sábado, 29 de junho de 2019

ROCKETMAN (2019) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS/ CANADÁ


♫ IT'S A LITTLE BIT FUNNY, THIS FEELING INSIDE
I'M NOT ONE OF THOSE, WHO CAN EASILY HIDE ♫

Reginald Kenneth Dwight (Taron Egerton) é um menino, musicalmente prodígio, rejeitado pelo pai, ignorado pela mãe e amado pela avó que lhe consegue uma bolsa para estudos de piano na música clássica. Não tarda ao adolescente trocar o erudito pelo rock, se iniciar como músico de banda de bar e, após conhecer o letrista Bernie Taupin (Jamie Bell), formar uma parceria que o fez decolar para o sucesso como um foguete (um "rocketman"), agora com o nome de Elton Hercules John. Mas há um preço a pagar: viciado em drogas, sexo, álcool e compras resolve expor, em uma  terapia de grupo, a sua vida e assim se descobrir, se questionar , expurgar seus demônios interiores e finalmente se reencontrar.


Cinebiografia musical, em estilo fantasia e ópera-rock, que nos apresenta, de forma não linear, a história de Elton John na versão Elton John, ou seja, as músicas que surgem ao longo da história foram ali colocadas para se adequar ao clima e não à linha real temporal. E o modo como a história será contada beira a fantasia, pois vem da cabeça de Elton, a forma como ele vê os acontecimentos, por isso não se espante ao ver as letras das canções sendo ligadas diretamente a vida do artista, apesar de já virem finalizadas pelo letrista Bernie Taupin. A falta de cronologia com as músicas poderá incomodar aqueles que seguem o artista há anos (músicas que aparecem no início da história, mas que são dos anos 80, por exemplo).  Tudo foi feito de modo a expressar os sentimentos do artista, para que o público possa "sentir" o que John sentiu ao longo de sua vida.


"Você tem que matar a pessoa que você nasceu, para se tornar a pessoa que você quer ser" lhe revela, em certa altura, um personagem, mas o pequeno Reggie está ali olhando para Elton por cima das teclas do piano a lhe relembrar seu passado e lhe dizer "Quando você vai me abraçar?", a frase que dizia ao seu pai que vivia em um casamento falido ecoa pela opera-rock. E Reggie continuará a revisitar suas lembranças, pois não há desvinculo entre eles: o atual é resultado de tudo que aquela criança sofreu.


Inevitavelmente, Rocketman e Bohemian Rhapsody passaram a ser comparados devido a fatores diretos:  Dexter Fletcher dirigiu o filme sobre Freddy Mercury após a demissão de Bryan Singer e até foi imaginado um "crossover" entre Elton, Mercury e John Reid (Richard Madden) que fora empresário dos dois artistas na vida real (curiosamente interpretado por dois atores de Games of Thrones). Primeiro foi empresário Elton e depois de Mercury (entre 1975 e 1978). Aqui Reid é a paixão e decepção do "rocketman" (cuja parceria durou, na verdade até 1998).Outro fator foi na declaração de Elton que sua vida não era classificada como PG 13 ("Parental Guidance" ou que tenha atenção por parte dos pais) como Bohemian e a opção de um filme com código R americano (restrito a certos públicos) limita a bilheteria a um público mais maduro devido a cenas, como por exemplo, de sexo. Elton John disse não querer mascarar a história, mostrando o que considera como verdadeiro (sua frase foi “nem tudo é verdadeiro, mas o que está lá é verdade”). O que causou censura na Rússia e Samoa que não exibiram o filme.


Há momentos poéticos: a forma como a canção ”Your Song” é composta; o primeiro show com a canção “Crocrodile Rock”; as letras que inspiram as melodias (e contam partes da história expondo os sentimentos do artista); metáforas como a levitação (o ponto amálgama entre artista e público); o poético momento da piscina (passado e presente); a exuberante dança no parque de diversões (desde a infância até a vida adulta) e o clip “I Still Standing” em que a direção refaz o clip original com o Elton de Taron  (todas as músicas são cantadas pelo ator), momentos que comovem o espectador. A música é uma síntese da vida de John:
…“Don't you know I'm still standing better than I ever did”
“Looking like a true survivor, feeling like a little kid”…
...“Saiba que eu ainda estou de pé, melhor do que já estive antes”
“Como um verdadeiro sobrevivente, me sentindo como um garotinho”...

 
Rocketman é um filme acima da média por possuir várias leituras. Ora filme, ora musical e ora "peça de teatro da Broadway". A coragem de se lançar uma cinebiografia em vida, expondo seu passado e expurgando seus fantasmas, é algo a ser destacado (99 % são de celebridades falecidas), Munido de coreografias e vestuário extravagante o filme parece captar a essência deste artista que chegou a vender 5% de todos os discos lançados na época de seu ápice musical. Taron Egerton e Jamie Bell são a alma desse filme e suas entregas aos personagens são visíveis. Dá até para sentir um cheiro de indicação ao Oscar.



Trailer: 




Curiosidades:

Elton John pediu a Taron Egerton para não copiá-lo demais no filme e fazer sua própria versão.

Tom Hardy ("Mad Max" e "Venon") foi contratado para estrelar e o filme entrou em desenvolvimento por quase três anos, depois que a agenda lotada de Hardy entrou em conflito, ele abandonou o papel principal. 

James McAvoy e Daniel Radcliffe foram considerados para interpretar Elton John

O diretor Dexter Fletcher,  tornou-se ator de vários filmes (era o menino no filme O Homem Elefante) e diretor de filmes 

O produtor musical John Reid é retratado neste filme por Richard Madden. O ator de Game of Thrones", Aidan Gillen, também interpretou John Reid em "Bohemian Rhapsody" (2018).

Antes deste filme, Justin Timberlake estava em negociações para estrelar um filme biográfico de Elton John. Timberlake foi escolhido a dedo por Elton John para retratá-lo no videoclipe de seu single, Elton John: This Train Don't Stop There Anymore (2001).

Elton John entrou na reabilitação em 1990 (No filme, acontece em 1983) e está sóbrio desde então.

Jamie Bell também estrelou Billy Elliot (2000), escrito pelo roteirista Rocketman (2019) Lee Hall.  

O videoclipe "I'm Still Standing" do filme leva a maior parte de suas filmagens do videoclipe original, substituindo apenas o verdadeiro Elton John por Taron Egerton.

No filme, Elton menciona que seu nome completo é Elton Hercules John. O filme faz com que ele escolheu John como um sobrenome por causa de uma foto de John Lennon, mas na realidade ele escolheu John porque ele era um fã do cantor Long John Baldry. A parte do nome Hércules veio mais tarde e ele decidiu ao assistir a série de TV britânica 'Steptoe & Son', onde o nome do cavalo do Steptoe era 'Hercules'. 

Rocket Man (Taron Egerton)



Your Song



I'm Still Standing

 
And I Guess That's Why They Call it The Blues 





Filmografia Parcial:
Taron Egerton

 









Kingsman: Serviço Secreto (2014); Lendas do Crime (2015); Voando Alto (2015); Sing: Quem Canta Seus Males Espanta (voz - 2016);Kingsman: O Círculo Dourado (2017); Robin Hood - A Origem (2018); Rocketman (2019); Sing 2 (2021).


Jamie Bell
 
 










Billy Elliot (2000); Contra Corrente (2004); King Kong (2005); A Conquista da Honra (2006); Jumper (2008); Um Ato de Liberdade (2008); A Legião Perdida (2011); Expresso do Amanhã (2013); Ninfomaníaca: Volume 2 (2013); Quarteto Fantástico (2015); Estrelas de Cinema Nunca Morrem (2017); Skin (2018); Rocketman (2019).

Richard Madden
 
 










Chat: A Sala Negra (2010); Boy George - A Vida é Meu Palco (2010); Game of Thrones seriado (2011 a 2013); Uma Promessa (2013); Cinderela (2015) Atentado em Paris (2016); Ibiza: Tudo pelo DJ (2018); Rocketman (2019); 1917 (2019); Os Eternos (2020) 

Bryce Dallas Howard
 
 











A Vila (2004); Manderlay (2005); A Dama na Água (2006); Homem-Aranha 3 (2007); O Exterminador do Futuro: A Salvação (2009); A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010); Além da Vida (2010); Histórias Cruzadas (2011); Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015); Meu Amigo, O Dragão (2016); Jurassic World: Reino Ameaçado (2018); Rocketman (2019); Jurassic World 3 (2021)

quinta-feira, 27 de junho de 2019

MISTÉRIO NO PACÍFICO / MUDER MISTERY (2019) - ESTADOS UNIDOS



CLÁSSICO AGATHA CHRISTIE À MODA SANDLER & ANISTON

Nick Spitz (Sandler) é um policial de Nova York que almeja alcançar o posto de detetive, mas há um problema: ele sempre é reprovado na prova e, claro, novamente não passa no teste. Para evitar dar a esposa, Audrey (Jennifer Aniston), a mesma notícia resolve contar uma mentirinha o que a faz sonhar em finalmente ter sua lua de mel na Europa, prometida há 15 anos. Sem muitas opções, Nick resolve gastar o que não tem e seguir com a esposa para as prometidas férias paradisíacas.



No avião, o casal encontra, casualmente, o milionário bon-vivant Charles Cavendish (Luke Evans) que os convida a irem em uma recepção para pouquíssimos convidados em seu iate. Diante do pacote pouco atrativo de viagens que tinham a disposição, a oferta é mais do que bem vinda, mas o casal percebe estar em uma reunião bem atípica: o magnata Malcolm Quince (Terrence Stamp) adentra no salão e anuncia que se casará com a jovem Suzi Nakamura (Shioli Kutsuna) e deserdará todos os que estão ali entre família e amigos. Ou seja, ninguém receberá um tostão, pois os considera um bando de parasitas e sanguessugas. Diante do espanto e indignação geral dos presentes, a luz subitamente se apaga e Malcolm encontra-se morto com uma cravada faca no peito antes de assinar o novo testamento. O inspetor francês local (Dany Boon), após investigar os suspeitos, passa a acreditar  que Nick e Audrey, os únicos que não deviam estar ali, são os culpados pelo crime. Só resta a dupla provar a sua inocência desvendando o misterioso crime.


Produção da Netflix, "Mistério no Pacífico" (bom título brasileiro para o insosso título "Murder Mystery") traz no roteiro de James Vanderbilt ("Violação de Conduta", "Zodíaco" e "O Espetacular Homem Aranha 1 e 2") uma comédia ágil com doses bem equilibradas de ação, aliada a eficiente direção de Kyle Newacheck de "Perda Totall" (2018), em seu segundo longa, após várias produções televisivas.   Originalmente a direção seria de John Madden ("Shakespeare Apaixonado") com a atriz Charlize Theron ao lado de Sandler, mas a entrada de Jennifer Aniston que já fizera uma boa parceria com o ator no interessante "Uma Esposa de Mentirinha" (2011), arrecadandoem torno de 215 Milhões de Dólares mundo afora,  provou-se a decisão mais acertada.

 
O filme reúne uma coleção de bons personagens, alguns com mais destaque e outros com pouca chance de desenvolvimento. Temos um marajá "metido a engraçado" (Adeel Akhtar), um filho não amado (David Walliams), uma estrela de cinema (Gemma Arterton), o coronel que salvou a vida de Malcolm no passado (John Kani) e seu guarda-costas russo  (Ólafur Darri Ólafsson),  o piloto de corrida patrocinado pelo bilionário (Luis Gerardo Méndez), o nosso Visconde de Raconteur (Luke Evans) que levou a dupla para seu iate e a instrutora de esqui de 23 anos e noiva de Malcolm (Shioli Kutsuna) para qual iria toda a fortuna. Qual seria a motivação de cada um para tal crime? aparente nenhuma ou, conforme nossa dupla investigadora começa a descobrir, todas as motivações


Nesse momento o espectador perceberá estar em um clássico Agatha Christie à moda Sandler & Aniston :nossa Sherlock Homes (o cérebro da dupla) com o seu Watson atrapalhado (e coloca atrapalhado nisso) e o verdadeiro suspeito querendo dar cabo da dupla e dos outros convidados. A cabelereira leitora de romances de mistério e o policial que deseja ser inspetor, mas não consegue sequer atirar direito, terão que sobreviver e, aos poucos, juntar o quebra-cabeças que mostrará o assassino e sua motivação. Com isso o espectador entrará no clima da estória de uma forma distraída. E aí está um dos pontos altos do filme: a química entre Sandler e Aniston funciona muito bem em uma um mistério que não apela para elaboradas teorias e pistas que requeiram a máxima atenção de quem vê. É um filme feito para divertir e dar algumas boas risadas, mas que não abre mão de alguma ação para prender o espectador.  Ninguém pretende reinventar a roda aqui. Isso não quer dizer que agradará a todo tipo de público. Por seu modo singelo de conduzir a estória, a produção desagradará aqueles que procuram complexas teorias e profundidade, mas captará uma parcela do público que curte os filme da "Sessão da Tarde" pela boa dose de mistério, comédia e ação com direito a perseguição em Ferrari ao som de  "Shoot To Thrill" do AC / DC


"Mistério no Pacífico" faz parte de um pacote que Sandler assinou com a Netflix para estrelar nesse novo segmento que cada vez mais concorre com as salas de projeção. E foi um tiro certeiro. O ator vinha meio desaparecido e essa produção mostra que ainda pode dar aos seus fãs bons filmes. Como a fórmula funcionou, seria interessante ver essa dupla em novas aventuras, desvendado mistérios de uma maneira descontraída, já que o filme deixa aberta essa possibilidade. Um filme divertido e bem interpretado. Se tiver chance assista dublado, pois os nosso dubladores oficiais tornaram o filme ainda melhor do que ele é. Na cena final temos uma homenagem a Agatha Christie.

Trailer:



Curiosidades:
Este filme estabeleceu um novo recorde no Netflix. Nos primeiros três dias, 30.869.863 contas assistiram ao filme - 13.374.914 contas na América do Norte e mais 17.494.949 contas em todo o mundo.

A esposa da vida real de Adam Sandler, Jackie Sandler, faz uma aparição como a comissária de bordo no avião.

Andrea Bendewald, que interpreta uma cliente no salão, é a melhor amiga de Jennifer Aniston. Bendewald foi dama de honra em seu casamento com Brad Pitt e estrelou o seriado "Friends".

Quando Audrey vai para a seção de primeira classe do avião, um passageiro assiste a um clipe de Perda Total (2018), outro filme dirigido por Kyle Newacheck.

Quando Nick e Audrey chegam ao Aeroporto de Málaga (Espanha), o aeroporto exibido é na verdade o Aeroporto de Milão Malpensa (Itália)

Este é o terceiro filme com Luke Evans e Gemma Arterton juntos após "Fúria de Titãs" (2010) e "O Retorno de Tamara" (2010).

Durante o interrogatório, o marajá grita: 187. Esse é um código californiano de assassinato

O Rolls-Royce que Cavendish possui é um Phantom Drophead Coupé.

 
Filmografia Parcial:
Terence Stamp














O Colecionador (1965); O Fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); Superman II - A Aventura Continua (1980); Perigosamente Juntos (1986); O Siciliano (1987); Wall Street - Poder e Cobiça (1987); Os Jovens Pistoleiros (1988); Missão Alien (1988); Priscilla, a Rainha do Deserto (1994); Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999); Planeta Vermelho (2000); Mansão Mal-Assombrada (2003); Elektra (2005); O Procurado (2008); Agente 86 (2008); Sim Senhor (2008); Operação Valquíria (2008); Os Agentes do Destino (2011); Canção para Marion (2012); O Lar das Crianças Peculiares (2016); Colheita Amarga (2017); Mistério no Mediterrâneo (2019).

Gemma Arterton

 











Escola para Garotas Bonitas e Piradas (2007); Rock'n'Rolla: A Grande Roubada (2008); 007 - Quantum of Solace (2008); Os Piratas do Rock (2009); O Desaparecimento de Alice Creed (2009); Escola para Garotas Bonitas e Piradas 2 (2009); Fúria de Titãs (2010); Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010); O Retorno de Tamara (2010); Canção para Marion (2012); João e Maria: Caçadores de Bruxas (2013); Aposta Máxima (2013); As Vozes (2014); Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte (2014); Melanie - A Última Esperança (2016); Faces de uma Mulher (2016); Sua Melhor História (2016); Mistério no Mediterrâneo (2019); Kingsman: O Grande Jogo (2020).



David Walliams













Os Saqueadores (1999); George Eliot: A Scandalous Life (2002); Stoned - A História Secreta dos Rolling Stones (2005); Maria Antonieta (2006); Stardust: O Mistério da Estrela (2007); Maratona do Amor (2007); Marmaduke (2010); Um Jantar para Idiotas (2010); Grandes Esperanças (2012); O Olhar do Amor (2013); Mistério no Mediterrâneo (2019).


Dany Boon

 










Feliz Natal (2005); Contratado para Amar (2006); Meu Melhor Amigo (2006); A Riviera Não É Aqui (2008); Micmacs - Um Plano Complicado (2009); Astérix e Obélix: A Serviço de sua Majestade (2012); Um Plano Perfeito (2012); Supercondríaco (2014); Lolo: O Filho da Minha Namorada (2015); Uma Amável Pão-Duro (2016); Uma Agente Muito Louca (2016); Mistério no Mediterrâneo (2019).

John Kani

 











Selvagens Cães de Guerra (1978); A Noite da Vingança (1987); Othello (1989); Sarafina! O Som da Liberdade (1992); A Sombra e a Escuridão (1996); Coriolano (2011); Capitão América: Guerra Civil (2016); Pantera Negra (2018); Mistério no Mediterrâneo (2019).

Adeel Akhtar












O Traidor (2008); Quatro Leões (2010); O Ditador (2012); Convenience (2013); Peter Pan (2015); Doentes de Amor (2017); Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha (2017); Mistério no Mediterrâneo (2019).

Ólafur Darri Ólafsson

 










A Lenda de Grendel (2005); Contrabando (2012); Sobrevivente (2012); A Vida Secreta de Walter Mitty (2013); Caçada Mortal (2014); O Último Caçador de Bruxas (2015); Zoolander 2 (2016); O Bom Gigante Amigo (2016); Meu Ex é um Espião (2018); Megatubarão (2018); Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018); Mistério no Mediterrâneo (2019).


Luis Gerardo Méndez













Santos Peregrinos (2004); Sincronia (2009); Hidalgo - A História Jamais Contada (2010); Paraíso (2013); Cantinflas: A Magia da Comédia (2014); Elvira, te daría mi vida pero la estoy usando (2014); Mistério no Mediterrâneo (2019); As Panteras (2019).

Shioli Kutsuna












Dívida Perigosa (2018); Deadpool 2 (2018); Mistério no Mediterrâneo (2019).
 
Luke Evans










 

Fúria de Titãs (2010); Robin Hood (2010); O Retorno de Tamara (2010); Blitz (2011); Os Três Mosqueteiros (2011); Imortais (2011); O Corvo (2012); Velozes & Furiosos 6 (2013); O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013); Drácula: A História Nunca Contada (2014); O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014); Velozes & Furiosos 7 (2015);  King: Uma História de Vingança (2016); A Garota no Trem (2016); A Bela e a Fera (2017); Velozes & Furiosos 8 (2017); Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas (2017); Mistério no Mediterrâneo (2019); Anna: O Perigo Tem Nome (2019).