Annabelle resolve dar as caras quando um grupo de órfãs vai habitar a casa de um antigo artesão de bonecas que perdeu a filha. As meninas (e adolescentes) resolvem explorar sua nova moradia até que algum casal resolva fazer uma adoção. Logo de cara percebem que o lugar é estranho: não entra luz solar, o dono da casa é um senhor de poucas palavras e um jeito meio estranho, com uma esposa que vive num quarto onde ninguém tem permissão de entrar. Janice sofre de poliomielite e sua locomoção é muito difícil dentro da casa. A noite ela descobre o quarto da filha dos Mullins, misteriosamente destrancado, encontrando Annabelle, a boneca feita para a falecida menina. O terror aparece e todos na casa sofrerão do mal libertado.



Esta nova verão de Annabelle é boa? Sim, sem dúvida. Os amantes de filmes de terror e suspense hão de gostar dessa produção que não apela para sustos baratos, cria um clima bem legal e a estória é feita de tal modo que permita ao espectador apreciar seus (muitos) momentos de tensão. David F. Sandberg soube fazer um filme que cria a atmosfera certa, que deixa quem o assiste tenso aguardando o que virá a seguir e realmente consegue manter a curiosidade, pois a criatura que habita a boneca é o mal e ponto. Centrar a trama em Janice e em sua melhor amiga foi uma decisão acertada. Anabelle apronta e o espectador fica pensando que é o principal nessa estória. E os fãs não vão se decepcionar: tem suspense, tem sustos, tensão e aquela sensação de que ainda pode ficar pior. Como todo filme de terror tem aqueles furos que os cineastas ainda não conseguiram vencer: gritos que não são escutados, fenômenos ignorados, ninguém acredita na personagem e situações que uma pessoa normal dificilmente faria. Mas aí o filme acabava em 10 minutos: todo mundo saía da casa e largava o casal com a boneca assombrada. Mas cinema é também fantasia, ilusão e entretenimento e isso Annabelle tem de sobra. A boneca resolve atacar pra valer e vai deixando a todos dentro da casa apavorados, onde o diretor aproveita bem os ruídos e a ausência destes para criar aquele climão do "o que acontecerá em seguida".



O elenco está muito bem escalado. O veterano Anthony LaPaglia (do interessante seriado “Desaparecidos”) sabe o que fazer em cena e, sempre que surge, cria no espectador uma sensação deliberadamente incômoda. Talitha Eliana Bateman como Janice e  Lulu Wilson com Linda seguraram o filme nas mãos e são delas os melhores momentos. As duas em cena dão um show com um destaque ainda maior para Lulu Wilson que criou uma “Linda” guerreira que coloca o medo no bolso e enfrenta o mal como pode. Outra atriz que me chamou a atenção foi Stephanie Sigman que faz a freira charlotte. Sua personagem começa meio devagar na estória e mostra que não está ali para compor elenco. Quem a viu no filme "Miss Bala" sabe do seu potencial. Tem presença cênica e é ótima atriz.

 
Anabelle já é um sucesso, isso pode ser conferido por sua arrecadação. James Wan está virando (se já não se tornou) uma referencia no gênero e seu nome uma espécie de selo de qualidade para as produções, quer esteja á frente ou atuando na produção do filme. Esse segundo exemplar é muito superior ao primeiro e quem não assistiu a primeira parte não precisa se preocupar, pois este filme na cronologia deve ser considerado o primeiro. O espectador pode ir tranquilo aos cinemas apreciar uma boa produção de terror. E o cinema é o local mais adequado para assistir essa produção, pois a tela de um projetor de cinema, aliado a imersão que o espectador tem, sem interrupções, traz toda magia que a sétima arte pode proporcionar. Na tela pequena o filme funcionará, pois é uma obra de qualidade, mas perderá aquele impacto que o cinema causa em várias pessoas juntas. 



Filme para ir sem sustos ao cinema e para levar sustos dentro do cinema. Que venham novas produções, a indústria precisa de tempos em tempos ser revitalizada e Annabelle consegue ativar um gênero que vinha recebendo produções pouco criativas e repetitivas. Há algo de inovador nessa produção? Não, pois até a estória é comum, mas a maneira como ela é contada e levada as telas é que vem fazendo toda diferença


Trailer:





Curiosidades:
Custou $15 milhões e arrecadou até o momento $217.700 milhões


Filmografia Parcial:
Anthony LaPaglia

 








Fibra de Campeão (1987); Perigosa Obsessão (1989); O Casamento de Betsy (1990); Ele Disse, Ela Disse (1991); Inocente Mordida (1992); O Cliente (1994); Último Desafio - A História de Jimmy Valvano  (1996); Outono em Nova York (2000); Estrada Para Perdição (2002); A Máfia Volta ao Divã (2002); Desaparecidos (seriado 2002 A 2009); Underground: A História De Julian Assange (2012); Annabelle 2: A Criação do Mal (2017).


Samara Lee

 






 


Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014);  O Último Caçador de Bruxas (2015); Um Homem Entre Gigantes (2015); Annabelle 2: A Criação do Mal (2017); Indivisible (2017).



Miranda Otto
 

 








 
13º - O Andar do Pavor (1988); Além da Linha Vermelha (1998); Revelação (2000); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); O Vôo da Fênix (2004); Guerra dos Mundos (2005); A Vítima Perfeita (2009); Frankenstein: Entre Anjos e Demônios (2014); Dívida de Honra (2014); A Filha (2015); Annabelle 2: A Criação do Mal (2017); Zoe (2017). 


Lulu Wilson

 











Livrai-nos do Mal (2014); Ouija: Origem do Mal (2016); Annabelle 2: A Criação do Mal (2017); Gone Are the Days (2017); Slumber (2018).


Talitha Eliana Bateman
 

 











Pétalas ao Vento (2014); A Colmeia (2015); A 5ª Onda (2016); Virei um Gato (2016); Vengeance: A Love Story (2017); Tempestade: Planeta em Fúria (2017); Simon vs. The Homo Sapiens Agenda  (2018).


Stephanie Sigman
 

 










Miss Bala (2011); Mergulho Profundo (2013); 007 Contra Spectre (2015); Narcos (seriado 2015-2016);  Loucos e Perigosos (2017); Annabelle 2: A Criação do Mal (2017); S.W.A.T (seriado 2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre