terça-feira, 19 de julho de 2016

MARGUERITE / MARGUERITE / FRANÇA / BÉLGICA / REPÚBLICA TCHECA (2015)




“A DIVA DO GRITO“ 
Laureado com 4 César da Academia Francesa, Margueritte é um filme de  drama com generosas pinceladas de humor refinado. O casal de atores Catherine Frot, André Marcon ("Depuração" e "Depois de Maio") são os grandes destaques desta obra que ainda traz  o mordomo Madelbos, braço direito de Margueritte, na pele do ator Denis Mpunga, que na maioria das cenas, apenas com olhares e poucas falas, consegue uma presença cênica muito bem vinda. O filme é uma tragédia em cinco atos. Para cada ato, como numa peça, temos um título e as ações que decorrem desta tragicomédia.



O filme, trabalhando por partes, nos apresenta Marguerite Dumont, uma mulher riquíssima cuja paixão pela música, no caso erudita, nos idos de 1920, lhe leva a sonhar em ser uma grande cantora de ópera. Ela se apresenta à plateias que lhe recebem sob aplausos e gritos, após suas apresentações privadas, em sua luxuosa mansão. Detalhe: Marguerite não consegue alcançar as notas e desafina horrivelmente o que leva a todos a um misto de escárnio e repúdio. Mas seu poder econômico cria “adoradores”, que lhe enviam flores e a felicitam entusiasticamente como se fora uma diva da música. E aí começam as várias facetas que o filme mostra em sua projeção: falsidade, bajulação, traição, ilusão, devoção, conspiração, amizade, piedade e sofrimento. Esses ingredientes não são fáceis de serem inseridos em um filme de uma forma homogênea e o diretor Xavier Giannoli mostra o quanto pessoas ricas e poderosas podem ser completamente solitárias, com direito a falsos amigos, trapaceiros e até um casamento por interesse. 



A ordem dos acontecimentos começa a mudar com a chegada de três personagens igualmente interessantes: Hazel (Christa Théret), uma jovem com uma bela voz que se apresenta na casa da rica anfitriã; o jornalista Lucien Beaumont (Sylvain Dieuaide) e o artista / desenhista Kyrill Von Priest (Aubert Fenoy). Os dois últimos se aproximam de Margueritte para conseguirem algum benefício, mas são envolvidos pela poderosa e magnética personalidade da pretensa cantora. É pelos olhos de Lucien que acompanhamos a vida da protagonista que se dedica a cantar as árias mais difíceis do repertório clássico como "A Rainha da Noite" de "A Flauta Mágica" (Mozart) ou "Casta Diva"  de “Norma” de Bellini,  protegida por uma conspiração que a impede de se ver como realmente é: uma cantora com uma voz irritante que se utiliza de agudos estridentes, mas que ninguém tem coragem de lhe dizer como é absurdamente ruim. Afinal o dinheiro fala mais alto. Mas como ela não consegue perceber que canta tão mal? E ainda se acha uma soprano coloratura ? Deve ser a pergunta de quem assiste ao filme.



Com a entrada de Atos Pezzini (Michel Fau), um antigo cantor lírico e agora um professor decadente, Marguerite vê seu sonho alcançar voos muitos mais altos, ao ganhar um convite para uma apresentação pública, na Ópera Nacional de Paris, para desespero de seu marido e alguns amigos próximos. Atos ainda leva consigo sua trupe: um jovem, uma mulher barbada vidente e um pianista surdo que interagem muito bem com a história dando um certo ar de non-sense.



Marguerite consegue a façanha de tornar-se simpático até mesmo para aqueles que torcem o nariz para música erudita. As árias são bem escolhidas, ainda que na voz estridente de Marguerite, aonde o espectador reconhecerá algumas melodias famosas. A escolha de "Il Pagliacci" como um momento mais longo foi uma atitude acertadíssima. E a apresentação final de Marguerite é, sem dúvida, o ponto mais alto do filme.



Outro trunfo do filme foi trazer a história real da filha de banqueiro americana, Florence Foster Jenkins (1868 – 1944), que se tornou conhecida na década de 40 e transportar a história para a França de 1920, pós primeira guerra mundial, utilizando o pseudônimo de Marguerite Dumont e adaptá-la ao contexto. A reconstituição é excelente, a história envolvente e com ótimos atores. Ainda que o filme pudesse terminar 10 minutos antes do que vemos na tela e congelar a imagem em um momento sublime, o diretor optou por contar seu desfecho (não exatamente como fora na vida real)  de uma forma correta, mas que quebrou um pouco a magia conseguida até então. A liberdade autoral permite essas ousadias no cinema europeu.



Marguerite é um filme de arte que deu o Oscar francês de melhor a atriz a Catherine Frot, que interpreta (espetacularmente) uma milionária que vive em uma redoma protegida principalmente por  seu marido e o seu fiel mordomo (e guardião). Todos querem uma parte de sua bondosa herança e para isso fecham os olhos para a realidade que lhes confronta. Há quem tenha visto uma crítica ao fascismo e nazismo que surgiriam décadas depois na forma da Segunda Grande Guerra, onde muitos fecharam os seus olhos e abraçaram uma causa que lhes favorecia, mesmo que o preço fosse omitir-se da verdade. A sociedade mudou seus hábitos ou apenas o avanço tecnológico encobriu essas mudanças?

Trailer legendado




Curiosidades:

O diretor Stephen Frears lançou recentemente a mesma história, por um ponto de vista mais humorístico, no filme de produção inglesa Florence: Quem é Essa Mulher? (Florence Foster Jenkins), com os atores Meryl Streep e Hugh Grant

 




















Soprano coloratura é um tipo de soprano que possuiu a voz mais aguda de todas e podem ser tanto dramáticas como os líricas. É uma característica das que reproduzem as passagens de registro mais complexas com extrema facilidade.


Poster do Filme:

 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre