SEGREDO SOMBRIO
Nadja (Peri Baumeister)
viaja com o filho Elias (Carl Anton Koch), em um voo atlântico, em direção aos
Estados Unidos, em busca de tratamento
para uma doença que começa a se mostrar cada vez mais incontrolável. No meio do
trajeto, o avião é tomado por um grupo de terroristas que deseja usá-lo como
instrumento para um atentado. Um dos terroristas, Eightball (Alexander Scheer),
mostra-se extremamente violento não hesitando matar quem lhe desobedeça,
gerando ódio até entre os seus companheiros do terror. O que o grupo não espera
é uma supressa assombrosa: Nadja não pode permitir em hipótese alguma que o voo
se desvie de seu curso. Quando o grupo investe contra ela, descobre que o que
possui, n verdade, não é uma estranha doença e, sim, uma inacreditável
maldição. Nadja é uma vampira furiosa, sedenta de sangue e com cada vez mais
dificuldade de manter sua sanidade, ameaçando a todos dentro do avião e até ao
seu filho, único elo que permite que se mantenha a duras penas como humana.
Nadja passa a caçar o grupo e o grupo passa a caça-la, enquanto os passageiros
temem ser mortos pelos terroristas ou terem seus plasmas sugados pela criatura
da noite. Só que Eightball se mostra um perigoso sociopata, que deseja
confrontar Nadja e descobrir como pode utilizar em benefício próprio a sua
maldição.
Antes que o leitor dessas
linhas pense estar diante de mais um filme de vampiro, tenho que dizer que o
filme é uma grata surpresa no gênero. Disponibilizado recentemente na
plataforma da Netflix (que também co-produziu o filme), “Blodd Red Sky” se revela uma produção britânico-alemã,
fugindo dos filme produzidos nos EUA, o que já é um bom indício de que há
originalidade na história. Começa de uma forma mais devagar para mostrar como
tudo ocorreu, até o ponto em que tudo começa a dar errado, em pleno voo. Para
aqueles que detestam flashbacks em filmes, lamento informar que eles existem
(poucos), mas nada que comprometa a história, até porque esclarecem pontos que
cronologicamente obrigariam o diretor seguir outro modo de conduzir sua
narrativa. Esse elementos são válidos quando visão acrescentar informações
importantes, quando usados de forma indiscriminada tornam-se cansativos, o que
não é o caso aqui.
É na estrutura da relação entre Nadja e Elias que o filme funciona, na história de uma mãe solteira tentando proteger seu único filho, mantê-lo seguro, enquanto tenta esconder deste o seu lado monstruoso, e o perigo de estar protegido por alguém que já não consegue manter a sanidade. Elias é o que a mantém sã, os terroristas são o que provoca sua transformação e o início às insanidades. Ela percebe que Elias não estará seguro com ela a longo prazo e completamente indefeso frente aos mortais terroristas a curto prazo. Nadja deve destruir esses soldados do ódio, que se mostram mais como soldados da fortuna. E, para esses homens treinados, o melhor mesmo é bater em retirada do que enfrentar algo que não será fácil de matar, mas Eightball pensa o contrário. Ele encontrou um desafio à sua insanidade e quer tirar proveito disso. E o mais perigoso de tudo: qual a probabilidade de uma criatura faminta e insana não atacar outros passageiros? Muito pouca. E o resultado disso? Previsível. O filme vai se tornando cada vez mais tenso e o espectador tenta entender como um avião sem contato com o mundo exterior, através, apenas de seus sequestradores e suas exigências, conseguirá pousar tendo a espera um grupo armado anti-terrorista a postos para invadir sem saber o que realmente acontece em seu interior.
O elenco é muito bom: a
atriz alemã Peri Baumeister, como a mulher amaldiçoada que não deseja deixar o
filho sem uma mãe, ou como uma mãe vampira, dá a atuação que o roteiro
precisava. O ator, também alemão, Carl Anton Koch, em sua estreia no cinema,
mostra-se uma grata revelação como um filho que ama sua mãe, independente do
que ela seja. Alexander Scheer, nascido na antiga Berlim Oriental, é um sociopata incontrolável que
transforma-se no grande vilão do filme. O ator alemão Kais Setti (como Farid) é
o único que detém a confiança de Nadja e Elias, mas que não transmite o mesmo
sentimento ao Coronel (negociador) Alan Drummond (ator escocês conhecido por
sua participação no seriado Outlander). Outro rosto conhecido é do ator inglês
Dominic Purcell (como Berg) do seriado Prison Break (2005-2017).
Trailer legendado (contém spoilers):
Cartaz:
Curiosidades (contém spoilers):
O avião usado é um Airbus A340.
Nadja
compartilha algumas características com o conde Graf Orlok, o vampiro de
Nosferatu (1922), como a calvície e as orelhas pontudas.
Originalmente intitulado “Transatlantic 473”
Comprometida com as filmagens da série The Last Kingdom (2021- cancelada), Peri Baumeister acabou sendo uma das últimas contratações, segundo o diretor e co-roteirista Peter Thorwarth.
Filmografia Parcial:
Peri Baumeister
Meio-Irmãos (2015); Oregon Pine (2016); A Pequena
Travessa (2018); O Último Reino (seriado 2017-2018); Skylines (seriado 2019);
Céu Vermelho-Sangue (2021)
Alexander Scheer
Alameda do Sol (1999); Mein Bruder, der Vampir (2001); Berlin,
Berlin (seriado 2003-2005); Othello (2005); Lulu (2006); Tangerine
(2008); Triângulo Amoroso (2010); Quando Papai Noel Caiu do Céu (2011); Lou
(2016); O Jovem Karl Marx (2017); Piratas do Caribe: A Vingança de
Salazar (2017); Consequências (2019); A Espiã (2019); Fassbinder: Ascensão e
Queda de um Gênio (2020); Céu Vermelho-Sangue (2021)
Graham
McTavish
Em Busca de Liberdade (1988); Herói sem Pátria (1988); As Aventuras de Erik, o Viking (1989); Amigos para Sempre (1996); Macbeth (1997); Merlin (1998); King Lear (1999); Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida (2003); Rei Arthur (2004); Rambo IV (2008); Sisterhood (2008); Intermediário.com (2009); Secretariat - Uma História Impossível (2010); O Homem de Palha (2011); Colombiana: Em Busca de Vingança (2011); O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012); O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013); O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014); Creed: Nascido para Lutar (2015); Horas Decisivas (2016); Castlevania (animação 2017 a 2018 - voz); Aquaman (2018); Preacher (seriado (2016 a 2019); Outlander (seriado 2014 a 2020); Castlevania (2017-2021); Céu Vermelho-Sangue (2021); The Witcher (2021); House of the Dragon (seriado 2022)
Dominic Purcell
A Primeira Filha (1999); Missão: Impossível 2 (2000); Cenas do Crime (2001); Invincible (2001); Equilibrium (2002); John Doe (seriao 2002 -2003); Visitors - Nas Profundezas do Medo (2003); Sequestro, Chantagem e Morte (2004); Blade: Trinity (2004); Carta para a Morte (2006); Primitivo (2007); Renascido das Trevas (2009); Sombras da Justiça (2011); Perseguição Obsessiva (2011); Os Especialistas (2011); Sob o Domínio do Medo (2011); Resgate nas Alturas (2012); Rastros de Violência (2013); Meu Ofício é Matar (2013); A Caça (2013); Soldados do Gelo (2013); Profissão de Risco (2014); Lutando por uma chance (2014); Encurralados (2015); Cercados pelo Medo (2015); Prison Break (seriado 2005 -2017); Céu Vermelho-Sangue (2021); Lendas do Amanhã (seriado 2016-2021)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre