domingo, 10 de janeiro de 2016

GRITOS MORTAIS - DEAD SILENCE (2007) - ESTADOS UNIDOS



PRIMO DE ANNABELLE?

Jamie Ashen (Ryan Kwanten) e Lisa Ashen (Laura Regan) são um casal como outro qualquer vivendo sua vidas cotidianas. Certo dia Jamie descobre em sua porta um presente com seu nome. Quando abre a caixa descobre ser um intrigante boneco de ventriloquismo. Jamie sente um mau presságio, mas Lisa parece não se importar com o boneco ou porque o deixaram na porta de seu apartamento. Enquanto Jamie resolve comprar pizza, em meio a um dia chuvoso, à noite, Lisa começa a sentir o que parece serem alucinações, mas percebe-se que, na verdade, está sendo ataca por algo desconhecido que acaba por matá-la e desfigurá-la. Quando o jovem retorna, vê o piso manchado de sangue e a voz de Lisa a chamá-lo no quarto. Sua visão é aterradora. Tão logo a polícia chega, é levado a um breve interrogatório que informalmente lhe acusam de ser o responsável pela morte da esposa. Jamie cita uma antiga lenda de sua cidade a respeito de bonecos, mas o inspetor Lipton (Donnie Wahlberg) não acredita em maldições.


Ao investigar o boneco e a caixa, Jamie descobre a origem de seu "presente": sua cidade natal. Ele resolve voltar à cidade e tentar decifrar o enigma do boneco e de sua falecida dona,  Mary Shaw  (Judith Roberts), que todos temem pronunciar seu nome, além de um poema que escutara quando criança a respeito de  Mary: “Fuga do olhar de  Mary Shaw, não tinha filhos apenas bonecos. E se um dia você com ela se encontrar, tome cuidado para jamais gritar. E, caso com ela venha sonhar, só uma coisa poderá lhe salvar: o silêncio". Enquanto isso Lipton resolver seguir Jamie achando que ele está tentando, na  verdade, é descobrir um meio de fugir da justiça

  

Gritos mortais tem a direção de James Wan que, para os fãs de filme de terror, é mais conhecido por ter dirigido os filmes Jogos Mortais, Sobrenatural, Invocação do Mal , Velozes e Furiosos 7, Invocação do Mal 2 (2016) , além do herói da Dc,  Aquaman (para 2018). Gritos Mortais talvez não seja um dos mais conhecidos do diretor, mas nem por isso deve ser considerado uma obra menor. Com um roteiro bem elaborado, na qual Wan contribuiu, pode ser um considerado um filme acima da média, com um suspense crescente e bons sustos. Normalmente filmes de terror gostam de apresentar um fantasma ou evento que ocorreu em uma cidade do interior e que seus moradores, geração após geração ainda cultuam a famosa" a maldição". Aqui o roteiro acrescenta vários elementos interessantes, fugindo da trama banal.


 
O filme centra da figura de Jamie, que volta à sua cidade e visita o pai, agora numa cadeira de rodas, e novamente casado. Sua bela e cordial madrasta, Ella (Amber Valletta), tenta fazer com que rixas do passado entre pai e filho sejam esquecidas, mas as cicatrizes permanecem, principalmente por parte de Jamie que sempre o considerou um pai ausente e austero.

O Detetive Lipton não acredita na história da cidade, mas crê na culpa de nosso herói que, aos poucos, descobre que lá se apresentou uma grande artista ventriloquista e que, num certo dia uma criança  "atrapalhou" o show de Mary deixando-a  muito furiosa. Depois o garoto desapareceu e Mary foi assassinada  tendo sua língua arrancada, num crime aparentemente não esclarecido. Em seu testamento Mary pediu para que antes de ser enterrada, fosse transformada em um de seus bonecos e enterrada com suas 101 criações. Desde então vários moradores morreram de forma cruel.


Mas aonde Jamie entra nesta história de pessoas mortas, desfiguradas e sem língua, já que mora na cidade grande a quilômetros de distância? Porque sua mulher fora assassinada se não tinha vínculo com os fatos da cidade? Bom, esses são uns dos mistérios que o filme revelará, assim como qual a participação de Mary Shaw e seu o boneco, chamado Billy, nas mortes. 


Curiosamente o filme não se pagou: custou em torno de 20 milhões e faturou pouco mais de 16 milhões. Mas o filme possui bons efeitos especiais a cargo de John R. Leonetti, que atuou nesse metier em várias produções e que dirigiria outro filme de bonecos, mas este com muita repercussão: Annabelle (2014) 


O Elenco está muito bem, com destaque para o veterano ator Bob Gunton, como o pai de Jamie. O restante dá conta do recado e o filme deve muito as suas interpretações.


Gritos Mortais é bom filme de terror / suspense psicológico com uma história inicial aparentemente batida, mas que, rapidamente, vai prendendo o espectador por suas reviravoltas, com um final bem diferente daquele que o espectador possa imaginar. Terror eficiente que não brinca com a inteligência de quem o assiste.

Trailer:







Curiosidades (contém importantes spoliers):

O boneco da franquia Jogos Mortais aparece em um cena perto do final. Uma brincadeira do diretor que dirigiu essa produção.

  
As filmagens ocorreram nas cidades de Totonto e Elora, Canadá

"Billy" não era apenas o nome de um dos manequins do filme, mas também o nome do fantoche usado pelo assassino Jigsaw nos filmes "Jogos Mortais", também criados por Leigh Whannell e James Wan. 

Existem duas versões diferentes do poema "Mary Shaw". No filme, o poema diz: "Cuidado com o olhar fixo de Mary Shaw. Ela não teve filhos, apenas bonecas. E se você a vir em seus sonhos, certifique-se de nunca, jamais, gritar." No trailer era: "Cuidado com o olhar de Mary Shaw. Ela não tinha filhos, apenas bonecas. E se você a vir não grite, ela vai arrancar sua língua na costura."

Leigh Whannell ficou tão insatisfeito com o produto final, devido à interferência do estúdio, que decidiu escrever todos os roteiros futuros conforme as especificações, em vez de lançar uma ideia para um estúdio e depois ser pago para escrever o roteiro, como era o caso deste filme.

O filme é dedicado ao produtor Gregg Hoffman. Ele morreu 2 anos antes do filme ter seu lançamento nos cinemas.

A aparência geral de Edward Ashen pretende prenunciar que ele está morto o tempo todo e sendo usado como um fantoche humano. Ele está mortalmente pálido, seus olhos nunca piscam e sempre que ele fala, Ella sempre tem a mão atrás de suas costas.

Embora a cena do flashback indique o contrário, Billy the Puppet nunca esteve vivo no filme. Nos dias atuais, ele está apenas sendo animado pelo espírito vingativo de Mary Shaw. De acordo com o próprio diretor James Wan, Mary Shaw é apenas uma ventríloqua veterana que dominou seu ofício, e é por isso que ela foi capaz de alternar entre sua voz normal e a voz de Billy tão bem durante a cena do teatro que quase parecia que eles estavam conversando com o mesmo tempo.

Filmografia Parcial:

 Ryan Kwanten

 


Flicka (2006); Gritos Mortais (2007); Busca Sangrenta (2010); Amor Certo, Hora Errada (2013); Voo 7500 (2014); Jogada de Mestre (2015); Impacto Mortal (2015);  Um Cachorro Para Dois (2016);  No Olho Do Furacão (2018); Supercon: O Contra-Ataque Nerd (2018);  The Oath: O Juramento (seriado 2018-2019); Sacred Lies (2020); Eles (2021); Loveland (2021)

 

Bob Gunton

 


Tempo de Glória (1989); Nascido em 4 de Julho (1989);JFK - A Pergunta que Não Quer Calar (1991); Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992); O Demolidor (1993); Um Sonho de Liberdade (1994); Eclipse Total (1995); A Última Ameaça (1996); Patch Adams: O Amor é Contagioso (1998); Gritos Mortais (2007); O Mafioso (2011); Argo (2012); Os 33 (2015); Demolidor (seriado 2015); Royal Pains (seriado 2010-2016); Mountain Top(2017);  Trial & Error  (2017);  Invencível: Caminho da Redenção (2018);  Ghostbusters: Mais Além (2021); Scarlett (2021)

 

Amber Valletta


 





Duplex (2003); Hitch - Conselheiro Amoroso (2005); Carga Explosiva 2 (2005); O Último Golpe (2006); Gritos Mortais (2007); Gamer (2009); Missão Quase Impossível (2010); As Garotas Vão ao Bar (2011);  Legends: Identidade Perdida (2014); Revenge (seriado 2011-2015);  Império de Sangue (seriado 2015); 

 

Donnie Wahlberg






 

O Preço de Um Resgate (1996); O Sexto Sentido (1999); O Apanhador de Sonhos (2003); Jogos Mortais 2 (2005); Annapolis (2006); Jogos Mortais 3 (2006); Gritos Mortais (2007); Jogos Mortais 4 (2007); As Duas Faces da Lei (2008); O Zelador Animal (2011);  Return of the Mac (seriado 2017);  Blue Bloods (seriado 2010-2021)

 

Laura Regan


 





Corpo Fechado (2000);  O Resgate de Jessica Lynch (2003); O Homem Sem Sombra 2 (2006); Gritos Mortais (2007); How to Be a Serial Killer (2008); Mad Men: Inventando Verdades  (2008-2010);  Atlas Shrugged: Part III (2014); Atlas Shrugged: Part III (2015);

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre