terça-feira, 23 de maio de 2017

A LUZ ENTRE OS OCEANOS / THE LIGHT BETWEEN OCEANS (2016) - REINO UNIDO / NOVA ZELÂNDIA / ESTADOS UNIDOS



ESCOLHAS E CONSEQUÊNCIAS NUM CONTO DE AMOR E SACRIFÍCIO  

Tom Sherbourne (Michael Fassbender) é um ex-oficial recém chegado da primeira grande guerra. A fim de passar um tempo sozinho, se candidata a ser o novo empregado à cuidar de um farol que serve de orientação aos navios. A princípio seu trabalho seria de apenas 3 meses, em substituição temporária ao antigo faroleiro, que adoecera. Só que Tom recebe, posteriormente, a oferta de  um novo contrato de 3 anos, aceitando de imediato a proposta. Os meses passam e o novo personagem passa a integrar-se à comunidade local onde acaba conhecendo a jovem Isabel Graysmark (Alicia Vikander). A paixão é imediata e logo se encontram casados, com Isabel se mudando para a ilha solitária de Tom.


Isabel engravida, mas acaba perdendo o filho prematuramente. Uma nova gravidez e uma nova perda abalam o casal que permanece isolado e não revela o ocorrido. Certo dia um barco chega com um corpo adulto junto a um bebê ainda vivo. Tom e Isabel resolvem ficar com a criança, não notificar o ocorrido e apresentar a criança como sendo fruto da gravidez desta. Tudo parece transcorrer dentro do normal, quando o casal, na cidade, vai batizar “Lucy” e Tom conhece Hannah Roennfeldt (Rachel Weisz), que perdera o marido e a filha Grace em alto mar. Tom resolve enviar um bilhete anônimo à verdadeira mãe, informando que sua filha encontra-se viva e bem. Hannah ganha um incentivo para tentar localizar sua filha de todas as maneiras, enquanto Tom começa a entrar em uma crise de consciência.


Baseado no romance de M.L. Stedman, "The Light Between Oceans", seu primeiro livro, a abordagem centra na ética e nos dilemas morais que o trio passará ao longo da estória. O diretor Derek Cianfrance (de “Namorados Para Sempre” (2010)), que também ficou responsável pela adaptação, aproveitou os ótimos cenários de Cape Campbell Lighthouse, em  Marlborough, Nova Zelândia e em  Stanley, Tasmânia na Austrália. Essa escolha fez toda a diferença para a estória funcionar. A bela fotografia de Adam Arkapaw (“Reino Animal” -2010- e “Assassin's Creed” -2016-) leva o espectador a emergir num local remoto e de muita calmaria.


O drama segue um ritmo crescente: começa com uma rápida apresentação dos personagens, um romance e a vida no farol isolado. A partir da chegada do bebê tudo muda. O filme cresce, os personagens começam a entrar em dilemas e tudo caminha para Hannah descobrir toda estória. Devemos lembrar que o filme se inicia logo após a primeira guerra (1914-1918) e Tom é apresentado ao espectador  como um homem que viu o tipo de ser humano que a guerra produz, supõe-se, pela sua fisionomia melancólica, que trouxe coisas que deverão ser esquecidas. Viver em isolamento, quase esquecido o fará bem. 


Isabel é uma jovem que se apaixona por aquele “homem da guerra” e é correspondida. A criança aparece como uma bênção, "um presente de Deus", que veio direto para os seus braços. Tudo levaria a supor que o destino assim o queria, mas esse mesmo destino prega peças e coloca Tom diretamente com a mãe da criança que explica todo o episódio. Duas mães que perderam seus filhos: uma nunca poderá recuperá-los, outra sim. Hannah ainda tem essa possibilidade. Tom fica no dilema: tirar o "novo" filho de Isabel a deixando em cacos ou deixar em cacos Hannah que acredita ter perdido o filho para sempre. Tom é racional, Isabel emocional. Sua decisão não pode ser compartilhada com a esposa, mas essa decisão tem um custo: ainda que acreditassem estar fazendo o melhor, cometeram um crime: o homem encontrado morto não fora notificado às autoridades e, assim também, deveria ter sido feito com a criança.


O elenco está ótimo. Michael Fassbender e Alicia Vikander obtiveram uma química perfeita. Não por acaso o casal se conheceu durante as filmagens e continua junto atualmente, o que contribuiu, certamente, para o sucesso do filme. Rachel Weisz ("A Múmia" e "Círculo de Fogo") é uma ótima atriz e sua concepção de uma mãe desesperada em encontrar a filha, a qualquer custo, funcionou muito bem. Coincidências da vida que Fassbender e Vikander fizeram dois personagens dotados de inteligência artificial (ele "Prometheus", ela "Ex- Machina').


A Luz Entre os Oceanos é um bom filme, que poderá levar as lágrimas os mais sensíveis, devido algumas passagens mais emocionantes. Para os que não se comovem facilmente fica um bom drama levado às telas com eficiência e sensibilidade. Apesar de não ter tido um retorno financeiro nas bilheterias, pode ser redescoberto pelo mercado de vídeo e pelas tvs. Diversão de bom gosto.

Trailer:



Curiosidades:

Michael Fassbender é alemão e foi indicado a 2 Oscars: "12 Anos de Escravidão" (2013) como Melhor Ator Coadjuvante  e "Steve Jobs" (2015) como Melhor Ator

Alicia Vikander é sueca e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por "A Garota Dinamarquesa" (2015)

Rachel Weisz é inglesa e ganhou o Oscar de Melhor atriz Coadjuvante por "O Jardineiro Fiel" (2005)

O filme custou 20 milhões de dolares e rendeu 4 milhões a mais

Filmografia Parcial:
Michael Fassbender

 








300 (2006); Sem Saída (2008); Bastardos Inglórios (2009); Renascido das Trevas (2009); Centurião (2010); Jonah Hex - Caçador de Recompensas (2010); X-Men:Primeira Classe (2011); Shame (2011); Prometheus (2012); 12 Anos de Escravidão (2013); Steve Jobs (2015); X-Men: Apocalipse (2016); A Luz Entre Oceanos (2016); Assassin's Creed (2016); Alien: Covenant (2017); The Snowman  (2017)

Alicia Vikander

 









O Amante da Rainha (2012); Anna Karenina (2012); O Quinto Poder (2013); Sangue Jovem (2014); Ex_Machina: Instinto Artificial (2014); O Sétimo Filho (2014); O Agente da U.N.C.L.E. (2015); A Garota Dinamarquesa (2015); Jason Bourne (2016); A Luz Entre Oceanos (2016); Tomb Raider (2018)

Rachel Weisz

 









Beleza Roubada (1996); Reação em Cadeia (1996); A Múmia  (1999); Sunshine - O Despertar de um Século (1999); Círculo de Fogo (2001); Círculo de Fogo (2001); O Júri (2003); Constantine (2005); O  Jardineiro Fiel (2005); Três Vezes Amor (2008); Um Olhar do Paraíso (2009); A Informante (2010); O Legado Bourne (2012); Oz: Mágico e Poderoso (2013); A Luz Entre Oceanos (2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre