quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A MENINA QUE BRINCAVA COM FOGO / FLICKAN SOM LEKTE MED ELDEN / THE GIRL WHO PLAYED WITH FIRE (2009) - SUÉCIA / DINAMARCA / ALEMANHA




Alvo duplo

Segundo filme da trilogia Milennium,  “A Menina Que Brincava com Fogo”, cruza novamente as vidas do repórter investigativo  Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist) com a jovem Lisbeth Salande (Noomi Rapace).  Agora Mikael  se vê envolvido em um esquema de tráfico de mulheres do leste europeu, enquanto Lisbeth é acusada de três homicídios. Mikael passa a investigar os dois casos e percebe uma conexão. 



Este ótimo filme nos leva novamente a ambientação do livro, da qual foi baseado. Começa de uma forma mais lenta e, aos poucos, quando as peças começam a se encaixar, ganha dinâmica, até o clímax final envolvente. Aqui teremos o passado de Lisbeth mais esmiuçado, inclusive com a origem da jovem e o destino de seus pais. 


Nesta segunda parte da trilogia  não há, praticamente, uma interação entre os dois protagonistas do filme anterior, apenas Mikael no encalço de Lisbeth para resolver o mistério e ajudar a jovem. Outros personagens, como um "gigante" de cabelos brancos que funciona como um matador profissional, passam a interagir com maior participação e influenciando nos acontecimentos.  


O filme é muito bom, apesar de ficar abaixo da primeira produção, talvez pelo ar de novidade que o primeiro mostra ou pelo fato de que o diretor do primeiro filme, Niels Arden Oplev, foi substituído por Daniel Alfredson  que também filmou a terceira parte, mas a diferença é mínima.
O cinema sueco mostra que é possível fazer um filme para plateias de consumo, como as produções americanas. Se na produção americana a ação e o suspense denotam o espírito do filme, aqui cedem à interpretação impecável, com o mérito de serem atores desconhecidos mundialmente (Noomi Rapace, com sua atuação na trilogia, foi convidada a protagonizar o filme Prometheus), além de um roteiro que muitos consideram mais próximo ao livro e, por isso, mais completo. 



De certo que esta trilogia sueca já entrou para hall dos grandes filmes e quem assisti-la não a esquecerá. O filme, pelo seu teor, é indicado a plateias mais velhas. A continuação e última parte chama-se "A Rainha do Castelo de Ar"

Trailer:



Curiosidades:
Millenium é o nome da revista na qual Mikael trabalhava  

A trilogia:
Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009); 
A Menina Que Brincava Com Fogo (2009); 
A Rainha do Castelo de Ar (2009)

Filmografia Parcial: 
Michael Nyqvist
Bem-Vindos (2000); Arn: O Cavaleiro Templário (2007); Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009); A Menina Que Brincava Com Fogo (2009); A Rainha do Castelo de Ar (2009); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011); Um Amor em Paris (2014); De Volta ao Jogo (2014); A Jovem Rainha (2015); A Garota do Livro (2015); Invasão de Privacidade (2016).

Noomi Rapace
Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009);A Menina Que Brincava Com Fogo (2009); A Rainha do Castelo de Ar (2009); Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (2011); Prometheus (2012); Paixão (2012); Sem Perdão (2013); A Entrega (2014); Crimes Ocultos (2015); Prometheus 2 (2017).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre