domingo, 3 de abril de 2016

O ANJO EMBRIAGADO / YOIDORE TENSHI / THE QUIET DUEL (1948) - JAPÃO

 


UM ANJO RUDE

Sanada (Takashi Shimura) é um doutor, alcoólatra, que atende os pobres, num Japão pós-guerra. Certo dia, durante a noite, recebe a visita de Matsunaga (Toshirô Mifune), um homem que diz ter ferido sua mão com um prego. Ao inspecionar o ferimento, Sanada retira uma bala da mão do jovem. Ele sabe que Matsunaga é membro de uma das mais famosas facções do Japão, a Yakuza. Examinando o jovem, ele descobre que existe a possibilidade do rapaz estar com Tuberculose em estágio avançado e aconselha que faça de  imediato uma radiografia. Matsunaga não gosta do conselho e ameaça o médico, partindo em seguida. 


Sanada é um médico de atitudes rudes com seus pacientes, pois os considera negligentes com a própria saúde. Acredita que o conhecimento da doença e seus perigos são os primeiros passos para a cura.  É um médico dedicado e não se nega a ajudar quem necessita. A cidade em que vive tem um aspecto pobre e sujo. Ele contempla uma fossa onde as crianças brincam e adultos jogam lixo. Sabe do foco de doenças do local e o máximo que pode fazer é avisar às pessoas que se afastem daquela “lama” pútrida.


Por uma razão que Matsunaga não compreende, Sanada vai ao seu encontro lhe cobrando o exame que solicitara. O jovem, devido a sua posição no Japão da época, é temido por todos, que o recebem com temerosos sorrisos e evitam deixá-lo chateado com algo. Sanada não tem medo, apenas deseja que Matsunaga procure auxílio. O jovem e violento criminoso não quer que tomem ciência de sua doença, pois seria uma fraqueza a ser explorada por seus inimigos. A taxa de mortalidade era muito alta, visto que a única cura seria o descanso severo e uma boa alimentação. 



O médico mantém em sua casa a mãe e uma jovem que funciona como enfermeira, mas que possui um mistério a respeito de sua vida. A saída da cadeia do chefe do grupo revela que a vida da jovem pode estar correndo perigo. Enquanto Sanada tenta salvar a vida de Matsunaga, acompanha uma jovem que está sob seus cuidados, melhorando progressivamente da Tuberculose.


Primeiro filme de Toshiro Mifune (1920–1997) com o diretor Akira Kurosawa (1910–1998) na qual mantiveram uma parceria de longa data. Kurosawa fez um filme na qual mostrava algumas de suas características: uma direção que extraía o melhor dos atores e um jeito de transpor para as plateias sua visão única de uma história. E uma história muito interessante. 


O personagem de Mifune, é um anti-herói: violento, bandido e não aceita que lhe digam o que fazer. O de Takashi, um sujeito simples e que diz o que pensa, sem importar quem é a pessoa. Apesar sua rudez no modo de tratar as pessoas (como revelado pela menina curada), Sanada poderia ter tido uma vida confortável e se recorda de seu amigo da faculdade que “trata dos ricos”. Por acaso, o encontra e aceita uma carona e se deslumbra que o conforto que um carro pode proporcionar. 


O manguezal poluído, que muitas vezes serve de contemplação aos personagens, representa a podridão, a degradação, o que há de ruim. Sanada se vê no jovem Matsunaga e acredita que pode convencê-lo a largar a Yakuza (um dos primeiros filmes a abordar a organização, não como secreta, mas de conhecimento de todos) e viver uma nova vida. Matsunaga, a certa altura, percebe que foi considerado carta fora do baralho e que seu chefe pretende usá-lo de “bucha” para tirar proveito de sua condição de moribundo. Sanada enfrenta o chefe da organização. O Jovem, debilitado, percebe que tem que ajudar o único que se dispôs a fazer algo por ele. O confronto é inevitável e um dos grandes momentos do filme. A cena, perto do final, mostra que o ciclo da vida se renova e onde não há mais esperança para alguns, há uma vida toda pela frente para outros. Filmado três anos após a segunda grande guerra, percebe-se em seu cenário o reflexo de um Japão que perdeu a guerra, sofreu suas consequências e como seu povo lidou no dia a dia com a questão.



O Anjo Embriagado não é um dos grandes clássicos de Kurosawa como Rashomon (1950), Os Sete Samurais (1954) ou Ran (1985), para citar os mais conhecidos.  O filme destina-se àqueles que procuram filmes antigos com conteúdo ou que buscam conhecer a filmografia de um dos maiores mestres da sétima arte, responsável por influenciar uma geração inteira de diretores 



Breve Filmografia
Toshiro Mifune










O Anjo Embriagado (1948); Rashomon (1950); O Idiota (1951); A Vida de O'Haru (1952); Os Sete Samurais (1954); Anatomia do Medo (1955); Trono Manchado de Sangue(1957); O Homem do Riquixá (1958); A Fortaleza Escondida (1958); Yojimbo - O Guarda-Costas (1961); Grand Prix (1966); Inferno no Pacífico (1968); Morte no Inverno (1979) ; 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1979); Shogun (A SÉRIE) 1980; A Mulher Prometida (1994)


Akira Kurosawa









O Anjo Embriagado (1948); Rashomon (1950); Os Sete Samurais (1954); Yojimbo - O Guarda-Costas (1961); Sanjuro (1962); Dersu Uzala (1975);  Kagemusha, a Sombra de um Samurai (1980); Ran (1985); Sonhos (1990); Rapsódia em Agosto (1991).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre