quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

LION: UMA JORNADA PARA CASA / LION (2016) - REINO UNIDO / AUSTRALIA / ESTADOS UNIDOS




NUNCA DESISTA

Saroo (Sunny Pawar) é um menino indiano de cinco anos que passa seus dias ajudando o irmão Guddu (Abhishek Bharate) a catar pedras e executar pequenos serviços por míseras quantias,para sua mãe ter comida para alimentar a família. 
Certo dia ao acompanhar Guddu,  Saroo acaba embarcando indevidamente em um trem vazio indo parar em Calcutá, a 1.600,00 Km de distância de sua cidade natal. Saroo  não sabe o nome da mãe. O lugar onde alega morar não é conhecido pelas autoridades. O pequeno menino vaga pelas ruas até parar em um orfanato e ser adotado por um casal australiano. 25 anos depois Saroo resolve empreender uma busca para reencontrar sua família.


Baseado no livro de Saroo Brierley "A Long Way Home", Lion  é um filme elaborado de uma forma muito sensível graças a um inspirado roteiro de Luke Davies (”Resgate de uma Família”) que, desde o início, leva a reflexões do cotidiano.
Garth Davis (em seu primeiro filme) foi muito feliz ao apresentar as várias camadas sociais por trás da história (nos 40 minutos iniciais) de Saroo e aí reside o grande atrativo da produção: expor de uma forma bem sutil um lado cruel da sociedade indiana: Saroo vai parar nas ruas e vê o destino de muitas crianças que “desaparecem”. A visão que o cineasta dá à plateia é a do menino. Seus olhos  contemplam, observam, se assustam. O filme não diz o que irá acontecer àquelas crianças, mas o espectador  terá uma ideia. Uma forma sutil de mostrar uma sociedade doente sem se abster de contar a história. Uma sociedade tão parecida com a nossa, onde as pessoas não se importam com os menos favorecidos e uma parcela só quer saber de se aproveitar delas da pior maneira.
Saroo vai parar em um orfanato e lá percebe que o lugar não é seguro para crianças. A sorte lhe sorri ao ser adotado por um casal australiano (vividos por David Wenham e Nicole Kidman), mas o desejo de encontrar sua família real só aumentará ao longo dos anos ao ponto de deixa-lo obcecado em voltar ao seu país de origem.


Só que se Lion tem nos primeiros 40 minutos um ritmo perfeito, a segunda parte o filme se torna um pouquinho inferior ao diretor colocar o pé no freio para apresentar a adolescência e a fase adulta do protagonista, já ambientado no seu novo país em dua relação com os pais adotivos e com um meio irmão problemático, também adotado.  Aqui Saroo tem quase tudo: uma bela família, conforto e tranquilidade.  Estudo, educação de qualidade e uma namorada que o apoia, mas Saroo (agora interpretado por Dev Patel) que reencontrar a família sem magoar a que o adotou. Nessa segunda parte, Garth Davis resolveu seguir a cartilha dos filmes baseados em fatos reais e se concentra em mostrar as aflições de um adulto sem identidade, que somente sua família original poderá devolver a ele.


O elenco foi muito bem escolhido: Sunny Pawar (em sua estreia) prende nossa atenção na tela como o pequeno Saroo e sua história é bem mais interessante que a do Saroo adulto, vivido por Dev Patel ("Quem Quer Ser um Milionário?").  Patel vem crescendo como ator e “O Homem que viu o Infinito” é uma amostra de seu potencial. O ator está muito bem, mas foi prejudicado por uma sequencia mais cadenciada que a de Pawar (o que não o impediu de concorrer ao Oscar).  Falando em prejudicar, Rooney Mara, da versão americana de “Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, está bem subutilizada fazendo apenas o papel da namorada do protagonista que aparece e desaparece na trama. Vamos ver como se sai agora em seu próximo filme “Maria Madalena”. Nicole Kidman foi indicada também ao Oscar, não só por seu monólogo, mas como um todo. Ela realmente é a força da segunda parte. Quando surge em cena engole os demais, apesar da história não ser centrada em sua personagem, ainda que a adoção daquela criança perdida tenha sido no final o motivo do livro e filme existirem. David Wenham (de “300”) e Abhishek Bharate estão corretos, com maior destaque para o segundo.



Lion merecidamente concorreu a seis Oscars. Possui uma boa direção, trilha sonora de bom gosto e fotografia de primeira. A história prenderá do início ao fim, onde o destino de cada um será revelado.
Indicado para aqueles que gostam de filmes baseados em fatos reais, cuja qualidade da obra seja logo perceptível no início da projeção.


Trailer:



Curiosidades:
Patel foi ao orfanato de Saroo.

Patel   pegou o trem original que levou acidentalmente Saroo à Calcutá.

A primeira cena que Patel gravou foi a última do filme

Garth Davis dirigirá Rooney Mara em "Maria Magdalena" (2018).

Sunny Pawar e  Abhishek Bharate estarão juntos novamente em "Love Sonia" (2018).

A personagem de Rooney Mara é uma condensação das várias namoradas que Saroo teve ao longo de sua jornada

Indicado a 6 Oscars: melhor filme, ator coadjuvante (Patel), atriz coadjuvante (Kidman), roteiro adaptado, fotografia e trilha sonora original


Nicole Kidman tem duas crianças adotadas do primeiro casamento com Tom Cruise
 

Filmografia Parcial:

Dev Patel

 









Quem Quer Ser um Milionário? (2008);  O Último Mestre do Ar (2010); O Exótico Hotel Marigold (2011); O Exótico Hotel Marigold 2 (2015);  O Homem que viu o Infinito (2015);  Lion: Uma Jornada Para Casa (2016); Hotel Mumbai (2018)

Rooney Mara

 









Os Segredos de Tanner Hall (2009); A Hora do Pesadelo (2010); A Rede Social (2010); Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011); Trash: A Esperança Vem do Lixo (2014); Lion: Uma Jornada Para Casa (2016); Mary Magdalena (2018)

Nicole Kidman
 



  Archer, o Corcel Lendário (1985); Terror a Bordo (1989); Dias de Trovão (1990); Um Sonho Distante (1992); Malícia (1993);  Batman Eternamente (1995); O Pacificador (1997);  Da Magia à Sedução (1998);  De Olhos Bem Fechados (1999); Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2001); Os Outros (2001); Dogville (2003); Cold Mountain (2003); Reencarnação (2004); A Feiticeira (2005); Invasores (2007); A Bússola de Ouro (2007); Austrália (2008);  Uma Longa Viagem (2013); Grace de Mônaco (2014); Rainha do Deserto (2015);  Lion: Uma Jornada Para Casa (2016); O Estranho que Nós Amamos (2017); Aquaman (2018)

David Wenham 

 









Fuga de Absolom (1994); Cidade das Sombras (1998); Damião: O Santo De Molokai (1999); Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2001); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); Van Helsing: O Caçador de Monstros (2004); A Proposta (2005); 300 (2006); Austrália (2008); A Papisa Joana (2009); 300: A Ascensão do Império (2014); Lion: Uma Jornada Para Casa (2016); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); 

2 comentários:

  1. O roteiro foi adaptado do livro do próprio Saroo, que é mostrado no filme aos cinco e 20 anos. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que os melhores filmes baseadas em fatos reais são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Também gostei muito de Dunkirk, não conhecia a história e realmente gostei. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do ator Tom Hardy, seu talento é impressionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Emma Oliveira. Obrigado por mais este comentário. Sim, filmes baseados em fatos reais são sempre muito interessantes principalmente quando caem nas mãos de um bom roteirista e de um hábil diretor. "Dunkirk" é um filme que realmente impressiona (tem análise dele aqui) e este filme pode ser complementado com "O Destino de uma Nação" (outro já analisado por aqui) porque, de certa maneira, são os bastidores da "Operação Dínamo" da qual "Dunkirk" nos ilustra. Tom Hardy é um excelente ator e sua versatilidade pode ser demonstrada em vários filmes como o novo"Mad Max" e "Bronson" (ambos também analisados por aqui). Um grande abraço e volte sempre.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre