sexta-feira, 17 de junho de 2022

PLANETA FANTÁSTICO / LA PLANÈTE SAUVAGE / FANTASTIC PLANET (1973) - FRANÇA / CHECOSLOVÁQUIA

PLANETA SELVAGEM

Em algum lugar no tempo e no espaço existe uma civilização de gigantes, de tom azulado, com orelhas em forma de teia e olhos vermelhos bulbosos, que atingiu um alto estágio evolutivo no planeta Ygam: os Draags. Muitos possuem minúsculos animais de estimação: os Oms, seres humanos selvagens. Tiva, filha do primeiro-ministro Sinh, um influente intelectual/líder, cria um pequeno bebê humano, cuja mãe morrera durante uma de suas “inofensivas” brincadeiras. Sinh lhe adverte que apesar de serem seres insignificantes, ela deverá aprender o valor da vida cuidando do minúsculo Om (abreviação da palavra francesa “hommes”). Tiva lhe dá o nome de Terr (Terra, em francês).

Muitas das crianças Draags passam os seus dias tendo seus Oms lutando entre si, às vezes até a morte. Os Oms “domesticados”, mas involuídos, são obrigados a usarem uma coleira de controle em seus pescoços para evitarem que fujam, enquanto existem os Oms selvagens, que vivem escondidos se reproduzindo rapidamente e danificando construções preocupando assim os Draags que, por os considerarem incapazes de racionar, vez em quando resolvem fazer um “controle de pragas” populacional através de uma erradicação química altamente eficaz. O que eles não sabem é que o dispositivo (fones de ouvido) usado pelos Draags que condensa todo o conhecimento, com informações que são absorvidas diretamente pelo cérebro, também vem alcançando o pequeno Terr, pela proximidade à Tiva (e devido a um defeito no colar), lhe proporcionando um conhecimento pleno da sociedade e dos avanços tecnológicos feitos pela gigantesca civilização. Quando alcança a idade adolescente, o jovem Terr finalmente percebe-se dentro contexto social dos Draags, rouba os fones de ouvido de Tiva e consegue fugir livrando-se de seu colar. Terr decide utilizar o alto conhecimento adquirido para livrar seus pares de uma vida selvagem e sem propósito, ao mesmo tempo que descobre a fraqueza dos Draags.

“La Planète Sauvage”, baseado no romance (adaptação bastante solta) de Pierre Pairault (escrito sob o pseudônimo de  "Stefan Wul") “Oms En Serie” (1957), levou quase cinco anos para ser concluído. Foi prejudicado pela invasão soviética (1968) da Tchecoslováquia (atualmente República Tcheca), que resultou na produção sendo transferida para a França, onde foi finalmente lançado em 1973, ganhando o Prêmio Especial do Júri em Cannes. Dirigido pelo animador francês René Laloux (1929–2004), de “Gandahar: Anos de Luz" (1987) e co-roteirizado por Roland Topor (1938–1997) que teve seu romance, “O Inquilino”, adaptado para o cinema por Roman Polanski e que também poderá ser lembrado por interpretar Renfield em "Nosferatu" de Werner Herzog.

A animação de Topor (aqui também como artista gráfico), desenhada à mão com pastéis quentes e hachuras pesadas, traz um visual impactante e bem singular (ainda que a animação em si seja limitada e rígida) na qual muitos consideram um dos mais inteligentes já feitos e de alcance atemporal. Já a trilha sonora é repleta de acordes jazzísticos do músico Alain Goraguer, que combina riffs de guitarra com sons eletrônicos experimentais interagindo com a concepção gráfica de Topor. Ao ser lançado na América, o filme foi renomeado para “The Fantastic Planet” e rapidamente se tornou um clássico cult (claro que dublado para o americano médio) com uma infinidade de criaturas e plantas, cada uma mais estranha que a outra.

Projeto bastante atípico para a época, essa produção checoslovaca-francesa fornece múltiplas percepções ao espectador e grande reflexão dessa sociedade na qual os humanos são animais de estimação para uma raça de alienígenas de 12 metros de altura. Dependendo de como você o percebe e principalmente dependendo da idade em que você o descobre, este conto cruel assume várias dimensões: reflexão político-filosófica sobre a condição humana em relação a outras espécies; o equilíbrio de poder entre as sociedades (dominantes e dominados); a escravidão; uma parábola disfarçada da Tchecoslováquia dominada pelo jugo soviético na época; uma obra poderosa, poética, e de tendência metafísica; uma reflexão de como o homem trata seus animais ou seres que considera inferiores e sem capacidade de raciocínio ou imagens surreais com alegorias políticas sérias.    Houve quem direcionasse comparações ao clássico “O Planeta dos Macacos”,  assim como obras de ficção-científicas distópicas. 

Ainda que muitos considerem uma animação (graficamente) já datada para a época do lançamento do filme, ver humanos escravizados como animais e, às vezes, tratados como incômodos tanto pode fascinar quanto aterrorizar, mas indiferente o espectador dificilmente ficará. Ficção científica adulta abstrata, obra poética, pop com tendência hippie, psicodélica e existencial, que traz vários elementos que se afinam com as ideias da contracultura, impressiona por ter sobrevivido durante tantos anos que ao invés de envelhecer, melhora com o tempo.

 

Trailer:

 


Curiosidades:

Embora concebido na França, isso foi realmente animado na Tchecoslováquia.

Em 2016, a revista Rolling Stone nomeou este o 36º maior filme de animação de todos os tempos.

Em agosto de 2010, foi lançado uma alta definição restaurada do filme em Blu-ray, com recursos especiais.

Em 2000, a DC Recordings lançou a trilha sonora em CD, e a trilha sonora foi posteriormente lançada em LP.

Um título de trabalho durante o desenvolvimento foi Sur la Planete Ygam (No Planeta Ygam), que é onde a maior parte da história acontece; o título real (The Fantastic/Savage Planet) é o nome da lua de Ygam.

Incluído entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Schneider.


 

Cartazes:




Fontes:

Le Cinéma Français des Années 70 (Freddy Buache)

Historical Dictionary of Science Fiction Cinema (Booker, M. Keith)

Revista Rua Morgue (2008)

VideoHound's World Cinema 

La Revue du Cinema 

101 Sci-fi Movies You Must See Before You Die


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre