terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

SEXY E MARGINAL / BOXCAR BERTHA (1972) - ESTADOS UNIDOS


 SCORSESE E ROGER CORMAN

No sul dos Estados Unidos Bertha Thompson é uma jovem que vê o pai aviador ser obrigado a voar e pulverizar uma plantação com o avião danificado por alguns trocados. O avião decola e cai matando-o. Agora órfã, a jovem vai embora e passa a ter uma vida nômade até cruzar novamente com Big Bill Shelley (David Carradine), um homem que reivindica direitos para trabalhadores da ferrovia e com isso passa a ser chamado de comunista. Após um breve encontro amoroso, Bertha e Bill se separam, com a garota do interior vindo a conhecer o jogador e trapaceiro nortista Rake (Barry Primus). Ambos acabavam se envolvendo em uma confusão e fogem vindo a encontrar novamente Bill no momento em que os Mclvers, a dupla de justiceiros que trabalha para o magnata da ferrovia H. Buckram Sartoris (John Carradine), invade o acampamento. Bill termina preso, assim como Rake, mas Bertha arma um plano para libertar a dupla além do amigo de ambos, Von Morton (Bernie Casey).

Uma notícia no jornal classifica o quarteto como criminosos: Bill vira um bolchevista e comunista, Bertha vira uma prostituta, Rake um covarde e Morton apenas um afrodescendente, sendo que Rake e Bertha acabaram realmente se envolvendo no  assassinato de um advogado. O sindicato rejeita Bill após a manchete do jornal e este resolve praticar roubos que prejudiquem Sartoris, que considera um explorador do povo, que deixou milhares na miséria e famintos. Só que Sartoris resolve contra-atacar ao colocar os irmãos Mclvers novamente no encalço do quarteto.

Sexy e Marginal foi baseado nos personagens do livro de Ben Reitman (1937) "Sister of the Road: The Autobiography of Boxcar Bertha. O filme foi produzido por Roger Corman e apresentado pela American International Pictures. Corman contratou o jovem cineasta Martin Scorsese que tinha chamado a atenção por “Street Scenes” (1970). Corman queria que Scorsese abordasse o livro (de uma forma muito livre) adaptado pelo casal John William e Joyce Corrington) com elementos do Exploitation: violência, sexo e consumo de drogas em filmes de baixíssimo orçamento dirigidos a jovens. Um exemplo foi a análise anterior, “O Anjo e o Marginal”(1976), com Lynda Carter, lançado depois deste filme e que utilizou dos mesmos recursos deste filme: nudez e violência, só que em menor escala e com Lynda bem-comportada. Curiosamente, o distribuidor brasileiro ignorou os títulos americanos, pouco atrativos para o público e, após o nome das protagonistas, incluiu a palavra “marginal” (por isso temos “Sexy e Marginal” e “O Anjo e o Marginal”) E “Boxcar” em inglês significa “vagão de trem”, provavelmente uma analogia ao fato da protagonista viajar clandestinamente em vagões de carga.

Scorsese colocou a nudez de Barbara Hershey ("Paris Trout", "A Última Tentação de Cristo", "Enigma do Mal" ...) em alguns pontos do filme (ela e  Carradine eram um casal na época) e tentou fazer um filme que envolvesse depressão americana, gângsteres em meio a uma quase alegoria do que o capitalismo, aqui representado pela sociedade industrializada, promovia na época em que transcorre o filme (anos 30) ao criar ricos (o dono da rodovia), pobres (aqueles citados que comem apenas sementes de girassóis para poder sobreviver) e marginalizados (os que optam por esse caminho e os que são jogados nele). Mas o resultado é irregular, parecendo que algo ficou faltando, com uma montagem pouco convencional, que pareceu apressar ou condensar a história. E assim como O Anjo e o Marginal, novamente temos ecos do clássico “Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (1967) de Arthur Penn. Só que Scorsese, ainda que tenha apresentado, em alguns momentos, aspectos interessantes, ainda não tinha o amadurecimento de Penn Scorsese inseriu certas percepções, muito nas entrelinhas, devido as cenas de violência e nudez de Hershey imposta para sua direção. E o diretor deixou espaço para a reflexão das cenas finais, talvez, até os dias atuais, a cena mais lembrada e repleta de múltiplas interpretações. Eu diria até de certo gosto duvidoso. Talvez Scorsese tenha tentado criar uma cena impactante tal qual “Bonnie & Clyde”, mas com conotações claramente religiosas.

O elenco bem escalado dá argamassa ao filme. Barbara Hershey é a protagonista principal. Sua personagem ingênua, que se adapta para sobreviver, contrastou com o amargurado Bill, mas ambos os personagens mostram uma paixão duradoura cujo o tempo não pode afastar, apenas o destino.  Ver o pai ser morto em prol da ganancia, a fez cair numa vida nômade abraçando a criminalidade. David Carradine, no mesmo ano desta produção, ficaria imortalizado pelo seriado “Kung Fu” (que teve participações de Hershey em alguns episódios, assim como John Carradine – seu pai na vida real). Seu personagem é um ativista político, acusado de ser bolchevique e comunista, obrigado a abandonar o sindicato por promover tumultos e greves, passa a ser perseguido como um criminoso, tornando-se um para dar um troco naqueles que o perseguem. Um anti-herói que vive à margem da sociedade e mal tem condições de salvar a si próprio. Shelley é massacrado fisicamente e psicologicamente. Ele luta e ele perde. Bernie Casey interpretou Von Morton, um afrodescendente, sem direitos e, assim como seus pares, detestado pelos cidadãos racistas do sul. Seus únicos amigos é o trio de personagens centrais. John Carradine interpretou Sartoris, um magnata da ferrovia empenhado em destruir Bill porque, a princípio, teme que suas ações políticas tenham sucesso e reduzam seus lucros, depois porque o ativista se torna uma incômoda pedra em seu caminho. Intolerância que se transforma em violência. Violência que se transforma em morte. Barry Primus interpretou Rake Brown,  um golpista covarde que se incomoda quando isto é revelado pelos jornais. Victor Argo e David Osterhout interpretaram os irmãos McIver, agentes da lei , que trabalham para Sartoris e fazem o trabalho sujo.

Dentro dos limites concedidos a Scorsese podemos dizer que ele teve sucesso. O filme passa uma sensação de “deja vu” e filme inacabado. Não pode ser considerado um painel americano dos anos de depressão americana, talvez seja mais uma forte mensagem pró-sindicato e anticapitalismo. É Scorsese em estágio inicial de carreira. Podemos ver experimentações, tentativas de imprimir um padrão e uma tentativa de driblar o gênero exploitation, de gangster feminino, ao entregar um produto maior. Este filme possibilitou ao jovem diretor que “Caminhos Perigosos” (Mean Streets) de 1973 fosse filmado e consequentemente Scorsese foi construindo seu caminho até chegar ao patamar dos grandes cineastas do cinema.


Trailer:





Curiosidades:

Depois que terminou o filme, Martin Scorsese o exibiu para John Cassavetes que, depois de vê-lo, abraçou Scorsese e disse: "Marty, você acabou de passar um ano inteiro da sua vida fazendo um pedaço de m... É um bom filme, mas você é melhor do que as pessoas que fazem esse tipo de filme. Não fique preso ao mercado de "exploração", apenas tente fazer algo diferente." O próximo filme de Scorsese foi Caminhos Perigosos (1973) .

Houve um rumor de que a esposa de Roger Corman, Julie Corman, obteve os direitos do filme para a história da própria Bertha Thompson após localizá-la em um quarto de hotel em São Francisco; ela nunca conheceu Bertha porque esta não abriu a porta, mas esse rumor não era verdade. Pode ter sido um golpe publicitário de pré-lançamento ou talvez até mesmo uma peça pregada nos Cormans pelo verdadeiro dono da história, o autor Ben L. Reitman ; o posfácio na quarta reedição do livro "Boxcar Bertha" explicou que o livro é uma obra de ficção, e que a personagem Bertha Thompson era um amálgama de pelo menos três mulheres que Reitman conhecia, mas foi modelada principalmente em uma mulher chamada Retta Toble.

Martin Scorsese desenhou pessoalmente cerca de 500 storyboards para este filme

Barbara Hershey tempos depois classificou o filme de "muito divertido, embora seja terrivelmente prejudicado por Roger Corman e pela violência e sexo. Mas entre os atores e Martin Scorsese nós nos divertimos muito. Nós realmente tínhamos personagens, mas a gente tende a não ver tudo isso, porque você acaba vendo todo o sangue e sexo.

Barbara Hershey conheceu David Carradine no set de "O Céu à Mão Armada" (1969) , e na época em que coestrelaram Sexy e Marginal, Hershey anunciou publicamente que filmaram as cenas de sexo do filme "sem ter que fingir nada". Algumas dessas cenas foram publicadas na edição de agosto de 1972 da revista Playboy. Ambos disseram que o que foi mostrado fora "genuíno".

Em sua autobiografia, Martin Scorsese disse que Roger Corman o contratou para dirigir o filme, deu-lhe o roteiro e disse-lhe para mudar o que quisesse, mas ele tinha que se lembrar de incluir nudez a cada 15 páginas. Corman riu sobre o comentário em uma entrevista. Ele disse que Scorsese provavelmente se equivocou. Ele se lembrava de dizer a Scorsese para incluir nudez duas ou três vezes ao longo do filme, mas ele não achava que tivesse dito a cada 15 minutos. Na verdade, o filme não tem tanta nudez quanto algumas pessoas pensam.

A ideia do filme foi sugerida por Roger Corman como uma espécie de "continuação" de Os 5 de Chicago (1970) , depois que Martin Scorsese ficou conhecido por seu trabalho em Woodstock: 3 Dias de Paz, Amor e Música (1970) .

A música que 'Big' Bill Shelley e seus rapazes estão cantando quando Bertha os resgata é uma versão a cappella da cantora Vera Hall, chamada "Trouble So Hard".

A primeira vez que o ator Victor Argo trabalhou com o diretor Martin Scorsese.

Martin Scorsese afirmou mais tarde que a maior parte do trabalho de edição foi feito por ele mesmo, mas como ele não era membro do sindicato dos editores, ele não foi creditado como editor do filme.

O carro que Bertha dirige para a fuga da gangue é um sedã Ford Modelo A Standard Fordor 1930. Foram feitos tantos que, mesmo em excelentes condições em 2024, um exemplar valeria apenas cerca de US$ 20.000. O xerife que os persegue está dirigindo um cupê Chevrolet Master Business 1938. Um exemplar em excelentes condições em 2024 valeria cerca de US$ 23.000.

Martin Scorsese fez uma rápida participação como um cliente que está terminando de se vestir quando pergunta a Bertha se pode passar a noite lá.



Barbara Hershey foi indicada ao Oscar por Retratos de uma Mulher (1997). O nome de batismo da atriz é Barbara Lynn Herzstein

Durante as filmagens de "Boxcar Bertha" no Arkansas, Barbara Hershey deu a Scorsese uma cópia do romance de Nikos Kazantzakis "A Última Tentação de Cristo", que ele adaptou em 1988 na qual Hershey interpretou Maria Madalena.

O filme estreou nos cinemas brasileiros em 1974


Cartazes:









Filmografias Parciais:

Barbara Hershey 





The Princess and Me (1968); O Último Verão (1969); A Libertação de L. B. Jones (1970); Suplício de uma Vida (1970); O Caminho da Felicidade (1971); Sexy e Marginal (1972); Em Busca do Destino (1974); Diamantes (1975); Os Últimos Machões (1976); Brigada da Morte (1976); Um dia de Sol no Natal (1977); O Substituto (1980); O Enigma do Mal (1982); Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983); Um Homem Fora de Série (1984); Paixão em Singapura (1986); Hannah e suas Irmãs (1986); Momentos Decisivos (1986); Um Mundo à Parte (1988); A Última Tentação de Cristo (1988); Amigas para Sempre (1988); Vítimas do Ódio (1990); Paris Trout (1991); Sem Defesa (1991); Um Dia de Fúria (1993); Os Últimos Rebeldes (1993); Retratos de uma Mulher (1996); À Beira da Loucura (1999); Ao Final do Caminho (1999); O Amor Chega Tarde (2007); Albert Schweitzer (2009); Cisne Negro (2010); Sobrenatural (2010); Sobrenatural: Capítulo 2 (2013); Sister (2014), Era Uma Vez (seriado 2012–2016 - 15 Eps), Damien (seriado 2016 - 10 Eps), A Nona Vida de Louis Drax (2016), Sobrenatural: A Última Chave (2018), Arquivo X (seriado 2018 - 3 Eps), Paradise Lost (seriado 2020 - 10 Eps), A Mansão (2021), Em Fuga (2022), Desconhecidos (2023)

David Carradine (1936-2009)






A Christmas Carol (1947); Império da Vingança (1964); Na Voragem do Amor (1965); Ladrões de Sobra (1966); Shane (Seriado 1966); Turba em Fúria (1967); O Céu à Mão Armada (1969); Basta, Eu Sou a Lei (1969); O Império dos Homens Maus (1970); Macho Callahan (1970); Sexy e Marginal (1972); Em Busca do Destino (1974); Kung Fu  (seriado 1972 A 1975); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); Long Way Home (1975); Cannonball - A Corrida do Século (1976);  O Ovo da Serpente (1977); S.O.S. - Submarino Nuclear (1978); Círculo de Ferro / O Silêncio da Flauta (1978); Cavalgada dos Proscritos (1980); Matar ou Morrer 2: O Retorno de Will Kane (1980); McQuade, o Lobo Solitário (1983); O Outro Lado do Amor (1984); O Guerreiro E a Espada (1984); Fronteira Brutal (1984); Kung Fu: O Filme  (1986); Pelotão de Guerra (1986); Mar de Fogo (1986); Rodas do Terror (1987); Eu Vi o que Você Fez e sei Quem Você é (1988); O Caçador do Futuro (1988); Guerreiros Selvagens (1988); Polícia do Futuro (1989); Alta Tensão (1990); Polícia do Futuro 2 (1990); Os Aventureiros do Deserto (1991); As Mil Armas de Hollister (1991); Karate Cop (1991); Perdidos no Tempo (1992); Instinto Animal (1992); Kung Fu - A Lenda Renasce (1992); Zona da Morte (1993);Destino Implacável (1993);Kung Fu: A Lenda renasce (1993-1997); Caçador Implacável (1997); Colheita Maldita 5: Campos do Terror (1998); As Novas Aventuras da Família Robinson (1998); Pastores do Apocalipse (1998); Caravana do Destino (2000); Vingança Sem Limites (2001); Duelo Sem Fronteiras (2001); Kill Bill: Volume 1 (2003); Adivinhe Quem Vem para Morrer (2004); Kill Bill: Volume 2 (2004); Max Havoc: Curse of the Dragon (2004); Irmãos de Luta (2005); A Última Seita (2006); Deu a Louca em Hollywood (2007); Bala perdida (2007) Richard III (2007); Isolados (2007); Big Stan, Arrebentando na Prisão (2007); Kung Fu Killer  (2008) Camille - Um Amor do Outro Mundo (2008); Last Hour (2008); Corrida Mortal (voz 2008); Kandisha (2008); Adrenalina 2 (2009); O Destemido (2010); Kill Bill: O Inteiro Caso Sangrento (2011); The American Connection (2021)

Bernie Casey (1939-2017)






A Revolta dos Sete Homens (1969); Sexy e Marginal (1972); Os Demônios dos Seis Séculos ou Os Demônios (1972); O Justiceiro Negro (1972); Cleópatra Jones (1973); O Homem Que Caiu na Terra (1976); O Ataque das Formigas (1977); Caçada em Atlanta (1981); Silêncio Mortal (1982); 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983); A Vingança dos Nerds (1984); Os Espiões que Entraram numa Fria (1985); Vítima do Passado (1987); As Amazonas na Lua (1987); Um Tira de Aluguel (1987); Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica (1989); 48 Horas, Parte 2 (1990); Correntes Alucinantes (1990); A Força em Alerta (1992); O Clube das Viúvas (1993) Justiceiro da Noite (1993); A Vingança dos Nerds 4: Os Nerds Também Amam (1994); À Beira da Loucura (1995); Once Upon a Time... When We Were Colored (1995); Construindo um Sonho (2001); Vegas Vampires (2007)


John Carradine (1906-1988)






Os Miseráveis (1935); O Jardim de Allah (1936); No Tempo das Diligências (1939); O Cão dos Baskervilles (1939); Vinhas da Ira (1940); Vinhas da Ira (1940); Capitão Kidd (1945); Johnny Guitar (1954); Os Dez Mandamentos (1956); A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956); A História da Humanidade (1957); As Aventuras de Huckleberry Finn (1960); Tarzan, O Magnífico (1960); O Homem que Matou o Facínora (1962); O Otário (1964); Crepúsculo de Uma Raça (1964); Na Trilha dos Homens Maus (1970); Sexy e Marginal (1972); A Sentinela dos Malditos (1977); O Grande Búfalo Branco (1977); Grito de Horror (1981); O Espantalho (1982); A Mansão da Meia-Noite (1983); Piratas das Galáxias (1984); Peggy Sue, Seu Passado a Espera (1986); Confusão nas Estrelas (1986); A Semente do Mal (1987); Enterrado Vivo (1990); Halloween - A Maldição Está de Volta! (1995) 

 

Barry Primus






Sangue de Irmãos (1968), Confissões de uma Modelo (1970), Águias em Duelo (1971), Sexy e Marginal (1972), Manchas Solares (1975), Avalanche (1978), A Rosa (1979), Jogos Noturnos (1980), Retratos da Vida (1981), Ausência de Malícia (1981), O Rio do Desespero (1984), Um Vagabundo na Alta Roda (1986), Jake Speed (1986), SpaceCamp: Aventura no Espaço (1986), Fragmentos de um Crime (1987), Cuidado com as Gêmeas (1988), Culpado por Suspeita (1991), Sombras do Mal (1992), Bem-Vindos ao Paraíso (1995), Pacto diabólico (1995), O Preço Da Ambição (1997), Bala na Agulha (1999), 15 Minutos (2001), Tempo de Recomeçar (2001), Nunca Fui Amada (2004), As Duas Faces da Lei (2008), Trapaça (2013), Ajuste de Contas (2013), Uma Semana a Três (2014), Joy: O Nome do Sucesso (2015), O Irlandês (2019), Arkansas - Rei do Crime (2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre