quarta-feira, 24 de maio de 2017

007 CONTRA OCTOPUSSY - OCTOPUSSY (1983) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS


ÊXITO COMERCIAL

James Bond investiga a morte do agente 009 (Andy Bradford), morto por um atirador de facas de um circo. 009 fugia de seus inimigos vestido de palhaço, carregando uma jóia chamada Ovo Fabergè. Após a inteligência descobrir que o objeto seria falso, Bond fica sabendo do leilão do objeto original. Conseguindo apoderar-se do ovo verdadeiro, resolve ir até a Índia atrás do poderoso Kamal Khan, príncipe afegão, cujo interesse no Ovo o torna o principal suspeito.

Louis Jourdan


Kamal possui ligações com o General Orlov (Steven Berkoff de "Rambo II" e "Um Tira da pesada II"), cujo plano será tomar a Europa com o exército russo e recuperar a glória da pátria. Contra os interesses dos próprios governantes que não possuem interesse em suas idéias, Orlov traça um plano junto com Khan que visa explodir uma bomba nuclear numa base americana, na Alemanha Ocidental e precipitar eventos que culminarão no desarmamento europeu, para que possa se aproveitar da situação e tomar o poder. Completando o trio está a enigmática Octopussy (Maud Adams), uma contrabandista que Bond não sabe qual o seu papel na situação ou para qual lado penderá.


Maud Adams

Décimo terceiro filme da série e sexto com ator Roger Moore. Posterior a “007 Somente Para os Seus Olhos” e anterior a “Na Mira dos Assassinos”, seu último filme. 




Octopussy foi um êxito comercial, o de maior sucesso até então. A união de elementos como circo, lutadoras, o herói imune às situações impossíveis e o glamour do personagem, com pitadas de romances rápidos, fez dessa aventura um filme muito prazeroso de ser assistido. Bond agora não enfrenta apenas um vilão, enfrenta quatro. Os três já citados e o capanga de Kamal, Gobinda, do sempre excelente ator Kabir Bedi (Sandokan, Ashanti e O Fabuloso Ladrão de Bagdá). 


Aliais a nacionalidade dos atores também é algo interessante: temos as sueca Maud Adams (que já havia feito um filme da franquia, na pele de outro personagem: “007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro”) ; Kristina Wayborn (Miss Suécia 1970) ; o francês Louis Jourdan; os indianos Kabir Bedi e Vijay Amritraj ( tenista profissional, semifinalista em Wimbledon (1976)), além de ter aparecido em "Jornada nas Estrelas IV" como capitão de uma espaçonave). 


Octopussy, na verdade, possui 2 começos (o de 009 e do avião). Com um roteiro elaborado a três mãos, optou-se por uma aventura com pitadas exageradas de humor: temos as cenas das barras de ferro com o fundo de Superman, fuga por cipós com direito a gritos de Tarzan, um caminhão com um pequeno avião disfarçado de trailer para cavalo, além da cena da música tema tocada numa flauta por Vijay.

Kabir Bedi
 
Com muitos efeitos especiais, lugares exóticos, bond girls em profusão, Octopussy conseguiu seu intento: dar um fôlego a mais, conquistado filme após filme e que hoje vemos que foi muito mais longe, até com outros protagonistas, melhores e piores.  A produção caprichou no roteiro, repleto de lugares e situações diferentes. As cenas de Bond lutando contra bandidos com direito a cospe fogo, cama de pregos, engolidor de espadas... são divertidíssimas e o exagero torna-se proposital, como uma forma do público curtir o filme como uma aventura de espionagem divertida.
Kristina Wayborn


Roger Moore tem seus fãs ardorosos, da época em que Bond salvava o mundo com tiras de humor sarcásticas e irônicas, mas nunca ignoradas. Ele veio a ser um contraste ao 007 de Sean Connery, mais sério e formal (excetuando o filme “Nunca Mais Outra Vez”). 






Trailer:





Curiosidades:
Baseado no livro de Ian Fleming de 1956.  14º livro e último da série.















Música de John Barry.

Nos Créditos finais vinha escrito: “James Bond voltará em “A View to a Kill” (frase comum nos filmes de 007).

Roger Moore faleceu de Câncer de Próstata.

007 na Mira dos Assassinos de 1985 (A View to a Kill) seria o último do ator frente ao personagem.

21 anos separam Dr No (o primeiro filme com o ator Sean Connery) com Octopussy.

De acordo com o comentário de Sir Roger Moore no DVD durante a cena do jantar, o globo ocular na cabeça de carneiro empalhada que Louis Jourdan come é feito de maçapão.

Durante as filmagens, Sir Roger Moore foi diagnosticado erroneamente com problemas cardíacos. Quando ele voltou para casa, Maud Adams pediu ao namorado, que era médico, uma segunda opinião. Ele declarou que estava em boa forma médica.

Em seu livro, "As You Wish: Inconceivable Tales from The Princess Bride", Cary Elwes afirma que antes de ser ator, ele trabalhou como assistente de produção neste filme. Um de seus trabalhos era levar Sir Roger Moore para trabalhar no set do filme. Ele ainda diz que estava "uma pilha de nervos", constantemente com medo de se envolver em um acidente de carro e matar acidentalmente Sir Roger Moore. Em uma ocasião, o Sr. Moore ergueu os olhos do jornal que estava lendo enquanto era levado para o trabalho por Elwes e disse calmamente: "Você pode acelerar um pouco, se quiser."

Não foi uma parte planejada da sequência de perseguição do taxista indiano quando um ciclista andou entre os dois veículos em batalha, proporcionando suspense adicional.

Robert Brown aparece como "M" pela primeira vez, substituindo Bernard Lee, que morreu entre "007 Contra o Foguete da Morte (1979)" (aparição final de Lee como M) e "007 - Somente Para Seus Olhos (1981)," o que deixou M totalmente de fora.

Barbara Carrera recusou o papel de Octopussy para aparecer em "007 - Nunca Mais Outra Vez (1983)", porque queria trabalhar com Sean Connery.

Lançado no mesmo ano que a rival "Warner Brothers" na produção de James Bond "007 - Nunca Mais Outra Vez (1983)", que mostrava a volta de Sean Connery ao papel. Este filme arrecadou $ 187 milhões em todo o mundo, "Never Say Never Again" (1983) arrecadou $ 160 milhões.

Último filme de Bond a revelar o nome do próximo filme de Bond durante os créditos finais, ou seja, "From A View To A Kill", que mais tarde retirou o "de" do título.

O dublê Martin Grace sofreu um grave acidente durante as filmagens no trem. Pendurado na lateral dele, o trem entrou em uma área não avaliada da via e ele bateu em um poste, danificando seriamente sua perna e quadril e o hospitalizou por vários meses. Ele teve uma recuperação completa. Na mesma linha, o ator que usa o buzz viu yo-yo quebrou o braço ao cair da varanda na cama de Octopussy. Apesar de sua lesão e de ter que usar um gesso, ele insistiu em completar o resto de suas cenas.

O polvo de anéis azuis é altamente venenoso. Produz tetrodotoxina, que usa em autodefesa. A tetrodotoxina também é encontrada em peixes-balão. Um miligrama da toxina pode matar uma pessoa e não existe um antídoto conhecido.

Apresenta o primeiro e único uso diegético da música temática de James Bond. A melodia tocada pelo encantador de serpentes é o tema musical oficial de James Bond, e é a única vez em qualquer filme de 007 em que James Bond está realmente ouvindo a música, ao invés de ser tocada como parte da trilha sonora do filme. Estranhamente, James Bond reconhece a melodia.

Maud Adams apareceu como uma personagem diferente (e foi morta) em 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974).

Bond, por meio de uma elegante janela elegíaca de saída. Ela executou esta manobra sozinha, girando para o chão, seu vestido atuando como seu suporte, e sendo desenrolado enquanto ela pousava em segurança no chão. A partida de Weyborn foi filmada em dois locais diferentes: sua queda da varanda foi filmada no Pinewood Studios na Inglaterra, e sua aterrissagem foi filmada em locações na Índia

O Ovo Fabergé, como visto no filme, foi baseado no Ovo Imperial da Coroação desenhado por Peter Carl Fabergé.

Durante a escalação do elenco, James Brolin quase recebeu o papel de James Bond, quando, no último minuto, Roger Moore concordou em interpretar Bond novamente. Os screentests de Brolin podem ser vistos no DVD. Moore havia rescindido contrato após 007 Contra o Foguete da Morte (1979), e concordou em retornar ao papel mais uma vez em 007 - Somente Para Seus Olhos (1981). A produção foi com Moore, pois o filme estaria concorrendo com 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983), estrelado pelo original e ex-ator de James Bond, Sean Connery. A incerteza em usar um ator americano no papel, ter que apresentar um novo ator e enfrentar Connery foram os motivos. Nesse ínterim, Oliver Tobias, Michael Billington, Timothy Dalton e Ian Ogilvy também foram considerados para James Bond.

Muitas ideias e elementos de produção e história, não utilizados em "007 Contra o Foguete da Morte (1979)", acabaram sendo utilizados neste filme. Isso incluiu os gêmeos atiradores de faca, a escalação de Louis Jourdan como o vilão e a sequência do jato Acrostar Bede. O jogo de gamão foi originalmente planejado para acontecer no clube de Max Kalba em "007: O Espião que me Amava (1977)."

Filme lançado quatro meses antes de 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983). Esta foi a segunda vez que dois filmes de James Bond foram lançados no mesmo ano. Anteriormente, ocorreu com Casino Royale (1967) e Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967).

A insígnia Octopus em preto e branco era um símbolo da S.P.E.C.T.R.E., a organização de espionagem criminosa vista em outros filmes de James Bond. No entanto, no conto e neste filme, não há conexão com nenhuma das histórias. Mesmo que os produtores quisessem ressuscitar o símbolo do polvo para este filme, o acordo legal com Kevin McClory deu a ele todos os direitos de uso de "SPECTRE" e, como tal, a insígnia do polvo preto e branco não poderia ter foi usado neste filme. O tipo de polvo visto nos corpos das meninas Octopussy era diferente. Era um polvo de anéis azuis. Neste filme, este símbolo era um sinal de uma velha ordem secreta de bandidas e contrabandistas.

Na verdade, não existe "privilégio dos jogadores" no gamão da vida real.

Embora Maud Adams tenha desempenhado o papel-título, o público não vê seu rosto até uma hora e nove minutos de filme. Isso explicaria por que ela foi indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante no Saturn Awards, em vez de na categoria de Melhor Atriz. Perdeu o prêmio para Candy Clark em Trovão Azul (1983).

Kabir Bedi continua sendo o único ator de Bollywood a aparecer em um filme de James Bond.

Primeiro filme de James Bond a ser lançado com o logotipo do leão da MGM no início. A MGM se fundiu com a United Artists em 1982, um ano antes do lançamento deste filme, e este é o primeiro filme de Bond distribuído pela nova empresa, MGM / UA Distribution Company, Inc.

Kristina Wayborn quebrou vários dedos do pé enquanto filmava o ataque ao Palácio das Monções pelo Circo de Octopussy. Uma bazuca, ela deveria chutar para fora dos braços de um bandido, deveria ser substituída por um modelo de plástico, mas o dublê segurava uma de metal por acidente.

A maior parte da equipe, assim como Roger Moore, teve problemas de dieta durante as filmagens na Índia.

A personagem Penelope Smallbone deve o seu nome a uma das modelos que apareceu nos créditos de abertura de 007: O Espião que me Amava (1977). A certa altura, Lois Maxwell errou em uma linha e a chamou de Penelope Smallbush, de modo que Roger Moore respondeu: "Nós sabemos onde sua mente esteve, Moneypenny!"

"Octopussy and The Living Daylights" foi o décimo quarto e último livro de Ian Fleming James Bond publicado em 1966. Às vezes lançado apenas como "Octopussy", foi o segundo livro póstumo da série depois de "The Man with the Golden Gun". Antes de morrer, Fleming pretendia produzir um segundo livro de contos de James Bond, como a coleção "For Your Eyes Only".

A frase do general Orlov, "mas amanhã serei o herói da União Soviética", foi removida da Finlândia.

Décimo terceiro filme de James Bond da franquia Eon Productions e o sexto a estrelar Roger Moore como Bond. Com este filme, Moore igualou o número de filmes de Bond que Sean Connery fez na franquia oficial.

Barbara Parkins fez o teste e foi considerada para o papel de Octopussy. Apresentou-se com Sir Roger Moore em A Batalha da Vingança (1976).

A ex-ginasta olímpica britânica Suzanne Dando supervisionou as acrobacias realizadas pela equipe de ginástica no filme

A trapaça de Kamal no gamão é tirada do romance "Moonraker", onde Hugo Drax trapaceia no bridge, até que Bond o derrota em seu próprio jogo. A linha "Gaste o dinheiro rapidamente, Sr. Bond", também aparece no romance. Também é semelhante ao jogo de golfe em 007 Contra Goldfinger (1964).

A música título principal, "All Time High", cantada por Rita Coolidge, chegou ao Top 40 nas paradas dos EUA. Lá, ele foi mapeado em 2 de julho de 1983 e chegou ao número trinta e seis. Mas a música alcançou o primeiro lugar nas paradas da Billboard Adult Contemporary dos EUA. Uma versão cover da música, interpretada por Pulp, pode ser ouvida no álbum de compilação de músicas de David Arnold Bond, "Shaken and Stirred: the David Arnold James Bond Project". Uma vez o Pulp escreveu uma música para 007 - O Amanhã Nunca Morre (1997), que não foi usada naquele filme.

As traduções literais de alguns títulos deste filme em línguas estrangeiras incluem: 007 Contra Octopussy (Brasil e Portugal); Octopus (Finlândia); Operação Octopus (Itália) e 007 Evita a Conspiração (China).

A imagem principal do pôster deste filme tinha Octopussy enredando James Bond com oito braços como se fossem oito tentáculos. Cada mão e braço foram posicionados em uma posição diferente ao redor do smoking de James Bond. As oito posições incluíam um braço e uma mão fazendo o seguinte: (1) Segurando o Ovo Fabergé (2) Segurando sua arma (3) Segurando uma taça de Martini (4) Tocando a nuca e orelha esquerda (5) Acariciando seu arco -tie (6) Apertando o botão do casaco (7) segurando uma faca, e (8) acariciando a camisa em seu peito.

Rumores abundavam antes do lançamento deste filme de que Sean Connery iria aparecer neste filme ao lado de Roger Moore, possivelmente como o vilão.

Octopussy foi originalmente planejado para ser uma vilã, e na mídia da época, foi noticiado que Faye Dunaway estava sendo considerada para este papel, mas ela foi considerada muito cara. Sybil Danning, Persis Khambatta e Susie Coelho também foram candidatas.

O videoclipe da canção-título "All Time High" apresentava Rita Coolidge em um Palácio Indiano, que não era um dos locais de filmagem do filme, que foi no Royal Pavilion, Brighton, East Sussex, Inglaterra.

Quando o polvo pousa sobre o bandido, ele cobre completamente seu rosto e seus tentáculos envolvem sua cabeça. Este é um aceno humorístico para o cara que abraça em Alien - O 8º Passageiro (1979).

A razão pela qual o título deste filme não aparece na música é porque nada rima com ele.




Cartazes:



Filmes de 007 com Roger Moore:
Com 007 Só se Viva e Deixe Morrer - 1973
007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro - 1974
007 - O Espião Que Me Amava - 1977
007 Contra o Foguete da Morte - 1979
007 - Somente Para Seus Olhos - 1981
007 Contra Octopussy - 1983
007 - Na Mira Dos Assassinos - 1985

Canção tema:
Rita Coolidge - All Time High ( a letra da canção é de Tim Rice de  "Jesus Cristo Superstar")

 
 

Filmografia Parcial:
Roger Moore (1927–2017)
Melodia Interrompida (1955);  Diana da França (1956); O Homem Que Não Era (1970); Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973); 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974);  A Maldição do Ouro (1974); 007 - O Espião Que Me Amava (1977); Selvagens Cães de Guerra (1978); 007 Contra o Foguete da Morte (1979); Resgate Suicida (1980); Espionagem em Goa (1980); 007 - Somente Para Seus Olhos (1981); Quem Não Corre, Voa (1981); 007 Contra Octopussy (1983); 007 - Na Mira dos Assassinos (1985); O Desafio Mortal (1996); O Santo (1997); Cruzeiro das Loucas (2002); O Príncipe e Eu (2011).  

Maud Adams
007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974); Rollerball - Os Gladiadores do Futuro (1975); Pânico na Torre  (1980); 007 Contra Octopussy (1983); 007 - Na Mira dos Assassinos (1985); Natal Sangrento 4: A Iniciação (1990)   

Kabir Bedi
Sandokan - O Tigre da Malásia (1977); O Fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); Ashanti (1979); O Arqueiro e a Feiticeira (1981); 007 Contra Octopussy (1983); A Fera da Guerra (1988); Resgate Implacável (1992).

Louis Jourdan (1921–2015)

Agonia de Amor (1947); Carta de uma Desconhecida (1948); O Pintor de Almas (1948); A Sedutora Madame Bovary (1949); A Vingança dos Piratas (1951); Brincando de Ciúmes (1953); O Cisne (1956); Julie (1956); Gigi (1958); A Vingança de Monte Cristo (1961); Leviathan (1962); Amante à Italiana (1966); O Jovem Rebelde (1967); Fear No Evil (1969); The Great American Beauty Contest (1973); O Conde de Monte Cristo (1975); Drácula (1977); O Monstro do Pântano (1982); 007 Contra Octopussy (1983); As Damas de Beverly Hills (1986); Esquadrão da Morte (1988); A Volta do Monstro do Pântano (1989); O Ano do Cometa (1992)

Steven Berkoff 

Mulheres Pre-Históricas (1967); Laranja Mecânica (1971); Profissão: Repórter (1975); Barry Lyndon (1975); Outland: Comando Titânio (1981); 007 Contra Octopussy (1983); Um Tira da Pesada (1984); Rambo II: A Missão (1985); A Revolução (1985); Absolute Beginners (1986); Atração Explosiva (1995); 9 1/2 Semanas de Amor 2 (1997); O Legionário (1998); Passagem para o Inferno (2000); Fuga Alucinada (2002); O Escocês Voador (2006); Código de Sangue (2009); O Turista (2010); Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Titanium White (2017); Shakespeare's Heroes and Villains (2017); The Last Faust (2018) 

Lois Maxwell (1927–2007)

Marcada pela Calúnia (1947); Escravo do Passado (1948); Passado Tenebroso (1948); Amores e Venenos (1950);  Aida (1953);  A Grande Esperança (1954); A Sombra da Forca (1957); Lolita (1962);  O Satânico Dr. No (1962); Desafio do Além (1963); Vem Voar Comigo (1963); 007 Contra Goldfinger (1964); 007 Contra a Chantagem Atômica (1965);  Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967); 007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969); 007 - Os Diamantes São Eternos (1971); Noite Interminável (1972);  Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973); 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974); A Idade da Inocência (1977); 007: O Espião que me Amava (1977); 007 Contra o Foguete da Morte (1979); A Outra Face da Razão (1980);  007 - Somente Para Seus Olhos (1981); 007 Contra Octopussy (1983); 007 - Na Mira dos Assassinos (1985); Martha, Ruth & Edie (1988); Difícil de Esquecer (1998); O 4º Anjo (2001)

Kristina Wayborn

Vitória em Entebbe (1976); The Silent Lovers (1980); 007 Contra Octopussy (1983); 007 Contra Octopussy (1983); Fantasma de Estimação (1997); Forbidden Warrior - Guerreiros Imortais (2005); Frankenstein (2010); Warning: No Trespassing (2018)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre