sábado, 10 de setembro de 2016

DEIXA ELA ENTRAR / LÅT DEN RÄTTE KOMMA IN / LET THE RIGHT ONE IN (2008) - SUÉCIA





UM CONTO VAMPIRESCO SUECO

Deixa Ela Entrar é uma produção sueca de 2008 que aborda o relacionamento de um garoto de 12 anos, Oskar (Kåre Hedebrant) que é perseguido na escola e Eli (Lina Leandersson), uma recém chegada ao prédio onde mora o menino. A dupla passa a encontrar-se à noite e travam uma amizade que culmina em um forte romance. Eli revela-se uma criatura que necessita de sangue para sobreviver, nem que tenha que matar para tal. Oskar passa a ter um dilema: se afastar da única pessoa a qual se identifica ou aceitar essa condição em seu recente amor.




Excelente filme de vampiro, ambientado no início dos anos 80, cujo título faz parte de uma das crendices a respeito de vampiros: eles só podem entrar em sua casa se forem convidados, caso contrário podem até morrer. Fez tanto sucesso que foi refilmado em 2010, numa produção anglo-americana (de igual sucesso) que mais parece um papel carbono desta. O diretor Tomas Alfredson (de O Espião Que Sabia Demais - 2011) deu uma excelente condução ao tema com  um suspense muito bem elaborado, na qual o grande mote da trama é saber como terminará esta história de amor (nem tanto) improvável . O filme tem outras qualidades como uma ótima fotografia, uma boa explicação, de modo sutil, de  como Eli viveu estes anos todos, além do mistério a cerca de seu tutor, Håkan (Per Ragnar), que cuida e preserva Eli de qualquer ameaça, porém sem muita eficiência em evitar a aproximação do casal. 



Filmes de vampiros podem ser inventivos e triviais, esta aqui fica ao lado de produções como “A Hora do Espanto” (o original) e “30 dias de Noite 1”, por exemplo. Uma história contada com uma certa dose de violência, misturando bullying escolar, primeiro amor e a ingenuidade de pré-adolescente. O enredo é convidativo à simpatia do espectador pela dupla, mesmo que por mais absurda que seja a maneira com a qual a “jovem” vampira tenha que se manter viva.




Temos ótimas cenas, como a do hospital e de Oskar contra seus algozes na piscina. A mulher atacada que fica internada no hospital e de Håkan com Eli quando as coisas se complicam.



Eli  é protetora e protegida, funcionando como o instrumento de vingança de Oskar. Ainda que o garoto não aprove a ideia, há uma parte sua que não desaprova. E essa dualidade de sentimentos é dos pontos centrais da história e foi explorada com sensibilidade durante sua projeção.  Eli é uma vampira que parece uma eterna criança, bem diferente da vampira criança de Kirsten Dunst , em “Entrevista Com o Vampiro” (1994).




Deixa Ela Entrar pode ser visto mais como um conto vampiresco. Lembra, de certa forma, aqueles contos de terror em quadrinhos da saudosa revista Kripta, da Editora RGE, que teve uma legião de admiradores e que teve alguns volumes relançados  pela Editora Mythos , mas, na verdade, deriva de um livro chamado “Låt Den Rätte Komma In” do escritor sueco  John Ajvide Lindqvist que também assinou o roteiro.

 

Trailer :

 





Curiosidades:

A refilmagem americana chamou-se “Deixe-me Entrar” (2010)

O filme consta no livro "1001 Filmes para ver Antes de Morrer".  

Vários truques foram usados ​​para criar os efeitos sonoros certos para algumas das cenas mais sangrentas. Morder salsichas era usado para replicar morder pele e carne, e beber iogurte era usado para soar como beber sangue. O som dos piscadelas das crianças era feito pela fricção das cascas das uvas em um movimento quase "piscante".

O filme se passa em 1982.

Eleito filme do ano pela revista Empire (primeira vez que um filme de língua estrangeira liderou a lista desde Cidade de Deus (2002), em 2003)

Embora o filme se passe em Blackeberg, um subúrbio de Estocolmo, a fotografia principal do filme foi filmada em Luleå, no norte da Suécia, para garantir neve e frio suficientes.

O título do filme (assim como o romance em que foi baseado) refere-se ao fato de que, de acordo com o mito, os vampiros devem ser convidados antes de poderem entrar na casa de alguém (isso é mostrado no filme quando Eli pede a Oskar para convidá-la para entrar em seu apartamento). O título traduzido para o inglês do livro e do filme, "Let The Right One In", foi retirado da letra da canção "Let the Right One Slip In", de Morrissey.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre