domingo, 8 de dezembro de 2024

CINEMA PARADISO / NUOVO CINEMA PARADISO (1988) - ITÁLIA


O CREPÚSCULO DO CINEMA COMO RITUAL COLETIVO

Salvatore Di Vita (Jacques Perrin) é um famoso cineasta vivendo em Roma. Há 30 anos partira de sua cidade natal e nunca mais retornara, sequer para visitar a mãe.  Certo dia, recebe a notícia que seu grande amigo, o projecionista Alfredo (Philippe Noiret), falecera. A notícia o pega de surpresa, deixando-o insone e a recordar seus tempos de infância (Salvatore Cascio) e de adolescência (Mario Leonardi) na cabine ou na plateia do Cinema.  Ele voltará para uma última homenagem a Alfredo e para reencontrar o Paradiso.

Giuseppe Tornatore (em seu segundo longa-metragem) lançou Cinema Paradiso em seu país com a duração de 155 minutos (havia antes mostrado uma versão de 173 minutos no EuropaCinema Festival), ficando apenas uma semana em cartaz e sendo arrasado pela crítica. O diretor (na época com 33 anos) voltou à sala de montagem e cortou 22 minutos de sua obra e o inscreveu no Festival de Cannes. A nova versão, agora de 123 minutos, agradou e muito. Tornatore saiu com Prêmio Especial do Júri desbancando “Splendor” (de Ettore Scola) sua obra irmã. Ganhou um novo lançamento em sua terra natal, encantando a crítica, batendo recordes de bilheteria e fazendo sucesso mundo afora. Além disso, ganhou um Globo de Ouro de Melhor Lançamento Estrangeiro de 89. Posteriormente, ganharia o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de Língua Não Inglesa (a Itália não ganhava um Oscar desde Amacord -1973) e diversos prêmios. A Versátil lançou em 2005 a versão de 123 minutos e a de 174 minutos (Cinema Paradiso: The New Version) – uma versão do diretor (Director’s Cut), mas a versão comercial original que poucos viram foi a de 155 minutos.

Contado em flashbacks, o filme nos mostra a trajetória do Paradiso em seus anos de gloria com o pitoresco público do vilarejo (fictício) de Giancaldo na Sicília, sul da Itália, além do relacionamento entre o projecionista do Paradiso, Alfredo, e Totó, uma criança, órfã de um pai, que não voltou da Guerra, apaixonada por cinema e que apronta todas. Um pequenino cinéfilo que se transformará em cineasta depois de substituir seu velho amigo em seu métier.

Tornatore, em “Cinema Paradiso”, celebra o cinema como arte coletiva. Pelo título, o Cinema parece ser o protagonista, mas aqui é um coadjuvante de luxo. Também é uma homenagem ao projecionista, aquele que fica “escondido” sem que o espectador perceba, mas que se revela o principal responsável pelo se que passa na tela, somente lembrado quando o filme desfoca, quando a imagem congela ou perde o som; quando as luzes não se apagam no começo da projeção ou não se acendem no fim. Tudo que Alfredo faz em seu projetor à base de carvão é uma homenagem a todos os "Alfredos" do mundo que zelam pelo filme estar pronto para assistirmos quando entramos em uma sala de cinema.

A partir das memórias de infância e adolescência de Salvatore, vemos o reencontro de um cineasta com seu passado. Veremos também o padre do vilarejo, Dom Adelfio (Leopoldo Trieste), o cliente mais fiel do cinema local. Ele comparece toda semana como um relógio, a censurar os filmes e obrigar Alfredo a cortar todas as cenas (“obscenas”) de beijos dos filmes e joga-las em um canto. Tiras de celuloide agora sem vida. O balançar de sua sineta determina qual a cena que deve ser retirada (a bem da “moral e bons costumes”). Somente o padre, Alfredo e, vez por outra, Totó (escondido na cabine) sabem quais cenas são. Ali, Clark Gable nunca beijará Vivian Leigh em “E O Vento Levou”. Emoções contidas em tiras de celuloide censuradas se acumulam, mutiladas (uma crítica a não só à censura, mas uma interessante e inesperada analogia a sua própria obra da qual foi obrigado a mutilar – a vida imitando a arte).

Mas há mais: os momentos mais felizes dos moradores são entre amigos e familiares em frente à tela grande (assistir um filme era um evento social, quase um ritual coletivo); temos o louco (Nicola Di Pinto) que mora na praça e afirma que é "sua praça!”; o homem que sempre dorme nos filmes; o homem que recita os diálogos de cor.; a chuva interrompendo a projeção ao ar livre de “Ulisses”, com Kirk Douglas; quando Alfredo torce a tela de vidro projetando o filme no paredão de um cortiço; a reação da plateia a nudez de Brigite Bardot em “E Deus Criou a Mulher”; a reação dos moradores ao verem o primeiro beijo; o incêndio, a reconstrução e a demolição de Paradiso (a implosão dos seu sonhos de menino); o primeiro amor; o exército, a partida; o presente final de Alfredo; o presente do personagem Ciccio Spaccafico (Enzo Cannavale) para os moradores que se revela notavelmente generoso (e seu desalento quanto ao destino de Paradiso)... O fio de lã se desfazendo enquanto a mãe de Salvatore desce as escadas ao encontro do filho, uma forma de não a mostrar, mas de sabermos o momento que o encontrou.

ATENÇÃO SPOILERS: SE NÃO VIU O FILME, PULE ESTE PARÁGRAFO

Quanto a versão diretor, a vejo como um complemento da estória, que elucida algumas questões, como o elemento mais sacrificado do filme: o relacionamento de Salvatore e Elena, que nesta versão (173 min ou 2h53min) terá uma continuidade e uma conclusão ainda que anticlímax. Diálogos que foram cortados, como o da mãe de Salvatore com o filho, ainda que sem prejuízo à narrativa (como a explicação da mãe à Salvatore sobre as noites em que este passou à espera da janela aberta ou sobre as ligações que fazia escutando uma mulher diferente a cada ligação, menos a mulher que um dia o filho amou). As cenas do garoto que irrita a professora na sala de aula, respondendo zombeteiramente, não são por acaso: ele ressurgirá nesta versão com uma importante participação. Prefira a versão menor: a do cinema, e se tiver curiosidade busque a versão do diretor (mais cansativa e que perde um pouco do seu lirismo ao alongar situações), que para mim mudou um pouco a percepção que tinha do personagem Alfredo, que terá uma interferência ainda maior na vida futura de Salvatore.

FIM DOS SPOILERS 

Quanto ao elenco, Totó crescerá em tamanho e ofício, aprendendo a encontrar a felicidade na sala de cinema. Coroinha da igreja local, dorme nas missas, por passar horas fascinado pela tela, pela cabine, pela máquina de projeção, na qual tem em Alfredo, o grande ídolo daquela criança, que surge como um “mágico” capaz de passar os filmes. Veremos Salvatore em três fases da vida: infância (Salvatoe Cascio), adolescência (Marco Leonardi de “Como Água Para Chocolate”) e maturidade (Jaques Perrin), duas delas, com a presença viva de Alfredo. Ele filma sua paixão, Elena, seu primeiro amor, mas a vida, às vezes, é inimiga do amor ... Philippe Noiret interpretou Alfredo que “substitui” o pai de Totó, ensinando todos os segredos da profissão, repreendendo-o e rindo de suas travessuras, até influenciando-o na direção a um futuro que aquele lugar teima em negar. Alfredo sairá do cargo, cego pelo fogo que seu amor à arte acabou lhe causando, mas não sairá de cena. Agnese Nano interpretou a jovem Elena (na versão “uncut”, a adulta Elena Mendola é interpreta por Brigitte Fossey). A Personagem Maria Di Vita, mãe de Totó, foi interpretada por Antonella Attili (jovem) e Pupella Maggio (idosa). 

Cinema Paradiso é uma nostálgica carta de amor à uma pequena sala de cinema italiana. Um conto agridoce sobre amizade, uma das mais tocantes que o cinema contou. Sentimental sem cair no sentimentalismo. O apogeu e o declínio do cinema como o maior espetáculo de massa. A história de muitos projecionistas (o “homem da cabine de projeção”) de cidades pequenas que se viram na pele de Alfredo. Qualquer um que ame filmes provavelmente amará "Cinema Paradiso", um filme que envolverá você em um terno abraço e se recusará a deixa-lo partir. Poucos filmes foram capazes de apresentar tantas homenagens a filmes em cenas. Destaque para a trilha sonora original de Ennio Morricone, na qual ele colaborou com seu filho Andrea. Uma obra rica, emotiva e atemporal.


Trailer:



 

Curiosidades:

Philippe Noiret disse todas as suas falas em francês, sua língua nativa. Mais tarde, ele foi dublado em italiano por Vittorio Di Prima. Na versão francesa, Noiret dublou a si mesmo.

O filme foi filmado em Bagheria, Sicília, cidade natal de Giuseppe Tornatore. O diretor se baseou amplamente em suas experiências de infância como inspiração para o filme.

O tema de amor do filme foi composto por Andrea Morricone , embora seu pai, Ennio Morricone , que compôs a trilha sonora do resto do filme, tenha arranjado a orquestração do tema.

Quando Salvatore retorna para casa e olha para o quarto que sua mãe preparou para ele, o quadro na parede é de “Abismo de um Sonho” (1952), filme de Federico Fellini estrelado por Leopoldo Trieste.

O serviço militar de Salvatore, por problemas burocráticos, dura mais de um ano.

Giuseppe Tornatore reconheceu nos recursos especiais do DVD, que o velho Salvatore não se parecia em nada com o jovem Salvatore.

 

SPOILERS: SE NÃO VIU, O FILME PULE ESSES PARÁGRAFOS

A montagem do beijo final é uma forma de Alfredo manter uma promessa feita a Salvatore no início do filme: Alfredo promete que todas as cenas de beijo pertencem a Salvatore se ele não entrar mais na sala do projetor. Mesmo que ele não cumpra o pedido de Alfredo, ele ainda prepara o rolo para Salvatore.

O diretor Tornatore faz uma aparição como o homem que trabalha na máquina de projeção enquanto Salvatore assiste uma compilação de cenas que Alfredo fez para ele.

Enquanto o Cinema Paradiso está sendo destruído, um painel publicitário de uma motocicleta pode ser visto dizendo: "O paraíso pode esperar"

Na versão oficial levada às telas, todo o segmento com Salvatore e Elena como adultos foi eliminado - incluindo todas as cenas interpretadas por Brigitte Fossey - bem como algumas sequências da primeira parte do filme

Depois do incêndio é reconstruído agora como nome Nuovo Cinema Paradiso, título do filme

FIM DOS SPOILERS

Após a comunicação da morte do pai de Salvatore, ele e sua mãe estão caminhando por ruínas. Salvatore vê um pôster de “...E o Vento Levou” (1939) e sorri olhando para ele. Mais cedo no filme, Alfredo diz a Salvatore que seu pai o lembra Clark Gable

O pequeno Salvatore, chamado por todos de Totò, vive em Giancaldo junto com sua mãe Maria e sua irmã Lia (Roberta Lena), esperando que seu pai, um soldado desaparecido na Rússia, retorne.

Giuseppe Tornatore fotografou mais de 300 jovens sicilianos antes de escalar Salvatore Cascio para o papel.

Em algumas versões mais curtas do filme, uma cena de uma Elena muito mais velha aparece nos créditos finais (talvez intencionalmente)

Ao final do período de doze meses de 1924, toda a produção cinematográfica da Itália não havia excedido 20 títulos. Como 220 títulos foram lançados durante 1920, em 1924, o cinema italiano estava morrendo lentamente.

Antes de desse filme, Tornatore era mais conhecido por diversos documentários italianos.

O filme que Alfredo passa na faixada do cortiço é Messalina e o Bombeiro / I pompieri di Viggiù (1949)

O filme mostra a necessidade econômica dos habitantes do sul de migrarem para o norte ou para fora do país

O sucesso do filme, na época, levantou a possibilidade do renascimento do cinema italiano que vinha definhando após os anos 50 e 60

Tornatore voltou a receber nova indicação ao Oscar por Homem das Estrelas (1995)

O personagem Alfredo é inspirado no fotógrafo e projecionista da cidade de Bagheria, Mimmo Pintacuda, amigo e professor do próprio Tornatore

Entre os atores considerados para o papel de Alfredo estavam Marcello Mastroianni e Gian Maria Volonté

Gian Maria Volonté também foi considerado para o papel do adulto de Totò,

Salvatore Cascio tinha 9 anos na época da escolha para o papel

Tornatore, também o incluiu Cascio, no elenco de “Estamos Todos Bem” (1990), filme que dirigiu dois anos depois.

Para filmar o Cinema Paradiso a produção escolheu a Igreja de Maria Santissima del Carmelo

 

ALGUNS FILMES CITADOS NA OBRA:

...E Deus Criou a Mulher (Et Dieu... Créa la Femme); ...E o Vento Levou (Gone With the Wind); A Felicidade não se Compra (It's a Wonderful Life) ; A Terra Treme (La terra trema); Abismo de um Sonho (Lo Sceicco Bianco); Adeus às Armas (A Farewell to Arms); Anna (Anna); Arroz Amargo (Riso Amaro); As Aventuras de Robin Hood (The Adventures of Robin Hood); Asas (Wings); Belíssima (Bellissima); Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs); Casablanca (Casablanca); Contrastes Humanos (Sullivan's Travels); Dois Heróis (The Knockout) ; Em Busca do Ouro (The Gold Rush); Em Nome da Lei (In nome della legge); Era uma Vez... Dois Valentes (Babes in Toyland); Fúria (Fury) ; Gilda (Gilda); Jejum de Amor (His Girl Friday); Luzes da Cidade (City Lights); Mambo  (Mambo ); Messalina e o Bombeiro (I pompieri di Viggiù); Mulher Tentada (Catene) - também citado nominalmente; No Tempo das Diligências (Stagecoach) ; Noites Brancas (Le Notti Bianche) ; O Anjo Azul (Der Blaue Engel); O Caminho da Esperança (Il Cammino della Speranza); O Grito (Il Grido) ;O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde); O Morro dos Maus Espíritos (The Shepherd of the Hills); O Ouro de Nápoles (L'Oro di Napoli); O Proscrito (The Outlaw); O Submundo (Les bas-fonds); Os Boas Vidas (I vitelloni); Rio Vermelho (Red River); Sedução da Carne (Senso); Sete Noivas Para Sete Irmãos (Seven Brides for Seven Brothers); Tempos Modernos (Modern Times) também citado nominalmente; Ulysses (Ulisse); Umberto D. (Umberto D.); Verso la vita (Verso la vita)



O diretor Giuseppe Tornatore em uma participação



 

 




Cartazes:

 



 

Filmografias Parciais:

Salvatore Cascio






Cinema Paradiso (1988), Estamos Todos Bem (1990), Jackpot (1992), Padre Speranza (2002) 

Marco Leonardi 






Ultimo minuto (1987), Cinema Paradiso (1988), Armadilhas do Poder (1990), Como Água para Chocolate (1992), Le Buttane - As Prostitutas (1994), Viagem pelo Perigo (1995), Síndrome Mortal (1996), Os Cinco Sentidos (1999), Um Drink no Inferno 3: A Filha do Carrasco (1999), Texas Rangers - Acima da Lei (2001), Era Uma Vez no México (2003), Maradona, la mano di Dio (2007), Almas Negras (2014), Todo o Dinheiro do Mundo (2017), Renata Fonte (2018), O Último Refúgio (2019), Aspromonte - Terra dos esquecidos (2019), A Vinícola dos Sonhos (2019), Hitmen (2023)   

Jaques Perrin (1941-2022)


 



Portas da Noite (1946), Os Trapaceiros (1958), A Verdade (1960), As Ninfas (1961), A Moça com a Valise (1961), Dois Destinos (1962), A Corrupção (1963), Vidas Ardentes (1964), A Chance e o Amor (1964), Crime no Carro Dormitório (1965), A Fronteira (1966), Um Homem Pela Metade (1966), Duas Garotas Românticas (1967), Tropa de Choque: Um Homem a Mais (1967), Sempre Tua... Mas Infiel (1968), A Flor da Vida (1968), Viver à Noite (1968), Z (1969), O Estrangulador (1970), Pele de Asno (1970), Goya, historia de una Soledad (1971), Estado de Sítio (1972), Sessão Especial de Justiça (1975), O Deserto dos Tártaros (1976), Operação Leopardo (1980), O Ano das Medusas (1984), Desobediência (1981), Letra e Música (1984), Olhos de Tigre (1985), Cinema Paradiso (1988), Estamos Todos Bem (1990), Fuga dal Paradiso (1990), As Mãos da Morte (1992), O Vôo do Inocente (1992), Cenas de Crimes (2000), O Pacto dos Lobos (2001), A Voz do Coração (2004), Inferno (2005), Golias (2022) 

Philippe Noiret (1930-2006)




 


O Brotinho e as Respeitosas (1949), Zazie no Metrô (1960), Cyrano de Bergerac (1960), Le Capitaine Fracasse (1961), O Encontro (1961), Todo o Ouro do Mundo (1961), Amores Célebres (1961), Relato Intimo (1962), As Massagistas (1962), A Farsa do Amor e da Guerra (1966), Amante à Italiana (1966), O Adorável Canalha (1966), Quem é Polly Maggoo? (1966), A Noite dos Generais (1967), Sete Vezes Mulher (1967), Sr. Liberdade (1968), O Sindicato do Crime (1969), Topázio (1969), Seu Último Combate (1971), O Atentado (1972), A Serpente (1973), O Relojoeiro (1974), Os Alegres Subterrâneos de Paris (1974), O Jogo com o Fogo (1975), O Juiz e o Assassino (1976), O Deserto dos Tártaros (1976), Uma Mulher na Janela (1976), Minha Querida Detetive (1977), Quem está Matando os Grandes Chefes? (1978), Um Olhar Para a Vida (1980), Três Irmãos (1981), Quinteto Irreverente (1982), Golpe de Tiras (1984), Amor de Verão (1985), Tomara Que Seja Mulher (1986), Por Volta da Meia-Noite (1986), A Família (1987), Máscaras (1987), O Homem Que Plantava Árvores (1987), Três Destinos (1988), Cinema Paradiso (1988), A Volta dos Mosqueteiros (1989), A Vida e Nada Mais (1989), Socorro! Chamem o Ladrão (1990), Armadilhas do Poder (1990), Sempre aos Domingos (1991), A Filha de D'Artagnan (1994), O Carteiro e o Poeta (1994), Os Canastrões (1996), O Cavaleiro Vingador (1997)  

Agnese Nano 





Cinema Paradiso (1988), Pronto Soccorso (1990), Barocco (1991), Adelaide (1992), Fate Come Noi (2002), Milagre em Sta. Anna (2008), Aria (2009)  

Antonella Attili




 


Estamos Todos Bem (1990), Cinema Paradiso (1988), Verso Sera (1990), Declarações de Amor (1994), O Homem das Estrelas (1995), Concorrência Desleal (2001), Christine Cristina (2009), Maria, mãe de Jesus (2012), Que Estranho Chamar-se Federico (2013), Neve (2013), Quando a Roma Nevica (2015), Io che amo solo te (2015), A Música do Silêncio (2017), Uma Questão Pessoal (2017), Castelrotto (2023)  

Pupella Maggio (1910-1999)






Fora da Lei (1947), Perdidos na Escuridão (1947), O Médico dos Loucos (1954), Mulheres Perigosas (1958), Anônimas Cocottes (1960), Maridos em Perigo (1960), Duas Mulheres (1960), 4 Dias de Rebelião (1962), A Bíblia... No Início (1966), O Médico do Instituto (1968), A Fabulosa Clínica do Dr. Tersilli (1969), O Segredo da Cosa Nostra (1972), Amarcord (1973), Cinema Paradiso (1988), Sábado, Domingo e Segunda (1990)


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