sexta-feira, 10 de junho de 2022

ENFRENTANDO O INIMIGO / ROZHOVOR S NEPRIATEL'OM / FACING THE ENEMY (2007) - ESLOVÁQUIA

 


O SENTIDO DA VIDA PELA VISÃO DOS QUE ESTÃO NA GUERRA

Soldado das forças eslovacas (Alexander Bárta) é capturado pelos alemães próximo ao fim da 2ª Guerra mundial. Sua sentença é a morte nos arredores de um bosque, para não atrair muita atenção. O soldado alemão (Marko Igonda ) designado mostra-se relutante em cumprir as ordens, possuindo uma opinião própria a respeito de sua missão, enquanto adentra cada vez mais na floresta com seu prisioneiro. Os dois aos poucos passam a filosofar sobre os mais diversos assuntos como amor, ódio, vingança, guerra, morte e espiritualismo.

Filme Eslovaco de 2007 do diretor Patrik Lancaric, em seu único filme, com tema de guerra, mas como pano de fundo o questionamento do sentido da vida. O filme não possui ação ou combates e é praticamente um diálogo existencialista entre 3 atores. É um bom filme, contado em tom de Flashback, e que parece mais uma peça de teatro encenada ao ar livre (não por acaso o diretor é oriundo do teatro). 

Os dois soldados possuem pontos distintos que, ao longo do filme, fazem com que os telespectadores mais atentos percebam que estão sendo levados a tomar um lado da questão ou ponderar a visão destes, de acordo com o tema. Em determinado momento, o soldado alemão é capturado por rebeldes eslovacos, quando surge a figura de um comissário russo (Boris Farkas) cujos valores e moralidades vão de encontro ao dos dois soldados e que tenta convencer o soldado eslovaco do caráter inimigo de seu captor. Ao mesmo tempo, o comissário trava uma luta filosófica com o soldado alemão a respeito da finalidade da vida e o conceito de pós-morte e de suas razões para não ter matado o prisioneiro. 

Enfrentando o Inimigo provavelmente envolverá aqueles que gostam correntes dialéticas, mas com certeza afastará os fãs de filmes de guerra. A grande pergunta do filme é: Como o ser humano se comporta em uma guerra? Existe limite para moralidade? Qualquer pessoa de outro exército é inimigo ou existem seres humanos por trás do uniforme? Porque a guerra muda a personalidade de certas pessoas e não muda de outras? O espectador se perceberá na pele de algum personagem? Não é um filme fácil de ser encontrado, mas caso consiga encontrá-lo, assista e tire suas próprias conclusões ...


Trailer:



 

Curiosidade: 

O filme é co-escrito pelo ator Marko Igonda (que faz o soldado alemão) e é adaptado do romance do escritor  eslovaco Leopold Lahola

 

Cartaz:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre