terça-feira, 5 de setembro de 2017

O CONTADOR / THE ACCOUNTANT (2016) - ESTADOS UNIDOS






CONTADOR DE CORPOS

Christian Wolf (Ben Affleck) é um menino com Síndrome de Asperger (diagnosticado como autismo no filme) que vive com os pais e irmão. Seu pai (Robert C. Treveiler), um militar reformado, decide que seu filho não crescerá em uma sociedade que não entende / aceita o diferente. Nessa missão Christian passa por  treinamentos físicos e psicológicos para a vida, vira um adulto e passa a viver em sociedade. Seu emprego parece bem comum: um contador.



Ray King (J.K. Simmons) é um agente do Tesouro Nacional em uma investigação sobre um misterioso homem que parece trabalhar para clientes bem perigosos: cartéis de drogas, quadrilhas e o pessoal da pesada do mundo do crime. Ray consegue a ajuda da agente Medina (Cynthia Addai-Robinson) na empreitada. Enquanto isso seu alvo, Christian, é contratado por uma empresa líder em próteses e robóticas, que visa auxiliar as pessoas a terem melhores condições de vida. Seu presidente, Sr. Black (John Lithgow de "No Limite da Realidade"), lhe solicita que identifique um desfalque acontecido na empresa e descoberto pela funcionária Dana Cummings (Anna Kendrick). Quando Christian parece estar perto de encontrar o fraudador, mortes acontecem e Dana passa a ser o alvo de um grupo de mercenários, liderados por um perigoso assassino profissional (Jon Bernthal). O que esses homens não sabem é que Christian não é apenas um simples contador: ele é, nas horas vagas, um matador treinado e excelente atirador.




O Contador é uma produção muito bem realizada e com uma eficiência que surpreende. O diretor Gavin O'Connor (de” Livre Para Amar” -1999- e “Guerreiro” 2011) conseguiu realizar um filme que pode ser considerado acima da média. A força deste filme se inicia com o roteiro de Bill Dubuque (de “Um Homem de Família” - 2016), coeso, repleto de situações bem resolvidas, ação na hora certa e reviravoltas. Ben Affleck faz um homem com vários problemas para conviver em sociedade: se expressa como uma pessoa normal, mas é preso a algumas limitações. Em contraponto possui características que o provém com habilidades acima do ser humano normal. Sua profissão não é por acaso: mestre nos números. Christian possui uma habilidade de perceber nuances que passariam em branco pelos melhores profissionais ou que seriam realizados por meia dúzia de profissionais em um período bem mais longo. Sua outra habilidade é mais sombria: ele é um matador eficaz, outra habilidade aprimorada advinda do contraponto de suas limitações.




O espectador desde do início tentará montar um quebra-cabeças que nada mais é do que a vida de Christian. Sua vida comum de contador passa desapercebida, sua vida de contador de pessoas perigosas começa a surgir e sua vida de matador virá a tona contra um grupo que considera que terá uma missão bem fácil e de rápido ganho pela frente. O líder dos mercenários é Brax (Jon Bernthal), um assassino de aluguel que é extremamente eficiente no que faz, tendo criado um grupo de elite para fazer trabalhos que exijam eliminar pessoas por uma boa quantia. Ele monta praticamente uma empresa do crime: organizado, com táticas e  muita eficiência. Sua missão é simples: eliminar aqueles que estão perto de descobrir os desvios de dinheiro dentro da empresa de Black. Nosso herói  consegue antecipar aos bandidos e salva a doce Dana que parece querer se apaixonar por um homem que  não consegue interagir com as pessoas. Sua condição parece não permitir tal anseios. Ruim para sua vida, bom para sua profissão.




O grande momento do filme está no momento que Christian percebe que Brax é um oponente à altura e que enfrentá-lo e a seu grupo poderá ser uma missão suicida. Brax, em contrapartida, recebe o inesperado: um homem mortífero que parte pra cima e não se esconde. Quando o faz, revela-se ainda mais  mortal. Gavin O'Connor soube fazer um ótimo filme de ação com uma estória bem legal. Esse binômio aliado a escalação de ótimos atores contribuiu definitivamente para que o filme funcionasse a contendo e brindasse o espectador com cenas de ação bem elaboradas.



O elenco, como já dito, se destaca: Ben Affleck está ótimo como o herói com limitações. Ele é um verdadeira máquina de combate: rápido, frio e eficaz. Affleck, que dirigiu o ótimo Argo e vem encanando o novo Batman,  está muito à vontade e, mesmo que o filme não se rotule como um filme de herói, a todo tempo parece sê-lo. Jon Bernthal, que vem colhendo ótimas críticas com o seu Justiceiro da Marvel / Netflix, mostra o que os fãs “The Walking Dead” já conheciam: é um ótimo ator. J.K Simmons (da trilogia “Homem Aranha” de Tobey Maguire e do instigante “Whiplash: Em Busca da Perfeição”) está muito bem na pele do agente (nem tão) durão que fará de tudo para descobrir a identidade de Christian. Anna Kendrick também é outra que se destaca bem no filme: uma frágil contadora que começa a crescer na trama.




O contador é um filme com ingredientes que tanto agradam os fãs do gênero: boa construção da estória, um orçamento mediano que ajudou muito o filme, bons atores e ótimas cenas de tiros / combates aliado a uma direção muito eficiente. Cria até uma vontade de torcer por um segundo exemplar. 

 Trailer:











Curiosidades:

O filme fora feito para  Mel Gibson com os irmãos Joel Coen and Ethan Coen dirigindo 

As pinturas mostradas no filme são:
"Woman with Parasol and Child" de Renoir, 1874;
"A Friend in Need" (Dogs Playing Poker) de Cassius Coolidge, 1903;
"Free Form" de Jackson Pollock, 1946. 


A arte marcial mostrada no filme é uma variação da Pencak Silat, da Indonésia, mostrada no filme Operação Invasão

A rima de "Solomon Grundy":
Born on a Monday,
Christened on Tuesday,
Married on Wednesday,
Took ill on Thursday,
Grew worse on Friday,
Died on Saturday,
Buried on Sunday,
That was the end,
of Solomon Grundy.


Ben Affleck levou o Oscar por "Argo" como melhor filme de 2012

Anna Kendrick  foi indicada ao Oscar por "Amor Sem Escalas" (2009)

J.K. Simmons ganhou o Oscar por "Whiplash" (2014) 

John Lithgow  foi indicado ao Oscar por "O Mundo Segundo Garp" (1982) e "Laços de Ternura" (1983)



Filmografia Parcial: 
Ben Affleck
 
 








Campo dos Sonhos (1989); Código de Honra (1992); Jovens, Loucos e Rebeldes (1993); Procura-se Amy (1997); Gênio Indomável (1997); Armageddon (1998); Fantasmas (1998); Shakespeare Apaixonado (1998); Forças do Destino (1999); Pearl Harbor (2001); Fora de Controle (2002); A Soma de Todos os Medos (2002); Demolidor: O Homem Sem Medo (2003); O Pagamento (2003); Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009); Intrigas do Estado (2009); Argo (2012); Garota Exemplar (2014); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Esquadrão Suicida (2016); O Contador (20160; Liga da Justiça (2017). 

J.K. Simmons
 

 







Medidas Extremas (1996);  O Chacal (1997); Por Amor (1999); Outono em Nova York (2000); O Dom da Premonição (2000); A Mexicana (2001); Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (seriado 2000 -2001);  Oz  (seriado - 1997 a 2003); Homem-Aranha (2002); Mar de Fogo (2004); Matadores de Velhinha (2004); Homem-Aranha 2 (2004); Obrigado por Fumar (2005); Homem-Aranha 3 (2007); Enterrem Meu Coração na Curva do Rio (2007); Juno (2007); Queime Depois de Ler (2008); Força Maligna (2009); Garota Infernal (2009); Paixão Obsessiva (2011); Jobs (2013); Refém da Paixão (2013); Virando a Página (2014); Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014); O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015); La La Land: Cantando Estações (2016); O Contador (2016); Liga da Justiça (2017)  

Jon Bernthal
 

 









As Torres Gêmeas (2006); Uma Noite no Museu 2 (2009); O Escritor Fantasma (2010); Um Tira Acima da Lei (2011); The Walking Dead (seriado 2010 a 2012); Ajuste de Contas (2013); O Lobo de Wall Street (2013); Corações de Ferro (2014); Sicario: Terra de Ninguém (2015);  Demolidor (seriado 2016); O Contador (2016); Em Ritmo de Fuga (2017); O Justiceiro (seriado 2017); Stingray (2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho.
Visite a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema e algo de séries.
Bem vindos.
Cinéfilos Para Sempre