Alice Gould (Barbara Lennie)
se interna voluntariamente em uma instituição psiquiátrica com autorização do
marido e do Estado, alegando estar sofrendo de paranoia, com um laudo e uma
carta de seu médico, o Dr. Donadio, informando que a mesma possui extrema
habilidade em mentir, manipular fatos e convencer pessoas e psiquiatras
inexperientes, além de um raciocínio afiado e respostas para tudo.
Na entrevista de entrada,
com o Dr Ruipérez (Frederico Aguado), é questionada sobre o fato de ter envenenado
o marido Heliodoro (David Selvas) pelo menos três vezes (ela se diz formada em
ciências químicas, mas não a exerce) com substancias indetectáveis em testes
padrões e que este optou por preservá-la ao não acionar a polícia, recorrendo
ao Dr. Donaldio para interna-la. Alice retruca que, se este a denunciasse,
seria aberta uma investigação e ele perderia a guarda de seus bens que iria
para alguém nomeado pelo Estado, com isso ele optou pelo que ela considera um
“Sequestro Legal” e que permitiria esse se tornar administrador de seus bens.
“Alicia” é apresentada a Montserrat Castell (Loreto Mauleón) vice-diretora do centro, já que Samuel Alvar (diretor e único que sabe sua real identidade) encontra-se de férias, mostrando-a quais são as regras do local. Em seu quarto, com o livro que levara, Alice nos mostra seu real motivo de estar ali: ela é uma investigadora particular que se infiltrou no local com o intuito de desvendar o assassinato de Damian, ocorrido na instituição, cujo pai da vítima acredita que não houve real interesse em elucidar o caso, sendo tratado como acidente. E possui uma carta enviada pelo assassino de Damian Garcia del Olmo ao pai, Sr. Del Omo, que conseguira levar para o instituto.
Quanto mais Alice se aprofunda em sua investigação, mais começa a suspeitar de que algo realmente ocorreu. Ela faz amizade com alguns internos, mais particularmente com Ignacio Urquieta (Pablo Derqui), que possui algumas regalias por boa conduta, como ter um isqueiro, mas que sofre de hidrofobia, capaz de lhe causar queimaduras no corpo.
Durante suas sessões com o
Dr. César Arellano (Javier Beltrán), Alice se mostra uma mulher delicada,
inteligente e atraente ainda que se diga fiel. Arellano começa a demonstrar um
pouco mais do que interesse profissional à “Alicia”, o que permite que ela possa
usar um estratagema que a leve a conseguir informações no arquivo central da clínica.
Com a chegada de Alvar, Alicia pede que este valide sua real identidade e sua
missão no local, mas para seu espanto, o diretor revela desconhecer
completamente quem ela é, que nunca falara com Del Omo, nunca conversara com
Donadio, apenas tomara conhecimento de sua carta e que o caso de Damian fora suicídio.
Alvar informa a Montserrat e Arellano que a paciente possui realmente problemas
mentais, enquanto Alicia tenta convencer a dupla de que está sendo vítima de um
golpe muito bem orquestrado e que Alvar pode estar envolvido. Ao Alvar demonstrar
descontrole com a situação, Montserrat e Arellano começam a crer que ele pode
ter envolvimento na hospitalização de “Alicia” e que o suicídio de Damian pode
ter sido algo mais.
Distribuído pela Netflix em
sua plataforma, As Linhas Tortas de Deus é um filme espanhol que apresenta
inúmeras qualidades. Oriundo do livro de Torcuato Luca “Los Renglones Torcidos
de Dios”, traz um forte suspense que prenderá o espectador até o seu minuto
final, na qual muitos poderão ter dúvidas quanto a solução dada pela produção.
O filme tem visível inspiração na produção “A Ilha do Medo” com Leonardo Di
Caprio e homenagens ao filme “Um Estranho no Ninho”, deixando o espectador a
divagar sobre as diversas reviravoltas que o roteiro vai apresentando. E, de
acordo, com que a estória avança, novos ingredientes se acrescentam e o
espectador tem que montar o quebra-cabeças. O filme, propositadamente, não
segue uma narrativa linear visando dificultar a percepção do espectador e
deixando-o com várias dúvidas do que realmente está acontecendo.
De acordo com que nos envolvemos na estória várias versões nos são apresentadas: Em um primeiro momento, nos é mostrado Alice entrando na instituição voluntariamente (com Del Omo a deixando antes da entrada). Os médicos leem a carta do Dr. Donadio e concluem que Alicia (seu novo nome dado pela instituição) possui distúrbios que a qualificam a ali estar. Em um segundo momento. vemos que Alicia é uma investigadora contratada, que se infiltra para descobrir quem matara o filho de Del Omo e enviara uma enigmática carta citando o crime. Del Omo teria lhe dito que conversara com Alvar e o mesmo concluíra que entrar simulando uma doença não levantaria suspeitas. Em um terceiro momento, vemos Alvar antecipar o retorno de suas férias frente ao problema causado por Alicia. Ele diz desconhecer todas essas informações e que não conhece nenhuma das pessoas narradas por ela e nunca a vira. Alicia levanta suspeitas sobre as estranhas atitudes de Alvar e esse adverte seus companheiros de trabalho de que ela, conforme a carta, é muito contundente em suas afirmações e muito inteligente sendo capaz de enganá-los. Em um quarto momento, vemos Alicia passando por um forte procedimento médico e percebendo que fora vítima de um engodo. O marido a teria colocado propositadamente na instituição (e que, na verdade não fora engando por Alice a assinar sem saber de sua internação) e que este conseguira uma pessoa para se passar por Del Omo e que o Dr. Donaldio participara de tudo. Ninguém sabe quem é Del Omo, o Marido aparentemente desapareceu com todo o dinheiro e o Dr. Donaldio foi para um congresso em Zurique e não responde aos telegramas enviados pela clínica. Alvar não tem respostas para esses dilemas, mas acha que Alicia é perigosa. Já Alicia acredita que Alvar está envolvido no plano e preocupado por ela descobrir seu envolvimento no antigo crime. Montserrat e Arellano tentam validar a estória de Alicia. Alvar se incomoda de sua avaliação não ser levada a serio e sua conduta ser questionada. Surgirão novas informações que levarão a conjecturar quem está certo nesta intricada estória.
Se você não viu o filme, pule esta este parágrafo e passe para o seguinte, pois explicarei como filme fica melhor de ser visto e entendido. Primeiro temos que considerar que o filme, ao longo de sua projeção, não apresenta flashbacks (cenas do passado) e sim flashfowards (cenas do futuro), o que confundirá muitos que o assistirem sem essa informação pela primeira vez, pois o diretor embaralhou a ordem da narrativa, até um momento em que o presente (a estória de Alice) se juntará às “cenas futuras” e entenderemos o contexto. Isso quer dizer que tudo que é mostrado no início e meio do filme (o investigador, o crime, a legista, o diretor, a pessoa morta), sem Alice ainda irá acontecer. Quando Alicia começa a empreender o seu plano de fuga e o coloca em prática, percebemos que os eventos “anteriormente mostrados” estarão valendo a partir dali. A narrativa fica cronologicamente correta e se torna mais fácil de entender. Se você ainda assim desejar entender quem está correto, eu diria que colocar o foco nas falas do diretor a respeito de Alicia é a melhor opção.
Quanto ao ótimo elenco, a dupla Barbara Lennie e David Selvas trabalharam no filme "Um Contratempo" (2016), outro filme muito bem realizado, a diferença é que David Selvas tem pouco momentos em cena. Eduard Férnandez ("Todos Já Sabem" e "O Que Você Faria?") fez um ótimo trabalho como o diretor que pode estar ou não envolvido nessa envolvente estória. Plablo Derqui está muito bem como o hidrofóbico que ajuda Alicia; O jovem Samuel Soler fez o papel duplo dos irmãos Rómulo e Remo (e convenceu nos dois papéis); Javier Bestrán faz o médico que se mostra atraído por Alícia; a atriz Loreto Mauléon faz a Dra Montserrat que passa a ter séria duvidas quanto a postura de Alvar. Francisco Javier Pastor interpreta o Homem-Elefante com relevância para a estória.
Dirigido por Oriol Paulo (de filmes como: "Um Contratempo", "O Corpo", "Durante a Tormenta" e pelo roteiro de "Os Olhos de Julia"), "As Linhas Tortas de Deus", título que se explica através da frase de Alvar, mostra-se um thriller acima da média por sua proposta de deixar o espectador conjecturando em qual estória deverá acreditar. Como de costume, o cinema espanhol nos apresenta uma obra bem estruturada que mesmo possuindo uma duração comercialmente maior não se percebe o tempo passar.
Trailer:
Curiosidades (contém spoilers sobre o final do filme):
David Selvas e Barbara Lennie também interpretam marido e mulher em "Um Contratempo"
Ambientado em 1979
Tal como acontece com muitos outros filmes, o livro e, neste caso, o seu final é muito melhor do que a ambiguidade onde este filme termina. O público fica sem um final real aqui, enquanto o livro oferece um final inteligente e bem escrito, onde ela é o que sempre foi desde o início: uma mulher doente que tentou assassinar o marido e se livrar disso com suas mentiras. No livro, eles votam uma segunda vez, liberando-a novamente porque o motivo de sua doença havia desaparecido (o marido pegou seu dinheiro), mas ela decide ficar quando percebe que realmente está doente e louca, e não pode confiar em sua mente. no mundo real.
Cartazes:
Filmografia Parcial:
Barbara LennieLa bicicleta (2006); Los Condenados (2009); Amar en Tiempos Revueltos (seriado 2005); A Pele que Habito (2011); Jogos Infantis (2012); Estrela Cadente (2014); A Garota de Fogo (2014); O Apóstata (2015); Um Contratempo (2016); Uma Espécie de Família (2017); O Vazio do Domingo (2018); Todos Já Sabem (2018); O Candidato (2018); A Desordem Que Ficou (2020); As Linhas Tortas de Deus (2022)
Eduard Férnandez
Souvenir - Um Caso de Amor (1994); Los lobos de Washington (1999); El Portero (2000); En la Ciudad (2003); O Que Você Faria? (2005); Che 2: A Guerrilha (2008); Amores Locos (2009); Flores Negras (2009); Pão Negro (2010); A Pele que Habito (2011); Tirando a Sorte Grande (2012); Marsella (2014); Truman (2015); A Noite em que minha Mãe Matou meu Pai (2016); O Homem das Mil Caras (2016); Os Últimos das Filipinas (2016); Perfeitos Desconhecidos (2017); Todos Já Sabem (2018); Enquanto a Guerra Durar (2019); Mediterráneo (2021); As Linhas Tortas de Deus (2022)
Frederico Aguado
Amar en Tiempos Revueltos (seriado 2005); Venus (2022); As Linhas Tortas de Deus (2022)
David Selvas
Amic/Amat (1999); Pirata (1999); Freetown (2002); Valentín (2002); Che 2: A Guerrilha (2008); The Lost (2009); Cela 211 (2009); Trash (2010); Um Contratempo (2016); O Dia de Amanhã (2018); A Casa (2020); Libertad (2021); As Linhas Tortas de Deus
Loreto Mauleón
El Extraño Anfitrión (2012); La Casa de mi Padre (serie 2016); El Secreto de Puente Viejo (serie 2011-2019); As Linhas Tortas de Deus (2022); Desejo e Sedução (2004);
Pablo Derqui
O Habitante Incerto (2004); Salvador (2006); Fuerte Apache (2007); Expulsados 1609, la Tragedia de los Moriscos (2009); Os Olhos de Júlia (2010); Poder Paranormal (2012); El Cafè de la Marina (2014); Os Fillos do Sol (2017); La Vampira de Barcelona (2020); Dois (2021); As Linhas Tortas de Deus (2022)
Javier Beltrán
Zoo (2008); Poucas Cinzas: Salvador Dalí (2008); Animals (2012); Se eu não Tivesse te Conhecido (serie 2018); As Leis da Fronteira (2021); As Linhas Tortas de Deus (2022)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre