terça-feira, 3 de janeiro de 2017

O PROFETA / A PROPHETE (2009) - FRANÇA / ITÁLIA





VIDA BANDIDA

Malik El Djebena (Tahar Rahim) é um jovem de 19 anos, árabe, de origem francesa (ou argelina, o filme não deixa claro),  que chega a uma prisão na França. Jovem, analfabeto, inocente (na personalidade) e assustado. Condenado a uma pena de 6 anos por agressão a policiais. Sua chegada coincide com a chegada de outro prisioneiro, Reyeb, que delatou um poderoso mafioso em troca de redução da pena e ficará abrigado no local aguardando o julgamento.  


 
César Luciani (Niels Arestrup), um mafioso corso (** ir em curiosidades), cumpre pena no local recebendo a incumbência de impedir que Reyeb possa cumprir sua delação. Ele possui 3 dias para resolver o problema e vê em Malik o instrumento perfeito para a realização do trabalho: novo no local, árabe, sem vínculos e sem proteção.
Ele se comunica ao jovem de uma forma direta: se este não cumprir a missão será morto. Se cumprir terá proteção na prisão contra outros grupos até o final de sua pena. Ele terá que se aproximar do prisioneiro, matá-lo e fazer parecer com que seja um suicídio. Cesar providencia um "instrutor", que o ensina como cometer tal crime sem que a vítima perceba.



Quem pensa que verá um filme sobre a possibilidade ou não da execução do crime engana-se. O assassinato é apenas o início da história. É a partir desse ponto que tudo realmente começa. E o diretor Jacques Audiard resolveu expor sua visão sobre o mundo por trás das grades: corrupção do sistema, formação de criminosos, a condição de árabes, muçulmanos e negros nas prisões francesas. O ódio, a intolerância, o xenofobismo e o racismo pincelados de uma maneira direta, com diálogos inspirados e atuações esplêndidas de uma dupla central em cenas envolventes e, porque não, brutais (como na cena assassinato de Reyeb). Um drama carcerário bem diferente das produções do gênero.



Quanto ao título há certos aspectos interessantes: como há Spoliers (revelações sobre o filme), uma breve explicação encontra-se  ao final da postagem.



Cesar é pego de surpresa quando o presidente Nicolas Sarkozy (2007-2012) concede uma transferência de prisioneiros corsos  para cumprirem penas em seu país, perto de seus familiares. Cesar não tem familiares. Agora o jovem é o seu braço direito que ainda assim o trata de maneira brutal se algo lhe incomoda, mas sua força começa a diminuir enquanto a de Malik começa a crescer, principalmente quando consegue o regime semi-aberto. A ascensão de um jovem ingênuo em gangster se inicia. O então árabe, que era personagem de terceira categoria na prisão, passa a ter poderes e sabe como usá-los. É a teoria de Darwin - a adaptação do mais apto. Outros falarão em resilência: capacidade de se adaptar aos fatores críticos, aos infortúnios.



O Profeta é um filme realmente digno de ser visto, por vários motivos: tem uma narrativa excelente, uma direção impecável  e prende a atenção de quem o assiste.
Há vários elementos interessantes: a visão do homem que ele matou o persegue como um mea culpa por seu vil ato, mas também parece guiá-lo e ajudá-lo. O amigo Ryad, de transações ilícitas, que se mostra doente. A lealdade de Malik ao não abandonar seu amigo em uma situação limítrofe. 




O ambiente modificou Malik. Mas quanto o modificou completamente? Essa é uma questão interessante que se revela no final. Há a curiosidade de podermos ver como são as prisões europeias, algo pouco comum entre nós, onde normalmente vemos esse gênero em produções americanas ou sul americanas. Mesmo que o filme impressione aos europeus, quanto ao que ocorre nas prisões francesas, em nada se compara ao ocorre nas prisões de nossos país. Por pior que seja ainda pode ser visto como um paraiso perto do que vemos no nosso cotidiano.



O Profeta concorreu com dois gigantes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: A produção alemã “A Fita Branca” e o filme argentino “O Segredo dos Seus Olhos”. Particularmente falando, acredito que qualquer uma dessas produções poderia ser a vencedora. E “O Segredo dos Seus Olhos” (o vencedor) é igualmente um grande filme. 


A produção apostou em um filme de 2h35 min e mostrou-se uma decisão acertadíssima, para que a histórica fosse contada por completo, dentro de uma coerência lógica impressionante e com um realismo impecável. Pode ser considerada uma obra prima do cinema francês e um raro momento em que o cinema mostra seu outro lado além do entretenimento: o da reflexão.

Trailer:





Curiosidades:
Corso provém da Córsega, quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo e que fica a oeste da Itália, constituindo uma região administrativa da França que a governa há 240 anos. Córsega era italiana até o ano 1768, quando a França invadiu a ilha. (fonte: Wikipedia)

O filme conquistou nove Césares ( o Oscar Francês)

O ator Tahar Rahim é filho de pais argelinos o que pode ter confundido a plateia quanto a origem de seu personagem, com seu sotaque natural.

Principais Premiações:
BAFTA Awards 2010
British Independent Film Awards 2010
Cannes Film Festival 2009
Chicago Film Critics Association Awards 2010
CinEuphoria Awards 2011
César Awards, France 2010
Dublin Film Critics Circle Awards 2010
European Film Awards 2009
Fotogramas de Plata 2011
French Syndicate of Cinema Critics 2010
International Cinephile Society Awards 2011
London Critics Circle Film Awards 2010
Los Angeles Film Critics Association Awards 2010
Lumiere Awards, France 2010
National Board of Review, USA 2009
North Texas Film Critics Association, US 2009 

Trilha Sonora:

“Mack the Knife” - Interpretada por Jimmie Dale Gilmore
“Bridging the Gap”- Interpretada por Nas featuring Olu Dara
“Corner of My Room”- Interpretada por Turner Cody



Filmografia Parcial:
Tahar Rahim
A Invasora (2007); O Profeta (2009); 
A Legião Perdida (2011), Amor e Dor (2011), O Príncipe do Deserto (2011), Perder a Razão (2012), O Passado (2013), Grand Central (2013), Grand Central (2013), Gibraltar (2013), Um Amigo Muito Especial (2014), Um Amigo Muito Especial (2014), Os Anarquistas (2015), Coração e Alma (2016), O Segredo da Câmara Escura (2016), O Segredo da Câmara Escura (2016), O Preço do Sucesso (2017), Maria Madalena (2018), Apostando Alto (2018), Um Inverno em Nova York (2019), O Mauritano (2021), Napoleão (2023)

Niels Arestrup
O Escafandro e a Borboleta (2007); O Profeta (2009); A Chave de Sarah (2010); Cavalo de Guerra (2011); Perder a Razão (2012); À Beira Mar (2015)


Explicação: (contém revelações sobre o filme. Não leia se ainda não assistiu)
Quanto ao título há certos aspectos interessantes: César Luciani é o todo poderoso da prisão. Ele dita o que os presos podem ou não fazer. Movimenta a rede de subornos, corrompe e até dá ordens aos guardas. Sua palavra é lei e seu grupo executa aquilo que ele mandar. Determina quem vive e quem morre. Cesar é frio, de poucas palavras, direto. Não é de aceitar um não. Cada um que dê o seu jeito para executar sua ordens. Ou seja: ali ele se considera uma espécie de Deus.
Malik é o jovem que passará a ser uma peça importante na prisão. De jovem tolo, se transformará em um estrategista, um homem de respeito perante os muçulmanos e que manteve sua dignidade. Descobre possuir uma capacidade que nunca imaginaria ter. A prisão lhe deu uma revelação, lhe deu um propósito e lhe mostrou uma direção. Ele aprende a ler, aprende italiano sozinho para compreender o que é falado por Cesar e seus asseclas, lê livros de economia e passa a transitar em todos os grupos da prisão. Entende a linguagem das ruas e a política desse meio. Malik emerge da solitária mais poderoso. É aquele que conseguirá reunir todos a sua volta, é o profeta que livrará os prisioneiros dos braços poderosos de Cesar.

Quanto a questão da cena do cervo
Em francês profeta pode ser entendido como uma pessoa que prevê o futuro ou quem a investe de significante religiosidade. Malik tem uma premonição ao ver a placa de cervos que atravessa a pista e alerta que há um deles ali. Quando o carro acerta o animal seu interlocutor o intercala a respeito do fato e considera que ele é uma pessoa especial, pois prevera o futuro. Além disso se tornou um árabe no meio de corsos e homem de confiança do chefe deles. Fala com muçulmanos , percebe o homem que corre no patio da prisão, o que faz flexões e o que joga basquete. Malik pode não ter previsto o futuro que o aguardava, mas soube lê-lo, o que para muitos é a mesma coisa. Essa talvez seja a analogia do título com a cena e o filme.

Fontes:
IMDB
The Guardian
Jornal O Globo
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre