quarta-feira, 14 de setembro de 2016

NAPOLA – ANTES DA QUEDA / NAPOLA - ELITE FÜR DEN FÜHRER / BEFORE THE FALL (2004) - ALEMANHA



ASSUNTO POUCO CONHECIDO EM UMA ÓTIMA PRODUÇÃO

Napola foi o nome dado aos Institutos Político-Nacionais de Educação, criados na Alemanha, durante o terceiro Reich. A ideia do Instituto era selecionar os melhores alunos para que ingressassem nas fileiras do exército alemão já condicionados pela filosofia nazista.




 
O filme é visto do ponto de vista do jovem Friedrich Weime (Max Riemelt), oriundo de uma cidade mais pobre, que é recrutado em 1942 por um sargento que vê nele um promissor lutador de boxe. A narração deixa claro que estas escolas promoviam rixas que se resolviam nos ringues. Como a instituição vinha perdendo suas competições há alguns anos para a rival, Friedrich passou a ser uma espécie de esperança, devido ao seu porte atlético e habilidade com o boxe. A ironia é que, em outra situação, Friedrich não seria escolhido (lembrando que essas escolas abrigavam, em sua maioria, filhos de oficiais), pois sua origem camponesa não o habilitaria a cursar tal instituição. Mesmo contra a vontade dos pais, ele resolve aceitar o convite e passa a integrar o corpo de estudante do local.





O jovem percebe que um dos fundamentos do instituto é a disciplina e a total obediência aos superiores, sem possibilidades de questionamento. Neste ambiente não faltam humilhações, torturas psicológicas e um processo de lavagem cerebral, com direito a discursos antissemitas e supervalorização ariana. Só que o filme de Dennis Gansel (que em 2008 dirigiria o filme “A Onda”) tem um algo mais: amizade, companheirismo e a descoberta do amor, ingredientes poucos comuns a filmes do gênero, mostrando que muitos ali estavam contra a vontade e que suas presenças, muitas vezes, eram uma concessão que os oficiais nazistas tinham que fazer como uma contribuição à ideologia nazista.





Enquanto Friedrich assiste a tudo de uma forma pouco contestadora, mas muito analítica, Albrecht Stein (Tom Schilling) é seu oposto: contestador, desafiador, odeia a escola e é obrigado a frequentá-la por ordem de seu pai, um alto oficial nazista, que vê nas constantes desobediências de  seu filho uma forma indireta de humilhação. Há também um rapaz que não resiste às pressões psicológicas, o que cria um crescente ódio na figura do professor de ginástica que imputa aos rapazes riscos físicos extremos.





O filme recebeu críticas por humanizar determinados personagens, assim como o filme “A Queda - As Últimas Horas de Hitler”, que dá ao personagem principal um caráter mais vulnerável e que desagradou a muitos, ainda que a performance dos atores principais e o cuidado da produção tornem o filme de altíssimo nível.





Apesar dessas escolas terem durado pouco tempo, devido a derrota da Alemanha no conflito, o efeito psicológico manteve-se presente e virou uma espécie de tabu. Aparentemente o diretor resolveu não se aprofundar nas mazelas, galgando superficialmente o assunto.
Napola é um filme que se destaca por trazer com mais profundidade, um assunto pouco conhecido de uma forma densa e sem segundas intenções. Com uma narrativa simples e direta torna-se um filme muito interessante e que mantém o bom ritmo até o final.

Trailer:



 
Curiosidades:
O ator Max Riemelt também participou do filme “A Onda” do diretor Dennis Gansel.

O diretor aparece em uma ponta como um dos treinadores de boxe.


Poster:
























Premiações:
Bavarian Film Awards
Fajr Film Festival
German Film Awards
Hamptons International Film Festival
Karlovy Vary International Film Festival
Undine Awards, Austria

Filmografia Parcial:
Max Riemelt

Garotas Procuram... (2001); Napola (2004); Um Amor Além do Muro (2006); A Onda (2008); As Donas da Noite (2010); Uma Família a Três (2011); Urban Explorer (2011); Playoff (2011); El Amigo Alemán (2012); Queda Livre (2013); Um Brinde à Vida! (2014); Amnésia (2015); A Síndrome de Berlin (2017); The Matrix 4 (2021)

2 comentários:

  1. Boa tarde Leandro Abdon.
    Napola é um filme que pode ser encontrado pelo Google ou Torrent. Infelizmente por questões de direitos autorais a plataforma nos impede de colocar links que direcionem a filmes. Talvez colocando as palavras "download" ou "on line", após o nome do filme, você consiga o resultado desejado. Obrigado por visitar o blog e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre