terça-feira, 20 de setembro de 2016

O HOMEM NAS TREVAS / DON'T BREATHE (2016) - ESTADOS UNIDOS




 FÚRIA CEGA

Três adolescentes assaltantes descobriram um esquema de invasão que lhes permitem fazer pequenos furtos e evadirem antes que sejam detectados, mas agora acreditam terem encontrado um pote de ouro no final do arco-íris. Um senhor cego recebeu uma vultuosa indenização e vive quase que recluso em um bairro abandonado. Tudo leva a crer que possui quase meio milhão escondidos dentro de sua residência. O plano parece simples: entrar, levar o dinheiro e viver uma vida cômoda. Só que as coisas não saem exatamente como o trio planejara.





A grande sacada de “O Homem nas Trevas” é colocar 3 pessoas dentro de uma casa, contra um homem cego e seu cachorro. Como fazer um filme funcionar dentro de 88 minutos sem cair no marasmo? O cineasta uruguaio Fede Alvarez conseguiu fazer um filme sem efeitos, sustentado por uma ótima história (coescrita pelo próprio), que  absorve completamente a atenção do espectador durante sua duração. Não há efeitos visuais para encher os olhos e desviar as atenções de roteiros frouxos. Não há uma tentativa de provocar sustos aleatoriamente. Esse suspense / terror transmite ao espectador as sensações que os personagens estão passando, uma sensação claustrofóbica, onde a escuridão é um medo real para várias pessoas e a bela montagem atenua esse aspecto. Para uma produção que custou em torno de 9 milhões e já passou dos 90 milhões é o retorno que todos os estúdios procuram.




“O Homem nas Trevas” é um título brasileiro ambíguo e muito bem sacado para “Don't Breathe” (“Não Respire”), que faz até mais sentido em sua versão original. Mas a distribuidora, que decidiu pelo título brasileiro, deixou para o espectador a interpretação do duplo sentido da frase. Durante a projeção, este poderá tirar suas próprias conclusões se a decisão foi acertada ou não.




Fede Alvarez foi descoberto pelo cineasta Sami Raimi, devido um curta de ficção científica que fizera e postara no You Tube. E Raimi está na produção deste filme, como estivera também em outro filme dirigido por Fede: “ A Morte do Demônio”, de 2013, uma nova refilmagem do clássico “Evil Dead” de 1981. Para aqueles que não se recordam do nome do famoso diretor, basta lembrar que Raimi dirigiu a trilogia do "Homem Aranha" com o ator Tobey Maguire. Então podemos afirmar que a produção leva “um selo de qualidade”.




O Homem Cego (não foi dado um nome ao personagem) é tudo menos um homem indefeso. Ex-combatente, cego, amargurado   e descrente de Deus,  vive recluso em uma casa estranha,  em um bairro cercado de casas abandonadas, com o seu nada amistoso cão fera.  Seus oponentes são jovens gananciosos, cada qual com uma motivação e personalidades bem distintas. Só que eles descobrem a personalidade sombria de seu improvável "anfitrião". A  mudança do “modus operandis” do trio resultou numa entrada espontânea no inferno. E sua saída mostra-se muito difícil. A casa é uma fortaleza por dentro  e por fora. Um território inóspito para eles que enxergam e extremamente familiar para o cego. Como colocar esse combate em pé de igualdade?
É um roteiro com muitas implicações, sutilezas e até com uma inconveniente possibilidade de realidade em algumas situações. Será o destino ou apenas o acaso que leva duas pessoas, que compartilham quase que uma mesma dor, a se encontrarem? 




O elenco está ótimo com destaque para o ator Stephen Lang (o vilão de “Avatar”), aos 64 anos, aparentando bem menos. E a atriz Jane Levy que já fizera também “A Morte do Demônio” de 2013. O restante do elenco está muito bem. A citar a bela fotografia de Pedro Luque em sua estreia em longas.





“O Homem nas Trevas” é um típico de filme para ser assistido no cinema pois, na tela pequena, perde um pouco da sensação de se estar presente às cenas. Sugerido para quem procura uma produção diferente das habituais, que preenchem com a mesmice o circuito cinematográfico. Uma grata surpresa.


 Trailer:






Curiosidades:

O endereço da casa filmada é 2488 Buena Vista St, Detroit, Michigan.  Os interiores da casa foram filmados em Budapeste, Hungria.

Jane Levy and Dylan Minnette (do filme "Deixe Ela Entrar")  fazem aniversário no mesmo dia : 29 de dezembro.

Fede Alvarez anunciou a continuação de "O Homem nas Trevas" ainda sem data de começo das filmagens. O diretor se dedicada a rodar a continuação da versão americana "O Homem que nâo Amava as Mulheres", O novo filme se chamará "The Girl in the Spider's Web". (atualizado em março de 2017)


Filmografia Parcial:

Stephen Lang:











Os Defensores (1981); A Quadrilha da Mão (1986); Caçador de Assassinos (1986); Aprendiz de Feiticeiro (1991); Um Sem Juízo, Outro Sem Razão (1991); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); D-Tox (2002); Inimigos Públicos (2009); Avatar (2009); Conan, o Bárbaro (2011); O Homem nas Trevas (2016).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre