quarta-feira, 21 de setembro de 2022

SANGUE DE PANTERA / CAT PEOPLE (1942) - ESTADOS UNIDOS

 


MESTRES DA LUZ E DA SOMBRA

A imigrante sérvia Irena Dubrovna (Simone Simon), está desenhando em um Zoológico, em Nova York, em frente à jaula de uma pantera, quando conhece Oliver Reed (Kent Smith) na qual convida para ir até o seu apartamento. Irena confidencia a Oliver que ele é o seu primeiro amigo na cidade.  Ao Oliver perceber uma pequena estatueta de um homem ao cavalo atravessando um felino, Irena lhe diz que se refere ao Rei João da Sérvia, libertador do povo e que expulsou a maldade, mas alguns feiticeiros(as) fugiram e passaram a assombrar o vilarejo aonde Irena vivera quando criança. Há uma identificação imediata e a dupla marca um jantar para o dia seguinte. 

Oliver resolve dar um gato de presente para Irena, mas o animal a rejeita de imediato. Eles trocam por um pássaro, cujo destino não lhe favorecerá. Em um restaurante sérvio, Oliver apresenta Irena aos amigos do trabalho, mas uma cliente, dentro do restaurante, revela-se o momento mais enigmático da noite quando lhe saúda em sua língua, assustando-a. Irena acreditou que sempre carregou algo de ruim, mas ainda assim o casamento acontece. Oliver e Irena vivem como casados, mas não há consumação, com a jovem voltando a visitar a pantera (ou leopardo) no zoo e evitando qualquer contato íntimo com o marido, pois acredita que isso a transformará em um felino assassino. A dupla resolve buscar ajuda psiquiátrica para exorcizar sua crença supersticiosa enquanto a colega de trabalho de Oliver, Alice (Jane Randolph), revela o seu amor há tempos guardado pelo amigo passando a representar uma ameaça a jovem sérvia, pois Oliver mostra-se simpático à investida. Ao mesmo tempo em que o psiquiatra parece ter desenvolvido um estranho afeto por Irena.

Muitos filmes revelam certa intimidade com as transformações sociais e/ou políticas vingentes. O expressionismo alemão foi de 1916 a 1926, reflexo de uma crise nacional, e do exorcismo dos demônios interiores. “O Gabinete do Dr. Caligari” e “Nosferatu” são bons exemplos. Já a depressão americana, para muitos, estaria atrelada ao surgimento de filmes de monstros: Frankenstein, Lobisomem, King Kong, Dr. Kekyll and Mr. Hide ..., assim como clássicos da literatura fantástica em que situações básicas foram impregnadas de simbolismos. Depois da guerra, a concepção de Horror mudou, ganhando conotações científicas. Ainda nos anos 40, o produtor Val Lewton levou para as telas uma série de produções na qual o horror era apenas sugerido e diluído em uma atmosfera geralmente alucinatória surgindo filmes como “A Sétima Vitima”; “Asilo Sinistro”; “Tumulo Vazio” ... e “Sangue de Pantera”. Sem a crise econômica surgiu um público captado pelos filmes de temática ocultista e sobrenatural. O imaginário e o sonho tomavam novamente o seu lugar. O diretor Jacques Tourneur deu sombras ao público e eles viram monstros. Um exemplo perfeito da teoria de que o que você imagina é mil vezes mais horripilante do que qualquer coisa que um cineasta possa lhe mostrar. Uma fórmula aprendida por Hollywood que a utilizou em diversos filmes posteriormente, tanto que muitos já não se lembram dessas produções que deram origem ao que se vê hoje.

Originalmente, o roteiro de Bodeen foi inicialmente ambientado no século XVIII, mas  Lewton rejeitou a ideia, fazendo uma grande reescrita do roteiro, atualizando-o até a época do filme. Lembrando que, ao falarmos de um filme de 1942, levar às telas temas como repressão sexual, psicologia freudiana e até lesbianismo ainda que insinuado de uma forma não exploratória e séria era algo pouco comum. Sua habilidade em fazer da mais simples cena ou área de sombra algo profundamente perturbador sempre foi digno de nota. Tourneur procurou fazer um filme em que o terror estivesse camuflado e invisível, criando sequências de sugestões soberbamente organizadas, um terror quase subliminar, deixando o público crer que vira mais do que realmente estava na tela, só percebendo o que havia sido mostrado depois de efetivamente vê-lo. O resultado foi que o filme, feito como uma produção B por apenas US$ 135.000, se tornou o maior bilheteria da RKO em 1942, arrecadando US$ 4 milhões, em comparação com "Cidadão Kane" do estúdio, com US$ 500.000 em 1941. Um filme barato, mas difícil de copiar sua arte.

Há duas cenas consideradas clássicas que até foram utilizadas, com menos impacto, na nova versão dos anos 80, “A Marca da Pantera”: Enquanto Alice corre, vemos apenas a sombra de um felino. A cena ganha tensão e impulso até ouvirmos o súbito chiado de uma porta de ônibus se abrindo. O próximo “ataque” a Alice ocorre em uma piscina vazia de um clube. Ao procurar o psiquiatra Dr. Louis Judd (Tom Conway) e lhe confidenciar que há algo de sobrenatural em Irena, Alice recebe uma análise interessante: Irena tem medo do passado e ela medo do presente. O fator medo interfere nos julgamentos de ambas, mas até onde essa análise está correta?

Quanto ao elenco, Simone Simon evoca a aura felina que deve ter assustado ao espectador da época. Sua personagem que começa tímida e insegura, aos poucos, se revela intimidadora e perigosa. Kent Smith interpreta um homem que se casa por amor, mas em suas palavras “nunca fora infeliz” antes, a aura de infelicidade tomou a sua vida e não sabe exatamente o que fazer. Seu casamento fracassou e a investida da colega de trabalho se mostra uma nova chance de ser realmente feliz. Jane Randolph faz Alice, uma mulher que perdeu a chance de se revelar ao homem que amava e diante da infelicidade deste resolve demonstrar o seu amor. O que ela não esperava é que sua rival se mostrasse altamente perigosa de uma forma da qual ninguém poderia supor. Jane Randolph faz uma Alice que se aproxima cada vez mais de Oliver e que passa a lutar por um futuro feliz ao lado de sua paixão, sendo alvo da fúria de Irena. Tom Conway faz o psiquiatra que se mostra curioso com a superstição de sua paciente, acreditando que tudo venha a ser decorrente de uma infância traumática que afetou profundamente Irena e a prendeu em uma jaula mental. Só que suas investidas não serão bem recebidas por Irena que se mostra capaz de "virar o bicho".  Alan Napier, como Doc Carver, faz algumas rápidas aparições, mas será sempre lembrado como o mordomo Alfred da série “Batman” anos 60. 


"Sangue de Pantera" foi um filme habilmente construído quase inteiramente por medo, pelo poder da sugestão, introduzindo os elementos dos quais o horror pode emergir e que assustou a plateia dos anos 40. O filme evoca a solidão da pessoa afastada da humanidade; fala de obsessão; da pessoa prisioneira de suas crenças; misticismo; superstição; infelicidade; infidelidade... Sua versão anos 80 veio carregada de violência e erotismo, o que desagradou a muitos, mas que agradou a outros que preferiram uma abordagem mais contemporânea. Ambas as produções tem suas qualidades, mas claro que o que assustava o público dos anos 40 não mais assusta os espectadores do século XXI. Um clássico que merece ser visto por quem gosta de filmes dessa época ou tem a curiosidade em saber como se fazia filmes sem efeitos, bastando um roteiro consistente e um diretor com talento. Teria uma continuação bem atípica: "A Maldição do Sangue de Pantera".


Trailer:





Curiosidades (contém spoilers):

A técnica do filme de terror de construir lentamente a tensão para um choque chocante que acaba sendo algo completamente inofensivo e benigno ficou conhecido como "ônibus Lewton" ("Bus Lewton") após uma cena famosa neste filme criada pelo produtor Val Lewton. A técnica também é chamada de "susto de gato" (Cat Scare), pois os ruídos fora da tela geralmente são revelados como um gato inofensivo assustado.

O filme esteve nos cinemas por tanto tempo que os críticos que originalmente criticaram o filme puderam vê-lo novamente e muitos reescreveram suas críticas com um toque mais positivo.

Por causa do orçamento incrivelmente apertado, os conjuntos de Soberba de Orson Welles (1942) foram reutilizados.

Quando "The Cat Woman" (interpretada, sem créditos, por Elizabeth Russell) fala com Irina em sérvio e a chama de "minha irmã", o diálogo de Russell é dublado por Simone Simon.

Filmado em 18 dias.

Os créditos de abertura terminam com uma citação atribuída a "Dr. Louis Judd", que é o nome do personagem psiquiatra do filme.

O supervisor Lou L. Ostrow estava tão insatisfeito com o estilo do filme que queria substituir o diretor Jacques Tourneur após quatro dias de filmagem. O produtor Val Lewton conseguiu que o chefe do estúdio Charles Koerner restabelecesse Tourneur, e quando Ostrow insistiu que a pantera aparecesse na sequência da sala de desenho, Lewton fez Tourneur usar pouca iluminação, colocando a pantera nas sombras.

Val Lewton chegou muito perto de ser demitido depois de apenas três dias de filmagem. Lou L. Ostrow, o chefe da unidade B da RKO, havia observado os três primeiros dias de juncos e não estava feliz com o que viu. Ostrow queria Lewton fora, mas acabou sendo anulado pelo chefe da RKO, Charles Koerner, que estava feliz com o trabalho de Lewton e queria que ele continuasse.

O leopardo negro Dynamite apareceu em outro filme dos mesmos produtores/diretores: O Homem-Leopardo (1943).

Cat People é o primeiro filme que o ator Alfred Molina narra para o personagem Valentin no filme "O Beijo da Mulher-Aranha" (1985).

Incluído na lista de 1998 do American Film Institute dos 400 filmes indicados ao Top 100 Greatest American Movies.

Incluído na lista de 2001 do American Film Institute de 400 filmes indicados para os 100 filmes americanos mais emocionantes.

Tom Conway mais tarde reprisaria seu papel como Dr. Louis Judd em A Sétima Vítima (1943).

Os historiadores de cinema Edmund Bansak, Chris Fujiwara e Joel Siegel estimam que o filme arrecadou mais de US$ 4 milhões em bilheteria doméstica. Isso seria um lucro extraordinário de quase 30 vezes o orçamento de US$ 135.000. O historiador Gregory Mank dá um lucro bruto mais modesto de US $ 1 milhão (quase 10 vezes o orçamento) dos mercados interno e externo. Dito isto, Mank observa que este ainda era um excelente negócio e muito mais do que qualquer outra coisa que a RKO lançou na época.

Incluído entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer",

Em sua cena, Elizabeth Russell lembra muito Julie Newmar em seu papel como a mulher-gato original na série de TV Batman e Robin (1966). Curiosamente, a parte de Russell é creditada como "The Cat Woman". Deixa-nos perguntar se os produtores de Batman foram realmente inspirados por essa senhora ao lançar seu próprio papel semelhante.

Jennifer Jones foi considerada para o papel de Alice.

A primeira exibição para os chefes do estúdio foi um desastre. Para um homem, eles odiavam. Por um tempo, houve rumores de que seria arquivado e baixado como uma perda fiscal. O filme acabou sendo exibido em um cinema de Nova York por uma semana inicial. Foi um tremendo sucesso, eventualmente funcionando por mais de três meses. 

Para o clímax do filme, Lewton foi forçado por seus produtores executivos a inserir uma cena de uma pantera real, um movimento ao qual ele se opôs amargamente. 

Simone Simon faleceu aos 93 anos de causas naturais

Kent Smith faleceu aos 78 anos de ataque cardíaco

Jane Randolph faleceu aos 94 anos em decorrência de complicações de uma fratura de quadril

Tom Conway faleceu de cirrose hepática aos 62 anos

Alan Napier faleceu aos 85 anos de pneumonia


Cartazes:


Filmografia Parcial:

Simone Simon (1911–2005)







Mulher de Soldado (1933);  Olhos Negros (1935); Dormitório de Moças (1936); O Sétimo Céu (1937); Josette (1938); A Besta Humana (1938); Cavalgada de Amor (1939); O Homem que Vendeu a Alma (1941); Sangue de Pantera (1942); A Maldição do Sangue da Pantera (1944); O Porto da Tentação (1947); A Ronda (1950); Olivia (1951); La Femme en Bleu (1973).


Kent Smith (1907–1985)







A Vida é Assim (1939); Sangue de Pantera (1942); Os Filhos de Hitler (1943); Esta Terra é Minha (1943); Três Heroínas Russas (1943); A Maldição do Sangue da Pantera (1944); Silêncio nas Trevas (1946); Vontade Indômita (1949); Comanche (1956); Sayonara (1957); General de Imitação (1958); O Vale das Paixões (1959); O Nono Mandamento (1960); O Incrível Homem do Espaço (1962); O Balcão (1963); O Preço da Ambição (1964); Anjos Rebeldes (1966); O Terceiro Tiro (1967); Os Invasores  (seriado 1967-1968); Pânico e Morte na Cidade (1972); Degraus para o Poder  (1972); Horizonte Perdido (1973); Ensina-me a Esquecer (1973); O Amuleto Egípcio (1973); Billy Jack Vai a Washington (1977).

Jane Randolph (1914–2009)







Demônios do Céu (1941); O Irmão do Falcão (1942); Sangue de Pantera (1942); O Falcão Contra-Ataca (1943); A Maldição do Sangue de Pantera (1944); Rastilho de Pólvora (1946); A Face do Perigo (1947); Moeda Falsa (1947); Às Voltas com Fantasmas (1948).


Tom Conway (1904–1967)







O Tesouro de Tarzan (1941); O Trem do Diabo (1942); Sangue de Pantera (1942); O Falcão Contra-Ataca (1943); A Morta-Viva (1943); O Falcão em Perigo (1943); A Sétima Vítima (1943); O Anel da Morte ( 1944); O Falcão em Hollywood (1944); O Falcão em San Francisco (1945); Por Causa de uma Mulher (1946); Os 13 Soldados de Chumbo (1948); Vênus, Deusa do Amor (1948); Tarzan e a Mulher Diabo (1953); O Príncipe Valente (1954); O Submarino Atômico (1959); A Senhora e Seus Maridos (1954).


Alan Napier (1903–1988)







A Volta do Homem Invisível (1940); A Casa das Sete Torres (1940); A Força do Coração (1943); A Canção de Bernadette (1943); O Solar das Almas Perdidas (1944); Concerto Macabro (1945); A Ilha dos Mortos (1945); A Casa dos Horrores (1946); Simbad, o Marujo (1947); A Ilha da Maldição (1947); Entre o Amor e o Pecado (1947); Macbeth - Reinado de Sangue (1948); Joana D'Arc (1948); O Mundo de Lassie (1948); Na Corte do Rei Artur (1948); Tarzan e a Montanha Secreta (1949); Numa Noite Sombria (1949); Danúbio Vermelho (1949); Desafio de Lassie (1949); Tarzan na Terra Selvagem (1951); O Grande Caruso (1951); Assim são os Fortes (1951); Júlio César (1953); A Rainha Virgem (1953); Désirée, o Amor de Napoleão (1954); O Tesouro de Barba Azul  (1955); O Destino de um Gângster (1956); Viagem ao Centro da Terra (1959); Suave é a Noite (1962); Obsessão Macabra (1962); Marnie, Confissões de uma Ladra (1964); Marcado para o Crime (1964); Batman, o Homem Morcego (1966); Batman e Robin (1966 a 1968).

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