terça-feira, 6 de dezembro de 2022

PROVA DE FOGO / WITHOUT LIMITS (1998) – ESTADOS UNIDOS

“CITIUS, ALTIUS, FORTIUS”

Prova de Fogo conta a história de Steve Prefontaine (1951-1975), um jovem corredor de fundo (longa distancia) que quebrou todos os recordes americanos, conseguiu disputar as olimpíadas de Munique (1972) e que viria a falecer quando se preparava para quebrar novos recordes e disputar sua segunda olimpíada, a de Montreal (1976).

O filme se inicia com cenas das olimpíadas de Munique, para depois mostrar como “Pre” (Billy Crudup) descobriria seu talento para as corridas ainda criança e cujo pai carpinteiro e mãe dona de casa acreditavam inicialmente que seria apenas “um passatempo passageiro. O filme difere em alguns pontos de "Prefontaine – Um Nome sem Limites”, lançado um ano antes, como o técnico Bowerman (Donald Sutherland) que não foi pessoalmente recrutá-lo, mandou uma carta (uma versão diferente da mostrada no filme de Jared Leto) e seu relacionamento com Mary Marckx (Monica Potter) que entre idas e vindas se mantém como principal laço afetivo no filme.

O filme apresenta Bowerman como um técnico que sempre tentou mudar “Pre”, mas este nunca mudou. Dois cabeças duras que precisaram compreender um ao outro para compreenderem a si próprios. Enquanto Bowerman tentava orientar “Pre” a que não liderasse as provas, o polêmico e carismático atleta insistia que controlaria o ritmo das corridas. E numa corrida mostrou o seu ponto de vista ao ganhar ajudando a equipe a aumentar sua pontuação. Segundo a visão mostrada no filme, “Pre” dizia não ter talento, sendo capaz de conseguir o que quisesse, pois seu segredo era resistir a dor e ter uma determinação e foco na vitória. Bowerman insistia que o jovem tinha talento e que sem isso não se construía um grande atleta e que acreditar em si mesmo é muito importante, mas que seu adversário pode não estar nem aí para isso. Bowerman acreditava que o talento contribui para a vitória, mas ganhar uma corrida é uma serie de fatores não controláveis, inesperados. Pre acreditava poder correr sem limites e Bowerman que todos possuem limites e o corpo mostraria exatamente isso ao corredor ("você não pode dar mais do que consegue"). A classificação para as Olimpíadas, seguindo o pensamento de Bowerman, mostrou a Pre que o que Bowerman afirmara fazia sentido afinal. O problema ocorre durante a corrida final do torneio olímpico: Pre foi pego em uma estratégia elaborada por seus adversários que mantiveram a prova de 5000 em “banho-maria”, impedindo-o de impor seu ritmo acelerado de liderança na qual poderia perder o folego frente a oponentes com arrancadas poderosas nos metros finais. O resultado foi inesperado para Pre e para a América. Pre voltaria por baixo e sem foco para novos desafios ainda que seu tempo tenha sido muito bom. Restava voltar aos treinos,  reconquistar seu espaço e resisitir as manipulações da organização.

O filme, ao contrário da produção de 1997, focou em alguns pontos e sub-explorou outros em prol da narrativa: pouco é mostrado do atentado que vitimou os atletas israelenses (o filme "Munique" esclarece bem este incidente); o filme não mostra um “Pre” inseguro quanto as suas possiblidades, sendo como já dito pego pelas estratégias de seus adversários que estudaram suas características;  o ativismo de “Pre” é pouco explorado mostrando alguns pontos de sua briga contra a “União Amadora de Esportes”, um órgão governamental que o jovem considerava como uma sanguessuga do esporte. As corridas são melhor exploradas que no filme “Prefontaine”, passando mais emoções e sendo mais detalhes, inclusive durante uma ou duas corridas apareceram cenas muito bem encaixadas do verdadeiro atleta em ação. A corrida pela Medalha de Ouro aqui é melhor abordada e com maior duração. O surgimento da Nike pelas mãos de Bowerman acontece mais próximo ao final e a opinião de Pre torna-se fundamental. Quanto ao relacionamento do atleta se concentra majoritariamente em Mary Marckx enquanto na outra versão o coração do atleta parecia dividido entre a atual e a ex. O próprio acidente que vitimou o corredor possui uma estória com outros ingredientes.

O elenco em ambos as produções é tão bom que fica difícil certas comparações. Billy Crudup não deveu nada a Jared Letto, mostrando grande semelhança com o real Prefontaine. Enquanto o “Pre” de Letto é mais intenso, o de Crudup parece mais real. Donald Sutherland recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por sua atuação neste filme construindo um personagem equiparável ao de R. Lee Ermey, mas que trouxe uma emoção que não foi desenvolvida para Ermey no roteiro de Prefontaine. Monica Potter apresentou um personagem mais interessante e melhor desenvolvido que o feito pelas atrizes da outra versão. Já Dean Norris (do seriado "Breaking Bad") teve pouco tempo de cena e não recebeu o desenvolvimento que Ed O'Neill teve como o assistente de Bowerman, Bill Dellinger. Adam Setliff  surge em poucas cenas como o arremessador de discos Mac Wilkins, assim como os pais de Pre. William Mapother (do seriado "Lost") aparece em algumas cenas com poucas falas.

Dirigido por Robert Towne, escritor de uma dezena de filmes de sucesso (“Chinatown”; “Shampoo”; “O Céu Pode Esperar”; “Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva”; “Dias de Trovão”, “Missão Impossível 2” ...) e produzido por Tom Cruise, Prova de Fogo é um bom filme que conta a vida de Prefontaine de uma forma que agradará o espectador. Se é melhor ou pior que Prefontaine (1997) cabe a cada um julgar, mas acredito que os dois filmes devam ser vistos, pois dão uma visão mais ampla sobre a vida do atleta para plateias não americanas. O que deve ser notado é que não há  necessidade de assistir antes a primeira versão e, posteriormente, a essa. As duas se complementam e fluem de modo independente. Um filme sobre um homem que nasceu para correr.

 

Trailer:


Curiosidades:

Robert Towne recebeu o Oscar pelo roteiro de Chinatown e foi indicado por A Última Missão (1973); Shampoo (1975) e Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva.

Assim como “Prefontaie” este filme não se pagou: custou $25 milhões e arrecadou $777,423

20 anos antes do lançamento do filme, Kenny Moore, um amigo do falecido Steve Prefontaine, abordou Robert Towne com a intenção de fazer um filme, mas Towne não estava disponível na época.

Mary Marckx, ex-namorada de Prefontaine e amiga de Moore, deu a Towne mais de 200 cartas pessoais escritas por Prefontaine, que forneceram uma visão de seus pensamentos e ela também compartilhou informações sobre o relacionamento que ele teve com sua mãe.

Towne originalmente imaginou Cruise no papel de Prefontaine, mas foi decidido que ele era muito velho.

Robert Towne queria que Tommy Lee Jones interpretasse Bill Bowerman, mas ele recusou.

Harrison Ford foi considerado para o papel de Bill Bowerman.

Tom Cruise e William Maphoter são primos na vida real

“citius, altius, fortius” ("mais rápido, mais alto, mais forte" - tradução do grego) é uma frase dita por Bowerman a Prefontaine

A fanfarra olímpica é ouvida durante a cobertura televisiva dos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. No entanto, John Williams não compôs essa peça até as Olimpíadas de Atlanta em 1996.

Antes do campeonato da NCAA, o filme mostra Pre machucando o pé em um quarto de hotel com "Iowa's Finest" (Amy Jo Johnson). Pre realmente machucou o pé pulando na piscina do hotel do posto de salva-vidas.

Na competição de restauração, Pre se mostrou antes da corrida assustado e inseguro de si mesmo contra uma competição acirrada. Na verdade, para esta corrida, Pre estava chateado com a falta de competição.

Os tênis personalizados eram conhecidos como Blue Ribbon Sport's (BRS) e acabaram se tornando Nike, não Adidas.

Seu conversível era um MGB 1973 dourado

"Prefontaine" é a quinta faixa do álbum de Madchild de 2013, "Lawn Mower Man".

Um grupo de fãs vestiu, de brincadeira, camisetas com os dizeres "STOP PRE". Prefontaine achou graça nas camisas e, quando oferecidas, decidiu usar uma na volta da vitória

A Marca de 12:36 era a meta de Prefontaine

Estreou na Tevê aberta pelo SBT em 01 de junho de 2002

O trailer coloca uma musica do U2 que não é apresentada no filme


Trilha Sonora: 

Summon the Heroes -  Boston Pops Orchestra - Conducted by John Williams

County Fair - Joe Walsh

Tamalpais High -  David Crosby

Walk on the Wild Side - Lou Reed

Do You Know What I Mean - Lee Michaels

Can't Get Enough of Your Love, Babe - Barry White

Comin' Back to Me - Jefferson Airplane

Yitgadal Veyitkadash - The Rinat Choir of Israel

Can't Find My Way Home - Blind Faith

I Feel Free - Cream

John, I'm Only Dancing - David Bowie

Badge - Cream

Rocket Man (I Think It's Going to Be a Long Long Time) - Elton John


Billy Crudup em Watchmen








Monica Potter em Con Air: Rota de Fuga








Dean Norris em Breaking Bad









Cartaz:












Filmografia Parcial:

Billy Crudup







Sleepers - A Vingança Adormecida (1996); Todos Dizem Eu Te Amo (1996); Prova de Fogo (1998); Amor Maior que a Vida (2000); Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003); Missão: Impossível 3 (2006); O Bom Pastor (2006); Watchmen: O Filme (2009); Inimigos Públicos (2009); Comer, Rezar, Amar (2010); O Experimento de Aprisionamento de Stanford (2015); Spotlight: Segredos Revelados (2015); Prometheus 2 (2017); The Flash (2018).


Donald Sutherland






As Profecias  do Dr. Terror  (1965); Os Doze Condenados (1967); M.A.S.H (1970); Johnny Vai à Guerra (1971); Klute, O Passado Condena (1971); A Águia Pousou (1976); O Clube dos Cafajestes (1978); Os Invasores de Corpos (1978); O Buraco da Agulha (1981); Condenação Brutal (1989); Backdraft - Cortina de Fogo (1991); JFK - A Pergunta que Não Quer Calar (1991); Assédio Sexual (1994); Cidadão X (1995); Epidemia (1995); Tempo de Matar (1996); Prova de Fogo (1998); Vírus (1999); Instinto (1999); Cowboys do Espaço (2000); A Cilada (2000); Orgulho & Preconceito (2005); Terra de Ninguém (2006); A Legião Perdida (2011); Jogos Vorazes (2012); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013); Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); O Retorno de John Henry (2015); Ella & John (2017); American Hangman (2019); Cortina de Fogo 2 (2019); Ad Astra: Rumo às Estrelas (2019); Tudo pela Arte (2019); Isolado na Pandemia (2020); Moonfall (2022)


Monica Potter







À Prova de Balas (1996); Con Air: Rota de Fuga (1997); Um Lugar Seguro (1998); Mero Acaso (1998); Prova de Fogo (1998);  Patch Adams, o Amor é Contagioso (1998); Na Teia da Aranha (2001); Os Encontros de Lucy (2002); Jogos Mortais (2004); Erros Irreversíveis (2004); Justiça Sem Limites (seriado 2004-2005);  Educação às Avessas (2008);  A Última Casa (2009); Parenthood: Uma História de Família (seriado 2010-2015); 


Dean Norris







Máquina Mortífera 2 (1989);  Difícil de Matar (1990); O Vingador do Futuro (1990);  Gremlins 2: A Nova Geração (1990); Horas de Desespero (1990); O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991); O Passageiro do Futuro (1992); Selvagens em Wall Street (1993); A Firma (1993); O Poder da Sedução (1994); Texas - Poder e Corrupção (1996); Assalto Sobre Trilhos (1995); Paixão Incontrolável (1995); Gattaca: A Experiência Genética (1997); Tropas Estelares (1997); A Negociação (1998);  Prova de Fogo (1998); Impacto (1999); A Cela (2000); Pequena Miss Sunshine (2006); A Volta do Todo Poderoso (2007); Plano de Fuga (2012); Sangue no Gelo (2013); Breaking Bad (seriado 2008 -2013); Under the Dome: Prisão Invisível  (seriado 2013- 2015);  O Livro de Henry (2017); Desejo de Matar (2018); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019); Claws (seriado 2017 -2022);


William Mapother







Prova de Fogo (1998); Magnólia (1999); Missão: Impossível 2 (2000); A Senha: Swordfish (2001); Vanilla Sky (2001); Os Reis de Dogtown (2005); A Outra Terra (2011); Intocável : A História de Drew Paterson (2102); O Universo no Olhar (2014), O Misterioso Caso de Judith Winstead (2015) e participações em vários seriados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre