sexta-feira, 3 de março de 2017

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO / HIDDEN FIGURES (2016) - ESTADOS UNIDOS




GENIALIDADE CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA

Estrelas Além do Tempo narra a história de 3 mulheres afro-americanas que, em plena segregação racial americana, ingressam na NASA e ajudam a  agência e levarem o primeiro piloto americano em órbita, ao redor da lua, em segurança. Numa época onde o sexo e a raça determinavam o status quo americano, três jovens mulheres mostraram que inteligência e determinação não possui cor.


Com o título americano "Hidden Figures" (Figures pode ser figuras, vultos e calculadoras) fica até mais fácil compreender a dualidade do título que não funcionaria em nossa tradução: “figuras escondidas” ou ‘calculadoras escondidas” porque na verdade é exatamente o que essas três mulheres eram: gênios da matemática ("calculadoras humanas") que não apareciam nos relatórios do complexo projeto da viagem do astronauta John Glenn.  



Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae) foram três mulheres que foram designadas à ajudarem as equipes (todas constituídas de brancos) à almejarem resultados e acabaram por influenciar diretamente nos resultados.  Katherine era uma criança prodígio capaz de fazer cálculos analíticos e complexos e foi parar na parte matemática do projeto: a única mulher nessa área em meio a homens. Dorothy é a líder das "colored computers” (mulheres não brancas). Sua meta é ser reconhecida como uma supervisora por tudo que vem fazendo e sobreviver a transição da chegada do computador da IBM, capaz de cálculos em velocidade incomparável e, Mary, que almeja ser a primeira engenheira da NASA.


Estrelas Além do Tempo parece ser um filme simples pela história acima. Apenas parece. O diretor Theodore Melfi , um cineasta com boa experiência em produção, roteiro e curtas, em seu segundo longa, apresentou um excelente trabalho oriundo do livro “Hidden Figures - The American Dream and the Untold Story of the Black Women Mathematicians Who Helped Win the Space Race” da escritora Margot Lee Shetterly, em seu primeiro livro (O pai da escritora era engenheiro da NASA). Melfi também foi o roteirista o que lhe beneficiou muito. Essa aposta em um cineasta novo provou-se acertada, pois a condução da história e a direção de um elenco inspirado determinou o sucesso dessa produção que teve um orçamento bem econômico e vem alcançado ótimas bilheterias. E ainda ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Filme.


Tentar explicar a história não é fácil sem revelar detalhes essenciais. Para o espectador é importante saber que vários temas são apresentados sobre forma de camadas que o diretor encaixou eficientemente na história: temos a questão do racismo da época; o papel da mulher e as condições desiguais a que eram submetidas. Mas o filme vai além  e mostra que o conhecimento adquirido (educação recebida) é o diferencial; que o líder tem papel fundamental; que uma empresa não pode fazer diferenciações em seus quadros porque é o que destrói a união de todos  e que foco no resultado e talentos nos lugares certos são decisivos para o sucesso.
Nossas três heroínas são segregadas, ignoradas, sofrem discriminação pelo sexo e pele de várias direções, mas não desistem. Elas vencem os obstáculos do ódio e da descrença de suas capacidades, até mesmo a inveja e o despeito e triunfam num ambiente completamente adverso. A vitória da superação contra uma sociedade não igualitária.


O elenco está incrível e o diretor Melfi apostou mais neles do que a história, colocando muita identidade em cada um. Kevin Costner é o líder da equipe de matemáticos que influenciará diretamente nos resultados.  Sua visão do certo e do errado criaram um ótimo personagem que vai enxergando em Katerine todo o preconceito que seus pares lhe atribuem.  Taraji P. Henson vai conquistando o publico aos poucos. Octavia Spencer foi um achado. Atuação tão destacada que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Janelle Monae é a espevitada do grupo. Não aceita as regras sociais vigentes, nem seu papel nessa sociedade de valores distintos.Três mulheres, três personalidades distintas, três lutadoras.
O restante do elenco está ótimo com destaque para  Kirsten Dunst (num papel bem diferente), Mahershala Ali (de Moonlight) e Jim Parsons (do seriado The Big Band Theory)  bem afinados nas interpretações.

A reconstituição de época é belíssima, imerge o espectador diretamente na história. A fotografia é impecável. O Filme mostra que sexo não define inteligência, muito menos a cor. Essa diferenciação apenas revela-se nas cabeças de pessoas preconceituosas. Os anos 60, nos Estados Unidos, onde a história se passa, foi uma época muito emblemática. Enquanto o país iniciava sua corrida espacial contra os "temíveis" soviéticos, internamente,  socialmente, vivia um período de extremo racismo e separatismo, onde negros e brancos não ocupavam os mesmos assentos dos ônibus. A segregação impedia de compartilharem banheiros, bibliotecas, bares e etc.


Estrelas Além do Tempo fala sobre um grupo de mulheres (três em especial) chamadas de "computadores humanos" que ficaram “esquecidas” na história. É um filme que pode ser visto por múltiplas áreas com uma mensagem universal: intolerância e racismo apenas atrasam a humanidade.

 Trailer:


Curiosidades:
Octavia Spencer ganhou o Oscar de Melhor atriz Coadjuvante por "Histórias Cruzadas" (2011).
Kevin Costner ganhou 2 Oscars: Melhor Filme e Diretor por "Dança com os Lobos" e foi indicado como Melhor Ator no mesmo filme.
Mahershala Ali ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Moonlight' (2016).

O filme custou 25 milhões de dólares e até o momento já faturou, só nos Estados Unidos, quatro vezes o seu custo.

O filme concorreu aos Oscars de  Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante.

 
Filmografia Parcial:
Taraji P. Henson
Lindas e Diabólicas (2000); Baby Boy - O Rei da Rua (2001); Quatro Irmãos (2005); O Curioso Caso de Benjamin Button (2008); Uma Noite Fora de Série (2010); Karate Kid (2010); O Intruso (2014); Estrelas Além do Tempo (2016); Empire  (seriado 2015 -2017)

Octavia Spencer
Tempo de Matar (1996); Nunca Fui Beijada (1999); Quero Ser John Malkovich (1999); Na Mira do Inimigo (2000); Homem-Aranha (2002); Coach Carter: Treino para a Vida (2005); Baila Comigo (2005); Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa (2005); Arraste-me para o Inferno (2009); H2: Halloween 2 (2009); Um Jantar para Idiotas (2010); Histórias Cruzadas (2011); Expresso do Amanhã (2013); A Série Divergente: Insurgente (2015); A Série Divergente: Convergente (2016); Papai Noel às Avessas 2 (2016); Estrelas Além do Tempo (2016); A Cabana (2017); A Série Divergente: Ascendente (2017).

Janelle Monáe
Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016); Estrelas Além do Tempo (2016)



Mahershala Ali
O Curioso Caso de Benjamin Button (2008); Território Restrito (2009); Território Restrito (2010); O Lugar Onde Tudo Termina (2012); Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015); Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016); Luke Cage (seriado / 2016); Estrelas Além do Tempo (2016); Um Estado de Liberdade (2016); Roxanne Roxanne (2017);
Green Book - O Guia (2018).


Kirsten Dunst
A Fogueira das Vaidades (1990); Entrevista Com o Vampiro (1994); Adoráveis Mulheres (1994); Jumanji (1995); Pequenos Guerreiros (1998); As Virgens Suicidas (1999); O Corvo: Salvação (2000); Homem-Aranha (2002); Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004); Homem-Aranha 2 (2004); Tudo Acontece em Elizabethtown (2005); Maria Antonieta (2006); Homem-Aranha 3 (2007); Melancolia (2011); Quatro Amigas e um Casamento (2012);  Estrelas Além do Tempo (2016).


Kevin Costner
Herança Nuclear (1983); Silverado (1985); Os Intocáveis (1987); Sem Saída (1987); Campo dos Sonhos (1989); Dança com Lobos (1990); Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991); JFK: A Pergunta que Não Quer Calar (1991); O Guarda-Costas (1992); Um Mundo Perfeito (1993); Wyatt Earp (1994); Waterworld - O Segredo das Águas (1995); O Mensageiro (1997); 3000 Milhas Para o Inferno (2001); O Mistério da Libélula (2002); O Homem de Aço (2013); Operação Sombra: Jack Ryan (2014); 3 Dias Para Matar (2014); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Estrelas Além do Tempo (2016) 

2 comentários:

  1. É interessante pensar, e isto me veio após assistir ao filme, o fato do racismo não se circunscrever no corpo a corpo diário do assédio e da ameaça, ele se empenha na desvalorização a cada gesto do outro, a presença em si parece ser uma afronta. Eu amo ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Também adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite é um dos melhores filmes sobre livros, porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Emma Oliveira. 7 Minutos Para Meia Noite foi um filme muito comentário e com críticas positivas. obrigado pela indicação. Há no blog uma boa quantidade de filmes baseados em livros. Creio que até devo abrir essa categoria, pois sempre são procurados e facilita a busca. Muito obrigado pelos comentários. Volte sempre. Abs

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre