NINGUÉM TEM EXCLUSIVIDADE SOBRE O SOFRIMENTO
A
estória se passa em um bairro de Beirute, Líbano, quando o cristão Tony Hanna (Adel Karam) ao molhar sua
varanda faz com que um pouco de água de
um cano caia sobre o mestre de obras palestino Yasser (kamel Al Basha). O incidente
gera um atrito entre a dupla, uma posterior injúria verbal que culmina em ato
violento que vai parar nos tribunais e evolui para a mídia onde se transforma em
protestos nas ruas. De acordo com que a situação se agrava os ódios ficam
evidentes e inflamados.
Filme
do diretor Ziad Doueiri do polêmico “O Atentado”
(2012), escrito pelo próprio, em parceria com sua ex-esposa Joelle Touma, foi
candidato ao candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (perdeu para "Uma Mulher Fantástica"). A estória de um mecânico
libanês cristão e um refugiado palestino, engenheiro, que trabalha como mestre
de obras em beirute, fazendo manutenção de vias públicas, é o estopim para uma
obra sobre ódio racial e religioso, ressentimentos, divisões partidárias e religiosas, além de resquícios de um passado que mergulhou os dois lados em trevas. Ziad Doueiri
revela que o tema do filme partiu de uma experiência própria próxima a do
início do filme e que depois imaginou como teria sido se a situação começasse a
sair de controle.
Com
o diretor Ziad Doueiri sendo de origem muçulmana e a esposa Joelle cristã (estavam se divorciando)
e tendo um pai que fora juiz e uma mãe advogada, há muitos elementos pessoais
em sua narrativa. "O Atentado" foi proibido no Líbano e vários países cercanos boicotaram. O diretor revela que houve a intenção de
evitarem que O Insulto fosse filmado (tanto que no início há uma mensagem que o governo libanês não apoia as ideias do filme). Que foi acusado de dar mais ênfase a um
dos lados e ser parcial na questão. O filme não foi exibido na Palestina ainda que o
ator kamel Al Basha tenha levado o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema
de Veneza por sua atuação no filme.
Para
o público brasileiro sempre há o medo de encarar obras destes países, por seu
conteúdo ser bem emblemático, o que pode levar a ideia de que o tema dificilmente
será de boa compreensão. Ainda que o espectador não entenda quem foi Bashir
Gemayel, a significância do partido cristão, a questão palestina, o que é
sionismo, o Massacre de Sabra e Chatila, O Massacre de Damour, a Guerra Civil entre 1975 e 1990, OLP (Organização de
Libertação da Palestina) e Ariel Sharon, o filme pode ser perfeitamente
assistido porque há vários momentos que alguns desses fatos são explicados
(principalmente durante as cenas de tribunal) e o tema ódio entre pessoas que não se conhecem
é universal e atinge vários países que vive questões separatistas. Até mesmo a
questão de uma discussão boba se transformar em um violento conflito (esse o
Brasil tem à vontade) é um tema de fácil compreensão. E a linha que define
inocentes e culpados (na visão do diretor) começa a ficar cada vez mais
confusa.
O
elenco é o atrativo do filme. Adel Karam
e Kamel Al Basha, como os principais envolvidos no conflito, estão muito bem.
Destaque para o advogado de acusação (o ator Camille Salameh) e a advogada de
defesa (a atriz Diamand Bou Abboud) ambos com motivações que surgirão ao longo
da produção e as atrizes Rita Hayek (como a esposa de Tony Hanna) e Christine Choueiri (como esposa de Yasser).
O
Insulto é uma obra instigante: se inicia como um drama, vira um filme de
tribunal, revela-se, até certo ponto político, mas atem-se a questão de que
feridas sociais podem levar séculos para cicatrizarem e aqui percebemos que
ainda existirão muitas gerações até chegarem a um (talvez um dia, ou talvez nunca)
acordo de fim das animosidades.
Trailer:
Curiosidades:
Site com algumas informações e termos pertinentes
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/g1-explica-o-que-e-sionismo-judaismo-e-antissemitismo.html
Site em inglês com entrevista do diretor
https://www.villagevoice.com/2018/01/19/the-insult-director-ziad-doueiri-on-war-repression-and-how-his-film-is-not-even-handed/
https://www.villagevoice.com/2018/01/19/the-insult-director-ziad-doueiri-on-war-repression-and-how-his-film-is-not-even-handed/
Site em inglês com entrevista do diretor
Premiações:
AFI Fest 2017
Boulder International Film Festival
FEST International Film Festival
Palm Springs International Film Festival
The Lebanese Movie Awards
Venice Film Festival (Festival de Veneza)
Viennale
Boulder International Film Festival
FEST International Film Festival
Palm Springs International Film Festival
The Lebanese Movie Awards
Venice Film Festival (Festival de Veneza)
Viennale
Fontes:
Jornal O Globo
The New York Times
Piauí-Folha-UOL
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