quinta-feira, 21 de abril de 2016

PURPLE RAIN / PURPLE RAIN (1984) - ESTADOS UNIDOS



CHUVA PÚRPURA

The Kid (Prince) é um jovem músico, que vive em meio a uma turbulenta vida conjugal de seus pais. Seu pai (Clarence Williams III) é um homem  violento que, volta e meia, descarrega seu fracasso na vida em cima da esposa. Na vida musical, The Kid faz apresentações em uma boate noturna sofrendo a concorrência de Morris (Morris Day), um artista que se apresenta no mesmo espaço. A rivalidade entre os dois é crescente e fica mais acirrada com a chegada de Apollonia (Apollonia Kotero), uma bela jovem que sonha chegar ao sucesso como cantora ou dançarina. Antes rivais na carreira, agora rivalizam para conquistar o coração de Apollonia.


Purple Rain foi um sucesso estrondoso. Lançado em 1984, o filme levou ao estrelado o cantor Prince que colheu críticas divididas por seu desempenho, ao mesmo tempo, que seu disco homônimo, escalou as paradas de sucesso como um foguete.  Vencedor do Oscar Melhor Trilha Sonora - Canção Original (e dois Grammys), Purple Rain conta a história (nunca confirmada) autobiográfica do cantor. Vejamos então: seu personagem no filme, é filho de pai afrodescendente com  a mãe italiana como na vida real. Seu apelido na adolescência, em Minneapolís onde nasceu e foi criado era “the Kid”. O pai de Prince era pianista (vemos o pai de The Kid tocar piano em uma das passagens), cujo apelido dizia-se ser Prince, daí o nome de batismo Prince Rogers Nelson. Mas o que Purple Rain teve de tão espetacular assim? Apenas Prince (e a linda Apollonia). Ele é a força motriz do filme, a razão do filme existir.


O diretor  Albert Magnoli, que coescreveu o filme, centrou muito na presença do ator, relegando a história e suas subtramas à quase inexistência. The Kid é retratado como um jovem problemático: não se importa com outras pessoas, é egocêntrico e reage com sarcasmo e ironia quando as moças de seu grupo (The Revolution) alegam terem feito uma música. Apolônia chega para mexer com a cabeça e o coração do aspirante ao estrelado. É bonita, sexy, sensual e desinibida. Mostra logo o seu interesse por ele, mas sem esquecer que sua meta é o sucesso antes de tudo. Aos poucos o casal começa a tornar sério o relacionamento. Enquanto Kidd continua a pensar mais em si próprio, a jovem recebe bem a aproximação de Morris (primo de Prince na vida real), que lhe oferece um emprego em um novo grupo que lançará em breve. Apollonia sobe, The Kid afunda em apresentações medíocres no medo de fracassar como seu pai. Ele vê como traição a atitude de sua namorada e recebe a informação que o dono da boate rescindirá o contrato com um dos grupos, pois já possui três se apresentando na casa, não desejando um quarto.


Prince (1958–2016) mostra algumas particularidades de sua influência para o filme. Purple Rain assemelha-se, foneticamente, a Purple Haze (Névoa Púrpura), música de Jimi Hendrix lançada em 1967.  Ele olha em uma loja uma guitarra Fender Jimi Hendrix Stratocaster branca e percebemos sua admiração ao ídolo, além de suas performances furiosas, sempre acompanhado de uma guitarra. A indústria fonográfica viu uma boa tentativa de vender Prince como um novo Michael Jackson, mas suas letras, com estilo agressivo e recheadas de forte conotação sexual o levaram para outros caminhos. O disco (na época era disco) estreou nas paradas, vendeu milhões, colocando Prince no almejado hall dos artistas de ponta da música americana. O filme custou 7, 2 milhões e arrecadou quase 70 milhões.


Os efervescentes anos 80 tinham Fama (1980); Xanadu (1980); Flashdance (1983); Os Embalos de Sábado a Noite Continuam (1983); Footloose (1984); Ruas de Fogo (1984) e Beat Street (1984). Purple Rain veio nesse embalo, que tanto atraía os jovens e que ainda viram estrear Ditry Dancing (1987) e Moonwalker (1988). Dizer que o filme tem dramaticidade seria um equívoco, assim como boas atuações por parte do elenco (excetuando-se o ator Clarence Williams III, como o pai do protagonista). Prince tenta tirar uma boa atuação e fica no meio termo. Há momentos bons, outros nem tanto. Apollonia (sempre vestida de preto) saiu-se melhor e Morris Day faz a parte cômica do filme, mas com momentos inspirados e outros sem graça numa história que realmente não ajudou. As performances de Prince, ou seja, seus números musicais, garantem o espetáculo embalados por duas músicas do filme que explodiram nas rádios: “When Doves Cry” e a música título, cujos acordes vão sendo construídos ao longo da projeção. Uma observação importante deve ser feita: a versão dublada não apresenta legendas nas músicas, o que é essencial para a exacerbação dos sentimentos do personagem em suas letras. Um exemplo é a canção “Darling Nikki“ que The Kid canta fitando Apollonia e que a legenda explicaria melhor seus sentimentos naquele momento. Ou quando canta no final "I Would Die 4 U", que nada mais é do que a frase dita pelo seu pai à sua mãe : “Eu morreria por você”.



Purple Rain foi um filme que ficou na memória de que o assistiu e agora, com a morte de Prince, será lembrado como uma boa opção para se recordar de um grande momento na vida do ator / cantor. No fim, é mais um grande conjunto de videoclipes do que um filme propriamente, mas quem se importa?

Trailer:




Clip da música When Doves Cry 







Clip da música Let's Go Crazy





Clip da música Purple Rain





Curiosidades:
Apollonia kotero veio ao Brasil, acompanhada do produtor Joseph Ruffalo, em outubro de 1984 para a festa de lançamento do filme.

Prince ganhou 7 Grammys (o Oscar da música).

A maioria dos atores atuou com seus próprios nomes artísticos.

A mãe de Prince era ex-crooner de uma banda de jazz, da qual o pianista era o pai.

Prince foi casado duas vezes.

Prince pediu à vocalista do Fleetwood Mac, Stevie Nicks, que escrevesse as músicas para o filme, mas ela declinou.

A trilha do sonora do filme foi lançada 1 mês antes do filme estrear  nos Estados Unidos.

O cantor se apresentou na primeira versão do Rock in Rio nos dias 18 e 24 de janeiro de 1991.

A cantora Vanity (O Último Dragão) foi a primeira escolhida para o papel feminino. A segunda foi Jennifer Beals (Flashdance) que não se interessou, indo parar nas mãos de Apollonia.

A trilha sonora do filme foi gravada ao vivo no clube First Avenue em Minneápolis e depois editada em estúdio para o filme.

A autópsia revelou que a morte do cantor foi originada da ingestão de um poderoso analgésico opiáceo. Opiáceos são remédios à base de ópio. (Atualizado em 03/06/16)

Fontes:
Jornal do Brasil
Jornal O Globo
Revista Veja
The New York Post
Wikipedia
IMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre