quarta-feira, 27 de junho de 2018

EU SÓ POSSO IMAGINAR / I CAN ONLY IMAGINE (2018) - ESTADOS UNIDOS





UM HOMEM TRANSFORMADO POR DEUS

1985. Bart Millard (Brody Rose) é um menino do Texas que vive com o pai, Arthur (Dennis Quaid), um homem violento, cuja esposa Amy (Tanya Clarke) fora embora de casa. Tendo dificuldades de relacionamento com o pai, o agora já adulto Bart (J. Michael Finley), tenta se espelhar na carreira que seu pai não conseguira seguir adiante: o futebol americano. Ao sofrer uma lesão irreversível nos ligamentos, que o impede de continuar no esporte, encontra na música um talento único, mas seu pai continua impassível frente a este jovem de uma voz que encanta a todos. Bart sai de casa e cai na estrada  juntando-se a um grupo musical na tentativa de seguir uma carreira, mas o caminho é árduo e o sucesso quase impossível. Até que Bart conhece o produtor Brickell (Trace Adkins) que lhe dá um conselho que mudará toda a sua vida: que coloque em uma canção tudo que sente a respeito de seu pai e o que guarda em seu coração.



Baseado em fatos reais “Eu Só Posso Imaginar” conta a incrível e bela história por trás da música cristã de maior vendagem de todos os tempos: “I Can Only Imagine” e que, até agora, poucos conheciam a história por trás da concepção de sua letra.



Dirigido por pelos irmão Andrew e Jon Erwin mostra a relação de  amor e ódio, repulsa e incompreensão com o Pai, um relação amenizada pela paixão de Bart pela música que lhe dava inspiração, lhe dava força para  viver num lar onde quem cuida de você parece te odiar. Sua professora, Mrs. Fincher (Priscilla C. Shirer de “O Quarto de Guerra”) percebe-se diante uma pessoa com um timbre vocal diferenciado, uma pérola escondida dentro de uma ostra, mas essa ostra recusa-se a acreditar possuir tal dom. Bart pensa não ter serventia para nada na vida, muito em detrimento das palavras amarguradas de seu pai. Um homem com ódio. Muito ódio ... da vida e de si próprio que embruteceu seu coração e seu modo de criar o filho. Bart larga a namorada Shannon (Madeline Carrol) e singra as estradas de asfalto dos EUA no seu "navio sobre rodas" à procura de alguém que acredite em seu talento, e com isso acaba indo de encontro às respostas que seu coração ansiava. E escrever “a música” foi uma forma de colocar para fora todos as suas catarses. A musica se torna o cerne do filme. O fio condutor para explorar a relação entre pai e filho. Bart precisa de uma mudança completa do pai. O espectador espera essa mudança. Mas nada na vida vem fácil, tudo tem um preço e não se negocia com o tempo.



A expectativa do desenrolar da história é a força motriz por trás do filme e a bela maneira como ela é conduzida seduz o espectador mais descrente, pois não é uma fantasia, são fatos reais. Fatos que inspiraram uma canção, inspiraram a vida de um jovem, um pai perdido nas trevas de seu sofrimento e vícios e de pessoas que foram tocadas por uma letra e arranjos tão profundos. É a jornada espiritual com o pai e com Shannon, a garota do seu coração. De um pai a ser repudiado a um homem a ser admirado. Amor, ódio, redenção, tenacidade, determinação, sacrifico, esperança, superação ...  Bart usa a dor para inspirar sua poderosa canção.



"I Can Only Imagine"  (do grupo MercyMe) é uma música cristã que ultrapassou o mercado gospel, ganhou o concorrido mercado americano, conquistou a parada da famosa Billboard e correu mundo.  Teve vários covers e regravações. No Brasil a “Banda Atrium” e “Diante do Trono” lançaram suas versões nacionais. A canção original ganhou dois "Dove Awards" em 2002 e, na mesma categoria, Millard também ganharia como “Compositor do Ano” (Songwriter of the Year). Mas a trilha musical não é apenas gospel: tem U2, Leonard Cohen (1934-2016), Jeff Lynne (do antigo grupo ELO) entre outros.



Quanto ao elenco Dennis Quaid tem, talvez, um dos melhores papéis de sua carreira. Sua transformação de um pai austero e decadente em... bem... o espectador descobrirá, é impressionante. Sua entrega ao personagem é tão forte que poderíamos dizer que uma indicação ao Oscar não seria nada de absurdo. Só que essa linha não é o tipo de filme que Hollywood volta seus olhos, infelizmente. Seria muito interessante ver que foi preciso uma história gospel para dar um Oscar a Quaid. Seria outro feito dessa poderosa canção. J. Michael Finley em sua estreia no cinema surpreende. Sua escolha foi uma aposta e tanto que revelou-se um tiro certeiro. Ele consegue transmitir aqueles momentos de dor, pureza e amor (no sentido cristão) na dose certa. A talentosa atriz Madeline Carroll ("Resident Evil 3" e "Redenção") mostra que vem crescendo como atriz e sua Shannon está muito interessante. Trace Adkins (de "Horizonte Profundo") faz o simpático produtor. O ator teve ótima presença cênica e chama a atenção quando surge. Outra atriz a ser citada é Priscilla C. Shirer, em seu segundo papel no cinema, que em pouco tempo em cena conseguiu se sobressair. A atriz Nicole DuPort, como a cantora Gospel Amy Grant, aparece em alguns momentos, com boa atuação. Os demais atores também entregaram um bom trabalho.



Eu Só Posso Imaginar foi lançado nos Estados Unidos em 16 de março, não por acaso, pois remete a João 3:16 (nos EUA o mês vem à frente do dia) tido como o verso mais famoso da Bíblia e um dos mais citados (ver curiosidades). É um filme, assim como a música em que se inspira, que ultrapassa o circuito cristão e merece ter toda a visibilidade do mercado comercial, pois é um filme que emociona, tem uma bela história de vida e uma direção inspirada, com ótimos atores, fotografia e trilha sonora. Os mais suscetíveis inclusive poderão ir ás lágrimas. Um filme para quem gosta produções bem realizadas e indicada para todo tipo de público. Um filme que merece ser visto e divulgado.

Trailer:




MercyMe - "I Can Only Imagine"





Banda Atrium - Eu Só Posso Imaginar (I Can Only Imagine)



Diante do Trono - Eu Só Posso Imaginar (I Can Only Imagine)


Curiosidades:

João 3:16:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

Orçado em 7 milhões e só nos Estados Unidos alcançou 85 milhões até o momento.

Os gêmeos do ator Dennis Quaid aparecerem como extras na cena do restaurante. Sua filha é a que aponta para o personagem de Quaid durante seu incidente de saúde.

 









  

Durante a cena de abertura, em 1985, o jovem Bart está andando de bicicleta pela cidade. Ele passa por uma sala de cinema mostrando os títulos de Tubarão 3 (1983) e Os Goonies (1985). Dennis Quaid, desempenhou o papel principal de Mike Brody em tubarão 3-D em 1983.

"sonhos não  pagam contas ... nada de bom vem deles ..." é uma das frases do pai de Bart no filme.


Trilha Sonora:

I Can Only Imagine -  MercyMe
Into the Heart - U2
Don't Bring Me Down -  Jeff Lynne
Hallelujah - Leonard Cohen
Breath of Heaven (Mary's Song) -   Amy Grant
We're a Band -  Audio Adrenaline
The Attic - Bart Millard, Mike Scheuchzer e Timothy Shay Spencer
The Great Adventure - Steven Curtis Chapman
Oh Lord, You're Beautiful - Keith Green
Oh, What a Beautiful Mornin -  Ameritz Audio
Beautiful -  Nathan Cochran
Amazing Grace -  John Newton
Intro -  M83
 

Letra da  Musica:
I can only imagine 
What it will be like
When I walk, by your side
I can only imagine 

What my eyes will see
When you face is before me
I can only imagine ... Yeah


Surrounded by Your glory
What will my heart feel
Will I dance for you Jesus
Or in awe of You be still
Will I stand in your presence
Or to my knees will I fall
Will I sing hallelujah
Will I be able to speak at all
I can only imagine
I can only imagine
 

I can only imagine 
When that day comes
When I find myself 

Standing in the Sun
I can only imagine 

When all I would do is forever
Forever worship You
I can only imagine, yeah
I can only imagine
 

Surrounded by Your glory
What will my heart feel
Will I dance for You, Jesus
Or in awe of you be still
Will I stand in your presence
Or to my knees will I fall
Will I sing hallelujah
Will I be able to speak at all
I can only imagine, Yeah
I can only imagine


Surrounded by Your glory
What will my heart feel
Will I dance for You, Jesus
Or in awe of you be still
Will I stand in Your presence
Or to my knees will I fall
Will I sing hallelujah
Will I be able to speak at all
I can only imagine, Yeah
I can only imagine 

I can only imagine yeah yeah
I can only imagine
I can only imagine
I can only imagine 

I can only imagine 
when all I will do
Is forever, forever worship You
I can only imagine

Filmografia Parcial:

Dennis Quaid














O Vencedor (1979); Cavalgada dos Proscritos (1980); Tudo em Família (1981); Sede de triunfo (1983);  Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); A Morte nos Sonhos (1984); Inimigo Meu (1985); Acerto de Contas (1986); Viagem Insólita (1987); Sob Suspeita (1987);  Morto ao Chegar (1988) ; A Fera do Rock (1989); Wyatt Earp (1994); Coração de Dragão (1996); As Duas Faces da Lei (1997); Corações Apaixonados (1998); Alta Freqüência (2000); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); Desafio do Destino (2002) Garganta do Diabo (2003); O Dia Depois de Amanhã (2004); O Vôo da Fênix (2004); Ponto de Vista (2008); G.I. Joe: A Origem de Cobra (2009); Pandorum (2009); Legião (2010); Footloose: Ritmo Contagiante (2011); Além da Escuridão (2011); Quatro Vidas de um Cachorro (2017); Eu Só Posso Imaginar (2018)


Madeline Carroll
 














Quando um Estranho Chama (2006); Meu Papai é Noel 3 (2006); Resident Evil 3: A Extinção (2007); Missão Quase Impossível (2010); O Primeiro Amor (2010); O Primeiro Amor (2011); Café com Amor (2011); Redenção (2011); O Reencontro (2012); Eu Só Posso Imaginar (2018); God Bless the Broken Road (2018); Pistachio (2018)

Trace Adkins
 

 











Ciranda de Ilusões (1987); Trailer Park of Terror (2008); O Poder e a Lei (2011); Wyatt Earp's Revenge (2012); Mamãe: Operação Balada (2014); Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (2016); Stagecoach: The Texas Jack Story (2016); Before They Were Cowboys (2016); Hickok (2017); Guitar Legends for Heroes (2018); Eu Só Posso Imaginar (2018); Motocross (2018)

Tanya Clarke
 

 











Uma Mente Brilhante (2001); O Melhor Ladrão do Mundo (2004); Marco Zero (2007); Na Trilha do Assassino (2009); Death Warrior (2009); Repo Men: O Resgate de Órgãos (2010); DriverX (2017); Eu Só Posso Imaginar (2018); The Boarder (2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre