sexta-feira, 7 de maio de 2021

A MALVADA - ALL ABOUT EVE (1950) - ESTADOS UNIDOS


RETRATO CRÍTICO E SARCÁSTICO DO MEIO TEATRAL AMERICANO

Durante a cerimônia de entrega do troféu Sarah Siddon, premiação teatral americana, os colegas mais próximos da vencedora Eve Harrington (Anne Baxter) recordam sua vida a partir do momento que a conheceram: o escritor teatral Lloyd (Hugh Marlowe) e sua esposa  Karen Richard (Celeste Holm), o diretor da peça Bill Sampson (Gary Merrill),  o crítico teatral Addison DeWitt (George Sanders), e a consagrada atriz e rival Margo Channing (Bette Davis). Enquanto os presentes saúdam a nova vencedora, seus amigos sabem exatamente como Eve progrediu da obscuridade para o estrelato.

Ao contrário do que possa parecer, “A Malvada” (título curioso para “All About Eve” – “Tudo Sobre Eva”), em questão, não é o personagem de Bette Davis. O filme foi indicado a 14 Oscars, um recorde na época, que perdura até o momento, sendo apenas igualado por duas produções: Titanic (1997) e La La Land (2016). Terminou vencendo em seis categorias:  Melhor Filme, Melhor Direção (Joseph L. Mankiewicz), Melhor Ator Coadjuvante (George Sanders), Melhor Roteiro (Joseph L. Mankiewicz), Melhor Figurino Preto e Branco e Melhor Som. Curiosamente na categoria Melhor Atriz, Bette Davis concorreu com sua parceira em cena, Anne Baxter, tendo Gloria Swanson como uma grande concorrente pelo ótimo “Crepúsculo dos Deuses”. Para surpresa geral o premio foi para Judy Holliday por “Nascida Ontem”.

O filme começa de um modo bem peculiar:  com o crítico teatral Addison DeWitt, em uma narração (em off) dos acontecimentos presentes, e num tom de ironia e sarcasmo, que leva os espectadores através de um flasback até o dia em que Karen Richard encontra a jovem Eve que comparecia diariamente para ver as apresentações de sua grande amiga Margo Channing. Ao levá-la para conhecer sua idolatrada atriz, a jovem  cativa a todos, revelando-se uma menina do interior que perdera o marido na guerra e que luta para sobreviver, tendo visto uma gama de peças de Margo se tornado uma grande fã. Margo, encantada, resolve lhe dar abrigo e emprego como secretária particular. E a eficiência da jovem impressiona a todos, menos Birdie (Thelma Ritter), única a perceber que Eve não apenas idolatra Margo, mas também parece estudá-la e copiá-la com propósitos desconhecidos. Em determinado ponto Margo começará  a desconfiar daquela jovem de poder magnetizante, a ponto de achar que até o seu interesse amoroso, Bill Sampson (Gary Merrill), parece demonstrar um estranho interesse pela jovem.

É um costume antigo de Hollywood olhar-se no espelho e produzir filmes “mea culpa”, que mostram o outro lado da glamourizada vida de seus artistas. Só que aqui o roteiro premiado de Joseph L. Mankiewicz, repleto de ferinos e inteligentíssimos diálogos, resolveu alfinetar, com ironia e sarcasmo, os bastidores da Broadway, lhe retribuindo as contumazes críticas  que esta lhe fizera  ao mostrar um conto farpado do desdobramento da ambição feminina repleto de vaidade, inveja, ciúme e que nos passa um sentimento de infalível realidade ao seu término. E, nesse roteiro, quase todo personagem significativo tem um momento digno de ser citado. Embora seja vagamente baseado na obra de Mary Orr, "The Wisdom of Eve", quase tudo o que é memorável no roteiro vem da eficiência de Mankiewicz, dividindo as funções de escritor e diretor, o que permitiu que todas as quatro estrelas femininas fossem indicadas ao Oscar. Seu êxito como Melhor Filme ainda divide opiniões, pois seus três rivais eram pesos pesados na premiação:  “Crepúsculo dos Deuses”; “As Minas do Rei Salomão”, “O Pai da Noiva”, além de “Nascida Ontem”. Muitos consideram, não sem razão, que “Crepúsculo dos Deuses” deveria ter conquistado a categoria de Melhor Filme e Melhor Atriz.

Claudette Colbert já havia assinado um contrato para fazer Margo quando um acidente a tirou de cena. Depois que outras atrizes recusaram o papel, uma oferta foi feita a Bette Davis, que aceitou após ler o roteiro. Davis personifica a estrela da Broadway Margo, na casa dos 40 anos, sem filhos, cuja vida romântica e profissional está em perigo, por sua jovem assistente, e devido não haver tantos papéis bons para mulheres de sua idade. Ela se torna a principal vítima de Eve enquanto os demais se transformam em meros joguetes em suas manipulações para alcançar o estrelato. Apesar dos amigos acharem que tudo não passa de certa paranoia de Margo há algo que ela conquistou ao longo de sua carreira: lealdade, amor, amizade e reconhecimento. Difícil acreditar que o papel de Margo Channing não foi escrito para Davis. Thelma Ritter está ótima no papel de Birdie, que percebe exatamente quem Eve é desde a primeira cena. Apesar de desaparecer no segundo ato, sua presença é marcante. George Senders levou o Oscar por seu papel de crítico de teatro e se transforma em fio condutor da história. À medida com que também descobrirá quem é Eve, suas atitudes mudarão drasticamente, ainda que esteja apaixonado pela jovem. Seu maior sucesso teria sido em “Rebecca, A Mulher Inesquecível” de Hitchcock . Gary Merrill faz o apaixonado namorado de Margo que se encanta por Eve, como atriz, ao ponto de dirigir a peça que estava destinada a Margo, na qual Eve conseguiu ardilosamente o papel fazendo com que Lloyd (Hugh Marlowe) lhe escrevesse o premiado texto para o desgosto da esposa Karen Richard (a ótima Celeste Holm), que consegue descobrir quem se esconde atrás da máscara de Eve, só que tarde demais. Anne Baxter, sem dúvida, esteve em seu melhor papel apesar que seu momento de gloria ter ocorrido com o Oscar em um filme não tão elogiado pela critica: “O Fio da Navalha” (1946) . Sua Eve, uma jovem ingênua e simpática à todos, que entra sorrateiramente na vida de Margo, tentando assumir o controle e tramando tomar seu lugar no estrelato, manipulando os que estão ao seu redor, revela-nos algo ainda tão comum nos dias atuais o que impede o filme de ficar datado. E a atriz duelou de igual para igual com Bette Davis. Um momento chave acontece  quando Eve está em frente ao espelho com o vestido de Margo. Você sabe o que está acontecendo, mas a veterana atriz não. É um prenuncio de seu desejo de substituir sua maior inspiração, justificando os temores futuros da veterana estrela. Norma Jeane Mortenson ou "Marilyn Monroe", que viria a falecer na década seguinte, em circunstâncias nunca totalmente esclarecidas, aparece num papel que muitos acreditavam ser a projeção de sua personalidade. Muitos acreditavam que a atriz não era capaz de ir além dos personagens que interpretava. O "início" de sua carreira começa neste filme em parte pela divulgação de um calendário, que fizera tempos antes, na qual aparecia nua. As duas situações juntas impulsionaram rapidamente a carreira da atriz. Coincidências ou não este filme representou  de certo modo o auge da carreira desses atores.

A Malvada prova-se um filme acima da média por sua ousada temática ainda atual, seus ótimos atores, um final criativo e um perceptível apuro técnico, próprio das grandes produções dessa época, onde quase tudo era feito com afinco e onde todos os aspectos para realizar um grande filme eram considerados. Ainda que Anne Baxter tenha entregado uma atuação de altíssimo nível, não há como citar o filme e não vir a mente a figura de Bette Davis, uma das maiores atrizes do cinema, na qual qualquer papel parecia ser simples de executar em suas mãos. Se o filme foi melhor do que “Crepúsculo dos Deuses” e se Davis atuou melhor que Glória Swanson é uma discussão que não se extinguirá, visto que ambas as produções tem seus admiradores confessos. Mas se você deseja estar a par do melhor do que já foi feito por Hollywood, A Malvada é uma produção obrigatória.


Trailer:




Curiosidades:

O filme foi eleito o 21º Melhor Filme de todos os tempos pela Entertainment Weekly.

Em 2007, o American Film Institute classificou este como o 28º Melhor Filme de Todos os Tempos.

Incluído na lista de 1998 do American Film Institute dos 100 Maiores Filmes Americanos.

Este filme foi selecionado para o National Film Registry em 1990 por ser "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo".

A popular banda inglesa de rock gótico All About Eve tirou o nome do filme. Eles obtiveram sucesso nas paradas do Reino Unido no final dos anos 1980 e no início dos anos 1990, com vários singles de sucesso como "Martha's Harbour" e "What Kind of Fool".

Tallulah Bankhead, Marion Davies, Joan Bennett, Joan Fontaine, Greer Garson, Paulette Goddard, Katharine Hepburn, Hedy Lamarr, Vivien Leigh, Ginger Rogers, Rosalind Russell, Norma Shearer, Sylvia Sidney, Barbara Stanwyck, Gloria Swanson e Loretta Young foram consideradas para o papel de Margo Channing.

Montgomery Clift, Robert Cummings, Glenn Ford, William Holden, Edmond O'Brien, Zachary Scott e Robert Young foram considerados para o papel de Bill Sampson.

Barbara Bel Geddes, Shirley Booth, Arlene Dahl, Joan Fontaine, Patricia Neal, Nancy Reagan, Alexis Smith, Ann Sothern, Margaret Sullavan, Jessica Tandy e Ruth Warrick foram considerados para o papel de Karen Richards.

Lois Andrews, Karin Booth, Barbara Britton, Leslie Brooks, Myrna Dell, Angela Greene, Adele Jergens, Pat Knight, Joi Lansing, Ellye Mravak, Marilyn Maxwell, Marie McDonald, Mary Meade, Cleo Moore, Dolores Moran, Joyce Reynolds, Marjorie Reynolds , Gale Robbins, Rowena Rollins, Randy Stuart, Virginia Toland e Arleen Whelan foram consideradas para o papel de Claudia Caswell.

Fred Clark, George Jessel, Zero Mostel, Walter Slezak e Everett Sloane foram considerados para o papel de Max Fabian.

As notas de elenco do chefe do estúdio da Fox, Darryl F. Zanuck, revelaram que ele queria John Garfield para Bill Sampson e Barbara Stanwyck para Margo Channing. Celeste Holm, Hugh Marlowe e Thelma Ritter foram as primeiras escolhas para seus papéis.

Bette Davis Foi indicada 11 vezes ao Oscar, ganhando em duas ocasiões: Perigosa (1935); Jezebel (1938)

Celeste Holm foi indicada 3 vezes ao Oscar vencendo por: A Luz é para Todos (1947)

Marilyn Monroe passou a vida imitando a atriz Barbara Bates. Monroe parecia e soava ostentosa e muito grosseira em sua pequena parte aqui, e falava com sua voz normal e áspera. Pouco depois desse filme, Monroe começou a assumir a personalidade e o comportamento de Barbara Bates; ela mudou sua voz e maneirismos, sua maneira de respirar e falar para imitar a de Barbara e Monroe fez toda a sua carreira canalizar a personalidade de Barbara neste filme.

Bette Davis se apaixonou por seu co-estrela Gary Merrill durante as filmagens deste filme, e os dois se casaram em julho de 1950, poucas semanas após o término das filmagens. Eles adotaram uma menina, a quem chamaram de Margot.

Ao saber que ele havia escalado Bette Davis, um de seus ex-diretores, Edmund Goulding, ligou para Joseph L. Mankiewicz e o avisou que ela o transformaria em um pó fino. Isso foi uma referência ao seu comportamento no set, e não menos importante foi reescrever seu diálogo. O aviso provou ser desnecessário, no entanto, já que Davis sabia que era melhor não mexer com o roteiro bem ajustado de Mankiewicz. Na verdade, Mankiewicz a considerava uma das atrizes mais profissionais e agradáveis ​​com quem já havia trabalhado.

33 anos depois, a vida imitou a arte quando Anne Baxter entrou no lugar de Bette Davis para substituí-la na série Hotel (1983) depois que ela adoeceu. A Sra. Davis nunca mais voltou ao show.

Detém o recorde de mais mulheres indicadas ao Oscar em um único filme com quatro: Anne Baxter e Bette Davis de Melhor Atriz e Celeste Holm e Thelma Ritter de Melhor Atriz Coadjuvante.

Anos depois, Bette Davis disse em uma entrevista "Filmar A Malvada (1950) foi uma experiência muito feliz ... a única vadia no elenco foi Celeste Holm."

A co-estrela Celeste Holm falou sobre sua experiência com Bette Davis no primeiro dia de filmagem: "Entrei no set ... no primeiro dia e disse: 'Bom dia', e você sabe a resposta dela? Ela disse: - Oh merda, boas maneiras. Eu nunca falei com ela novamente - nunca. "

Bette Davis admitiu mais tarde que a escalação de Joseph L. Mankiewicz para ela neste filme salvou sua carreira do esquecimento após uma série de filmes malsucedidos. Ela disse em uma entrevista de 1983: "Ele me ressuscitou dos mortos".

O casamento de Bette Davis com William Grant Sherry estava prestes a terminar enquanto ela estava fazendo o filme. Sua voz rouca no filme se deve em grande parte ao fato de que ela rompeu um vaso sanguíneo na garganta ao gritar com seu futuro ex-marido durante uma de suas muitas brigas. O diretor Joseph L. Mankiewicz gostou da qualidade rouca, então ele não deixou Davis tratar do problema.

Zsa Zsa Gabor aparecia no set toda hora porque tinha ciúmes do marido George Sanders em suas cenas com a jovem loira ingênua Marilyn Monroe.

A atuação de Bette Davis como Margo Channing está em 5º lugar na lista das 100 maiores atuações de todos os tempos da Premiere Magazine.

A frase do filme "Apertem os cintos. Será uma noite turbulenta" foi votada como a citação nº 9 do filme pelo American Film Institute.

A frase do filme "Apertem os cintos, vai ser uma noite turbulenta!" foi eleito o 12º lugar de "The 100 Greatest Movie Lines" pela Premiere em 2007.

A fala do filme "Você não vai entediá-lo, querida. Você nem mesmo terá a chance de falar." foi votado como o nº 25 de "The 100 Greatest Movie Lines" pela Premiere em 2007.

A fala do filme "De repente, ela está interpretando a mãe de Hamlet." foi eleito o 53º de "The 100 Greatest Movie Lines" pela Premiere em 2007

A personagem interpretada por Marilyn Monroe é chamada Miss Casswell; Caswell era o nome do meio de Mary Orr, a autora não creditada do conto no qual o filme foi baseado.

O poster do filme foi votado como o nº 24 dos "25 melhores pôsteres de todos os tempos" pela Premiere.

Bette Davis tinha acabado de fazer 42 anos ao assumir o papel de Margo Channing, e Anne Baxter, ainda uma novata, não apenas impressionou o público com sua atuação, mas pressionou com sucesso os poderes para uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz categoria, em vez de Melhor Atriz Coadjuvante. Acredita-se que isso tenha dividido a votação entre ela e Davis. A vencedora de Melhor Atriz de 1950 foi Judy Holliday por sua notável atuação em Nascida Ontem (1950), então as ações de Baxter na verdade bloquearam as chances de Davis de vitória.

O "Prêmio Sarah Siddons" que Eve recebe foi inventado pelo escritor / diretor Joseph L. Mankiewicz. Em 1952, um pequeno grupo de eminentes frequentadores do teatro de Chicago, incluindo a Sra. Loyal Davis, mãe da futura primeira-dama Nancy Reagan, começou a dar um prêmio com esse nome, que também é fisicamente modelado no do filme. A ganhadora do prêmio de Ator do Ano de 1967-1968 foi Celeste Holm. Em 1973, durante a Gala de Aniversário da Sociedade Sarah Siddons, um prêmio honorário Sarah Siddons foi entregue a Bette Davis, embora ela nunca tenha aparecido em uma peça em Chicago. Como uma surpresa especial, quando Bette Davis recebeu o Prêmio Sarah Siddons, os organizadores secretamente convidaram Anne Baxter para assistir à sua apresentação. De acordo com um membro da Siddons Society de Chicago, longe de estar satisfeito, Davis estava furioso por ter que dividir seus holofotes com outra atriz.

O vencedor do Oscar, George Sanders, passou o tempo entre as cenas cochilando em seu camarim. Anne Baxter comentou mais tarde que o ator às vezes ainda sonolento levou cerca de sete tomadas antes de acertar, o que funcionou bem para sua caracterização.

Bette Davis negou que tenha baseado seu personagem Margo na estrela de voz rouca Tallulah Bankhead. Para acabar com os rumores de longa data, Davis esclareceu tudo em uma entrevista posterior: "A própria Tallulah, mais do que qualquer outra pessoa, me acusou de imitá-la como Margo Channing. O problema é que eu não tinha voz alguma quando comecei a filmar "All About Eve" devido ao estresse emocional, resultado de um divórcio ( amargo) .... Isso me deu a famosa voz rouca de Bankhead."

Na noite anterior ao início das filmagens, no Curran Theatre, Gary Merrill convidou todos os participantes da produção para um drinque no elegante Fairmont Hotel. Bette Davis concordou em comparecer. "Todo mundo estava se exibindo", lembrou Celeste Holm sobre aquela noite no livro de Ed Sikov, Vitória Negra: A Vida de Bette Davis. "Bette deu uma olhada em Gary e Gary deu uma olhada em Bette, e algo aconteceu. E daí em diante ela não se importava se o resto de nós vivia ou morria."

De acordo com a lista do diretor de elenco, os futuros ocupantes da Casa Branca Ronald Reagan e Nancy Reagan foram considerados para os papéis de Bill Sampson e Eve Harrington.

Marlene Dietrich foi considerada para o papel de Margo Channing. Foi decidido que ela era "alemã demais" para o papel.

O primeiro de quatro filmes em quatro anos consecutivos que Thelma Ritter foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Este filme foi seguido de nomeações para O Quarto Mandamento (1951), Meu Coração Canta (1952) e Anjo do Mal (1953).




Cartazes:






George Sanders em Sansão e Dalila (1949)









Celeste Holm em Três Solteirões e um Bebê (1987)








Anne Baxter em Os Dez Mandamentos (1956)











Marilyn Monroe 









Kim Karnes - Bette Davis Eyes (A Música é uma Homenagem a Bette Davis)



Filmografia Parcial:

Bette Davis (1908–1989)







Garota Rebelde (1931); A Ponte de Waterloo (1931); No Palco da Vida (1932); Escravos da Terra (1932); Negócios em Família (1933); Escravos do Desejo (1934); Floresta Petrificada (1936); A Flecha de Ouro (1936); Mulher Marcada (1937); Talhado Para Campeão (1937); Cinzas do Passado (1937); Jezebel (1938); Vitória Amarga (1939); A Grande Mentira (1941); A Noiva Caiu do Céu (1941); Pérfida (1941);  Nascida para o Mal (1942); Horas de Tormenta (1943); Um Sonho em Hollywood (1944); Noiva da Primavera (1948); A Malvada (1950); Lágrimas Amargas (1952); No Despertar da Tormenta (1956); A Festa de Casamento (1956); O Estranho Caso do Conde (1959); O que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962); Escândalo na Sociedade (1964); Com a Maldade na Alma (1964); Nas Garras do Ódio (1965); A Satânica Madame Sin (1972); Um Grito de Terror (1973); A Mansão Macabra (1976); O Desaparecimento de Aimee (1976); Perigo na Montanha Enfeitiçada (1978); Morte Sobre o Nilo (1978); Duas Estranhas - História de Mãe e Filha (1979); Mistério no Bosque (1980); Direito de Morrer (1983); A Maldição do Espelho (1985); Baleias de Agosto (1987); A Madrasta (1989)

Anne Baxter (1923–1985)







Punhos de Ferro (1940);  O Segredo do Pântano (1941); Soberba (1942); Um Sonho de Domingo (1944); A Hipócrita (1944); O Fio da Navalha (1946); As Muralhas de Jericó (1948); A Malvada (1950); Amor Invencível (1951); A Tortura do Silêncio (1953); A Gardênia Azul (1953); O Grande Espetáculo (1954); Rastros da Corrupção (1955); Os Dez Mandamentos (1956); Sombra Maligna (1958); Pelos Bairros do Vício (1962); Batman e Robin (seriado - 7 episódios - 1966-1967); O Olho da Justiça (1971); Jane Austen in Manhattan (1980); The Masks of Death (1984); Hotel (seriado 1983-1986)

George Sanders (1906–1972)







O Homem Que Fazia Milagres (1936); Navio Negreiro (1937); Quatro Homens e uma Prece (1938); A Força do Amor (1939);  Confissões de um Espião Nazista (1939); A Enfermeira Edith Cavell (1939);  Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940); O Filho de Monte Cristo (1940); O Cisne Negro (1942); O Retrato de Dorian Gray (1945); Flor do Mal (1946); O Fantasma Apaixonado (1947); Sansão e Dalila (1949);  A Malvada (1950); Ivanhoé, o Vingador do Rei (1952); Ricardo, Coração de Leão (1954); O Tesouro de Barba Rubra (1955); Testa de Ferro (1956); O Sétimo Pecado (1957); Da Terra à Lua (1958); Salomão e a Rainha de Sabá (1959); Quando os Destinos Se Cruzam (1960); A Aldeia dos Amaldiçoados (1960); Desespero d'Alma (1964); A Morte Não Manda Aviso (1966); Um Tiro no Escuro (1964); Noite Interminável (1972); Psicomania (1973)

Celeste Holm (1917–2012) 







A Luz é para Todos (1947); Na Cova da Serpente (1948); Falam os Sinos (1949); Champanhe para César (1950); A Malvada (1950); Alta Sociedade (1956); Armadilha para Solteiros (1961); As Aventuras De Tom Sawyer (1973); Três Solteirões e um Bebê (1987); A Garota dos Meus Sonhos (1997); Alchemy (2005); Driving Me Crazy (2012); College Debts (2015)

Gary Merrill (1915–1990)







Almas em Chamas (1949);  Passos na Noite (1950); A Malvada (1950); Decisão Antes do Amanhecer (1951); Um Plano Sinistro (1953); Testemunha do Crime (1954); Justice (seriado 1954-1955);  Nas Margens do Rio Grande (1959); O Grande Impostor (1960); A Ilha Misteriosa (1961); A Marca do Vingador (1966); A Volta ao Mundo Sob o Mar (1966); Viagem Rumo ao Infinito (1966); O Barco do Amor (1967); Os Poderosos (1968); Huckleberry Finn (1974);  Os Assaltantes (1977)

Hugh Marlowe  (1911–1982)







Entre Duas Mulheres (1937); A Felicidade Vem Depois (1944); Sombras do Mal (1950); A Malvada (1950); O Dia em que a Terra Parou (1951); Cavalgada de Paixões (1952); Levante dos Apaches (1953); Jardim do Pecado (1954); Trágica Fatalidade (1955); 20 Milhões de Léguas a Marte (1956); O Chicote Negro (1956); Entre Deus e o Pecado (1960); O Laço Ameaçador (1961); O Homem de Alcatraz (1962); A Moderna Mata Hari (1963); Sete Dias de Maio (1964); The Last Shot You Hear (1969)

Thelma Ritter (1902–1969)







Almas Abandonadas (1949);  De Corpo e Alma (1950);  A Malvada (1950); O Quarto Mandamento (1951); Náufragos do Titanic (1953); Janela Indiscreta (1954); Papai Pernilongo (1955); Confidências à Meia-Noite (1959); Os Desajustados (1961); O Homem de Alcatraz (1962);  A Conquista do Oeste (1962); Por Amor ou Por Dinheiro (1963); O Incidente (1967); À Caça de um Clandestino (1968)  

Marilyn Monroe (1926–1962)







Mentira Salvadora (1948);  Loucos de Amor (1949); O Segredo das Joias (1950);  A Malvada (1950);  O Segredo das Viúvas (1951);  Almas Desesperadas (1952);  Torrente de Paixão (1953);  Os Homens Preferem as Louras (1953);  Como Agarrar um Milionário (1953);  O Rio das Almas Perdidas (1954);  O Pecado Mora ao Lado (1955);  Nunca Fui Santa (1956);  Quanto Mais Quente Melhor (1959);  Adorável Pecadora (1960); Os Desajustados (1961)

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