sábado, 8 de fevereiro de 2025

O ANJO E O MARGINAL / BOBBIE JO AND THE OUTLAW (1976) - ESTADOS UNIDOS


VIDA BANDIDA

Lyle Wheeler (Marjoe Gortner) é um homem que eventualmente participa de concursos de “o saque mais rápido” em shows do Velho Oeste. Em um posto de gasolina, conhece um vendedor de couro com um vistoso Ford Mustang. Lyle furta o carro e consegue escapar de uma viatura da polícia que tentara intercepta-lo por excesso de velocidade. Ele chega em uma pequena cidade na qual encontra a garçonete Bobbie Jo Baker (Lynda Carter) que sonha com uma carreira de cantora country e vive entediada. A atração entre o casal é imediata e passam a viver um romance. Jo se encanta por aquele homem, fã de Billy The Kid e que vive de acordo com seu próprio código de conduta. A melhor amiga de Jo, Essie Beaumont (Belinda Balaski), se junta a dupla em seus passeios diários ainda que perceba, aos poucos, que Lyle é um fora da lei.

Quando Jo resolve visitar a irmã Pearl (Merrie Lynn Ross) que saíra de casa e trabalha em uma boate de stripers, o trio conhece também o namorado de Pearl, Slick Callahan (Jesse Vint), que pede uma carona a Lyle. Na verdade este o envolve em um roubo cujo vigilante é morto. Com a notícia se espalhando rapidamente, o quinteto parte para estrada e se envolve em uma espiral de roubos e mortes, principalmente porque Slick pouco se importa com as mortes que comete e provoca, com o Sheriff Hicks (Gene Drew) e a força policial tentando contê-los a todo custo.

“O Anjo e o Marginal”, cujo título original é “Bobbie Jo and the Outlaw” (algo como “Bobbie Jo e o Fora da Lei”), foi produzido antes do seriado “A Mulher Maravilha” (estreou nos cinemas um mês antes do início da carreira televisiva de Lynda) que durou três temporadas. O filme seria originalmente chamado de "Desperado". O título brasileiro pode ter tido uma inspiração em "Sexy e Marginal" de 1972 estrelado por Barbara Hershey e David Carradine (papo da próxima análise). Lynda Carter já havia estrelado o piloto de Mulher-Maravilha para a rede CBS. Ainda não havia a garantia de que a série seria efetivada, então houve o convite para o filme e este foi feito. Dizem que a atriz teria, na época, rejeitado o filme, provavelmente por sua violência, certa nudez e sua imagem atrelada ao público do seriado de tevê. O filme foi lançado pela AIP (American International Pictures) que normalmente, nos EUA, tinha os seus filmes, de baixo orçamento, distribuídos em drive-in (algo que por aqui não era segmentado desta maneira – ainda que os mais antigos talvez se lembrem de drive-in em suas cidades) e dirigido para o público adolescente. Foi a era Roger Corman na AIP. O filme foi dirigido e coproduzido por Mark Lester (“Os Donos do Amanhã”, “Comando Para Matar” e “Massacre no Bairro Japonês”) e de um orçamento de U$ 300.000 alcançou um faturamento de 5 Milhões.

O Anjo e o Marginal têm perceptíveis influências de “Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas” (1967) com uma tentativa de criar um faroeste moderno com algumas pitadas de road movie. O diretor Mark Lester soube fazer um filme bem interessante com o baixíssimo orçamento se analisarmos as cenas de ação que permeiam o filme. Tudo começa de um modo mais calmo, mas as coisas vão piorando de acordo com que o quinteto resolve atravessar cidades praticando roubos cada vez mais ousados e violentos. Eles escapam diversas vezes dos cercos policiais deixando um rastro de morte cada vez maior. Não há glamorização dos protagonistas ou suas ações. O que há é, por parte dos personagens um misto de deslumbre, com ambição e desejo por adrenalina, passividade e pouca importância com seus destinos. O filme ao mostrar como age cada personagem nessa estória, tenta nos mostrar que não são unidimensionais, mais entre fazer um estudo de personalidade e um filme de ação que desse dinheiro, optou-se pela segunda alternativa.

O elenco é bem interessante. Com o nome de Bobbie Jo na frente do título, percebemos que Lynda Carter é a protagonista (e com o passar dos anos os cartazes a estamparam na frente obviamente). Sua personagem faz uma escolha bem errada, se apaixona, percebe a furada em que entrou e ao invés de sair enquanto há tempo, larga o sonho de cantar (há uma cena que canta ao violão) e opta por se engajar na vida bandida de Lyle. Marjoe Gortner interpreta o cara que chega na cidade e com seu tipo “malandro“ ganha o coração da jovem ávida por aventuras, sejam estas quais forem. Ele começa de um simples furto à assalto de banco e assassinatos. Ele se sente como seu ídolo, “Billy The Kid”, um fora da lei procurado por seus crimes e tentando fugir a todo custo. Bom de tiro, chega a travar um verdadeiro duelo com um homem que vencera em um campeonato e este nunca esquecera. Belinda Balaski interpretou Essie Beaumont, a colega de emprego que demonstra ser a única que não compartilha do “modus operandis” do grupo. Ela foi envolvida em um crime, teve que fugir junto, mas deseja saltar dessa vida louca enquanto há tempo. Mas será que ainda dá tempo? Merrie Lynn Ross interpreta Pearl Baker, a irmã que foi embora de casa, diz a Jo que a mãe não se interessa por elas, mas não tem muita opinião própria e baixa estima. Jesse Vint interpreta Slick Callahan, um homem frio e cruel, que eleva a periculosidade do grupo e se diz dono de Pearl ao fazê-la trabalhar apenas para si. Gene Drew interpretou o Sheriff Hicks que inicia a caçada, mas em determinado momento mata inocentes e se justifica com questões bíblicas. Foi o seu terceiro e último filme. faleceria em 1990.

O Anjo e o Marginal é um filme bem anos 70. E se hoje atrai o público é porque tem a atriz Lynda Carter no elenco. Sua atuação nos faz crer que merecia uma boa carreira no cinema, porque mostra claramente que sabe atuar. A atriz estava na casa dos 24 anos, em início de carreira, não podendo escolher papéis. Produção interessante que vale uma olhada. 

 

Trailer:


 

  

Curiosidades:

Quando Marjoe Gortner finalmente concordou em participar do filme, o segundo escolhido para o papel principal, Sylvester Stallone, foi informado de que não participaria do filme.

Os Mustangs não vinham com motor 454.

O livro que Lyle está lendo sobre o túmulo de Essie é "Bloodletters and Badmen", de Jay Robert Nash, publicado em 1973. Mark L. Lester disse que, após o lançamento do filme, ficou surpreso ao saber que estava sendo processado por Nash. Ele disse: "Acontece que não me foi permitido usar o livro no filme. Tive que pagar ao autor pelos direitos da história de Billy the Kid. Pensei que fosse de domínio público na época!"

O carro que Lyle rouba no começo do filme é um Ford Mustang 1970 com pintura e detalhes laranja da edição especial "Grabber". Apenas 818 foram produzidos com essa cor e, em 2015, apenas 13 eram conhecidos.

Até o momento dessa análise disponível na plataforma Ok Ru Dublado


 Those City Lights - Bobby Bare

 


  

Cartazes:

 



 

 

Filmografias Parciais:

 Lynda Carter 


 

 



Nakia (1974), As Novas Aventuras da Mulher Maravilha (1975), O Anjo e o Marginal (1976), Mulher Maravilha (1976–1979), A Última Canção (1980), Hotline: A Linha Da Morte (1982), A História de Rita (1983), Jogo de Damas (seriado 1984), A Lente do Desejo (1991), Quando a Amizade Mata (1996), Crimes do Silêncio (1996), Reféns do Medo (1997), Um Amor Abençoado (1998), Super Tiras (2001), Sky High: Super Escola de Heróis (2005), Os Gatões: Uma Nova Balada (2005), Criatura do Mal (2006), Vampiros Assassinos (2006), Smallville: As Aventuras do Superboy (seriado 2007 - 1 episódio), Fallout 4 (videogame 2015 - narração), Super Tiras 2 (2018), Supergirl (seriado 2016–2018 - 5 episódios), Rage 2 (videogame 2019 - narração), Mulher-Maravilha 1984 (2020), Rastros de um Crime (2021)

 


Marjoe Gortner 


 

 



Rezemos pelos Audazes (1974), O Revólver e o Púlpito (1974), Terremoto (1974), O Anjo e o Marginal (1976), O Tesouro Maldito (1976), A Fúria das Feras Atômicas (1976), S.O.S. a 15000 metros (1976), Viva Knievel! (1977), Starcrash (1978), Mausoléu (1983), Guerreiros Selvagens (1984), Buraco Infernal (1985), Falcon Crest (seriado - 17 epsiódios 1986-1987), Estado de Alerta (1987), Guerreiro Americano 3 (1989), O Grande Desafio (1990), Wild Bill - Uma Lenda no Oeste (1995), The Debtors (1999)


Belinda Balaski






Na Mira do Investigador (1974), Um Grito de Morte (1975), O Anjo e o Marginal (1976), A Fúria das Feras Atômicas (1976), Cannonball - A Corrida do Século (1976), Piranha (1978), Grito de Horror (1981), Anatomia de uma Coragem (1984), Gremlins (1984), Viagem ao Mundo dos Sonhos (narração -1985), Tratamento Mortal (1987), As Amazonas na Lua (1987), Traição e Honra (1987), Gremlins 2: A Nova Geração (1990), Matinee: Uma Sessão Muito Louca (1993), Seduzida Pela Loucura (1996), A Segunda Guerra Civil (1997), Pequenos Guerreiros (1998), Cine Pesadelo (2018) 

 

Merrie Lynn






Forasteiros em Nova Iorque (1970), White House Madness (1975), O Anjo e o Marginal (1976), The Lucifer Complex (1978), Amor à Primeira Mordida (1979), Happy Hooker Vai a Hollywood (1980), Os Donos do Amanhã (1982), General Hospital (seriado 1981–1984 - 45 episódios) 

 

Jesse Vint






A Sala dos Espelhos (1970), O Pequeno Grande Homem (1970), Corrida Silenciosa (1972), Armadilha do Tempo (1973), Chinatown (1974), No Limiar do Ódio (1974), Terremoto (1974), Praga Infernal (1975), O Anjo e o Marginal (1976), Charlie, o Trambiqueiro (1979), Belle Starr (1980), XB: Galáxia Proibida (1982), Dempsey (1983), Fronteira Brutal (1984), Mercadores de Guerra (1989), O Grande Anjo Negro (1990), Ambição Fatal (1993), Sangue Mortal (1994), Marcas do Destino (1994), Fúria Mortal (1997), Dreamers (1999), O Ataque dos Águias (2003), Gloria Jesus (2014) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre