quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A HORA DO ACERTO / SAN GING CHAAT GOO SI / NEW POLICE STORY (2004) - HONG KONG / CHINA



UM HERÓI À PROCURA DE REDENÇÃO

Jackie Chan normalmente é visto em filmes onde o lado cômico da produção é mais acentuado e se sai muito bem, com milhares de fãs mundo afora. Sua técnica de luta, atrelada a malabarismos, funcionou e funciona muito bem. Seus sucessos “Arrebentando em Nova York” , “Detonando em Barcelona” e a trilogia “A Hora do Rush” estão aí para comprovar. E um Chan sério ? Bem há poucos filmes, mas o ator consegue extrair boas atuações mesmo em produções ruins. Quem viu  A Fúria do Protetor” se lembrará do ator funcionando como o parceiro oriental de Danny Aielo. A dupla sai dos Estados Unidos e vai para Hong Kong capturar um poderoso chefão das drogas local. O filme teve críticas mistas. Chan brigou com o diretor. Refez o filme e lançou sua versão “Hong Kong” com novas cenas, outras melhor explicadas e suprimiu a nudez. Fez sucesso no mercado asiático, no Brasil, nem tanto até porque os espectadores daqui se lembram mais das cenas das mulheres nuas (!!!). O “sucessor de Bruce Lee” (como chegou a ser chamado), mostrou que era um ator diferente. Queria controlar suas produções. Fez a série “Police Story”, como uma resposta aos filmes policiais americanos e novamente fez sucesso por lá. No Brasil, a franquia não foi vista por uma grande parcela.
Bom, tudo isso para dizer duas coisas. Jakie Chan sabe fazer filmes sérios (ver 1911) e não, não é uma continuação do “Police Story” que o ator filmou (apesar de levar o título internacional de “New Police Story”)



Chan não dirigiu este filme. Preferiu colocar nas mãos do diretor  Benny Chan que o dirigiu em “Quem Sou Eu” (1998) e “Três Ladrões e Um Bebê” (2006).  Essa parceria  facilitou o  processo do filme e o resultado é um bom filme policial (de Jackie Chan). “A Hora do Acerto” tem qualidades. A principal reside em seu protagonista. Com outro ator seria mais um filme oriental, que talvez nem chegasse por aqui.  Com o ator, as portas sem abrem para distribuidores interessados em um bom retorno que o seu carisma consegue. 





A construção da gangue, com roupas bem coloridas e mascaras, ficou boa e talvez se integre mais ao mercado de consumo oriental.  A ideia de uma gangue que tem outras motivações além do dinheiro foi uma boa ideia, ainda que pareça uma espécie de “Caçadores de Emoções Perversos”, uma alusão ao sucesso de Patrick Swayze e Keanu Reeves. O filme tem perseguições e um certo mistério sobre a figura  que ajuda o inspetor Chan, tudo isso feito à moda antiga: explosões de verdade, subidas e descidas de prédios e desastres com caminhões (como comprovam as cenas de bastidores, durante os créditos finais)  fazem parte de um cinema que está desaparecendo frente aos efeitos cada vez mais perfeitos



Quanto ao elenco, temos um Jackie Chan em um personagem próprio de uma tragédia grega. Um herói que se mantém integro, apesar de todas as provações, em um papel mais sério e melancólico. O ator Nicholas Tse faz o parceiro de Chan, com uma motivação pessoal, tendo boa atuação. Temos ainda o ator Andy On (como Tin Tin Law)chefe da gangue  e vilão da história; Andy faz muito bem o papel de um bandido que não descarta qualquer ação para alcançar seus objetivos.



“O Acerto Final” é um bom filme policial investigativo. Muitos consideram um dos melhores trabalhos do ator nessa linha mais séria. O filme é muito fácil de acompanhar. Tem uma direção eficiente, bons atores e uma fotografia caprichada, recheada de belas e criativas tomadas que garantem o espectador na cadeira até o fim.

Curiosidades:
Nicholas Tse e Chan estiveram juntos em Três Ladrões e Um Bebê (2006).

Chan participou do filme Oeração Dragão, de Bruce Lee. O ator fez uma ponta e foi nocauteado sem querer por Lee em uma cena.


Jackie Chan recebeu, em novembro de 2016, um Oscar Honorário da Academia de Hollywood pelo pioneirismo em sua carreira. A cerimônia é feita pelo  Governors Awards, que promove essa modalidade antes da cerimônia oficial do Oscar.

Música:
September Storm - interpretada por Jackie Chan 


Poster:

 



















Filmografia Parcial :

Jackie Chan
A Fúria do Dragão (1972); Garras do Dragão (1978); A Vingança do Dragão (1979); O Grande Lutador (1980); Quem Não Corre, Voa (1981); Um Rally Muito Louco (1984); Detonando em Barcelona (1984); A Fúria do Protetor (1985); Police Story (1985); O Mestre Invencível (1994); Arrebentando em Nova York (1995);  Primeiro Impacto (1996); Mr. Nice Guy - Bom de Briga (1997); A Hora do Rush (1998); Bater ou Correr (2000); A Hora do Rush 2 (2001); O Terno de Dois Bilhões de Dólares (2002); Bater ou Correr em Londres (2003); O Medalhão (2003); A Hora do Acerto (2004); A Hora do Rush 3 (2007); Massacre no Bairro Chinês (2009); Karate Kid (2010); 1911 - A Revolução (2011); Operação Zodíaco (2012); Em Nome da Lei (2013); Batalha dos Impérios (2015); Fora do Rumo (2016); O Estrangeiro (2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre