sexta-feira, 6 de julho de 2018

A FORÇA EM ALERTA / UNDER SEIGE (1992) - ESTADOS UNIDOS




DO DIRETOR DE "O FUGITIVO"

O Navio de Guerra Missouri está prestes a fazer sua última viagem e será colocado fora de serviço. É o aniversário do Capitão Adams (Patrick O’ Neal) que também se despede do comando. Uma festa de aniversário surpresa está sendo prepara por seus comandados, liderados pelo Comandante Krill (Gary Busey) que nutre uma antiga antipatia, recíproca,  pelo cozinheiro do capitão, Casey Ryback (Steven Seagal), devido ao seu jeito debochado e direto de falar o que pensa.

Durante a festa o navio é tomado de assalto por um ex-agente da CIA, William Strannix (Tommy Lee Jones), com sua equipe de mercenários, ajudados por Krill. Ryback é feito prisioneiro no próprio frigorífico da cozinha enquanto a tripulação, surpreendida, é aprisionada. Quando recebem a informação da fuga de  Ryback, Strannix e Krill descobrem tratar-se de um ex-agente das forças especiais, com treinamento com armas brancas, letais, além de ser expert em explosivos e combate corpo a corpo. Enquanto o comando militar tenta uma contra ofensiva, Ryback parece ser o único capaz de frustrar os misteriosos planos do grupo.



A Força em Alerta, um título que não explica nada, mas foneticamente funciona para o título original Under Siege (algo como “estado de sítio”, “sobre ataque”) foi um tremendo sucesso. Com um Steven Seagal sem rabo de cavalo (sua marca registrada), mas que na estória, pelas regras militares, seria um absurdo, correu o mundo arrecadando grandes cifras. E não por acaso: esse melhor exemplar dos derivados de "Duro de Matar" (com Bruce Wills) teve vários acertos.


 
Esqueça os furos do roteiro ou as inverossimilhanças. Elas estão lá a todo momento, mas a direção eficiente de Andrew Davis que já dirigira Seagal em seu filme de estreia, "Nico Acima da Lei", foi um acerto e tanto e transformou o que seria uma estória banal e igual a tanto outras em algo criativo, tanto que o credenciou a dirigir seu sucesso imediato: "O Fugitivo" com Harrison Ford e ainda levou o versátil ator Tommy Lee Jones a interpretar o melhor papel de sua carreira, transformando-o em astro imediato. 


 
Concorrendo a dois Oscar (nas áreas de som) a estória do agente treinado, mas afastado da ativa por motivos de insubordinação que trabalha incógnito como cozinheiro, saindo do seu ostracismo para salvar o dia, até que funcionou. O público de Seagal pareceu não se importar com o oficial de múltiplas qualidades militares, tido como o melhor de todos (isso virou um cliché usado a exaustão em Hollywood) capaz de praticamente sozinho metralhar, matar, desarmar, explodir e ainda carregar a tira colo uma modelo da Playboy (a linda atriz Erika Eleniak que apareceu na vida real algumas edições da famosa revista) que fora como surpresa para surgir de um bolo no meio da festa  e se descobre em uma fria. Claro que ela prefere ficar ao lado daquele capaz de sobreviver a qualquer ataque. O que parece algo absurdo funcionou muito bem, mas não por acaso, basta sabermos que o responsável por escrever a estória foi J.F. Lawton que também escrevera o mega sucesso “Uma Linda Mulher”. Adicionando um elenco de atores que sabem o que fazer em cena, desenvolvendo bem os personagens o resultado foi um filme de ação com ritmo incessante que a crítica viu com bons olhos. E Seagal fugiria daquele ritmo de golpes a torto e a direito de seus filmes anteriores e aqui os utiliza com maior parcimônia em prol da ação. os efeitos ficaram a cargo de Tom Fisher (O Útimo dos Moicanos, Exterminador do Futuro, Vingador do Futuro, Blade Runner ...)



No elenco está um dos grandes motivos do filme funcionar, um time de atores, alguns com papéis mais relevantes que outros, mas bem delineados. Temos Seagal, mestre em Aikido, fazendo o que sabe, com bastante eficiência (ainda que com suas tiradas sarcásticas). Segal começou no cinema como treinaodr de atore e coreógrafo de lutas. Até os 50 minutos não sabemos quem é Ryback (mas mesmo que o roteiro guarde suspense, é mais do que óbvio).Tommy Lee Jones (indicado ao Oscar por "JFK") está hilário como o agente querendo se vingar do governo, vestido de roqueiro, meio maluco, querendo jogar um míssil nuclear no Havaí, mas com motivações que o espectador descobrirá ao longo da projeção.  Gary Busey faz um oficial traidor, engraçado (sua caracterização de mulher na festa está muito engraçada), fanfarrão e ineficiente (o pior parceiro que Strannix poderia ter naquele momento). Suas motivações são ... (acho que nem o personagem sabe realmente). Erika Eleniak começa como uma indefesa  coelhinha da playboy e vai crescendo ao longo do filme. Sua parceria com Seagal seria algo como A Bela e o “Fera”. Temos ainda Patrick O'Neal (1927–1994) em sua penúltima produção, um ator que mesclava filmes com participações em séries. Damian Chapa (do filme de presídio “Marcados Pelo Sangue” que volta e meia passava no SBT e foi noticiado como o o filme latino de maior bilheteria na história) em sua estreia. Raymond Cruz é um  ator de papéis de apoio (como em "Um Dia de Treinamento"), mas possui extensa biografia. E não podemos deixar de citar Nick Mancuso ator que ficou famoso ao estrelar uma ótima e curta série, chamada “Contrato de Risco” na qual fazia um misterioso agente que ajudava pessoas em troca de um favor a ser cobrado no futuro (normalmente para ajudar outras pessoas).  Um ótimo elenco que fez a diferença.


A Força em Alerta virou um dos campeões de Locações na era do VHS ficando meses entre as mais alugadas. É uma diversão escapista, que não se leva a sério, sendo esse o seu maior trunfo. Talvez seja o melhor filme de Seagal (que atuou também, como em muitas de suas produções, como produtor), Muitos dizem que foi seu ultimo grande filme. Posteriormente viriam "Em Terreno Selvagem" (sua primeira e única experiência na direção) e "A Força em Alerta 2" com um orçamento maior, cercado de problemas (fica pra outra resenha) e uma arrecadação  bem inferior. Seagal migraria para o mercado de vídeo como outros atores, como Dolph Lundgren, lançando uma produção atrás da outra, algumas interessantes e outras dispensáveis.

Trailer:




Curiosidades:
Harrison Ford assistiu a este filme enquanto estava decidindo se assumiria o papel principal em "O Fugitivo" (1993), que Andrew Davis já havia sido escolhido para dirigir. Ford ficou muito impressionado com o trabalho de Davis e imediatamente aceitou o papel.

Nove dos atores deste filme, incluindo Tommy Lee Jones, voltaram um ano depois para aparecer no filme O Fugitivo (1993), também dirigido por Andrew Davis.

Erika Eleniak, que interpreta Jordan Tate "Miss Julho 1989", na verdade, foi a Playboy Playmate do mês de julho de 1989. Eleniak foi um membro do elenco da série de televisão S.O.S. Malibu (1989), que tem um salva-vidas chamado Jordan Tate, interpretado por Traci Bingham. 

Steven Seagal afirmou em uma entrevista que o personagem interpretado por Erika Eleniak não foi incluído no roteiro original e que ele pessoalmente sugeriu a inclusão de uma stripper como um parceiro para adicionar um pouco de humor ao filme.

O título original do filme era "Dreadnought", o nome real do HMS Dreadnought da Marinha Real lançado em 1906. O encouraçado era tão avançado que seu nome se tornou sinônimo da classe de navios de guerra que o seguiu.  

A faca de atirar de Ryback foi projetada pelo famoso costureiro Gil Hibben. 

O sucesso de bilheteria do filme desempenhou  retardou a produção de "Duro de Matar 3". Originalmente, o script seria sobre um navio de cruzeiro tomado por terroristas. A ideia foi considerada muito similar a A Força em Alerta e o roteiro sofreu várias mudanças antes de finalmente se tornar "Duro de Matar 3: A Vingança" (1995). 

A edição da Playboy mostrada no filme também é mostrada em "Esqueceram de Mim" (1990). 

Steven Seagal fez algumas mudanças, sem créditos, para o roteiro.

Damian Chapa e Raymond Cruz foram co-estrelas em "Marcados Pelo Sangue" (1993). 

Damian Chapa e Erika Eleniak estiveram em  "Fuga Alucinante" (2003)

Orçado em $35,000,000. Arrecadou mundialmente $156,400,000

Trilha Sonora:
Whiskey Fever - The Regulators
The Power -  Snap!
Voodoo Child (Slight Return) - Jimi Hendrix
Ooh Baby - Cryer as Screams and Dreams
Star Spangled Banner -  Jimi Hendrix

Cartaz:



















Tommy Lee Jones em O Fugitivo











Gary Busey em Bala de Prata / A Hora do Lobisomem











Nick Mancuso no seriado Contrato de Risco












Damian Chapa em Marcados Pelo Sangue













Colm Meaney no seriado Jornada nas Estrelas - A Nova Geração













Filmografia Parcial:
Steven Seagal

 











Nico - Acima da Lei (1988); Difícil de Matar (1990); Marcado Para a Morte (1990) Fúria Mortal (1991) A Força em Alerta (1992);  Em Terreno Selvagem (1994); A Força em Alerta 2 (1995); Momento Crítico (1996); The Glimmer Man - O Homem das Sombras (1996); Ameaça Subterrânea (1997); Rede de Corrupção (2001); O Forasteiro (2003); Resgate Sem Limites (2003); Desafio Final (2004); Hoje Você Morre (2005); O Forasteiro 2 (2005); O Homem Sombra (2006); Justiça Urbana  (2007); Caçada Explosiva (2008); O Guardião (2009); Machete (2010); Vingança Implacável (2010); Operações Especiais (2012); Confronto Final  (2014); Jogo da Morte (2014); The Perfect Weapon (2016); Attrition (2018)

Tommy Lee Jones
 












Os Olhos de Laura Mars (1978); Nova York - Terra de Ninguém (1985); O Super Carro Negro (1986); Entrega Mortal (1989); Apache: Helicópteros Invencíveis (1990); JFK - A Pergunta que Não Quer Calar (1991); A Força em Alerta (1992); O Fugitivo (1993); Entre o Céu e a Terra (1993); Contagem Regressiva (1994); O Cliente (1994); Céu Azul (1994); MIB: Homens de Preto (1997); U.S. Marshals - Os Federais (1998); Cowboys do Espaço (2000); MIIB - Homens de Preto II (2002); Caçado (2003); O Homem da Casa (2005); Onde os Fracos não Têm Vez (2007); Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); MIB³: Homens de Preto 3 (2012); Lincoln (2012); Dívida de Honra (2014).

Gary Busey

 











A Fúria dos 7 Homens (1972); Liberdade Condicional (1978); A Hora do Lobisomem / Bala de Prata (1985); Inimigo Mortal (1986); Máquina Mortífera (1987); Predador 2 - A Caçada Continua (1990); Caçadores de Emoção (1991); A Força em Alerta (1992); Sobrevivendo ao Jogo (1994); Estrada Perdida (1997); Soldado Universal 2  (1998); O Soldado do Futuro (1998); Latin Dragon (2004); Marcados Para Morrer (2005); Dr. Dolittle 3 (2006); Piranha 2 (2012); Sharknado 4 (2016).

Nick Mancuso













Noite do Terror (1974); O Navio Assassino (1980); Um Bilhete Para o Céu (1981); A Lenda da Guerreira Solitária (1982); Triângulo de Paixões (1984); Stingray / Contrato de Risco (episódio piloto da série 1985); Death of an Angel (1986); Contrato de Risco (seriado 1986-1987); Tigre de Varsóvia (1988);  Milena, A Amante de Franz Kafka (1991); Rajada de Fogo (1992); A Força em Alerta (1992); Um Forasteiro na Corte do Rei Arthur (1995); Ivanhoé - A Primeira Batalha (1995); A Força em Alerta 2 (1995); Beleza Assassina (1996); O Invasor (1997);  Instinto Assassino (1998); Revelação - E o Livro Foi Aberto (1999); Querida Evangeline (1999); Forças Diabólicas (2000); Armadilha de Fogo (2003); Hoje Você Morre (2005); Na Máfia por Acaso (2005); Death in Havana (2010); The Resurrection of Tony Gitone (2013); Acerto de Contas (2016); Dracula's Raven House  (2018); 

Erika Eleniak
 













E.T.: O Extraterrestre (1982); Anjo Pecador (1988); A Bolha Assassina (1988); Baywatch: Panic at Malibu Pier (1989); S.O.S. Malibu (seriado 1989-1992); A Força em Alerta (1992); A Família Buscapé (1993); Uma Loira Em Apuros (1994); Adolescentes Em Fuga (1995); O Bordel de Sangue (1996) Projeto Pandora (1998); Terror em Alto Mar (1999); Fuga Alucinante (2003); Drácula 3000 - Escuridão Infinita (2004); Absolute Zero (2006); Marilyn Monroe Back? (2018)

Raymond Cruz
 

 









Cinderela às Avessas (1987); Gremlins 2: A Nova Geração (1990); Fúria Mortal (1991); Voltar a Morrer (1991); Horas Violentas (1992); Marcados Pelo Sangue (1993); Perigo Real e Imediato (1994); Marcados Pelo Destino (1994); Operação Dumbo (1995); A Última Ameaça (1996); Íntimo & Pessoal (1996); O Substituto (1996); A Rocha (1996); Alien - A Ressurreição (1997); Um Drink no Inferno 2: Texas Sangrento (1999); Dia de Treinamento (2001); Efeito Colateral (2002); Meu Nome é Modesty Blaise (2004); Irmãos de Luta (2005); Divisão Criminal (seriado 2005 a 2012); Crimes Graves (seriado 2012-2018)

Damian Chapa
 

 











A Força em Alerta (1992); Marcados Pelo Sangue (1993); Desejo Mortal (1994); Santos e Pecadores (1994); Street Fighter: A Última Batalha (1994); Tudo Por Dinheiro (1997); Matador em Fuga (1999); Karma Assassino (2001);  Fuga Alucinante (2003); Mexican Gangster (2008);  Polanski (2009); Vampiro (2009) El Padrino II: Border Intrusion (2011); Brando Unauthorized (2011); Mafia Man: Robstown Gangster (2012); Father Rupert Mayer (2014); Streets of East L.A. (2016); Enemy Within (2016); Luz (2018)   

Colm Meaney










  

Os Vivos e os Mortos (1987);  Duro de Matar 2 (1990); Bem-Vindos ao Paraíso (1990); The Commitments: Loucos pela Fama (1991); Um Sonho Distante (1992); A Força em Alerta (1992); No Limite da Inocência (1992); Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (seriado 1987 a 1994); O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg (1994); Con Air - A Rota da Fuga (1997); Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine (seriado 1993 a 1999);  Blueberry - Desejo de Vingança (2004); Nem Tudo é o Que Parece (2004); O Jogo da Morte (2006); Código de Conduta (2009); O Pior Trabalho do Mundo (2010); O Negociador (2011); Alan Partridge: Alpha Papa (2013); Pelé: O Nascimento de uma Lenda (2016); The Secrets of Emily Blair (2016)

Patrick O'Neal (1927–1994)
 













O Escudo Negro de Falworth (1954); Paixões Desenfreadas (1960); Sublime Loucura (1966); Um Casamento Macabro (1966); Diário Íntimo de uma Mulher (1968); Carta ao Kremlin (1970); Noite de Sombras, Noite de Sangue (1972); As Esposas de Stepford (1975); Temporada Mortal (1977); A Coisa (1985); O Retorno de Perry Mason (1985); Tal Pai, Tal Filho (1987); Contos de Nova York (1989); Simplesmente Alice (1990); Para Eles com Muito Amor (1991); A Força em Alerta (1992); Perry Mason: The Case of the Skin-Deep Scandal (1993)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre