sexta-feira, 4 de novembro de 2016

OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES / MÄN SOM HATAR KVINNOR / THE GIRL WITH THE DRAGON TATTOO (2009) - SUÉCIA / DINAMARCA/ ALEMANHA/ NORUEGA



ÓTIMA TRILOGIA

Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist) é um jornalista investigativo condenado a 3 meses de prisão por uma reportagem denunciatória a respeito de um empresário e seu império, que é considerado pelo júri como difamatório. Lisbeth Salander (Noomi Rapace) é uma mulher de 24 anos controlada por curadores, nomeados pelo Estado, para acompanhar seu passos, devido a um crime praticado na infância. Tudo muda quando a empresa de investigação que Lisbeth trabalha recebe a incumbência de investigar Mikael, por um possível contratante, que deseja saber antes seu perfil. Com o derrame de um dos curadores de Lisbeth, o estado nomeia um funcionário linha dura, corrupto e estuprador. Os destinos de Lisbeth e Mikael se encontrarão para desvendarem um desaparecimento ocorrido há quase 40 anos, de Harriet, neta de um grande magnata, Henrik Vanger, cuja família guarda segredos ocultos onde qualquer um pode ser o responsável pelo desaparecimento da jovem . 

  
Excelente filme sueco, de 2009, originário de um livro que ganhou mundo afora. Com um ritmo bem diferente à sua refilmagem americana, este ganha no quesito densidade. É mais denso, melhor explicado (apenas o finalzinho, o destino de um personagem, é melhor explicado na versão americana) e com um suspense de primeira. 



O filme tem muito das produções suecas: belas locações, fotografias e atores com um excelente timing de cena, evitando a dramaticidade exagerada que algumas produções americanas gostam de mostrar.
O par central tem muita empatia e mesmo não sendo famosos como seus pares americanos, conseguem mostrar uma performance acima da média.  O suspense vai se desenrolando, graças a um roteiro muito bem desenhado que aproveita cada momento de seus 152 minutos, mostrando uma atmosfera que vai conquistando o telespectador do início ao fim. 



O filme é primeiro de uma trilogia sueca de grande sucesso. A vantagem é que suas três produções já foram lançadas, inclusive no Brasil, pela Imagem Filmes, enquanto a refilmagem americana (com o 007 Daniel Craig) parece ter parado no primeiro.



Ótima pedida para quem nunca viu um filme sueco, como os dos fantástico diretor Ingmar Bergman, responsável por filmes como “O Sétimo Selo”,"Gritos e Sussurros" e “Morangos Silvestres", além de  uma ótima pedida para quem gosta de filmes de suspenses bem resolvidos, cujo o mistério realmente só se desvenda no final.


Trailer:




Curiosidades:
A trilogia:
Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009); 
A Menina Que Brincava Com Fogo (2009); 
A Rainha do Castelo de Ar (2009)

Michael Nyqvist faleceu aos 56 anos em decorrência de câncer



Filmografia Parcial: 
Michael Nyqvist (1960 - 2017)
Bem-Vindos (2000); Arn: O Cavaleiro Templário (2007); Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009); A Menina Que Brincava Com Fogo (2009); A Rainha do Castelo de Ar (2009); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011); Um Amor em Paris (2014); De Volta ao Jogo (2014); A Jovem Rainha (2015); A Garota do Livro (2015); Invasão de Privacidade (2016).

Noomi Rapace
Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009);A Menina Que Brincava Com Fogo (2009); A Rainha do Castelo de Ar (2009); Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (2011); Prometheus (2012); Paixão (2012); Sem Perdão (2013); A Entrega (2014); Crimes Ocultos (2015); Prometheus 2 (2017). 


Peter Andersson
A Casa dos Anjos (1992); Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009); A Menina Que Brincava Com Fogo (2009); A Rainha do Castelo de Ar (2009); Agente H - Conspiração Terrorista (2012); Operação Sombra: Jack Ryan (2014); O Cidadão do Ano (2014); Exorcistas do Vaticano (2015); Anjos da Noite: Guerras de Sangue (2016.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre