terça-feira, 17 de dezembro de 2019

CAMPO DO MEDO / IN THE TALL GRASS (2019) - CANADÁ




TEIA DE ARANHA
Cal (Avery Whitted) e sua irmã grávida Becky (a atriz de ascendência brasileira Laysla De Oliveira) viajam por uma estrada isolada no centro-oeste americano (Kansas), cercada por um enorme campo de grama alta (o "tall grass" do título) quando Becky passa mal e são obrigados a parar ao lado de uma igreja. Um pedido de socorro de uma criança perdida, em um ponto do campo, é ouvido. Cal e Becky resolvem ajudar o menino que diz chamar-se Tobin (Will Buie Jr), cujos pais Natalie (Rachel Wilson) e Ross (Patrick Wilson) também se perderam no local. A dupla entra no campo e também se perde, e mesmo próximos parecem estar fisicamente distantes. Becky encontra Ross e Cal encontra Tobin.
 


Travis (Harrison Gilbertson), ex de Becky, viajando pela mesma estrada à procura da dupla, avista o carro dos irmãos parado na estranha igreja resolvendo descobrir o que pode ter acontecido. O carro parece estar ali por muito tempo e a igreja parece igualmente abandonada também há tempos. Travis entra dentro do "matagal" e encontra Tobin que alega conhecê-lo revelando existir uma misteriosa rocha milenar no centro do campo que parece possui uma força que impede os que ali entram de saírem e muda os conceitos físicos do tempo 
 


Produção da Netflix (outubro 19) é apenas mais uma das produções de Stephen King que chegaram até nós recentemente: "Cemitério Maldito" (abril 19); "It: Capítulo 2" (setembro 19); "Doutor Sono "(novembro 19), sem falar da segunda temporada de "Castle Rock" (outubro 19). Apesar de tudo, após assistirmos, nos remete a filmes como "Colheita Maldita" e "O Iluminado" (os labirintos) assim como lembra vagamente "Triângulo do Medo". Campo do Medo transita naquele meio termo: tem uma boa premissa, um bom elenco, funciona ao longo da narrativa, mas perde um pouco do fôlego perto do final: quando a situação fica mais séria, o interesse decresce proporcionalmente. Apesar de não ter lido este conto, escrito pelo mestre de horror com o filho Joe Hill (pseudônimo de Joseph H. King), com certeza deve ter aspectos mais abrangentes que a produção optou por não transpor. Para um livro caber dentro de pouco mais de 1 hora e meia de filme tudo se torna muito complicado, mas Campo do Medo faz parte de um gênero que vem abrindo mercado nas telas: estórias que mexem com tempo e espaço (o famoso Paradoxo Temporal e/ou o Paradoxo da Predestinação), confundindo a mente de quem os assiste. A ótima série alemã "Dark" é um exemplo de como pode-se especular com as leis da física movimentando personagens pelo tempo e até mesmo fazê-los interagir entre si. E nosso filme em questão até brinca bem nesse campo por possuir bons aspectos técnicos: a fotografia de Craig Wrobelski torna uma simples grama alta bem ameaçadora (o filme foi rodado no Canadá) e uma trilha sonora inspirada de Mark Korven. Esses aspectos citados transformam um campo do Kansas em uma "casa mal-assombrada.
 


Quantos aos atores, Patric Wilson é o mais conhecido e o que nos remete direto ao gênero sobrenatural: as franquias "Sobrenatural" e "Invocação do Mal". O filme não privilegia muito seu personagem, que seria originalmente interpretado pelo ator James Marsden, mas este deixou o projeto para fazer "Sonic the Hedgehog" (2020). O restante do elenco tenta manter a estória em movimento e não compromete.


Campo do Medo algum dia será lembrado mais por ser um dos primórdios do streaming. É uma produção bem dirigida (o diretor é mais conhecido por ter feito "Cubo") que não explora devidamente as subcamadas que tenta levantar: maternidade, intolerância, redenção, sociedade... Uma produção com pouco orçamento, mas que até certo ponto funciona como um passatempo satisfatório.

Trailer:




Curiosidades:

A igreja mostrada no início do filme tem a placa "Igreja da Pedra Negra da Redenção"

Os desenhos na Rocha sugerem sacrifícios antigos

Há um Chevrolet de 1959 do lado de fora da igreja, para se parecer com Christine, o Plymouth de 1958 do romance de Stephen King com o mesmo nome.

Grande parte do filme foi filmado no Canadá, com o campo localizado perto de uma pista de boliche que foi destaque no filme. A igreja, no entanto, foi um cenário temporário feito para o filme.

 
Filmografia Parcial: 
Patrick Wilson
 
 









O Álamo (2004); O Fantasma da Ópera (2004); Menina Má.Com (2005); Pecados Íntimos (2006); Watchmen: O Filme (2009); Esquadrão Classe A (2010); Sobrenatural (2010); A Tentação (2011); Prometheus (2012); Invocação do Mal (2013); Sobrenatural: Capítulo 2 (2013); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) voz; Invocação do Mal 2 (2016), Fome de Poder (2017);  Sobrenatural: A Última Chave (2018); O Passageiro (2018); Nightmare Cinema (2018); Aquaman (2018); Annabelle 3: De Volta Para Casa (2019); Campo do Medo (2019); Midway - Batalha em Alto-Mar (2019); Invocação do Mal 3  (2020); Aquaman 2 (2022)


Laysla De Oliveira
 
 









American Girl: uma Aventura no Brasil (2016); Jalen Vs. Everybody (2017); Campo do Medo (2019); Code 8: Renegados (2019); Locke & Key (seriado 2020)

Avery Whitted
 
 






  

Sidney Hall (2017);  Campo do Medo (2019)

Harrison Gilbertson

 









Accidents Happen (2009); Pelotão de Elite (2010); Virginia (2010); Conspiracy 365 (seriado 2012); A Face do Mal (2014); Need for Speed: O Filme (2014); Predadores do Amor (2016); Fallen: O Filme (2016); Não Olhe (2018); Campo do Medo (2019); Measure for Measure (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre