terça-feira, 26 de janeiro de 2016

TARZAN E A TRIBO NAGASU / TARZAN'S FIGHT FOR LIFE (1958) - ESTADOS UNIDOS


TARZAN , NAGASU E JANE

Dr. Sturdy (Carl Benton Reid) e sua filha Ann Sturdy (Jil Jarmyn) praticam medicina em plena selva. O feiticeiro da tribo, Futa (James Edwards), vê seu poder diminuir  gradativamente. Seu aliado, Ramo (Woody Strode), também entende que os médicos são forasteiros que não deveriam estar em suas terras. A esperança da maioria é que um jovem chefe índio, assuma o seu posto e aceite a ciência como um aliado e não uma força demoníaca.



O doutor Ken Warwick (Harry Lauter), recém formado, volta para encontrar Ann e ajudar o pai dela, mas Remo resolve atacar, sendo contido por Tarzan (Gordon Scott). Mais tarde Tarzan resolve estabelecer a paz em uma conversa com o feiticeiro. O ataque de um crocodilo a uma jovem obriga levar Tarzan a levá-la ao posto médico e cria um novo incidente. Quando a esposa de Tarzan começa a apresentar sintomas de apendicite, o homem macaco a leva também ao posto junto com Tartu, filho adotivo do casal. A morte da jovem, dá a Futa a oportunidade que queria: culpar Tarzan por sua morte e provar que a medicina local não supera sua mágica e que é ruim para seu povo. A morte da esposa de Tarzan é ordenada para que traga novamente a paz a tribo Nagasu.


Este seria o último filme de Tarzan na qual o personagem fala um inglês arcaico, sem muita fluência o que voltaria a acontecer somente em Tarzan, O Filho das Selvas de 1981. Tarzan e a Tribo Nagasu foi o terceiro filme, de um total de seis, com o ator Gordon Scott. O filme “A Maior Aventura de Tarzan” (1959), o quinto do ator,  ficaria famoso por trazer o famoso 007 Sean Connery como um vilão. Este foi o único filme protagonizado pelo ator que mostra Tarzan junto com Jane.


Tarzan e a Tribo Nagasu, apesar de ser acusado de ser um dos filmes mais fracos do personagem, tem suas qualidades. Temos boas (poucas) lutas, uma bela Jane (Eve Brent 1929–2011), ainda que fora de contexto,  e uma trama que obriga Tarzan a lutar por sua vida,  da esposa e salvar o pequeno chefe que está enfermo nas mãos do feiticeiro que aguarda sua morte.


Tarzan e a Tribo Nagasu tem altos e baixos: uma boa história, bons cenários, lutas e a famosa cena de Gordon enroscado em uma Píton, que dizem ter sido necessário 6 homens para livrá-lo do “abraço” da serpente. Em contraponto, a utilização de dois vilões, Futa e Ramo (interpretado por Woody Strode, em sua primeira colaboração,  de algumas produções de Tarzan como “Os Três Desafios deTarzan’ (1963) e alguns episódios da série Televisiva com Ron Ely, como “Tarzan e o Silêncio Mortal”) foi mal utilizada. No final das contas nem um ou outro se torna um grande desafio para Tarzan. As cenas com Jane e seu filho deram uma freada na ação, dando uma ar familiar a produção, desvirtuando-se da história em si. Dizem que os produtores já pensavam em uma série televisiva. Só que o principal produtor, Sol Lesser, vendeu os direitos para Sy Weintraub que ficou com personagem até a série televisiva (1967 -1968). Deu fluência a Tarzan, em seus filmes posteriores, de acordo com o personagem concebido pelo escritos de Edgar Rice Burroughs.
 

Ainda que não seja a melhor das aventuras com o ator “marombado” Gordon Scott, que depois dos seis filmes partiria para a Itália e entraria em outro gênero muito famoso chamado “espadas e sandálias” (de atores fisiculturistas como Steve Reeves, Dan Vadis, Reg Park, Mark Forest e outros), ainda pode ser considerado um grande divertimento e uma boa dica para fãs dos personagens reverem como eram feitos os filmes de Tarzan sem efeitos especiais. Agora com o lançamento de "A Lenda de Tarzan" em 2016 as atenções devem voltar-se novamente ao personagem, que teve o grande Johnny Weissmuller como o melhor ator até o momento pelos críticos especializados.
 

Curiosidades:

Woody Strode {nome de batismo Woodrow Wilson Woolwine  (1914 - 1994)} foi atleta de decatlo e jogador de futebol americano

Gordon Scott (nome de batismo Gordon M. Werschkul) faleceu em 2007 de problemas cardíacos, no ostracismo. Foi instrutor de infantaria, bombeiro, vaqueiro ... Foi descoberto quando trabalhava de salva-vidas em um hotel de Las Vegas. Seu físico avantajado em 1,91m chamou a atenção dos produtores que procuravam um novo “Tarzan”.

Gordon Scott sucedeu a Lex Barker que fez cinco filmes

Johnny Weissmuller fez doze filmes do personagem

Ron Ely fez o Tarzan da série televisiva entre 1967 -1968

Wolf Larson protagonizou entre  1991 e 1994 o seriado Tarzan

Entre 1996-1997 foi ao ar, nos Estados Unidos, Tarzan: The Epic Adventures com o ator Joe Lara 

Durante as filmagens africanas com Miki Carter para este filme principalmente destinado ao estúdio, Gordon Scott se deu bem com alguns nativos envolvidos no filme. Um guerreiro massai o apelidou de "Mtu Ule Na Panda Mitu Minegu" (Guerreiro que escala árvores altas).

Gordon Scott quase foi morto pela píton de 5,6 metros com a qual ele estava lutando neste filme. Foram necessários seis homens para puxar a cobra de cima dele.

Este foi o último longa-metragem do produtor Sol Lesser, encerrando uma carreira que produziu mais de cem longas-metragens, incluindo muitos outros de Tarzan.

Durante a filmagem, Scott ganhou uma aposta ao capturar e montar uma girafa selvagem por cinco minutos. Carter filmou esse incidente e ele foi incluído no filme, assim como no longa-metragem recortado de uma série de TV abortada, Tarzan e os Caçadores (1960).

Sob pressão constante do todo poderoso Código de Produção, ainda no controle da produção de filmes nesta época, até Cheetah usa uma tanga.

O mascote do estúdio de M-G-M, Leo, o Leão, tem uma participação especial como um animal enjaulado na aldeia nativa.

Todos os três atores principais deste filme (Gordon Scott como Tarzan, Eve Brent como Jane e Rickie Sorensen como Boy) mais tarde reprisariam seus papéis em uma tentativa fracassada de 1960 de apresentar o personagem de Edgar Rice Burroughs em uma série de televisão. Três episódios foram filmados, mas quando nenhuma das redes de TV na época pegou o projeto, M-G-M juntou todos os três episódios e eles eventualmente foram ao ar como o filme de TV Tarzan e os Caçadores

Este é o único filme da era Gordon Scott dos filmes de Tarzan a apresentar a personagem  Jane.



Cartaz:




Filmografia Parcial:

Gordon Scott  (1926 - 2007)










Tarzan e os Selvagens (1955) ; Tarzan e a Expedição Perdida (1957); Tarzan e a Tribo Nagasu (1958); Tarzan e os Caçadores (1958); A Maior Aventura de Tarzan (1959); Tarzan, O Magnífico (1960); Rômulo & Remo (1961);O Gladiador de Roma (1962);Zorro e os 3 Mosqueteiros (1963); O Herói da Babilônia (1963); O Colosso de Roma (1964); Secretíssimo (1967)


Woody Strode (1914–1994)










Androcles e o Leão (1952); Demetrius, O Gladiador (1954); O Cálice Sagrado (1954); Os Dez Mandamentos (1956); Tarzan e a Tribo Nagasu (1958); Spartacus (1960); Audazes e Malditos (1960); Terra Bruta (1961); O Homem que Matou o Facínora (1962); Os Três Desafios de Tarzan (1963); Gengis Khan (1965); 7 Mulheres (1966); Tarzan e o Silêncio Mortal (1966); Era Uma Vez no Oeste (168); Shalako (1968);A Colina dos Homens Maus (1969); Keoma (1976); O Regresso do Corcel Negro (1983); Cotton Club (1984); Rápida e Mortal (1995).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre