terça-feira, 28 de agosto de 2018

O DONO DO JOGO / PAWN SACRIFICE (2014) - ESTADOS UNIDOS / CANADÁ



XEQUE- MATE IDIOSSINCRÁTICO
(contém spoilers)

Bobby Fischer (Seamus Davey-Fitzpatrick) é uma criança que, desde cedo, a contragosto da mãe, torna-se fascinado pelo xadrez. Levado ao enxadrista Carmine Nigro (Conrad Pla), é treinado por este aonde aprende aperfeiçoar seu talento. Bobby com 12 anos já conquistara várias vitórias tornando-se campeão dos Estados Unidos. Seu fascínio pelas revistas e livros de xadrez o levava ainda mais longe. Sem conhecer seu pai e sendo abandonado pela mãe, Regina Fischer (Robin Weigert), aos 16 anos, passa a viver com a irmã mais velha, tendo apenas um objetivo em mente: ser o melhor do mundo e romper com decênios de hegemonia soviética.


1962, Fischer (Tobey Maguire) com 19 anos está na Bulgária, mas acusa os russos de trapacearem, ao fazerem um jogo de equipe, desistindo assim do torneio. Ao conhecer Paul Marshall (Michael Stuhlbarg), as coisas começam a mudar e a dupla se junta ao Padre Bill Lombardy (Peter Sarsgaard) que havia derrotado no passado Boris Spassky (o atual campeão do mundo) e ao próprio Fischer. O trio resolve participar de um torneio onde os russos viriam à América. Lombardy vê como um "goodwill play" (torneio de boa vontade), Fischer como uma chance de ganhar. Ele enfrenta Ivanovich e "atropela" o russo, mas não consegue superar Spassky. Sua obstinação só aumenta. Marshall vê tudo como um confronto político, mas Fischer vê como o único obstáculo a sua glória. Ele volta às competições e começa a eliminar adversários como Viktor Korchnoi. Em 1972 Fischer enfrenta finalmente Spassey em uma série de 24 jogos que ficou imortalizado nos tabloides ao redor do mundo.


Cinebiografia do mais famoso e discutido enxadrista de todos os tempos: Bobby Fischer (1943-2008), um homem cuja vida não caberia em apenas um filme, mas "O Dono do Jogo" (tradução meio sem graça para "Pawn Sacrifice") consegue lograr êxitos em vários momentos e nos brinda com uma história bem fiel, mas com alguns personagens fictícios para ajudar no andamento. Tido como arrogante, egoísta, mercenário, gênio, paranoico, psicótico, recluso, metódico, individualista, intransigente, solitário, recluso, incomunicativo, antissocial, rude, herói nacional ... há tantos adjetivos quanto palavras pejorativas, mas indiferente foi um legado que ele não deixou. A vida de Fischer é rica em várias situações. Desde a sua infância até sua morte, qualquer passo do enxadrista era logo veiculado na mídia. 
Para dar uma melhor explanação vou tecer comentários sobre a derrota de Spassy que ilustrarão melhor este esporte tão difícil de ser jogado em alto nível e que verdadeiros gênios brigaram para estarem (mesmo que brevemente), no topo:
 

Spassy também renderia uma ótima história: após a derrota para Fischer, seu outrora inabalável prestígio recebeu um baque violento. As pessoas não mais o abordavam nas ruas de seu país. Sua equipe de apoio que consistia em grãos mestres, médicos, psicólogos para a preparação do campeonato na Islândia caíram em desgraça. A perda de um título, depois de 25 anos de hegemonia russa (desde 1937), para os Estados Unidos, em plena Guerra Fria, foi muito mal vista. A declaração de Spassy antes do torneio soou como ingênua dentro do contexto que vivia: "Sou apenas um preguiçoso urso russo. Não me incomodo em Fischer ganhar". Spassy havia ganho em 1969 o título mundial de Tyran Petrosiani, um ex-varredor de rua. Se ganhasse de Fischer a declaração soaria como simpática, mas diante da derrota soou como displicência. Daí vieram acusações de que trocara a disciplina do xadrez por mulheres, boas músicas, sessões de cinema e partidas de tênis. Curiosamente  surgiria a oportunidade para o um novo enxadrista: Anatoly karpov, de 21 anos, que enfrentaria Spassy no campeonato nacional no próximo verão russo. Em 1974, Spassy, perderia para Karpov que ganharia o campeonato mundial após a desistência de Fischer em enfrentá-lo. Em 1992, Fischer, após 20 anos de afastamento, enfrentou Spassy em  Belgrado e Montenegro (Iugoslávia), Boris era 106ª posição no ranking da FIDE e Fisher nem estava mais ranqueado. Com problemas de saúde Boris não foi um adversário para Fischer. 


Interessante colocarmos que é o jogo mais forte que ganha, não necessariamente o jogador. Não há ataque que não possa ser derrotado se for previsto no início do jogo, e não há defesa que não possa ser superada. Isso fica bem claro no filme. Basta apenas interpretar os movimentos. O xadrez sério é jogado com cara de pôquer. (isso fica evidente na cena que Fischer mostra ao padre como poderia ter vencido ao ter criado uma armadilha para o adversário). A sorte não está envolvida. Para quase todos, há um momento amargo em que os limites de seu talento se tornam claros e esses normalmente não mais voltam a brilhar como antes.


Numa época que muitos consideram o auge da guerra fria a disputa pela supremacia saíra, momentaneamente, das espionagens e apoios em guerras para o tabuleiro. "Seria o Leste versus o West ou homem contra homem ?" (como nos versos da música "Burning Heart" do grupo "Survivor"). Fischer venceu Spassy em um campeonato de 24 partidas com uma média de quase 5 horas de duração. Não por acaso, Fischer fazia intensa atividade física nas horas vagas para suportar o desgaste e a perda de quilos durante as partidas. O mesmo acontecia  com seu oponente.


Quanto ao elenco, Tobey Maguire (da primeira franquia do "Homem Aranha") está ótimo, mesmo que fisicamente não se pareça com Fischer (alto, magro e de ombros largos). Sua força de interpretação garante um Fischer bem próximo do que se conhece, graças também a um roteiro que condensou o máximo que pôde (de forma muito eficiente) a vida do controverso enxadrista. Ele também foi um dos produtores do filme. Liev Schreiber (Punhos de Sangue) ficou muito bem caracterizado como Boris Spassky e passa muita autenticidade. Peter Sarsgaard está ótimo como o padre que segue e aconselha Fisher, assim como,  Michael Stuhlbarg, como o advogado Paul Marshall. Esse dois últimos funcionam como amálgamas, uma condensação de vários personagens que influenciaram ou estiveram ao lado de Fischer em sua trajetória.


O Dono do Jogo é dirigido por Edward Zwick, que sabe conduzir bem estórias: "Tempo de Glória", "Lendas da Paixão", "O Último Samurai", "Diamante de Sangue", entre outros. Para quem não conhece as regras do jogo, poderá ver o filme sem problemas, pois é centrado nos personagens e não apenas no jogo. Ainda assim podemos dizer que algumas coisas ficaram de fora e só são citadas ao final em breves frases narrativas. Mereciam uma melhor explicação (do porquê , por exemplo Fischer não mais poder pisar em solo americano). Em curiosidades tentarei suprir algumas dessas dúvidas. Filme que merece uma divulgação bem maior. Houve outro filme que analisei por aqui e que também merece destaque: Lances Inocentes (cujo título original traduzido seria "À Procura de Bobby Fischer")

Trailer:







Curiosidades:
Bobby Fischer morreu em 17 de janeiro de 2008, na Islândia, aos 64 anos. 

O Xadrez é praticado em um tabuleiro com 64 espaços, alternados em preto e branco. Dois jogadores. Cada um possui 16 peças, de seis tipos diferentes. Cada peça pode ser movimentada de uma certa maneira: para frente,  em linha reta, diagonal e assim por diante. O objetivo é capturar o rei do inimigo. "O jogo de xadrez é um exercício de aniquilamento da personalidade do adversário. Quando a personalidade é quebrada, logo o rei estará em xeque"

Na certidão de nascimento de Fischer, Gerhard Fischer era o pai, mas o FBI descobriu ser Paul Nemenyi, o verdadeiro pai.

No primeiro jogo com Spassy, Fischer cometeu um erro tido como de amador;  no 2º jogo não compareceu;  no terceiro jogo Fischer pedira para transferir para outra sala e só podia ser feito com o acordo de Spassy. Se ele não aceitasse, Fischer não jogaria, mas o russo concordou com a exigência. Fischer entrou com uma abertura defensiva chamada "Benomi", que significa "Filho da Tristeza", e suas  jogadas raras derrotaram Spassy; no 4º houve empate; no 5º Spassy desistiu; no 6º jogo Fischer mudou a abertura: era muito comum começar com o peão em frente ao rei e subir duas casas para E4. Só que utilizou uma abertura inglesa para C4 e Boris não estava preparado para essa jogada. No final até Spassy aplaudiria a vitória do oponente (algo raro num meio em que o perdedor quase sempre alega ter perdido a concentração, estar gripado, doente - O ego não permitia !) Na 21ª partida Robert James Fischer sagrou-se campeão pela desistência de Spassy.

Surge Karpov (campeão entre 1975 e 1985) e ainda hoje há uma incógnita: Fischer o derrotaria fácil ou seria derrotado?; jogos sem empates; aumento na premiação - Suas exigências - foram uma estratégia para não jogar ou excentricidades?.

Alexander Kotov (famoso campeão russo) alegou que um dos motivos da supremacia russa se baseava em três princípios: estabilidade psicológica, o profundo estudo do início e das variantes das partidas e  o domínio na análise das partidas adiadas (JB 25/1/72 pag 38)

O Brasil também possuiu um "peso-pesado" na modalidade: Henrique da Costa Mecking, o Mequinho (1952 - ). Aos oito anos vice campeão brasileiro.  Aos 12 anos, campeão do Rio Grande do Sul. Aos 13 Campeão Brasileiro e aos 15 da América do Sul. Em 1973 classificou-se para o Torneio de Candidatos ao Mundial, onde enfrentou Viktor Korchnoi. Mequinho perdeu por pouco. Foi considerado, após o afastamento de Fisher, o melhor jogador do ocidente  e terceiro melhor do mundo em 1977. Se afastou em 1978 por problemas médicos e em 1979 descobriu-se com uma doença chamada "miastenia gravis", responsável por causar paralisia na musculatura. Foi lhe dado pouco tempo de vida, mas conseguiu milagrosamente retornar anos depois. Em 2001 enfrentouJudit Polgar, a maior enxadrista da história (que bateu o recorde de Bobby Fischer, ao tornar-se a mais jovem Grande Mestre Internacional da história) além de,  com apenas 17 anos, vencer o ex-campeão mundial Boris Spassky (1993). Mequinho ainda enfrentaria Korchnoi, num empate. Em 2010 Completou 34 anos de invencibilidade em partidas simultâneas no Brasil. Mequinho também participa de torneios online, como os realizados no ICC (Internet Chess Club), onde foi várias vezes o primeiro do ranking. Tigran Petrosian, que perdera para Spassy, chegou a considerar Mequinho potencialmente capaz de derrotar o americano na época. Vasily Smyslov (campeão em 1957) teria dito certa vez a respeito de Mequinho: "Não conheço o menino e acho melhor para meu colegas que eles não travem conhecimento com ele". Mequinho, em 17 junho de 1971, iniciava uma coluna caderno B do Jornal do Brasil com temas como o xadrez.

Fischer ganhou 156 mil dólares no duelo (após o industrial inglês Jim Slater ro premio para 250 mil) contra Spassy e recusou 3 milhões para jogar com karpov. Entrou para o grupo religioso Igreja de Deus onde doou parte do prrêmio.  Rompeu com a Igreja, após a profecia de que Cristo voltaria em 1975, após uma guerra nuclear, não ter acontecido.   

Karpov e Korchnoi foi outro grande duelo. Korchnoi não era bem visto pelos soviéticos. Alegava que o motivo era por ser judeu e que Karpov tinha simpatia dos membros do partido. Korchnoi derrotou vários oponentes e tornou-se o nº 2 levando-o a enfrentar Karpov em 1978 . Foi uma disputa cheia de situações insólitas: Korchnoi alegou estar sendo hipnotizado durante o jogo pelo parapsicólogo Vladimir Zukhar (da equipe de Karpov). karpov gostava de comer Iogurte, Korchnoi dizia que os sabores diferentes era um código secreto para determinados movimentos das peças. No início da oitava partida Korchnoi passou a não mais a apertar a mão do oponente. Em outra partida Korchnoi apareceu com iogurtes americanos. No 92º dia, 32º partida, karpov venceu.

Garry kasparov (de 1985 a 1993) tornou-se o enxadrista com o maior rating da história superando Fischer em 10 pontos. Depois de um reinado de 10 anos de Karpov, um novo campeão surgiria. Kasparov derrotaria o supercomputador "Deep Though"  (Pensamento Profundo) em 1989

Kasparov ao se desvincular  do FIDE em 1993 perdeu o título novamente para Karpov e o mundo ficou com 2 campeões simultâneos durante um período

20 anos depois Fischer e Spassy fizeram uma reprise da final ao custo de U$$ 5 Milhões, depois de dois meses e 30 jogos Fischer venceu, mas por ter jogado em Servia e Montenegro (Iugoslávia) que estava sobre sanções econômicas internacionais, passou a ser considerado culpado de crime. Spassy a essa altura era um russo naturalizado francês. Em 2005 Fischer renunciou a cidadania americana em em prol da Islândia, fugindo de sua deportação para os EUA, ao ser preso no Japão.

Desde 2013, o norueguês Magnus Carlsen é o atual campeão mundial 

Pawn Sacrifice (Sacrifício de Peão) é um movimento no xadrez em que um jogador sacrifica seu peão por uma vantagem branda, como mais espaço para suas peças ou posicionando-as em quadrados melhores, a fim de desenvolver um ataque subsequente. Destina-se a criar posições desequilibradas, por isso, se o jogador que está comprometido com o sacrifício do peão não capitalizar na sua vantagem temporária, ele perderia o jogo no final devido à sua inferioridade numérica.

Quando ao título do filme, o diretor do filme, Edward Zwick, disse: "Você tem Henry Kissinger e Richard Nixon ligando para Bobby Fischer; você tem [Leonid] Brezhnev e os agentes da KGB seguindo Boris Spassky. Ambos eram peões de suas nações ".

O diretor David Fincher esteve ligado ao projeto por vários anos 

Bobby Fischer faleceu aos 64 anos, coincidentemente com o mesmo número de espaços em um tabuleiro de xadrez. 

Site com a lista dos maiores enxadristas brasileiros:
https://rafaelleitao.com/grandes-mestres-brasileiros/


FOTOS:

Korchnoi - Fischer - Spassy
Karpov - Kasparov - Mequinho






Filmografia Parcial:
Tobey Maguire
 













O Despertar de um Homem (1993); S.F.W. - Filhos da Violência (1994); Tempestade de Gelo (1997); Desconstruindo Harry (1997); Regras da Vida (1999);  Cavalgada com o Diabo (1999); Homem-Aranha (2002); Homem-Aranha 2 (2004); O Segredo de Berlim  (2006); Homem-Aranha 3 (2007);  Entre Irmãos (2009); O Grande Gatsby (2013); Refém da Paixão (2013); O Dono do Jogo (2014) 


Liev Schreiber
 














Traição Silenciosa (1994); O Preço de um Resgate (1996); Pânico (1996); Pânico 2 (1997); Esfera (1998); Hurricane, o Furacão (1999); Pânico 3 (2000); A Soma de Todos os Medos (2002); Sob o Domínio do Mal (2004); A Profecia (2006); O Despertar de Uma Paixão (2006); O Amor nos Tempos do Cólera (2007); Um Ato de Liberdade (2008); X-Men Origens: Wolverine (2009); Repo Men: O Resgate de Órgãos (2010); Uma Segunda Chance (2010); Mental (2012); O Planeta Vermelho (2013); O Dono do Jogo (2014); Spotlight: Segredos Revelados (2015); A 5ª Onda (2016); Punhos de Sangue (2016); Ray Donovan (seriado 2013 a 2019)

Michael Stuhlbarg
 













Cinzas da Guerra (2001); Rede de Mentiras (2008); Um Homem Sério (2009); A Invenção de Hugo Cabret (2011); MIB³ - Homens de Preto 3 (2012); Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012); Lincoln (2012); Hitchcock (2012); Blue Jasmine (2013); O Dono do Jogo (2014); Steve Jobs (2015); Trumbo - Lista Negra (2015); A Vida de Miles Davis (2015); A Chegada (2016); Doutor Estranho (2016);  Me Chame pelo Seu Nome (2017); A Forma da Água (2017); The Post - A Guerra Secreta (2017)  


Peter Sarsgaard
 
 












Os Últimos Passos de um Homem (1995);  O Homem da Máscara de Ferro  (1998); A Cela (2000);  A Sombra de um Homem  (2002); K-19: The Widowmaker (2002); Amor a Toda Prova (2002); O Preço de uma Verdade (2003); A Chave Mestra (2005); Plano de Voo  (2005); Soldado Anônimo (2005); O Suspeito (2007); A Órfã (2009); Lanterna Verde (2011); Lovelace (2013); Blue Jasmine (2013); O Dono do Jogo (2014); Experimentos (2015); Sete Homens e um Destino (2016); Escobar: A Traição (2017); Gareth Jones (2018)

Conrad Pla
 












Golpe Perfeito (2002); Fuga Alucinada (2002); A Soma de Todos os Medos (2002); O Terminal (2004); 16 Quadras (2006); Max Payne (2008); O Super Lobista (2010); Imortais (2011); Riddick 3 (2013); O Dono do Jogo (2014); The Hummingbird Project  (2018) e várias participações em seriados


Fontes:
www.rollingstone.com
Artigos do Jornal do Brasil no Período
Jornal O Globo
Documentário "Bobby Fischer Against The World" 
IMDB
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre