Soldado das forças eslovacas (Alexander Bárta) é capturado pelos alemães próximo ao fim da 2ª Guerra mundial. Sua sentença é a morte nos arredores de um bosque, para não atrair muita atenção. O soldado alemão (Marko Igonda ) designado mostra-se relutante em cumprir as ordens, possuindo uma opinião própria a respeito de sua missão, enquanto adentra cada vez mais na floresta com seu prisioneiro. Os dois aos poucos passam a filosofar sobre os mais diversos assuntos como amor, ódio, vingança, guerra, morte e espiritualismo.
Filme Eslovaco de 2007 do diretor Patrik Lancaric, em seu único filme, com tema de guerra, mas como pano de fundo o questionamento do sentido da vida. O filme não possui ação ou combates e é praticamente um diálogo existencialista entre 3 atores. É um bom filme, contado em tom de Flashback, e que parece mais uma peça de teatro encenada ao ar livre (não por acaso o diretor é oriundo do teatro).
Os dois soldados possuem pontos distintos que, ao longo do filme, fazem com que os telespectadores mais atentos percebam que estão sendo levados a tomar um lado da questão ou ponderar a visão destes, de acordo com o tema. Em determinado momento, o soldado alemão é capturado por rebeldes eslovacos, quando surge a figura de um comissário russo (Boris Farkas) cujos valores e moralidades vão de encontro ao dos dois soldados e que tenta convencer o soldado eslovaco do caráter inimigo de seu captor. Ao mesmo tempo, o comissário trava uma luta filosófica com o soldado alemão a respeito da finalidade da vida e o conceito de pós-morte e de suas razões para não ter matado o prisioneiro.
Enfrentando o Inimigo provavelmente envolverá aqueles que
gostam correntes dialéticas, mas com certeza afastará os fãs de filmes de
guerra. A grande pergunta do filme é: Como o ser humano se comporta em uma
guerra? Existe limite para moralidade? Qualquer pessoa de outro exército é
inimigo ou existem seres humanos por trás do uniforme? Porque a guerra muda a
personalidade de certas pessoas e não muda de outras? O espectador se perceberá
na pele de algum personagem? Não é um filme fácil de ser encontrado, mas caso
consiga encontrá-lo, assista e tire suas próprias conclusões ...
Trailer:
Curiosidade:
O filme é co-escrito pelo ator Marko Igonda
(que faz o soldado alemão) e é adaptado do romance do escritor eslovaco Leopold Lahola
Cartaz:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre