quarta-feira, 9 de novembro de 2016

ABZURDAH / ABZURDAH (2015) - ARGENTINA




FERIDAS NA ALMA E NO CORPO

Cielo (Eugenia Suárez) é uma estudante, entre 15 e 16 anos, que mantém conversas pela internet com um homem nove anos mais velho, chamado Alejo (Esteban Lamothe). Cielo tem problemas de relacionamento: sem amigas e mudando frequentemente de escola. Um dia recebe um convite para conhecer Alejo e o grupo da qual ambos participam ocasionalmente. Uma forte paixão arrebata Cielo. O tempo passa e a jovem vai estudar na capital, agora com 18 anos, mas sua obsessão se torna mais forte a medida que Alejo não deseja mais um relacionamento sério. Cielo começa gradativamente a adquirir anorexia nervosa, criando um blog onde mostra a doença como um estilo de vida, atraindo várias pessoas na mesma condição. Mas o processo de auto destruição fica mais intenso, na mesma dimensão do amor por Alejo.




Baseado na obra autobiográfica da escritora Cielo Latini, Abzurdah, que se transformou em best seller na Argentina e esgotou as primeiras edições no Brasil, narra a vida da autora que conhece Alejandro (ou Alejo) e cria uma paixão obsessiva que a leva para vários problemas como: Transtorno de Bordeline, Bulimia, Anorexia Nervosa e até o suicídio. Essas experiências foram passadas para o livro e sua migração para as telas foi praticamente uma consequência. 



A diretora Daniela Goggi, em sua primeira experiência no cinema, fez um filme muito interessante de ser assistido. A escolha de uma mulher para falar desse universo (tenso) feminino foi mais do que acertada. Goggi mostra muita sensibilidade e foca muito nas questões do afloramento dos sentimentos. Temos um pouco da vida dos personagens, mas o que Cielo sente o espectador percebe e algumas pessoas poderão ter uma incômoda identificação.



O mérito do filme (ou do livro, como queiram) é mostrar uma pessoa comum, introvertida, sem amigas e sem uma identidade no mundo que vive, mas com grandes problemas. Algo muito comum nos dias de hoje. Cielo se apegou a uma pessoa que considerava como único amigo (ainda que virtual). Este amigo, agora na vida real, lhe dá amor e carinho. Um sentimento aflora. Paixão e amor se confundem. A entrega é total. Mas sabemos que relacionamentos não são como esperamos e que flores podem vir com espinhos. Esses espinhos não tardam a aparecer. Começam ferindo a alma, depois roubam a personalidade, a identidade e, posteriormente, ferem fisicamente. Essa metáfora é o caminho de Cielo, que se entregou de cabeça a um amor não correspondido, e da outra parte que queria apenas um relacionamento passageiro. Um vínculo físico e não emocional.



O tempo passa e a paixão não diminui. Cielo e Alejo se esbarram, quase sempre não é por acaso. A anorexia pode chamar a atenção de seu amado e dá-lhe o sentimento de culpa necessário para compadecer-se e amá-la. Ela já não se importa se é por piedade, mas Alejo quer seguir sua vida e Cielo não está nela. A família descobre o problema. E problemas antigos surgem como formadores do problema atual. Cielo pensa em suicídio como a única saída. A falta do outro implica em eliminar a própria vida.



María Suárez e Esteban Lamothe fizeram um ótimo par. Desde o início há uma empatia, um envolvimento que prende o público. A história ajuda e a trilha sonora (com a música “Trátame Suavemente” do grupo Soda Estereo, em algumas sequências) é de bom gosto, assim como o uso da melodia ao piano que permeia o filme. 



Abzurdah (para nós Absurda) é um filme tenso, angustiante, adulto. Muito bem dirigido e indicado para aqueles que se interessam pelo assunto adolescentes em conflito interno ou nos problemas acima relatados. Ótimo filme argentino.

Curiosidades: 

O livro Abzurdah foi publicado em 2006.

Na semana de estreia argentina, o filme foi visto por mais de 240.000 espectadores.

A atriz María Eugenia Suárez ficou conhecida no Brasil pela série "Quase Anjos", exibida pela Band.

Abzurdah é o apelido utilizado pela jovem no chat com Alejo e com seus amigos virtuais. 

 Soda Stereo - Tratame Suavemente (adicionado no blog em agosto/19)


6 comentários:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ver este filme, mas como a história é fantástica tenho certeza que é ótimo! Aliás, adorei este livro, quando li fiquei impactada com o enredo, ou seja, já estou curiosa para assistir. Bom, se formos ver bem, o cinema argentino , sempre com filmes tão densos e, em todos os gêneros sempre primando pela excelência. Tanto que raramente vemos um filme ruim! E eles sempre estão nas premiações mais importantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite. (Você não disse o seu nome)
      Este é um filme realmente interessante e tem estado aqui no blog por semanas entre os dez mais acessados. Você tem razão quanto o cinema argentino ter ótimas produções. Sempre possuem bons filmes com bons diretores e elenco. Volte sempre e obrigado por comentar. Um grande abraço.

      Excluir
  2. Gostaria de saber quem canta aquela música no momento em que ela está no quarto e depois começa a falar com o namorado e a mãe entra? Alguém sabe me responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia (Você não citou seu nome)
      A música que toca durante o filme em dois momentos é Trátame Suavemente, interpretada pela banda Soda Stereo e pela cantora Eugenia Suárez. Espero que seja esta a que se refere. Um grande abraço e volte sempre

      Excluir
  3. A própria atriz do filme tbm canta, voc pode procurar no Google... Mas a música é da banda soda stereo... tratame suavemente

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite (você não citou o seu nome)
    Obrigado pelo comentário e pela informação. Um grande abraço

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre