domingo, 8 de janeiro de 2017

FUGA / FLUKT (2012) - NORUEGA






PRODUÇÃO NORUEGUESA BEM DIRIGIDA

Fime norueguês, de baixo orçamento, com uma temática bem simples: família é atacada e morta por um bando de salteadores. Somente uma jovem, Signe (Isabel Christine Andreasen), sobrevive, sendo levada cativa. A líder do bando é uma guerreira chamada Dagmar (Ingrid Bolsø Berdal). 



Quando a jovem chega ao acampamento percebe que Dagmar mantém como filha / refém, uma menina chamada Frigg (Milla Olin). A dupla foge e o grupo empreende uma caçada, cujo objetivo é eliminar Signe e recapturar Frigg.



O espectador logo percebe que Dagmar possui um transtorno muito sério e que a criança é o cerne da trama. Claro que a história vai revelar o motivo de Dagmar tornar-se tão cruel, apesar de não revelar como ela formou o grupo e se tornou líder. 



Isabel Christine Andreasen, que interpreta Signe, aparece na sinopse tendo, na trama, 19 anos, mas não aparenta ter mais do que 16. Talvez, devido ao seu biótipo, tenha sido a escolha mais acertada para a história. 
Se o espectador perceber, Dagmar transforma-se ao longo do filme. Revela-se uma pessoa que enlouqueceu e transmite isso em seu rosto bem maquiado (a vilã no início está bonita e, ao longo do filme, vai “perdendo a beleza” para passar maior dramaticidade). Já Signe parece envelhecer rapidamente e, já perto do final, aparenta ser realmente mais velha e o que dá um certo crivo ao papel.




“Fuga” é indicado para aquele espectador que deseja ver um filme europeu com uma dose razoável de ação, mas que funcione. A ideia de se situar na época medieval, colocando-se em meio à famosa peste negra, que devastou milhões na Europa, serviu para colocar um grupo bem reduzido de atores e diminuir consideravelmente o orçamento. 



Filme dirigido àqueles que procuram um passatempo rápido e sem muita exigência com relação ao conteúdo. Não pode ser considerado um filme excelente, mas merece uma olhada. Tem uma história bem conduzida, com vários clichês que até funcionam. 
Bons atores, direção segura e belas paisagens, com um argumento já visto dezenas de vezes, mas filmado de forma competente.


Trailer:




Curiosidades:
O diretor e a atriz Ingrid Bolsø Berdal fizeram o filme “Presos no Gelo” de 2006, sendo que a atriz reprisou o papel na seqüência  “Presos no Gelo II” de 2008

Filmografia Parcial:
Ingrid Bolsø Berdal
Presos no Gelo (2006); Sons (2006); Presos no Gelo II (2008); O ABC da Morte (2012); Fuga (2012); Chernobyl - Sinta a Radiação (2012); João e Maria: Caçadores de Bruxas (2013); Hércules (2014); Westworld (seriado)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre