quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

AS AVENTURAS DE PI / LIFE OF PI (2012) - ESTADOS UNIDOS - REINO UNIDO - TAIWAN - CANADÁ - AUSTRÁLIA

UM INSTIGANTE CONTO DE UM GAROTO E UM TIGRE

Pi Patel (Suraj Sharma) é um menino indiano que recebeu o nome de "Piscina" e, depois de muitas gozações dos colegas, conseguiu engenhosamente abreviar seu nome para “Pi”. Pi começa a interagir com os conceitos filosóficos de algumas religiões e acredita ser ao mesmo tempo hindu, cristão e mulçumano. Para cada religião, um motivo distinto. O filme, entretanto, nada tem a ver com religião. O pai de Pi possui um zoológico na Índia até que certo dia, diante de uma falência iminente, resolve mudar-se com a família para o Canadá, levando seus animais para vendê-los. Com o bom dinheiro que receberá, iniciará uma nova vida. Só que as coisas não acontecem como o previsto e, durante uma tempestade, o navio começa a afundar. Pi é colocado em um pequeno barco na qual uma zebra cai dentro. Lançado ao mar e distanciando-se cada vez mais do navio, ele perde contato com todos que estavam a bordo e o vê afundando no oceano.

No dia seguinte encontra no barco um orangotango, que também conseguiu escapar, agarrando-se a um pedaço do navio e que o trouxe a bordo. Logo percebe que dentro de seu barco havia uma hiena escondida e faminta, que tenta devorar a todos. Mas isso não é o pior. Após sobrarem apenas a hiena e Pi eis que se revela um tigre que manteve-se até aquele instante  escondido e que agora resolveu fazer de Pi seu alimento. O rapaz tentará sobreviver, perdido no meio do oceano, mantendo o tigre vivo, único elo entre ele e a sanidade.

O diretor Ang Lee foi muito feliz nesta adaptação do Livro “Life of Pi”, transpondo imagens fantásticas do oceano e suas criaturas de uma forma poética incrível. O tigre é um show à parte, pois a tecnologia empregada trouxe um realismo ao animal poucas vezes visto e deu ao filme o tom de credibilidade e originalidade necessários. Além de suas imagens fantásticas, o filme tenta passar a mensagem de que o ser humano é capaz de sobreviver nos ambientes mais insólitos e que a salvação, mesmo que possa aparente estar definitivamente perdida, pode estar a alguns quilômetros adiante.


A história, como é narrada, tem ótimos momentos como a da marcação do território, ou quando ambos contemplam as águas do oceano com uma lua ao fundo. Começa um pouco lento e surpreende aqueles pensam que assistirão uma produção arrastada e com pouca imaginação, esse último é o requisito mais abundante do filme.  

A trama mostra um escritor em crise de criação que encontra Pi (já adulto) e pensa que escutará apenas mais uma história de pescador, mas o que seus ouvidos receberão é extraordinário, difícil de acreditar e no final fica a pergunta: Em qual a história você acreditou? Depende muito de suas convicções e valores, de como você percebe o mundo e, principalmente, de como se sente inserido nele. O diretor mostrou-nos duas histórias e nós é que escolheremos qual aceitaremos, nesse enredo cheio de simbologia, onde tudo que foi narrado pode ser  a realidade dos fatos ou não ser nada do que se viu.

O grande mérito de Ang Lee foi transpor toda essa imaginação direto das páginas do livro de Matel e, ao contrário de uma grande parcela de produções, seu filme não ficou devendo em nada se comparado ao livro. Sua visão ficou bem próxima a do escritor, transformando em belas imagens algumas passagens difíceis de serem interpretadas. Lee contou a história corretamente, suprimiu passagens e diálogos desnecessários, azeitou a história e nos entregou um belo conto de um garoto e um tigre.


Trailer:

 



Curiosidades (contém spoliers):

A vida de Pi baseia-se no romance homônimo escrito em 2001 pelo canandense Yann Matel  e que concorreu a 11 Oscars levando quatro (Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais ).

Ang Lee contratou Steven Callahan como "consultor náutico". Em 1982, Callahan sobreviveu 76 dias à deriva em um barco salva-vidas de borracha no Atlântico depois que seu veleiro afundou.

O filme custou 120 milhões e arrecadou em torno de 609 milhões.

Tobey Maguire (Homem-Aranha) foi originalmente escalado como o Escritor, mas Ang Lee achava que Maguire era famoso demais para um papel tão pequeno.

Suraj Sharma nunca esteve no barco com um tigre vivo. A maioria das imagens do tigre eram CGI de alta tecnologia. Apenas algumas cenas, como o tigre nadando na água, incluíram um tigre real. 

Suraj Sharma nunca teve a intenção de fazer um teste para o filme. Ele foi a um teste de elenco para apoiar seu irmão e venceu mais de 3.000 candidatos para o papel principal.

A imagem de cima de Pi dormindo na lona, ​​com Richard enrolado no barco e os peixes nadando embaixo deles, reproduz a capa mais conhecida do livro em que o filme é baseado.

Pi fica no bote salva-vidas por 227 dias. Uma boa aproximação para o número pi é 22/7.

Primeiro filme em sete anos a receber o Oscar de Melhor Diretor sem ganhar o Oscar de Melhor Filme. O filme anterior foi O Segredo de Brokeback Mountain (2005), também dirigido por Ang Lee.

O estúdio VFX "Rhythm & Hues" ganhou um Oscar por este filme. Isso foi duas semanas depois que eles declararam falência. O principal motivo foram as necessárias mudanças durante o filme sem que recebessem pelo trabalho extra. Ang Lee nem mesmo mencionou a equipe do VFX no Oscar. A maior parte do trabalho neste filme foi feito por esta equipe. Há também um pequeno documentário sobre isso, chamada Life After Pi (2014).

Conforme o Escritor folheia o relatório de seguro, pode-se ver na terceira página: "2. Nenhuma grande perturbação climática relatada naquele dia no quadrante. 3. Avaliação do sobrevivente sobre o clima impressionista não é confiável. No máximo, o clima foi um fator contribuinte. A causa (do ocorrido) no navio ocorreu talvez internamente".

O relatório de seguro japonês, visto brevemente enquanto o "Escritor" olha a pasta do relatório e o recorte do jornal, indica um número de relatório "250663", 25 de junho de 1963 é a data de nascimento de Yann Martel, o autor do romance de 2001 "Vida de Pi ".

Pi é visto lendo "A Ilha Misteriosa" (sequência de "20.000 Léguas Submarinas") de Júlio Verne, uma coleção de Dostoevsky e "O Estrangeiro" de Albert Camus.

O autor Yann Martel disse que se inspirou em uma resenha de livro do romance "Max e o Felinos", do escritor brasileiro Moacyr Scliar, de 1981, sobre um refugiado judeu-alemão que cruzou o oceano Atlântico enquanto compartilhava seu barco com um jaguar.

Como os direitos foram adquiridos em 2002, vários diretores foram contratados, incluindo M. Night Shyamalan, Alfonso Cuarón e Jean-Pierre Jeunet.

No romance, não é o pai de Pi que diz "Religião é escuridão", é um professor que sobreviveu à poliomielite.

Pi não escreve Pi por extenso no livro, ele apenas fornece o tradicional 3,14 (pi não pode ser escrito por extenso porque é infinito)

Filmado nas plantações de chá de Munnar, em Kerala

No final da história, Pi menciona que a ilha carnívora nunca mais foi vista, e isso cria um elemento de dúvida sobre a versão da história com o tigre. No início do filme, quando Pi conta ao escritor sobre o Senhor Vishnu, ele diz: "Vishnu dorme na costa do oceano cósmico, e nós somos a matéria dos seus sonhos". A ilha carnívora tinha a forma de Vishnu deitada no oceano.

Várias cenas incluem a vista de perfil de um Vishnu (o deus hindu adormecido visto na barcaça). Ele aparece nas colinas distantes quando Pi está de férias e visita a igreja para beber a água benta. Ele aparece nas nuvens em uma noite escura no mar. Ele está na forma da Fossa das Marianas no mapa oceânico. Ele também é a ilha carnívora em perfil.

Quando Pi está bebendo água benta na igreja, o padre oferece a ele um copo d'água dizendo "Você deve estar com sede" (You must be thirsty"). Isso também pode estar se referindo ao nome original do tigre, que era "Sedento" ("Thirsty").


Trilha sonora:

Pi's Lullaby - Bombay Jayashri
Sous le Ciel de Paris - Hubert Giraud
Raga Ahir Bhairav - Pandit Jasraj & The Royalty Network, Inc.
Anandi's Dance (instrumental)
Tum Aa Gaye Ho Noor Aa - Lata Mangeshkar, Rahul Dev Burman, and Kishore Kumar
Tiruppukal (Instrumental)



Cartazes:


Filmografia Parcial:

Suraj Sharma







As Aventuras de Pi (2012);  Arremesso de Ouro (2014);  Homeland (Seriado 2014 - 2015);  A Morte Te Dá Parabéns 2 (2019); Killerman: A lei das Ruas (2019); Deus Me Adicionou (seriado 2018 - 2020);  Wedding Season  (2022)


Irrfan Khan (1967–2020)







Jazeere (1991); The Great Maratha (seriado 1994);  Private Detective: Two Plus Two Plus One (1997); The Goal (1999); Um Guerreiro Solitário (2001); Macbeth (2003); Sombras do Passado (2004); Chocolate: Deep Dark Secrets (2005); Nome de Família (2006); Entre Dois Mundos (2007); O Preço da Coragem (2007); Os Quatro Loucos (2008); Quem Quer Ser um Milionário? (2008); Em Terapia (seriado 2010); O Espetacular Homem-Aranha (2012); As Aventuras de Pi (2012); A Lancheira (2013); Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015); Culpa Declarada (2015); Inferno  (2916); O Quebra-Cabeça (2018); Chantagem (2018)

Gérard Depardieu

 


Um Pouco de Sol na Água Fria (1971); Adorável Gozador (1972); Scoumoune, O Tirano (1972); O Caso Dominici (1973); Dois Homens Contra uma Cidade (1973); Paixão Selvagem (1976); A Última Mulher (1976); 1900 (1976); O Gângster René La Canne (1977); Coquetel de Assassinos (1979); O Último Metrô (1980); A Mulher do Lado (1981); Danton - O Processo da Revolução (1983); Meu Marido de Batom (1986); Jean de Florette (1986); The Fugitives (1986); Sob o Sol de Satã (1987); Camille Claudel (1988); Cyrano (1990); Green Card: Passaporte para o Amor (1990); Meu Pai Herói (1991); Todas as Manhãs do Mundo (1991); 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Germinal (1993); Meu Pai Herói (1994);  De Bem com a Vida (1996); Bogus, Meu Amigo Secreto (1996); Hamlet (1996); O Homem da Máscara de Ferro (1998); Asterix e Obelix Contra César (1999); 102 Dálmatas (2000); Asterix e Obelix: Missão Cleópatra (2002); Meu Pai, Meu Filho (2002); Cidade Fantasma (2002); Pacto de Silêncio (2003); Viagem do Coração (2003);  O Pecado da Fé (2004); Apenas Bons Amigos (2005); Paris, Te Amo (2006); Asterix nos Jogos Olímpicos (2008); Missão Babilônia (2008); Inimigo Público nº 1 (2008); Minhas Tardes com Margueritte (2010); Rasputin (2011); As Aventuras de Pi (2012); Astérix e Obélix: A Serviço de sua Majestade (2012); Bem-Vindo a Nova York (2014); Um Time Bem Diferente (2016); Deixe a Luz do Sol Entrar (2017); Só se Vive uma Vez (2017); A Outra Mulher (2018); A Chance de Fahim (2019); Adieu Paris (2021); Maison de retraite  (2022); Les Volets Verts (2022)


Rafe Spall


Todo Mundo Quase Morto (2004); Hooligans (2005); Juventude Rebelde (2006); Heróis de Guerra (2006); Um Bom Ano (2006); Chumbo Grosso (2007); Uma Janela para o Amor (2007); Um Dia (2011); Anônimo (2011); Prometheus (2012);  As Aventuras de Pi (2012); Heróis de Ressaca (2013); Que fim levou Papai Noel? (2014); A Grande Aposta (2015); O Bom Gigante Amigo (2016); O Ritual (2017); Jurassic World: Reino Ameaçado (2018); MIB: Homens de Preto - Internacional (2019); Luta por Justiça (2019); Denmark (2019); Trying (seriado 2020 -2021)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre