sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

A BUSCA (2012) - BRASIL




JORNADA AO ENCONTRO DA VIDA

Theo Gadelha (Wagner Moura) é um médico em uma crise conjugal: sua esposa, Branca (Mariana Lima), quer separar-se. Theo tem um pai ausente (Lima Duarte) e perde o relacionamento com seu filho. A casa que construiu para a família será posta à venda a pedido da esposa. 




Theo ama Branca que cansou de anos de um relacionamento ruim. No dia em que completam 15 anos de casados, o casal tem uma surpresa nada boa: Pedro (Brás Antunes), filho do casal, desaparece e tudo que sabem é que vendeu seu computador e comprou um cavalo. Ele sai em busca do filho, seguindo pistas que o deixam sempre em seu  encalço, porém situações pitorescas o impedem de alcançá-lo. De acordo com que se passam os dias, Theo começa a acreditar que se não conseguir localizar o filho algo de ruim poderá acontecer.



Interessante filme brasileiro (que viria com o título “A Cadeira do Pai”), com Wagner Moura à frente do elenco, num Tour de Force para tornar seu personagem empático às plateias sem cair no piegas. A despeito das fragilidades do roteiro ( leia-se as facilidades que levam Theo a sempre ter pistas concretas do filho) o filme do estreante diretor  Luciano Moura prende a atenção e nos mostra um Brasil dentro do Brasil, aquele que costumamos conhecer quando viajamos pelo interior. Nesse contexto o filme descortina sentimentos e aflora outros escondidos, lá no fundo, dos personagens. 


Em alguns momentos parece que o filme seguirá o rastro dos filmes americanos estereotipados, mas o seu caminho segue em outra direção. Este road movie está mais interessando em mostrar que a jornada de Theo ao encontro do filho poderá lhe trazer esperanças de resgatar sua identidade perdida ao longo de um casamento fracassado por sua inabilidade em amar. Theo não vai apenas atrás de Pedro, ele vai atrás, sem saber, do que realmente se deve dar valor nessa vida, que seus problemas nem sempre serão os piores do mundo e há milhares de pessoas em péssimas condições de vida e saúde tocando a vida como podem.


Se por um lado o diretor soube explorar muito bem a história, dando o ritmo necessário e colocando certo suspense se a empreitada de Theo será ou não feliz, o final perde em muito sua força, principalmente no momento crucial da trama, podendo deixar alguns espectadores decepcionados com um desfecho interessante que tenta ser poético. Apesar disso, o filme pode ser acompanhado pelo espectador que hoje volta a dar uma olhada com carinho à retomada do cinema nacional que apresenta boas produções como esta.
Trailer:




Curiosidades:
Lançado nos Estados Unidos como Father's Chair

Filmografia Parcial: 
Wagner Moura

 








Abril Despedaçado (2001); As Três Marias (2002); Deus É Brasileiro (2003); Carandiru (2003); O Homem do Ano (2003); Nina (2004); Cidade Baixa (2005); A Máquina (2005); Ó Paí, Ó (2007); Saneamento Básico, O Filme (2007); Tropa de Elite (2007); VIPs (2010); Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010); O Homem do Futuro (2011); A Busca (2012); Elysium (2013); Serra Pelada (2013);  Trash: A Esperança Vem do Lixo (2014); Narcos   (seriado 2015 a 2016).

 Mariana Lima

 









Kenoma (1998); Lara (2002); Olga (2004); Árido Movie (2005); Eu e Meu Guarda-Chuva (2010); Amor? (2011); A Busca (2012); Amor em Sampa (2016) Real: O Plano por Trás da História (2017);  Antes Que Eu Me Esqueça (2017);  Simonal (2017)

Lima Duarte
 
 










O Crime de Zé Bigorna (1977); Os sete Gatinhos (1980); Sargento Getúlio (1983); Corpo em Delito (1990); Boleiros - Era Uma Vez o Futebol... (1998); Eu Tu Eles (2000); 2 Filhos de Francisco: A História de Zezé Di Camargo & Luciano (2005); Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos (2006); Assalto ao Banco Central (2011); A Busca (2012);

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre