segunda-feira, 9 de agosto de 2021

RASTROS DE UM SEQUESTRO / GI-EOK-UI BAM /FORGOTEN (2017) - CORÉIA DO SUL

HISTÓRIA DENTRO DA HISTÓRIA

Jin-Seok (Kang Ha-Neul) está mudando para a sua casa nova, perto de Seul (na qual sente estranha familiaridade) com os pais (Moon Sung-Keun e Na Young-hee) e o irmão mais velho, Yoo-Seok (Kim Mu-yeol) que tanto admira. Jin é um jovem que não se sente tão inteligente quanto seu irmão, que tirava as melhores notas nas escolas e era um atleta nato que, devido um acidente, sofreu uma lesão na perna esquerda que o deixou com sequelas para sempre. Ainda assim, Jin percebe a forma como seu irmão demostra carinho por ele. A mudança para a nova casa faz com que, temporariamente, os irmãos tenham que dividir o mesmo quarto, uma vez que o antigo proprietário requisitou um dos quartos para guardar seus pertences até conseguir um lugar para levá-los em definitivo. Só há um pedido: que não entrem no quarto nesse período, que permanecerá trancado.

Jin começa a se sentir incomodado com  o que parece ser um som vindo do quarto vazio, mas sua família não consegue escutar nada e acredita que os problemas que o filho carrega, como o uso de ansiolíticos, podem estar afetando sua mente e que o jovem pode estar negligenciando o uso de tais medicamentos, o que pode ser o motivo também de seus constantes pesadelos. No dia seguinte algo estranho acontece: Jin vê o irmão ser sequestrado perto de casa, mas não consegue chegar a tempo de socorrê-lo. Ele conseguiu memorizar a placa da van, mas não há pedidos de resgates e a polícia diz não haver  carros registrados no país que possuam as iniciais da placa que alega ter visto. Dezenove dias depois,  Seok retorna para casa sem se lembrar de nada que ocorrera durante o seu cativeiro, mas aparenta estar psicologicamente e fisicamente bem.  Durante uma manhã,  Jin fala a Seok que ele parece estar mancando da perna errada, mas o irmão diz que ele está imaginando coisas, mas este começa a desconfiar de que há algo errado na volta do irmão. Certa noite, quando Jin adormece na cadeira, este sente o irmão ao seu lado de forma ameaçadora. Seok então sai para passear. Jin o segue e fica estarrecido: o irmão não está mancando de nenhuma das pernas e está se encontrado com pessoas aparentemente perigosas. Jin é descoberto,  passa a ser perseguido e é capturado. Mas quando acorda está dentro de seu quarto, na mesma cadeira que dormira, com o irmão dormindo na cama. Ilusão ou realidade?

Desde que "Parasita" (2019) ganhou o Oscar de Melhor filme, o grande público passou a receber mais filmes da Coréia do Sul, descobrindo que o país abriga boas produções como o recente “A Ligação” (2020). Rastros de um Sequestro apesar de ser um filme de 2017, atraiu atenção suficiente por ser uma produção da Netflix, nos trazendo um filme bem interessante em sua proposta da qual muitos espectadores não descobrirão com facilidades. Repletos de reviravoltas (os chamados "plost twist") no roteiro, quando pesamos acreditar para onde o filme se encaminhará, já nos encontraremos em uma mudança de rumo na história, que irá nos surpreender tanto quanto ao confuso Jin, que começará a fechar as peças desse intricado quebra-cabeças, na qual suspeitará de todos e de sua própria sanidade. Não se deve revelar muito do filme após o momento que descrevi, pois a partir desse momento muitas das situações começarão a ser reveladas em um roteiro bem original, que recebeu pouco investimento: atores, uma locação fixa, algumas cenas de ruas, alguns flashbacks  e muita eficiência.

Kang Ha-Neul nos mostra uma atuação sólida nos vários momentos que seu personagem requer uma mudança de comportamento ou credulidade. Mu-Yeol Kim é outro que nos traz um personagem bem interessante, que prende o espectador ao seu mistério  e segredos. Moon Sung-Keun e Na Young-hee (pai e mãe respectivamente) tem seus próprios momentos quando o roteiro lhes exige uma atuação mais densa.

Em seu terceiro filme, o diretor Hang-jun Jang nos entrega um thriller psicológico que poderia ser feito em nosso país ou qualquer outro,  pois não precede de altos investimentos, tudo parte de uma narrativa muito bem estruturada, nada óbvia, bem equilibrada entre revelação e suspense, que surge dentro de uma história e que deixará algumas pessoas um pouco confusas em certa altura, mas que não se omitirá de explicar, de maneira bem prática, seus segredos. É uma produção que garante uma boa diversão e quanto menos você souber sobre o filme, melhor será sua experiência. Só não façam um remake americano.

 

Trailer (contém spoilers):



 

Curiosidades:

O diretor explicou sua inspiração para Forgotten em uma entrevista de 2018. Um amigo mencionou a ele que seu primo havia saído de casa por cerca de um mês e depois voltou. Mas o primo parecia um estranho depois disso.


Trilha Sonora:

Blue Christmas -  David Thibault





 

Cartaz:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre