quarta-feira, 13 de julho de 2016

1911 - A REVOLUÇÃO / 1911 (2011 ) - CHINA / HONG KONG


REVOLUÇÃO CHINESA

1911 é um drama chinês que funciona mais como uma aula de história da revolução Chinesa. Co-dirigido e interpretado por Jackie Chan, esta produção narra os primórdios da revolução. 




Desde a sua estreia, como protagonista, em terras americanas, com o filme "A Fúria do Protetor" (The Protector 1985), Jackie Chan veio crescendo em produções e conquistando fãs ao redor do mundo. Apesar do filme "A Fúria do Protetor" ter feito relativo sucesso, rendendo quase 9 vezes o seu custo, Jackie renegou o filme e o remontou, lançando-o com novas cenas e mudanças no roteiro, O filme foi lançado em Hong Kong e hoje existem 2 versões para o mesmo filme. Jackie Chan era mais conhecido fora da China como mais um dos atores de filmes de  Kung Fu pós Bruce Lee, ícone das artes marciais. Chan, ao contrário de seus pares, resolveu criar uma carreira mais voltada para o binômio ação / comédia, o que lhe rendeu ótimos frutos e alavancou sua carreira internacional tendo, inclusive, o público infanto-juvenil como o maior consumidor de seus filmes. Sendo um bom ator e, em diversos momentos abrindo mão de dublês, atraiu para si os holofotes, fraturas e internações, mas nada que o impedisse de seguir em frente.




1911 é antes de tudo a história da revolução chinesa contada de uma forma quase didática e bem séria. A história narra o conflito, mostrando que uma revolução não se faz apenas com coragem e armas. Mostra o lado da diplomacia, que muitas vezes pode influenciar o curso da história. 





Huang Xing (Jackie Chan) é um revolucionário que dedica sua vida a colocar o poder nas mãos do povo através da criação de uma república. Sun Yat-sen (Winston Chao) é um revolucionário exilado que terá um dos papéis mais importantes da história: conquistar a simpatia e persuadir investidores estrangeiros (leia-se banqueiros) a não investirem seu dinheiro na dinastia Qing, liderada pela imperatriz Longyu (Joan Chen). A medida que Sun Yat-sen avança, o poder da imperatriz defina. É, conforme mostra o filme, nos bastidores que essa guerra será vencida. 



Com bons atores coadjuvantes, essa produção deve muito a seu astro, pois sem sua presença certamente o filme não atrairia a atenção. Apesar de tudo o filme fica devendo, e muito, pois apesar de explicar muito bem como foi o fim da dinastia e o início da república socialista da China, as cenas de guerra, em determinados momentos, são confusas e não muito empolgantes. A parte alta do filme fica a cargo do ator Winston Chao que imprime à sua personagem a performance exigida para o papel, com ótimas falas. Jackie talvez por estar muito atarefado em duas frentes, tem um papel aquém do que exigiria a trama, mas sua atuação é boa. Para aqueles que esperam lutas marciais é bom que saibam que não é esta a finalidade da produção e verão um Jackie Chan sério que praticamente não sorri. Cenas de Kung Fu, apenas uma no interior do navio que remete diretamente a especialidade do astro. 



Enfim, um filme interessante pelo cunho histórico, pela aula de diplomacia (mostrando que não é só violência que se vence uma guerra). Ideal para a aqueles que não conhecem a história da independência chinesa ou que gostam de assistir produções fora do circuito americano. Mesmo aqueles que torcem o nariz para os filmes do astro poderão apreciar.


 Trailer Legendado:



Filmografia Parcial: 

Jackie Chan
A Fúria do Dragão (1972); Garras do Dragão (1978); A Vingança do Dragão (1979); O Grande Lutador (1980); Quem Não Corre, Voa (1981); Um Rally Muito Louco (1984); A Fúria do Protetor (1985); Police Story (1985); O Mestre Invencível (1994); Arrebentando em Nova York (1995);  Primeiro Impacto (1996); Mr. Nice Guy - Bom de Briga (1997); A Hora do Rush (1998); Bater ou Correr (2000); A Hora do Rush 2 (2001); O Terno de Dois Bilhões de Dólares (2002); Bater ou Correr em Londres (2003); O Medalhão (2003); A Hora do Acerto (2004); A Hora do Rush 3 (2007); Massacre no Bairro Chinês (2009); Karate Kid (2010);1911 - A Revolução (2011); Operação Zodíaco (2012).

Joan Chen
A Conquista de um Império (1986); O Último Imperador (1987); Juggers - Os Gladiadores do Futuro (1989); Aliança Mortal (1991); Steel Justice (1992); Entre o Céu e a Terra (1993); Em Terreno Selvagem (1994); O Juiz (1995); O Ultimo Dançarino de Mao (2009);  Twin Peaks: The Missing Pieces (2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre