VIDA BANDIDA
Malik
El Djebena (Tahar Rahim) é um jovem de 19 anos, árabe, de origem francesa (ou
argelina, o filme não deixa claro), que
chega a uma prisão na França. Jovem, analfabeto, inocente (na personalidade) e
assustado. Condenado a uma pena de 6 anos por agressão a policiais. Sua chegada
coincide com a chegada de outro prisioneiro, Reyeb, que delatou um poderoso
mafioso em troca de redução da pena e ficará abrigado no local aguardando o
julgamento.
César
Luciani (Niels Arestrup), um mafioso corso (** ir em curiosidades), cumpre pena
no local recebendo a incumbência de impedir que Reyeb possa cumprir sua
delação. Ele possui 3 dias para resolver o problema e vê em Malik o instrumento
perfeito para a realização do trabalho: novo no local, árabe, sem vínculos e
sem proteção.
Ele
se comunica ao jovem de uma forma direta: se este não cumprir a missão será
morto. Se cumprir terá proteção na prisão contra outros grupos até o final de
sua pena. Ele terá que se aproximar do prisioneiro, matá-lo e fazer parecer com
que seja um suicídio. Cesar providencia um "instrutor", que o ensina como
cometer tal crime sem que a vítima perceba.
Quem
pensa que verá um filme sobre a possibilidade ou não da execução do crime engana-se. O assassinato é apenas o início da história. É a partir desse ponto
que tudo realmente começa. E o diretor Jacques Audiard resolveu expor sua visão
sobre o mundo por trás das grades: corrupção do sistema, formação de
criminosos, a condição de árabes, muçulmanos e negros nas prisões francesas. O
ódio, a intolerância, o xenofobismo e o racismo pincelados de uma maneira direta,
com diálogos inspirados e atuações esplêndidas de uma dupla central em cenas
envolventes e, porque não, brutais (como na cena assassinato de Reyeb). Um
drama carcerário bem diferente das produções do gênero.
Quanto
ao título há certos aspectos interessantes: como há Spoliers (revelações sobre
o filme), uma breve explicação encontra-se ao final da postagem.
Cesar
é pego de surpresa quando o presidente Nicolas Sarkozy (2007-2012) concede uma
transferência de prisioneiros corsos para cumprirem penas em seu país, perto de
seus familiares. Cesar não tem familiares. Agora o jovem é o seu braço direito que
ainda assim o trata de maneira brutal se algo lhe incomoda, mas sua força
começa a diminuir enquanto a de Malik começa a crescer, principalmente quando
consegue o regime semi-aberto. A ascensão de um jovem ingênuo em gangster se
inicia. O então árabe, que era personagem de terceira categoria na prisão,
passa a ter poderes e sabe como usá-los. É a teoria de Darwin - a adaptação do
mais apto. Outros falarão em resilência: capacidade de se adaptar aos fatores
críticos, aos infortúnios.
O
Profeta é um filme realmente digno de ser visto, por vários motivos: tem uma
narrativa excelente, uma direção impecável
e prende a atenção de quem o assiste.
Há
vários elementos interessantes: a visão do homem que ele matou o persegue como
um mea culpa por seu vil ato, mas também parece guiá-lo e ajudá-lo. O amigo Ryad,
de transações ilícitas, que se mostra doente. A lealdade de Malik ao não
abandonar seu amigo em uma situação limítrofe.
O
ambiente modificou Malik. Mas quanto o modificou completamente? Essa é uma questão
interessante que se revela no final. Há a curiosidade de podermos ver como são
as prisões europeias, algo pouco comum entre nós, onde normalmente vemos esse
gênero em produções americanas ou sul americanas. Mesmo que o filme impressione
aos europeus, quanto ao que ocorre nas prisões francesas, em nada se compara ao
ocorre nas prisões de nossos país. Por pior que seja ainda pode ser visto como
um paraiso perto do que vemos no nosso cotidiano.
O
Profeta concorreu com dois gigantes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: A produção
alemã “A Fita Branca” e o filme argentino “O Segredo dos Seus Olhos”.
Particularmente falando, acredito que qualquer uma dessas produções poderia ser
a vencedora. E “O Segredo dos Seus Olhos” (o vencedor) é igualmente um grande
filme.
A
produção apostou em um filme de 2h35 min e mostrou-se uma decisão acertadíssima,
para que a histórica fosse contada por completo, dentro de uma coerência lógica
impressionante e com um realismo impecável. Pode ser considerada uma obra
prima do cinema francês e um raro momento em que o cinema mostra seu outro lado
além do entretenimento: o da reflexão.
Trailer:
Curiosidades:
Corso
provém da Córsega, quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo e que fica a oeste da
Itália, constituindo uma região administrativa da França que a governa há 240
anos. Córsega era italiana até o ano 1768, quando a França invadiu a ilha.
(fonte: Wikipedia)
O filme conquistou nove Césares ( o Oscar Francês)
O ator Tahar Rahim é filho de pais argelinos o que pode ter confundido a plateia quanto a origem de seu personagem, com seu sotaque natural.
Principais Premiações:
BAFTA Awards 2010
British Independent Film Awards 2010
Cannes Film Festival 2009
Chicago Film Critics Association Awards 2010
CinEuphoria Awards 2011
César Awards, France 2010
Dublin Film Critics Circle Awards 2010
European Film Awards 2009
Fotogramas de Plata 2011
French Syndicate of Cinema Critics 2010
International Cinephile Society Awards 2011
London Critics Circle Film Awards 2010
Los Angeles Film Critics Association Awards 2010
Lumiere Awards, France 2010
National Board of Review, USA 2009
North Texas Film Critics Association, US 2009
British Independent Film Awards 2010
Cannes Film Festival 2009
Chicago Film Critics Association Awards 2010
CinEuphoria Awards 2011
César Awards, France 2010
Dublin Film Critics Circle Awards 2010
European Film Awards 2009
Fotogramas de Plata 2011
French Syndicate of Cinema Critics 2010
International Cinephile Society Awards 2011
London Critics Circle Film Awards 2010
Los Angeles Film Critics Association Awards 2010
Lumiere Awards, France 2010
National Board of Review, USA 2009
North Texas Film Critics Association, US 2009
Trilha Sonora:
“Mack
the Knife” - Interpretada por Jimmie Dale
Gilmore
“Bridging the Gap”- Interpretada por Nas featuring Olu
Dara
“Corner of My Room”- Interpretada por Turner Cody
Filmografia Parcial:
Tahar Rahim
A Invasora (2007); O Profeta (2009); A Legião Perdida (2011), Amor e Dor (2011), O Príncipe do Deserto (2011), Perder a Razão (2012), O Passado (2013), Grand Central (2013), Grand Central (2013), Gibraltar (2013), Um Amigo Muito Especial (2014), Um Amigo Muito Especial (2014), Os Anarquistas (2015), Coração e Alma (2016), O Segredo da Câmara Escura (2016), O Segredo da Câmara Escura (2016), O Preço do Sucesso (2017), Maria Madalena (2018), Apostando Alto (2018), Um Inverno em Nova York (2019), O Mauritano (2021), Napoleão (2023)
A Invasora (2007); O Profeta (2009); A Legião Perdida (2011), Amor e Dor (2011), O Príncipe do Deserto (2011), Perder a Razão (2012), O Passado (2013), Grand Central (2013), Grand Central (2013), Gibraltar (2013), Um Amigo Muito Especial (2014), Um Amigo Muito Especial (2014), Os Anarquistas (2015), Coração e Alma (2016), O Segredo da Câmara Escura (2016), O Segredo da Câmara Escura (2016), O Preço do Sucesso (2017), Maria Madalena (2018), Apostando Alto (2018), Um Inverno em Nova York (2019), O Mauritano (2021), Napoleão (2023)
Niels Arestrup
O Escafandro e a Borboleta (2007); O Profeta (2009); A Chave de Sarah (2010); Cavalo de Guerra (2011); Perder a Razão (2012); À Beira Mar (2015)
O Escafandro e a Borboleta (2007); O Profeta (2009); A Chave de Sarah (2010); Cavalo de Guerra (2011); Perder a Razão (2012); À Beira Mar (2015)
Explicação:
(contém revelações sobre o filme. Não leia se ainda não assistiu)
Quanto
ao título há certos aspectos interessantes: César Luciani é o todo poderoso da
prisão. Ele dita o que os presos podem ou não fazer. Movimenta a rede de
subornos, corrompe e até dá ordens aos guardas. Sua palavra é lei e seu grupo
executa aquilo que ele mandar. Determina quem vive e quem morre. Cesar é
frio, de poucas palavras, direto. Não é de aceitar um não. Cada um que dê o seu
jeito para executar sua ordens. Ou seja: ali ele se considera uma espécie de Deus.
Malik
é o jovem que passará a ser uma peça importante na prisão. De jovem tolo, se
transformará em um estrategista, um homem de respeito perante os muçulmanos e que
manteve sua dignidade. Descobre possuir uma capacidade que nunca imaginaria
ter. A prisão lhe deu uma revelação, lhe deu um propósito e lhe mostrou uma
direção. Ele aprende a ler, aprende italiano sozinho para compreender o que é
falado por Cesar e seus asseclas, lê livros de economia e passa a transitar em
todos os grupos da prisão. Entende a linguagem das ruas e a política desse
meio. Malik emerge da solitária mais poderoso. É aquele que conseguirá reunir
todos a sua volta, é o profeta que livrará os prisioneiros dos braços poderosos
de Cesar.
Quanto a questão da cena do cervo
Em francês profeta pode ser entendido como uma pessoa que prevê o futuro ou quem a investe de significante religiosidade. Malik tem uma premonição ao ver a placa de cervos que atravessa a pista e alerta que há um deles ali. Quando o carro acerta o animal seu interlocutor o intercala a respeito do fato e considera que ele é uma pessoa especial, pois prevera o futuro. Além disso se tornou um árabe no meio de corsos e homem de confiança do chefe deles. Fala com muçulmanos , percebe o homem que corre no patio da prisão, o que faz flexões e o que joga basquete. Malik pode não ter previsto o futuro que o aguardava, mas soube lê-lo, o que para muitos é a mesma coisa. Essa talvez seja a analogia do título com a cena e o filme.
Fontes:
IMDB
The Guardian
Jornal O Globo
Wikipedia
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