“É SEGURO?”
Após sair de um banco em Nova
Iorque, um homem antissemita (Ben Dova) cria uma confusão no trânsito gerando a
fúria de outro motorista. O incidente acaba em um desastre que vitimiza a
ambos. O incitador da confusão era irmão de um criminoso de guerra nazista dado
como desaparecido, Christian Szell (Laurence Olivier), mas que vive escondido
no Uruguai. O incidente obriga Szell a sair de seu refúgio e ir se apossar do
que o irmão guardava para ele no cofre do banco: uma fortuna em diamantes
roubados.
Thomas Babington Levy (Dutin Hoffman) é um estudante graduado, intelectual e pacifista e que está elaborando uma tese de doutorado sobre a violência política na sociedade contemporânea, mas seu orientador acredita que o real desejo de “Babe” é redimir o pai perseguido injustamente pelo Macarthismo (uma lista negra comunista criada nos anos 50), que impedido de lecionar, cometeu suicídio. Mesmo 30 anos depois, o evento ainda o persegue. Nas horas vagas, Babe faz corridas cronometradas pelo Central Park. O estudante conhece Elsa Opel (Marthe Keller), uma estudante de história, e se apaixona de imediato. Durante um passeio, ao cair da tarde, no Central Park, a dupla é atacada e assaltada por dois homens de terno. Babe manda uma carta para o irmão na qual cita o incidente.
O irmão de Babe, “Doc” (Roy Scheider) começa a perceber que sua vida está em risco. Ele não é um empresário bem-sucedido do ramo do petróleo como sempre dissera ao irmão. Ele faz parte de uma obscura agência americana, um terceiro braço que atua entre o FBI e a CIA em missões secretas. Com a morte do irmão de Szell, Doc conclui que se iniciou uma queima de arquivo e que estão matando “os mensageiros”. O cerco se fecha. Depois de escapar de um primeiro atentado, Doc (ou “Doutor” na tradução) vai visitar Babe e não compactua com as ideias do irmão quanto ao pai, mostrando-se mais preocupado com o assalto que este sofrera. Doc encontra Szell e o adverte que famílias não são envolvidas nesse esquema. Um segundo atentado contra Doc acontece e desta vez ele não tem a mesma sorte, mas mesmo mortalmente ferido ele vai de encontro ao irmão. Entra em cena, Janeway (William Devane) que revela a Babe quem era realmente Doc e que trabalhava com seu irmão. Ele deseja saber se Doc confidenciou a identidade do assassino ou compartilhou alguma informação confidencial. Babe diz que nada foi lhe dito, mas agora ele está na mira de Szell, seus comparsas e talvez pessoas que nem conheça. E Szell conhece meios de persuadir alguém a falar.
O título nacional, “Maratona da
Morte” (“Marathon Man” – que poderia ser traduzido como “maratonista”) pode
sugerir, para alguns, que há uma maratona e que algo de mortal ocorrerá nesta. Na
verdade, é um denso e intricado thriller de suspense e espionagem oriundo do
livro homônimo de William Goldman (1931-2018) que também ficou responsável por
adaptar o roteiro para às telas. A direção ficou a cargo de John Schlesinger (1926-2003)
que dirigira Hoffman em “Perdidos na Noite” (1969), além de filmes como “Domingo
Maldito” (1971) e “O Dia do Gafanhoto” (1975). Foi o primeiro suspense do
diretor que ainda faria outro filme neste gênero: “A Traição do Falcão”, mas o
diretor também poderá ser lembrado por “Adoradores do Diabo” (1987), “Morando com o Perigo” (1990) e “Olho Por Olho” (1996).
Talvez o maior problema de “Marathon Man” é que seu público não pode ser preguiçoso e / ou distraído. O filme é intricado até 50 minutos, logo para entender o que está acontecendo até aquele momento, deve-se estar bem atento e entendê-lo. Com isso, de acordo com o que o filme se desenrola, vai ficando melhor cena após cena, mas há algumas pontas soltas que podem confundir algumas pessoas, logo vai uma explicação dos eventos (ESTE TRECHO CONTERÁ SPOILERS): Szell tem colaborado com o governo de forma oculta através de uma agência obscura. Eles fingem que não o localizam em troca de algo: informações cruciais (sejam elas quais forem) e talvez diamantes, algo que ocorreu na vida real no Pós-Segunda Guerra Mundial. Pesquisem a “Operação Clipe de Papel / Paperclip” (por isso “Arquivo X” era tão bom). Szell encontrará Babe através do irmão, Henry, cujo codinome é Scylla, mas é mais conhecido como “”Doc” (de Doctor / Doutor). Com a morte acidental do irmão, protetor dos diamantes, Szell tornou-se paranoico, desejando eliminar todos que estão envolvidos nessa rede e que podem ser capazes de lhe roubar ou que podem estar conspirando contra ele. O problema é que Doc, à beira da morte, foi de encontro ao irmão, como uma despedida (o que se explica no livro), mas seus opressores acreditam que ele repassou informações (do esquema, dos diamantes, ou um plano para roubar os diamantes...) Então, é necessário descobrir o que Babe sabe (e ele não sabe nada!)
Há algumas interessantes percepções
que se encaixam na estória propostas pelo roteiro: há uma clara discussão sobre
a sociedade violenta e que mesmo um pacifista deve estar preparado a qualquer
momento. Uma violência que permeia o filme: Babe é um intelectual que abomina a
violência (cotidiana e suas derivações), violência que utilizada de uma outra
forma tirou a vida de seu pai (a violência política) e circunda a vida de seu
irmão (a violência patrocinada pelo seu próprio governo), e ainda que não a busque,
a violência bate em sua porta e a solução de tudo talvez só se resolva com
violência. Um confronto entre um intelectual e um homicida, um preso a violência
do momento e outro preso a violência do passado. Há também uma visão cínica,
que desglamouriza a espionagem, tão propagada pela própria indústria
cinematográfica, e a coloca mais próxima da realidade. Pode ser visto também como
um homem que precisa assumir o controle de sua vida (o desamparo do homem comum
frente a sociedade opressora) ou um homem que resolve vingar (mesmo que não
perceba) aqueles que sofreram as mazelas dos tiranos do século XX.
A essência da pergunta gnômica
de Szell é um mistério para Babe (“o que é seguro?”) assim como para o público,
pois infelizmente não se explica (talvez seja para deixar no público com a mesma
sensação que Babe tem). Outra frase, agora dita por Babe, também é bem curiosa ao ser
percebida: "é de Szell?". Há uma frase também bem emblemática quando
um dos agentes diz a Szell "eu acredito no meu país", ao que Szell
responde "nós também acreditamos". Dois pontos que não se explicam de
forma satisfatória no filme são os detalhes da conexão entre Doc e Szell e nem
as razões do criminoso nazista em manter os diamantes em Nova York quando ele
estava refugiado na América do Sul. Claro que não podemos deixar de citar os
grandes momentos do filme: o interrogatório que Szell tem com Babe (a cena foi
diminuída em seu tempo e “amenizada” porque, na “plateia teste” houve quem
passasse mal). Cena completamente contraindicada aqueles que apresentam Odontofobia.
A cena em que Szell caminha por um distrito de joalheria judaica; a cena que
Babe é “resgatado”; a cena em que ele recebe a ajuda de Elsa. E a tão discutida
cena final que muitos não gostaram, que é diferente do livro, mas que se mostra
interessante dentro do que a estória até então apresentou.
O elenco é muito bom. Dustin Hoffmam perdeu quinze quilos para este papel. Ele corria até seis quilômetros por dia para entrar em forma e interpretar o personagem. Mas não foi a primeira escolha, o diretor pensava em Al Pacino, mas Hoffman entregou um personagem frágil, um homem comum que, de repente, se vê envolvido em um jogo da qual não conhece as regras e nem como sair dele. Laurence Olivier foi o grande nome da produção. Estava com câncer na época (ver curiosidades) e entregou uma atuação incrível, que lhe garantiu uma indicação ao Oscar. Marthe Keller não era a primeira opção de Schlesinger, ele desejava Julie Christie que recusou. Sua atuação não comprometeu e há uma relevância quanto a sua personagem para com a estória. Roy Scheider esteve muito bem como o irmão de babe e um espião pronto para a ação. James Wing Woo interpretou Chen, um assassino que também faz atentados explosivos e que parece ter uma fixação por brinquedos. William Devane interpretou Janeway, parceiro de Doc (interessante sabermos que o ator fez um filme cujo personagem era destruído pelo Macarthismo: “Difamação” (Fear on Trail -1975). Destaque também para a atriz alemã Lotte Palfi Andor (1903-1991), a idosa na rua. Marc Lawrence e Richard Bright interpretam os capangas de Szell.
Esqueça algumas amarras
soltas e se concentre na densa trama que o filme proporciona. O filme decola a partir
do momento em que o personagem de Hoffman reencontra o irmão e o quebra-cabeças
já foi completado. As atuações são o ponto alto do filme e a famosa cena de
Szell e Babe será sempre lembrada. Um filme muito bem realizado, mas como já dito,
requer atenção para ser devidamente apreciado.
Trailer da Tevê:
Curiosidades:
Laurence Olivier assumiu o papel do Dr. Szell e deixou em parte muito dinheiro para sua esposa e filhos, pois esperava falecer do câncer que o afligiu durante a produção. Ele desempenhou o papel enquanto fazia tratamento para o câncer, que incluía altas doses de analgésicos para permitir que ele trabalhasse todos os dias. A medicação para dor afetou sua memória e, às vezes, Olivier não conseguia se lembrar de mais de uma ou duas falas por vez. Como prova de sua forte concentração, seu desempenho recebeu ótimas críticas e uma indicação ao Oscar e, apesar de trabalhar sob tratamento médico tão agressivo, ele teve uma recuperação completa, o que lhe permitiu desfrutar do sucesso deste filme e de uma série de papéis principais que seguido.
O produtor Robert Evans decidiu contratar Laurence Olivier para interpretar o papel do Dr. Szell. No entanto, como Olivier na época estava com câncer, ele não era segurável, então a Paramount Pictures recusou-se a usá-lo. Desesperado, Evans ligou para seus amigos Merle Oberon e David Niven para marcar uma reunião com a Câmara dos Lordes (o órgão superior do parlamento britânico). Lá, ele os instou a pressionar o Lloyd's de Londres para segurar o maior ator vivo da Grã-Bretanha. A estratégia deu certo e um frágil Olivier começou a trabalhar neste filme. No final, ele não apenas conseguiu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, mas seu câncer também entrou em remissão. Olivier viveu por mais treze anos.
Durante a cena em que os agentes tentam afogar Babe na banheira, Hoffman (sempre o ator metódico) insistiu em ficar debaixo d'água o maior tempo possível para torná-lo real. Várias tomadas foram feitas e o ator insistiu em ficar mais tempo na água. No final da cena, ele teve que receber oxigênio. Em suas próprias palavras, "eu disse: Não pressione meu pomo de adão, mas tente realmente me segurar. Deixe-me ver quanto tempo consigo ficar embaixo. Deixe-me ver se consigo lutar com você. Deixe-me ver o que acontece".
No último dia de filmagem, Laurence Olivier visitou Dustin Hoffman em sua casa, trazendo consigo "As Obras Completas de William Shakespeare" como presente. Ele então leu cenas de várias peças, para deleite de Hoffman. Hoffman credita a história sobre seu conflito com Olivier à malícia geral por parte do escritor William Goldman, que não gostou do fato de Hoffman ter persuadido o diretor John Schlesinger a mudar o final do livro de Goldman.
De acordo com "Adventures in the Screen Trade", em determinado momento do ensaio, Laurence Olivier perguntou a William Goldman se ele poderia mudar um pouco uma fala e chamou Goldman de "Bill" ao fazê-lo. Goldman descreve isso como o ponto alto de sua carreira.
Há muito tempo circulou a história de que Dustin Hoffman (sendo um "ator metódico") ficou acordado a noite toda para interpretar um personagem que ficou acordado a noite toda. Chegando ao set, Laurence Olivier perguntou a Hoffman por que ele tinha aquela aparência. Hoffman disse a ele, ao que Olivier respondeu brincando: "Por que não tentar atuar? É muito mais fácil." Hoffman negou repetidamente a história e finalmente esclareceu o assunto em 2004. A cena da tortura foi filmada no início da manhã, Hoffman estava se divorciando de sua primeira esposa e estava deprimido, e havia passado as duas noites anteriores festejando muito. Hoffman disse isso a Olivier e seu comentário estava relacionado ao seu estilo de vida e não ao seu estilo de “método” de atuação.
Abebe Bikila é mostrado em flashbacks correndo e vencendo a Maratona Olímpica de 1960 descalço. Após a corrida, quando questionado por que correu descalço, ele respondeu: “Queria que o mundo inteiro soubesse que o meu país, a Etiópia, sempre venceu com determinação e heroísmo”. Alguns públicos e críticos identificaram erroneamente Abebe Bikila e pensaram que era o atleta Jesse Owens.
Laurence Olivier interpretou o personagem Dr. Christian Szell, baseado no Dr. Josef Mengele, chefe S.S. Doutor de Auschwitz, que estava escondido na América do Sul quando este filme foi produzido. Em "Os Meninos do Brasil" (1978), Olivier interpretou Ezra Lieberman, um caçador judeu de nazistas (baseado em Simon Wiesenthal), que rastreia o Dr. Josef Mengele (interpretado por Gregory Peck). Olivier recebeu o Oscar
Durante a cena da tortura, o Dr. Szell fala que sofre de alexia. Alexia é um distúrbio cerebral em que a pessoa não consegue compreender palavras escritas. Às vezes também chamada de dislexia adquirida, refere-se especificamente à perda, geralmente na idade adulta, de uma capacidade anterior de leitura.
Embora a primeira prévia do filme tenha feito sucesso, a segunda, exibida em São Francisco, não foi bem. O público reclamou de toda a violência do filme, então o diretor John Schlesinger e o editor Jim Clark deletaram uma cena perto do início do filme em que Doc luta com dois assassinos que mataram seu amigo, removeram um close-up gráfico e sangrento de Szell. estripando Doc com sua lâmina de pulso e cortando pesadamente ambas as cenas de tortura. As tomadas gráficas da cena de tortura filmadas por Clark foram removidas. Algumas fotos, como cartões de lobby originais e fotos mostram Szell torturando Babe por mais tempo com instrumento dentário
O primeiro filme a usar uma Steadicam que foi lançado nos cinemas. Foi o segundo longa-metragem onde Garrett Brown utilizou sua nova invenção, sendo o primeiro Esta Terra é Minha Terra (1976), porém este filme foi lançado primeiro. Ele receberia um Oscar em 1978 por este sistema.
O papel do Dr. O irmão de Szell foi interpretado por Ben Dova. "Ben Dova" era o nome artístico do ator, comediante e acrobata Joseph Spah. Spah foi um sobrevivente do desastre de Hindenburg em 1937. Ele não foi apenas um sobrevivente, mas uma pessoa de interesse. Durante o voo, ele teve acesso ao interior da aeronave, proibido aos passageiros, para que pudesse alimentar e passear com seu cachorro, que ficava guardado na área de carga. Por causa disso, ele foi fortemente investigado após o desastre, mas acabou exonerado. Joseph Spah é destaque em muitos documentários, filmes e literatura sobre o Hindenburg.
Quando o Dr. Szell aparece pela primeira vez, ele está ouvindo um disco de uma canção clássica alemã acompanhada de piano. A canção é "Der Neugierige" ("The Questioner" ou "The Curious One") de Franz Schubert, do ciclo de canções "Die schöne Müllerin" ("The Pretty Miller-Girl"). O cantor é o tenor lírico Fritz Wunderlich, cujas gravações de canções artísticas alemãs desse tipo são geralmente consideradas o padrão ouro para esse gênero, muito estudado e imitado por cantores e estudantes menores. Nascido em 1930, Wunderlich era uma criança e um adolescente na época do Terceiro Reich. Ele morreu antes da ação do filme, quando tinha 36 anos; se ele tivesse vivido, provavelmente não teria apreciado o trabalho do Dr. A admiração de Szell, porque seu pai (de Wunderlich) havia cometido suicídio após confrontos com os nazistas que o fizeram perder o emprego.
No documentário A magia de Hollywood... é a magia das pessoas (1976), Dustin Hoffman lembra que Laurence Olivier se inspirou para a cena de tortura ao ver um jardineiro podando rosas pouco antes das filmagens. Olivier percebeu que o Dr. Szell naquele momento se via como um artesão, usando ferramentas com habilidade.
Os outtakes revelam algumas coisas. Primeiro, Laurence Olivier teve problemas para usar o grande canivete feito para seu personagem Szell. Muitas vezes, ele tentava ativá-lo e a lâmina não saía. Em segundo lugar, vários atores gostaram de imitar os padrões de fala únicos do produtor Robert Evans. Dustin Hoffman usou essa imitação para sua atuação em Mera Coincidência (1997).
Embora William Goldman tenha adaptado o roteiro de seu próprio romance, Robert Towne fez uma reescrita sem créditos para o clímax.
Enquanto Dustin Hoffman atravessa correndo o cruzamento da drogaria, há uma sala de cinema com o filme Tubarão (1975) na marquise, Roy Scheider estava em Tubarão (1975).
Uma sequência de oito minutos e trinta segundos foi filmada com Doc (Roy Scheider) lutando contra alguns homens que matam um colega espião dele. Mais tarde foi cortado. William Goldman especulou que foi cortado porque era violento. Ele sentiu que era uma excisão dolorosa, em detrimento do filme. Sem a cena, o personagem de Doc parece menos imperfeito do que realmente é.
Quando Babe (Dustin Hoffman) está subindo as escadas correndo do lado de fora do campus, ele pergunta a outro aluno em que sala está a aula do professor Biesenthal. Esse aluno foi interpretado por John Heard (sem créditos).
Durante os ensaios, Dustin Hoffman se opôs ao fato de seu personagem ter uma lanterna perto dele na cena do sequestro. Ele apenas sentiu que isso estava fora do personagem. John Schlesinger finalmente conseguiu convencê-lo de que isso tornaria a cena mais interessante do ponto de vista cinematográfico. William Goldman, que estava presente na época, teve a impressão de que era porque Hoffman não queria parecer covarde.
Há duas fotos de lendas dos corredores de longa distância no quarto de Babe: uma é de Abebe Bikila, que também é visto correndo no início do filme. O outro é do corredor finlandês Paavo Nurmi, nove vezes medalhista de ouro olímpico.
Embora seu primeiro nome correto não esteja listado em nenhum dos créditos, o personagem de Dustin Hoffman, Babe, fala seu nome completo uma vez: durante o interrogatório policial após o assassinato de seu irmão, ele é questionado sobre seu nome e grita "Thomas Babington Levy" . Ele também rapidamente se identifica como "Tom Levy" ao tentar desesperadamente entrar no prédio de seu vizinho após ser perseguido, tendo que se identificar como "o Creep", já que ninguém lá o conhece pelo seu nome verdadeiro.
O homem da joalheria tinha o número do campo de concentração tatuado no braço direito. Os nazistas tatuaram o braço esquerdo, não o direito.
Quando Babe (Dustin Hoffman) volta de uma corrida, você pode ver um livro intitulado "Corbitt" em sua mesa. Corbitt foi um maratonista americano da década de 1950, também natural de Nova York e que também lecionou na Universidade de Columbia, que Babe frequenta no filme.
O verdadeiro dentista-chefe de Auschwitz foi o SS-Sturmbannführer Raimond Ehrenberger, que serviu em Auschwitz entre 1943 e 1944 depois de prestar serviço médico na linha de frente na Divisão SS "Nord". Não há registro de Ehrenberger torturando ou matando prisioneiros, e ele parece ter sido de pouco interesse para os investigadores do pós-guerra. Após a Segunda Guerra Mundial, ele viveu uma vida relativamente tranquila em Graz, na Áustria, onde morreu em 1974.
A história de fundo/flashbacks diz respeito ao pai de Babe Levy como parte de uma lista negra comunista na academia. Na vida real, o ator Marc Lawrence, como um dos Dr. Os bandidos de Szell foram colocados na lista negra durante a década de 1950.
John Schlesinger queria Charlotte Rampling para o papel de Elsa. Marthe Keller estrelou uma série de filmes de destaque, incluindo Domingo Negro (1977), Um Momento, Uma Vida (1977) e Fedora (1978) nessa época, mas eles não conseguiram atrair o público e sua carreira em Hollywood foi curta.
Embora interpretasse um estudante de pós-graduação, Dustin Hoffman tinha 38 anos na época das filmagens, o que realmente não importa, porque sabe-se que as pessoas frequentam a faculdade até a idade adulta.
Jean-Pierre Aumont e George Cukor estavam entre os indicados para o Dr. Christian Szell.
A cena de Roy Scheider parado no pátio quando é atacado é quase semelhante à cena da morte de Johnny Ola em O Poderoso Chefão: Parte II (1974). Robert Evans produziu este filme e foi chefe da Paramount nesse filme.
Os dois bandidos de Laurence Olivier são interpretados por um ator de Film Noir e outro Neo Noir: Marc Lawrence de O Segredo das Joias, Dillinger e inúmeros outros, e Richard Bright dos dois primeiros filmes do Poderoso Chefão.
O pai de Babe e Doc se matou após ser colocado na lista negra; Marc Lawrence, que interpreta um dos dois bandidos, foi colocado na lista negra de Hollywood durante a década de 1950.
Laurence Olivier estava com tanto medo de machucar acidentalmente Dustin Hoffman durante as filmagens da cena de tortura, que perguntava constantemente a Hoffman se ele estava bem depois de filmar uma cena. De brincadeira, Hoffman tentou fazer Olivier pensar que realmente o havia machucado, gritando de uma forma muito convincente e inesperada.
CONTÉM SPOILERS:
No romance, Doc conhece um de seus rivais como assassino no Aeroporto Internacional de Los Angeles, e os dois conversam. Doc percebe que todos os assassinos como ele acabam sendo mortos e, de fato, o colega assassino logo é assassinado no banheiro de um aeroporto. Doc quase mata os homens que fizeram isso, o que mostra que seu comportamento está se tornando errático e ele pode ser demitido muito em breve. O incidente faz Doc perceber que a única coisa que ele deseja em sua vida é morrer na companhia de alguém que o ama, e não da maneira sórdida de seu colega assassino. Esse desejo explica a motivação de Doc de ir até seu irmão Babe após ser mortalmente ferido, ação que é mal interpretada por Szell e Janeway. No filme, o quase assassinato de Doc pelos assassinos de seu colega assassino foi filmado, mas cortado, o que provavelmente também eliminou a motivação de Doc ir para Babe.
Roy Scheider recebeu o livro durante as filmagens de Tubarão (1975). Ele terminou o livro em uma noite. No dia seguinte, ele disse ao homem que lhe deu o livro que era um ótimo livro e que daria um ótimo filme, embora tenha ficado desapontado porque o personagem que achou mais interessante, Henry Levy, morreu no meio do livro. Apenas um ano depois, ele estava desempenhando o papel.
Este filme muda o final do romance, e William Goldman achou o novo final uma "droga". Ele sentiu que a forma como tudo terminou deixou de fora dois esclarecimentos importantes sobre a trama. No romance, Babe leva Szell sob a mira de uma arma ao Central Park e atira nele várias vezes, posteriormente dando-lhe um sermão. Ele então joga os diamantes fora e é levado silenciosamente por um policial.
William Goldman, que escreveu o livro e o roteiro, escreveu uma sequência. Chama-se Brothers / “Irmãos” e conta a história de Cila, que sobrevive aos ferimentos aparentemente fatais.
Bastidores
Cartazes:
Filmografias Parciais:
Um Tigre de Alcova (1967), A Primeira Noite de um Homem (1967), Os Milhões de Madigan (1968), Perdidos na Noite (1969), John & Mary (1969), O Pequeno Grande Homem (1970), O Inimigo Oculto (1971), Sob o Domínio do Medo (1971), Papillon (1973), Lenny (1974), Todos os Homens do Presidente (1976), Maratona da Morte (1976), Liberdade Condicional (1978), O Mistério de Agatha (1979), Kramer vs. Kramer (1979), Tootsie (1982), A Morte de um Caixeiro-Viajante (1985), Ishtar (1987), Rain Man (1988), Negócios de Família (1989), Dick Tracy (1990), Billy Bathgate, o Mundo a seus Pés (1991), Hook, a Volta do Capitão Gancho (1991), Herói por Acidente (1992), Epidemia (1995), Sleepers: A Vingança Adormecida (1996), O Quarto Poder (1997), Mera Coincidência (1997), Esfera (1998), Joana D'Arc (1999), O Júri (2003), Em Busca da Terra do Nunca (2004), Huckabees: A Vida é uma Comédia (2004), Entrando numa Fria Maior Ainda (2004), Deu Zebra! (2005), Perfume: A História de um Assassino (2006), Mais Estranho que a Ficção (2006), O Amor Não Tira Férias (2006), Tinha Que Ser Você (2008), A Minha Versão do Amor (2010), Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família (2010), O Coro (2014), Trocando os Pés (2014), Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe (2017), O Labirinto (2019), Sam & Kate (2022)
Laurence
Olivier (1907–1989)
O Divórcio de Lady X (1938); O Morro dos Ventos Uivantes (1939); Rebecca, A Mulher Inesquecível (1940); Orgulho e Preconceito (1940); Invasão de Bárbaros (1941); Henrique (1944); Hamlet (1948); Ricardo III (1955); Spartacus (1960); Othello (1965); As Sandálias do Pescador (1968); As Aventuras de David Copperfield (1970); Os Amantes de Lady Caroline (1972); Maratona da Morte (1976); Jesus de Nazaré (1977); Meninos do Brasil (1978); Drácula (1979); Fúria de Titãs (1981); Rei Lear (1983); Os últimos Dias de Pompéia (1984 mini-série); Caçado pelos Cães de Guerra (1986).
Roy Scheider
(1932–2008):
Klute, O Passado Condena (1971); Operação França (1971); Tubarão (1975); Maratona da Morte (1976); Tubarão 2 (1978); O Show Deve Continuar (1979); Na Calada da Noite (1982); Trovão Azul (1983); 2010 - O Ano Em Que Faremos Contato (1984); Nenhum Passo em Falso (ou A Hora da Brutalidade) (1986); A Casa da Rússia (1990); Mistérios e Paixões (1991); Drácula 2 - A Ascenção (2003); O Justiceiro (2004).
William Devane
Onde os Homens São
Homens (1971); Trama Macabra (1976); Maratona da Morte (1976); A Outra Face da
Violência (1977); Herança Nuclear ou Testamento (1983); O Exterminador do Passado (1987);
Marcas de uma Obsessão (1992); O Troco (1999); Cowboys do Espaço (2000); O
Homem Sem Sombra (2000); Crimes No Paraíso 2 (2006); Jesse Stone:
Tempo de Despertar (2007); Stargate - Linha do Tempo (2008); Jesse
Stone: Gelo Fino (2009); Jesse Stone: Sem Remorso (2010); Jesse Stone:
Inocentes Perdidos (2011);Jesse Stone: O Benefício da Dúvida (2012); Batman: O
Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Interestelar (2014); Jesse Stone: Perdido
no Paraíso (2015).
Marthe Keller
James Wing Woo (1922-2014)
Elite de Assassinos (1975), Maratona da Morte (1976), O Grande Engano (1978), A Flor Mortal (1993), Caçada Sem Trégua (1994), Ópio - A Conexão Fatal (1996), Assassinos Substitutos (1998), Máquina Mortífera 4 (1998), Kung Pow - O Mestre da Kung-Fu-São (2002), Nancy Drew e o Mistério de Hollywood (2007)
Lotte Palfi Andor (1903-1991)
Marc Lawrence (1910-2005)
Se Eu Tivesse um Milhão (1932), Cassino Flutuante (1933), O Ídolo Branco (1933), A Pequena Ditadora (1935), Condenados ao Inferno (1936), Desejo (1936), Dinheiro Proibido (1936), Diabo Fez-se Ermitão (1937), Prometo Pagar (1937), Criminosos do Ar (1937), San Quentin (1937), Profeta por Acaso (1937), Perigosa Aventura (1937), A Sombra Assassina (1937), Luzes da Acusação (1938), Sacrifício de Irmã (1938), Eu Sou a Lei! (1938), Aventura no Sahara (1938), Sombras da Noite (1938), Sombras da Noite (1938), Segura Esta Mulher (1938), Alucinação (1939), Cruel é o Meu Destino (1939), Criada para Amar (1939), O Filho dos Deuses (1940), Museu de Cera (1940), A Bela e o Monstro (1941), O Morro dos Maus Espíritos (1941), Mulher Sinistra (1941), Segure o Fantasma (1941), O Entardecer (1941), Sombra do Passado (1942), Alma Torturada (1942), Consciências Mortas (1942), A Favorita dos Deuses (1944), A Princesa e o Pirata (1944), Um Dia Voltarei (1945), Dillinger (1945), Suprema Decisão (1946), O Grande Segredo (1946), Capitão de Castela (1947), Estranha Fascinação (1947), Paixões em Fúria (1948), O Segredo das Joias (1950), Budd Abbott & Lou Costello na Legião Estrangeira (1950), O Gavião do Deserto (1950), A Cigana Me Enganou (1951), Tormento do Passado (1952), Mercado de Mulheres (1952), Iolanda, A Filha do Corsário Negro (1953), Helena de Tróia (1956), O Mensageiro da Vingança (1963), Culpado ou Inocente (1963), Eva, A Vênus Selvagem (1968), Krakatoa, O Inferno de Java (1968), 007 - Os Diamantes São Eternos (1971), Honra Teu Pai (1973), 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974), Maratona da Morte (1976), Os Espertalhões (1977), Golpe Sujo (1978), Os Três Super-Tiras (1979), Ladrões e Gatunos (1983), Acerto de Contas (1986), Sangue da Terra (1989), Caso Kennedy, uma Conspiração (1992), Marilyn - Suicídio ou Assassinato? (1994), Um Drink no Inferno (1996), Gotti - No Comando da Máfia (1996), Fim dos Dias (1999)
Richard Bright (1937-2006)
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