sábado, 7 de maio de 2016

O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR PARNASSUS - THE IMAGINARIUM OF DOCTOR PARNASSUS (2009) - REINO UNIDO / CANADÁ / FRANÇA

 

A UNIÃO DE TRÊS  ATORES PARA FINALIZAREM O ÚLTIMO  FILME DE  HEATH LEDGER

Dr Parnassus é um senhor que apresenta um show itinerante com sua trupe, composta de três pessoas: sua filha adolescente Valentina (Lily Cole), Anton (Andrew Garfield do “Espetacular Homem Aranha”), um jovem assistente, e Percy (Verne Troyer) um anão que ajuda o trio. O principal dom do Dr Parnassus (Christopher Plummer de “A Noviça Rebelde”  e  “Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres”) é utilizar sua  mente para permitir que as pessoas construam um mundo imaginário que pode ser de desejos, frustrações e fantasias, tudo de acordo com a pessoa que penetra nesse mundo. Um bêbado violento entra num mundo cinza, uma mulher rica num mundo de consumo, desejo de beleza e juventude. São várias mentes, com vários desejos. Após uma mal sucedida apresentação, o grupo encontra  Tony (Heath Ledger), um homem pendurado por uma corda em uma ponte que é salvo pelo grupo e parece sofrer de amnésia. Com seu poder de persuasão ele passa a conquistar mais clientes para as apresentações, porém Anton suspeita que o passado de Tony pode ter sido ruim e sua personalidade vai aos poucos emergindo na forma de um homem  à procura de fama e riqueza.


Último filme do ator Heath Ledger ("Batman, O Cavaleiro das Trevas") e o seu mais surreal em termos de fantasia. O enredo é simples, a trama complexa. O filme tem um clima completamente surrealista, que lembra (de longe) “As Aventuras do Barão de Munchausen” (também do diretor) no quesito concepção artística e digital com um psicodelismo próprio.


A produção teve um contratempo inesperado, que quase impediu a realização do filme: a morte de Ledger, em meio às filmagens, o que obrigou os produtores a pararem e repensarem a concepção do filme. Nesse ponto o filme, para alguns, torna-se confuso e chato, pois sua mensagem talvez não tenha sido captada por todas as pessoas no que, provavelmente, deve ter sido o conceito que atraiu Ledger ao papel. A solução trouxe uma nova perspectiva à trama e, de certo modo, foi o que mais deu certo. Três atores resolveram interpretar o papel do falecido ator, que não filmara as cenas dentro do espelho. Nesses momentos dentro do espelho, Ledger é interpretado por Johnny Depp, Jude Law e  Colin Farrell que decidiram doar seus cachês para a filha do falecido ator,  Mathilda. A ideia de que a cada entrada dentro do espelho muda a característica física do personagem, pode ser vista como algo precioso: como três atores interpretariam um mesmo papel ? Seria como dar um roteiro do novo filme de Batman a Ledger, Nicholson e Jared Leto e os três revezarem suas atuações, seguindo a personalidade traçada pelo roteiro. Quem seria melhor ? Aqui podemos tirar essa dúvida e isso é algo a ser citado neste filme. Três atores, um só personagem (dentro do espelho) e a maneira como cada um coloca um pouco de si no personagem.


O filme não leva a assinatura de Terry Gilliam (conhecido no início de carreira por sua atuação frente ao grupo inglês Monty Python), que preferiu colocar como sendo dos três atores, em forma de homenagem.


A destacar temos o ator / cantor Tom Waits como o Sr. Nick, uma figura diabólica que, num passado bem distante, desafiou Dr Parnassus para uma aposta e ganhando. Como prêmio, exigiu que a filha deste, quando completasse 16 anos, lhe pertencesse. Desde então Parnassus passa a viver uma angústia e espera intermináveis, aguardando o fatídico dia que se aproxima, mas o diabo quer fazer uma nova aposta e Parnassus sabe que, com suas trapaças, poderá lhe vencer novamente.  O personagem do ator Waits ficou muito curioso e algumas vezes subutilizado, o que talvez na pele de outro ator tivesse rendido um personagem mais dinâmico, necessário à velocidade das cenas.


O filme pode ser interpretado de várias maneiras: como um alerta às pessoas que passeiam pelo mundo sem perspectivas.  Aquelas que só pensam em luxúrias (uma espécie de fútil e inútil). Ou, entre várias outras facetas, a necessidade de riqueza e satisfação do desejo. Conceitualmente, lembra a ideia central de "As 7 Faces do Dr Lao", que através de seus múltiplos personagens expõe as verdadeiras máscaras das pessoas ou o gato de óculos do filme Tcheco "Um dia, Um Gato" que desmascara, através de suas lentes, as reais personalidades dos habitantes de uma cidade. Talvez Terry tenha desejado fazer uma mescla desses conceitos em um filme que deveria ser dinâmico e filosófico, mostrando, como dizia Dante Alighieri, que "um homem vive duas comédias, uma perante si próprio e outra perante os outros". Como você se veria numa realidade que todos os seus desejos lhe revelassem quem você realmente é? O espelho aqui não funciona apenas como um portal dentro da imaginação de Parnassus, mostra a real imagem daqueles que ali adentram. Pena que o diretor, em determinados momentos, não tenha conseguido transpor todas as suas ideias, em parte por ter perdido sua principal inspiração. Esses fatores, no entanto, não tiram o brilho visual que o filme transmite, muito característico do diretor, que tem um apuro visual muito eficiente, utilizando cenários coloridos e visualmente impactantes, típicos de um filme de fantasia estiloso.


Quanto ao elenco, Ledger, mesmo substituído por três atores, saiu-se melhor. Não sabemos se devido as suas falas serem as melhores ou o sentimento dos atores de não quererem aparecer mais que o falecido.



Filme que não é para todos os gostos, mas quem resolver assisti-lo poderá entender seu conceito. É o famoso filme na linha ame ou odeie.


Trailer:





Curiosidades:

Christopher Plummer  já havia trabalhado com o diretor em "Os Doze Macacos"

O Filme foi candidato ao Oscar de Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte

De acordo com Terry Gilliam, a última frase que Heath Ledger falou para filmar no set foi "Não atire no mensageiro". Quando Johnny Depp filmou seu papel após a morte de Ledger, Depp perguntou a Gilliam se ele poderia tentar um novo improviso: "Não atire no mensageiro", sem saber que Ledger havia improvisado uma fala idêntica. Gilliam ficou atônito, comentando: "Heath ainda está por aí. Johnny está canalizando Heath de alguma forma. Quero dizer, Shirley MacLaine adoraria tudo isso."

Heath Ledger improvisou metade de seu diálogo cômico no set.

Muitas das cenas do Imaginarium foram baseadas em pinturas famosas. A cena em que Parnassus corteja sua esposa foi baseada em Maxfield Parrish e Claude Monet; A cena de Jude Law foi baseada em Grant Wood.

Heath Ledger ficou tão impressionado com a audição de Andrew Garfield que imediatamente o abraçou e disse "bem-vindo à família".

Devido à agenda lotada de Johnny Depp com Inimigos Públicos (2009) e Alice no País das Maravilhas (2010), ele ficou apenas algumas horas no set. Johnny Depp apareceu no filme porque ele é amigo íntimo de Terry Gilliam e Heath Ledger.

De acordo com Terry Gilliam, Tony usa um terno branco porque ele é um "cavaleiro branco" vindo para salvar o Imaginarium

De acordo com Terry Gilliam, Tony usa um terno branco porque ele é um "cavaleiro branco" vindo para salvar o Imaginarium

Na primeira cena da imaginação, o bêbado pode escolher entre um café, ou subir doze degraus, referindo-se a um programa de doze passos, que é usado para alcoólatras que param de beber.

Em uma das cenas finais, o Sr. Nick (a personificação de Satanás no filme) é mostrado oferecendo uma maçã a um grupo de freiras. Uma referência irônica à história bíblica do Pecado Original, onde o diabo, como uma serpente, tenta Eva a provar o fruto da Árvore do Conhecimento, e leva à expulsão dela e de Adão do Jardim do Éden.

O nome "Parnassus", na literatura, normalmente se refere à sua distinção como o lar da poesia, literatura e aprendizado. Parnassus também foi o local de vários eventos menores não relacionados na mitologia grega.

Ao longo do filme, Percy descreve que o toque de telefone sem resposta o deixa louco. Ao final dos créditos do filme, pode-se ouvir vários telefones tocando na partitura principal do filme.

Primeiro filme de Terry Gilliam desde Os 12 Macacos (1995) a ser indicado a qualquer Oscar. Ambos os filmes foram indicados a dois prêmios, mas também não venceram. Ambos também foram indicados para Melhor Figurino.

Quando o celular de Tony toca, o toque é "We Are the Children of the World", uma música que é repetida no final do filme, cantada por um coral infantil.

Diz-se que Heath Ledger, que interpreta Tony neste filme, adquiriu inspiração ao dublar seu personagem O coringa (O Cavaleiro das Trevas) do lendário ator/músico Tom Waits, que também atua no filme.

O elenco inclui dois vencedores do Oscar: Heath Ledger e Christopher Plummer; e cinco indicados ao Oscar: Andrew Garfield, Charles McKeown, Tom Waits, Johnny Depp e Jude Law

Cartazes Alternativos:



















 



Filmografia Parcial:

Heath Ledger (1979–2008)









10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999); O Patriota; Coração de Cavaleiro (2001); A Última Ceia (2001); Os Reis de Dogtown (2005); Os Irmãos Grimm (2005); O Segredo de Brokeback Mountain (2005); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009).

Christopher Plummer









A Queda do Império Romano (1964); A Noviça Rebelde (1965); A Noite dos Generais (1967); A Volta da Pantera Cor-de-rosa (1975); O Homem Que Queria Ser Rei (1975); Em Algum Lugar do Passado (1980); Testemunha Fatal (1981); A Morte nos Sonhos (1984); Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991); Malcolm X (1992); Lobo (1994); Eclipse Total (1995); Os 12 Macacos (1995); O Informante (1999); Uma Mente Brilhante (2001); Garganta do Diabo (2003); A Lenda do Tesouro Perdido (2004); Alexandre (2004); Um Amor para Toda a Vida (2007); O Impostor (2014); O Homem Que Inventou o Natal (2017); Todo o Dinheiro do Mundo (2017); Limites (2018); The Last Full Measure (2019); Knives Out (2019).


Johnny Depp









A Hora do Pesadelo (1984);Platoon (1986); Edward Mãos de Tesoura (1990); A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final - A Morte de Freddy (1991); Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (1993); Ed Wood (1994); Don Juan DeMarco (1994); Tempo Esgotado (1995); Donnie Brasco (1997); O Último Portal (1999); A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999); Do Inferno (2001); Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003); A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005); Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006); Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007); O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009); Inimigos Públicos (2009); Alice no País das Maravilhas (2010); O Turista (2010); Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011); O Cavaleiro Solitário (2013); Alice Através do Espelho (2016); Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); Assassinato no Expresso do Oriente (2017); Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018); Minamata (2020); Fantastic Beasts and Where to Find Them 3 (2021)

Jude Law










Gattaca - Experiência Genética (1997); O Talentoso Ripley (1999); Círculo de Fogo (2001); A.I.: Inteligência Artificial (2001); Estrada Para Perdição (2002); Cold Mountain (2003); O Aviador (2004); O Amor Não Tira Férias (2006); O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009); O Resgate de Órgãos (2010); A Invenção de Hugo Cabret (2011); Anna Karenina (2012); Terapia de Risco (2013); O Grande Hotel Budapeste (2014); A Espiã Que Sabia de Menos (2015).

Colin Farrell









Zona de Conflito (1999); Tigerland - A Caminho da Guerra (2000); Jovens Justiceiros (2001); A Guerra de Hart (2002); Minority Report: A Nova Lei (2002); Por Um Fio (2002); O Novato (2003); Demolidor: O Homem Sem Medo (2003); S.W.A.T.: Comando Especial (2003); Alexandre (2004); Pergunte ao Pó (2006); Miami Vice (2006); O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009); Ondine (2009); Coração Louco (2009); Caminho da Liberdade (2010);  A Hora do Espanto (2011); O Vingador do Futuro (2012). 

Andrew Garfield









O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009); A Rede Social (2010); O Espetacular Homem-Aranha (2012); O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014); 99 Casas (2014); Até o Último Homem (2016); Silêncio (2016); Breathe (2017); Under the Silver Lake (2017) 

Tom Waits









A Taberna do Inferno (1978); Lobos (1981); Vidas Sem Rumo (1983); O Selvagem da Motocicleta (1983); Cotton Club (1984); Ironweed (1987); O Pescador de Ilusões (1991); Brincando nos Campos do Senhor (1991); Drácula de Bram Stoker (1992); Domino: A Caçadora de Recompensas (2005); O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009); O Livro de Eli (2010). 


Lily Cole






Escola para Garotas Bonitas e Piradas (2007);  O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus (2009); Segredos da Paixão (2011); Branca de Neve e o Caçador (2012); Confissões de um Jovem Apaixonado (2012); O Teorema Zero (2013); Halloween Macabro (2015); Star Wars: Os Últimos Jedi (2017); London Fields: Romance Fatal (2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre