quarta-feira, 26 de maio de 2021

NAS GARRAS DA AMBIÇÃO / DUELO DE AMBIÇÕES / THE TALL MEN (1955) - ESTADOS UNIDOS

 

TRIÂNGULO DE PAIXÕES

Em 1867, Ben Allison (Clark Gable) e Clint Allison (Cameron Mitchell) arruinados pela guerra civil chegam ao estado de Montana. O objetivo da dupla é roubar o comerciante Nathan Stark (Robert Ryan) que sai de um saloom com uma grande quantia de dinheiro. Os irmãos assaltam o homem e o levam para uma cabana distante para que não consiga chamar ajuda rapidamente dando tempo de escaparem. Só que o destino muda e Nathan lhes propõe melhor negócio: irem até o Texas e o ajudarem a trazer um rebanho de aproximadamente de 5000 cabeças de gados, além de cavalos, de volta a Montana. Depois da Guerra Civil Americana, Montana ficou sem carne e o rebanho tornará Nathan milionário.

No caminho de volta encontram Nella Turner (Jane Russell), com um grupo de colonos que sofrera um ataque índio, uma mulher de temperamento forte. Bem e Nella  passam a ter um flerte que não dura muito, devido às perspectivas quanto suas vidas no futuro: Ben quer apenas um rancho nas campinas do Texas onde possa viver tranquilamente, Nella já conheceu esta vida através da mãe e deseja um lugar movimentado e luxuoso. Quando chegam ao Texas, Nathan resolve conquistar Nella utilizando suas principais armas: luxo e bem estar. O que o quarteto não sabe é que pelo longo e atribulado caminho de volta encontrarão bandidos e os temíveis Índios Sioux, além de Ben e Nathan se perceberem apaixonados pela mesma mulher.


Clássico filme de faroeste dos anos 50, idealizado na esteira de "Rio Vermelho" (1948), clássico de Howard Hawks. O filme foi realizado com o intuito de explorar as possibilidades da então técnica da tela retangular e som estereofônico do Cinemascope que perdia muito dessas qualidades quando exibido nas telas quadradas das pequenas tevês. A destacar a bela fotografia de Leo Tover e Ray Kellog , realçada pelas cores do Technicolor, em um roteiro bem azeitado abordando os resquícios da Guerra Civil Americana e suas consequências na vida do quarteto central. A direção do veterano Raoul Walsh, assistente de D. W. Griffith e Thomas Ince,  conseguiu manter a atenção, principalmente no casal Gable e Russel, que possuíram as melhores cenas. Cameron Mitchell faz um irmão problemático e temperamental que Clark Gable (aos 54 anos), ex-combatente da Guerra Civil,  tem que controlar e cuidar ao mesmo tempo. O ator conseguiu uma ótima atuação. Robert Ryan personifica um homem de negócios frio, calculista, ambicioso e sem escrúpulos que não se importa com nada a não ser no seu lucro. Jane Russel conseguiu convencer no papel de uma Nella, romântica e sedutora, mas com a firmeza necessária para controlar os dois rivais.

 

Produção eficiente, baseado no livro de  Clay Fisher, com boas ideias e ação na qual talvez seu ponto fraco seja o romance. A alternância entre um filme de desbravadores do Velho Oeste, intercalado por um triângulo amoroso, com homens de mentalidade opostas, que pode ser visto como uma representação do bem contra o mal, acabou por não definir exatamente qual seria o principal objetivo do filme, mas consegue entreter os amantes do gênero com a boa direção e o carisma de Clark Gable (o filme foi feito para ele, conforme divulgação da época). Boa diversão em um filme com ótimas intenções na qual mocinho é mocinho e bandido é bandido.

 

Trailer:

 

Curiosidades:

Foi relatado que Clark Gable, que se descreveu como 1,85m, usava saltos para parecer mais alto do que sua co-estrela de 1,93m, Robert Ryan, em várias cenas. Gable também subiu em uma caixa para parecer mais alto do que Ryan na cena em que eles veem os vendedores ambulantes pela primeira vez.

Clark Gable fez dieta radical antes do início das filmagens para perder 11 kg.

Robert Ryan adoeceu com hepatite e teve que deixar a produção por duas semanas.

Clark Gable nunca esteve nas locações das cenas de Montana.

Como Clark Gable tinha 54, Cameron Mitchell de 36 anos foi escalado como seu irmão adolescente.

Em 1954, o filme  foi anunciado como para Clark Gable e John Wayne, mas Wayne desistiu. Ambos foram anunciados para Hatari (1962), mas Gable morreu enquanto o filme estava em pré-produção.

As três estrelas foram consideradas por alguns na indústria como muito velhas para seus personagens.

Antes de Clark Gable ser escalado, Charlton Heston foi considerado para o papel principal.

A canção "Peaches" de Nella é bem parecida, musicalmente, com "Settle Down" de Dimitri Tiomkin no Rio Vermelho (1948) e "Cindy" em Onde Começa o Inferno (1959).

O personagem Ben Allison deveria ter 30 anos.



Cartazes:




 

Filmografia Parcial:

Clark Gable (1901–1960)







Estrela do Norte (1925); Tentação de Luxo (1931); Almas Pecadoras (1931); Triunfos de Mulher (1931); Gigantes do Céu (1931); Terra de Paixões (1932); Aconteceu Naquela Noite (1934); O Grande Motim (1935); São Francisco, a Cidade do Pecado (1936); ...E o Vento Levou (1939); Almas Rebeldes (1940); Fruto Proibido (1940); Ainda Serás Minha (1942); Mercador de Ilusões (1947); Quando Morre uma Ilusão (1949); Assim são os Fortes (1951); Estrela do Destino (1952); Mogambo (1953); Nas Garras da Ambição (1955); Meu Pecado Foi Nascer (1957); Começou em Nápoles (1960); Os Desajustados (1961)


Cameron Mitchell (1918–1994)


Um Expedicionário em Paris (1945); Ilha Encantada (1947); Coração de Lutador (1948); Trágica Decisão (1948); A Morte do Caixeiro Viajante (1951); A Intrusa (1952); O Soldado da Rainha (1952); O Manto Sagrado (1953); Como Agarrar um Milionário (1953); Jardim do Pecado (1954); Désirée, o Amor de Napoleão (1954); Nas Garras da Ambição (1955); Marcados pela Violência (1956); Os Segredos da Máfia (1959); O Último dos Víkings (1961); A Vingança dos Vikings (1961); Júlio César, O Conquistador (1962); A Vingança de um Pistoleiro (1966); Massacre na Floresta Negra (1967); Um por Deus, Outro pelo Diabo (1972); O Homem da Meia-Noite (1974); O Enforcado / O Retorno do Enforcado (1974); A Familia Robinson (1975); A Família Robinson (seriado 1975-1976);  Perseguição Assassina (1978); O Enxame (1978); A Ilha dos Homens-Peixe (1979); Um Cara Muito Baratinado (1982); Elo de Sangue (1982); Ponto Fatal (1984); A Maldição da Tumba (1986); Do Sussurro ao Grito (1987); Presa Mortal / Danton: Armado e Perigoso (1987);  A Noite dos Horrores (1987); Golpe Sangrento (1988); Halloween: A Maldição Está de Volta! (1995)


Robert Ryan (1909–1973)







Luvas de Ouro (1940); Legião de Heróis (1940); Atrás do Sol Nascente (1943); Inferno no Pacífico (1944); Expresso para Berlim (1948); A Volta dos Homens Maus (1948); Punhos de Campeão (1949); Horizonte de Glórias (1951); A Estrada dos Homens Sem Lei (1951); Império do Pavor (1952); O Preço de um Homem (1953); Rastros do Inferno (1953); Tormenta no Alasca (1954); Conspiração do Silêncio (1955); Nas Garras da Ambição (1955); Quadrilha Maldita (1959); Homens em Fúria (1959); Rei dos Reis (1961); O Vingador dos Mares (1962); O Mais Longo dos Dias (1962); Os Profissionais (1966); Os Doze Condenados (1967);  A Hora da Pistola (1967); Os Bravos Não se Rendem (1967); Caçada ao Pistoleiro (1968); Meu Ódio Será Sua Herança (1969); Capitão Nemo e a Cidade Flutuante (1969); Mato em Nome da Lei (1971); Quando o Ódio Explode (1973); A Quadrilha (1973); O Assassinato de um Presidente (1973)


Jane Russell (1921–2011)







O Proscrito (1943);  Escrava de uma Lembrança (1946); O Valente Treme-Treme (1948); Seu Tipo de Mulher (1951);  A Caminho do Pecado (1952);  O Filho do Treme-Treme (1952); Bela e Bandida (1952);  Os Homens Preferem as Louras (1953); Um Romance em Paris (1953); Sangue de Mestiço (1955); Nas Garras da Ambição (1955); Sangue Ardente (1956); Duelo no Oeste (1966); Nascidos para Perder (1967); A Morte não Marca Hora (1970); A Morte não Marca Hora (1980)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre