quinta-feira, 22 de setembro de 2022

A MALDIÇÃO DO SANGUE DE PANTERA / A MALDIÇÃO DO SANGUE DA PANTERA / THE CURSE OF THE CAT PEOPLE (1944)


UM ESTUDO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA MENTE DE UMA CRIANÇA

Sete anos após os eventos de Sangue de Pantera, vemos Oliver Reed (Kent Smith) e Alice Reed (Jane Randolph) casados e com uma filha pequena, Amy (Ann Carter), prestes a completar seis anos. O casal deixou o emprego na Companhia Naval, na cidade de Nova York, mudando-se para a lendária cidade Sleepy Hollow, no condado de Westchester.

Amy é uma menina solitária e imaginativa, criando todos os tipos de fantasias. Os animais são seus amigos, já que as alunas da escola local não gostam de brincar com ela. Por um engano, Amy acaba não enviando os convites de seu aniversário, ninguém comparece e a menina termina passando-o apenas com os pais.  Certo dia, Amy se aproxima da entrada de uma casa considerada pelas outras crianças como “mal-assombrada”. Do alto de uma janela uma figura misteriosa lhe atira um belo anel que Amy considera ter o poder mágico de conceder um desejo. Ela solicita um amigo e eis que surge Irena (Simone Simon), a ex-esposa de Oliver, vestida como uma fada e criando um inesperado elo com a menina. Alice percebe o anel com a filha e pede que esta retorne a mansão acompanhada de Edward (Sir Lancelot), o empregado da casa, para devolvê-lo. Só que a Amy termina por ir sozinha, na qual conhece a dona da casa, uma idosa que fora uma famosa atriz, Julia Farren (Julia Dean), e sua estranha filha Barbara Farren (Elizabeth Russell). Julia insiste que sua filha falecera há anos e que Barbara é uma impostora para desalento desta. Uma amizade entre Amy e Julia se estabelece com a desprezada Barbara odiando a pequena Amy.

Em se tratando de continuação e sem a direção do original, já nessa época, impunha certa reserva por parte dos críticos (o público não tinha o acesso a informação que se possui hoje). O que aconteceu foi que os produtores de RKO injetaram alguns elementos de terror, trouxeram parte do elenco do original e tentaram fingir que era uma sequência de horror do grande sucesso "Sangue de Pantera" lançado um ano antes. O porquê de manter o nome (“Cat People – e dizer que era uma maldição, criando uma conotação para o horror) atrelado ao sucesso anterior só pode ter sido feito com o intuito de lucro.

A RKO queria uma sequência lúgubre, um conto de terror, uma fábula sombria. Lewton começou a trabalhar com o roteirista DeWitt Bodeen (“A Sétima Vítima”), que havia escrito o filme original. O cineasta Gunther von Fritsch foi contratado para dirigir, mas foi substituído pelo até então editor dos dois primeiros filmes de Orson Welles, Robert Wise (“O Dia em que a Terra Parou” / “A Noviça Rebelde” / “Jornada nas Estrelas – O Filme”), antes da produção terminar. Ou seja: houve dois diretores na consecução do filme. A mudança de leme também afetou a condução da estória: tentou-se manter um clima completamente diferente, estranho e até mesmo irreal tal qual no primeiro filme, mas não da forma que os estúdios queriam, virou um conto que ignora completamente o tom e o estilo de seu antecessor, trazendo porém um novo elemento por demais interessante: um estudo sério e bem elaborado sobre o funcionamento da mente de uma criança sensível e como o pais possuem a dificuldade de interagir com uma criança que prefere um amigo invisível do que a companhia de seus pares. Há paralelos interessantes: Oliver viu a imaginação excessiva (assim considerava) de sua ex-esposa Irena levá-la a arruinar o casamento e cometer suicídio. Agora vê a filha presa em elementos imaginários e amigos invisíveis. E o pior: essa amiga invisível se assemelha muito a alguém que Amy não conhecera: Irena. Sem saber como lidar com a criança (como não soubera lidar com a ex-esposa) Oliver se sente impotente e reage de forma áspera com Amy para que se torne uma criança “normal”. Ainda que a professora de Amy, Miss Callahan (Eve March), tente esclarecer Oliver por meio de uma psicologia infantil, este parece não aceitar. Se Irena é um fantasma ou imaginação (teria ela já visto uma foto de Irena?) de Amy fica a cargo do espectador, mas o cunho fantástico do primeiro filme (uma mulher oriunda de um “povo-gato”) permite que Irena realmente exista nesta sequência.

E há outras cenas (com poucos acenos de terror) a serem destacadas na obra: quando Ann recebe o anel; a ida à casa “mal-assombrada”; as interações de Amy com Irena; o conto do cavaleiro sem cabeça (Sleepy Hollow); a saída de casa de Amy e o medo tomando conta de sua mente, junto com o da plateia; as luzes que oscilam com o vento quando Amy chega à mansão de Julia e Bárbara. E o ótimo o clímax com Barbara (Elisabeth Russel) em uma cena assustadora e corajosa de ser levada às telas nos anos 40.

O elenco é ótimo: Ann Carte faz uma Amy com um desembaraço pouco comum para a idade e ofusca os mais velhos em cena. O filme é mostrado ao espectador de seu ponto de vista o que funciona plenamente. Simone Simon, estrela e força motriz do original, surge em um papel completamente diferente. O espectador no início pode até ficar confuso com sua presença por ainda não saber a proposta do filme, mas talvez Irena tenha voltado para consertar as coisas e trazer felicidade para Oliver em seu relacionamento com a filha. Jane Randolph tem um bom tempo em cena e entrega um personagem interessante. Julia Dean cresce em cena a cada aparição com um personagem muito bem-vindo. Elizabeth Russell, que fizera a misteriosa mulher-gato nos restaurante do primeiro filme, agora assume o papel de Bárbara (sem relação com o outro filme) e proporciona um dos momentos de maior tensão no filme. O ator / cantor Sir Lancelot (nascido Lancelot Victor Edward Pinard) faz um personagem simpático. 


A Maldição do Sangue de Pantera (assim lançado nos cinemas brasileiros, e não "da Pantera" visto atualmente) não apresenta nenhuma maldição e, ao contrário de seu enigmático título para o espectador, revela-se um conto com boas pitadas de suspense e um senso familiar em toda a estória. Parece um filme sem relação com “Sangue de Pantera”, mas o retorno do trio central nos revela essa conexão. É um filme bem interessante, que prende atenção e se revela muito eficiente em sua parte técnica. Decepciona por não ser uma continuação nos mesmos moldes que o primeiro, mas surpreende por trazer algo completamente diferente e agradável. Um filme que conquistou a crítica da época, mas que hoje o grande público pouco o conhece.

Trailer:


Curiosidades:

O tema do filme, uma criança que se acredita estar à beira da insanidade porque vive em um mundo de fantasia, era pessoal do produtor Val Lewton, que se comportava de maneira semelhante quando criança. Sua esposa disse que sentiu que ele nunca voltou ao mundo real como um adulto.

A fantasia / mentira da "árvore da caixa de correio mágica" contada a Amy por seu pai reflete uma história que o pai de Val Lewton lhe contou quando ele era criança, apenas Lewton colocou os convites da festa de aniversário de sua irmã na árvore que não era sua, como Amy faz no filme .

De acordo com o roteirista DeWitt Bodeen, Val Lewton queria chamar este filme de "Amy and Her Friend". No entanto, os executivos da RKO insistiram em usar o nome "Cat People" para atrair fãs de Sangue de Pantera (1942), que havia sido um enorme sucesso de bilheteria feito com um orçamento muito baixo.

O poema citado pela senhorita Callahan é The Unseen Playmate de Robert Louis Stevenson de 'A Child's Garden of Verses' (1913).

Por causa do orçamento incrivelmente apertado, os conjuntos de Soberba de Orson Welles (1942) foram reutilizados.

A tensão entre Amy e seu pai Oliver no filme, segundo o comentário de Gregory Mank, reflete a verdadeira relação de amor/ódio compartilhada por Val Lewton e sua filha Nina.

Irena é de origem sérvia, como mostrado no precursor Sangue de Pantera (1942), mas canta uma tradicional canção de Natal francesa 'Il Est Ne, Le Divin Enfant' para Amy. Isso porque a atriz Simone Simon era francesa.

A pintura, com gatos e uma criança, mostrada na casa de Reed e descrita como a obra de arte favorita de Irena, é a obra de Francisco Goya, "Don Manuel Osorio".

Embora Val Lewton fosse conhecido por sua economia como produtor de filmes, A maldição do Sangue da Pantera ficou 40% acima do orçamento no final.

O livro intitulado "The Inner World of Childhood" mencionado por Miss Callahan, professora de Amy, é uma verdadeira obra escrita pela psicóloga americana Frances Wickes por volta de 1930. Foi muito admirado por Carl Gustav Jung, que escreveu uma introdução para ele em 1931.

A história que Julia Farren apresenta para Amy é 'The Legend of Sleepy Hollow' de Washington Irving. Sleepy Hollow fica ao norte de Tarry Town, onde mora a família Reed.

A música cantada pela turma de Amy no início do filme é baseada no poema "Setembro" de Helen Hunt Jackson (1830-1885), uma escritora da Nova Inglaterra e ativista pelos direitos dos nativos americanos.

Ann Carter  faleceu aos 77 anos de câncer de ovário

Julia Dean faleceu aos 74 de causas não reveladas

Elizabeth Russell faleceu aos 85 anos de causas não reveladas

Sir Lancelot faleceu aos 98 manos de causas naturais

Cartazes:














Filmografia Parcial:

Ann Carter (1936–2014)







Casei-me com uma Feiticeira (1942);  Os Comandos Atacam de Madrugada (1942); Estrela do Norte (1943); A Maldição do Sangue da Pantera (1944); Nunca é Tarde (1944); A Esperança não Morre (1946); Filhos do Divórcio (1946); Inspiração Trágica (1947); Sonata de Amor (1947); Sonata de Amor (1948); Na Corte do Rei Artr (1949); Cruel Desengano (1952).


Simone Simon (1911–2005)







Mulher de Soldado (1933);  Olhos Negros (1935); Dormitório de Moças (1936); O Sétimo Céu (1937); Josette (1938); A Besta Humana (1938); Cavalgada de Amor (1939); O Homem que Vendeu a Alma (1941); Sangue de Pantera (1942); A Maldição do Sangue da Pantera (1944); O Porto da Tentação (1947); A Ronda (1950); Olivia (1951); La Femme en Bleu (1973).


Kent Smith (1907–1985)







A Vida é Assim (1939); Sangue de Pantera (1942); Os Filhos de Hitler (1943); Esta Terra é Minha (1943); Três Heroínas Russas (1943);A Maldição do Sangue da Pantera (1944); Silêncio nas Trevas (1946); Vontade Indômita (1949); Comanche (1956); Sayonara (1957); General de Imitação (1958); O Vale das Paixões (1959); O Nono Mandamento (1960); O Incrível Homem do Espaço (1962); O Balcão (1963); O Preço da Ambição (1964); Anjos Rebeldes (1966); O Terceiro Tiro (1967); Os Invasores  (seriado 1967-1968); Pânico e Morte na Cidade (1972); Degraus para o Poder  (1972); Horizonte Perdido (1973); Ensina-me a Esquecer (1973); O Amuleto Egípcio (1973); Billy Jack Vai a Washington (1977).


Jane Randolph (1914-2009







Demônios do Céu (1941); O Irmão do Falcão (1942); Sangue de Pantera (1942); O Falcão Contra-Ataca (1943); A Maldição do Sangue de Pantera (1944); Rastilho de Pólvora (1946); A Face do Perigo (1947); Moeda Falsa (1947); Às Voltas com Fantasmas (1948).

 

Julia Dean (1878–1952)







Rasputin, the Black Monk (1917); A Maldição do Sangue da Pantera (1944); Idílio Perigoso (1944); Sob o Manto Tenebroso (1946); Cidade Encantada (1947); O Beco das Almas Perdidas (1947); A Valsa do Imperador (1948); Tormento de uma Glória (1949); Dizem que é Pecado (1951); Os Filhos dos Mosqueteiros (1952); Você Para Mim (1952)


Elizabeth Russell (1916–2002)







Armadilha Perfumada (1936); A Aldeia Esquecida (1936); Um Encontro com o Falcão (1942); Sangue de Pantera (1942); Às Portas do Inferno (1942); A Sétima Vítima (1943); Um Grito no Escuro (1943); O Solar das Almas Perdidas (1944); A Maldição do Sangue da Pantera (1944); Juventude sem Freios (1944); Asilo Sinistro (1946); Meu Filho, Minha Vida (1953); Paixões Desenfreadas (1960);


Sir Lancelot (1902–2001)







Caçadora de Marido (1943); A Morta-Viva (1943); O Fantasma dos Mares (1943); A Maldição do Sangue da Pantera (1944); Uma Aventura na Martinica (1944); Zombies na Broadway (1945); Brutalidade (1947); Romance em Alto-Mar (1948); Caverna do Terror (1957); Lafite, o Corsário (1958).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre