quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

NUMA NOITE ESCURA / ONE DARK NIGHT (1981) - ESTADOS UNIDOS

 


TELECINESIA, BIOENERGIA E VAMPIRISMO PSÍQUICO

Estudioso dos poderes da mente, o físico russo Karl "Raymar" Raymarseivic, tido como farsante pela imprensa, é encontrado morto junto com cinco jovens em um quarto de hotel. Após o enterro deste, sua filha Olivia (Newman) e o marido desta, Allan  (Adam West), recebem a visita de um misterioso homem Samuel Dockstader (Donald Hotton) que alega que Raymar não era um farsante e possuía habilidades incríveis como Telecinésia e Bioenergia. Samuel revela que Raymar seria também um "Vampiro Psíquico", capaz de drenar energia das pessoas, utilizando suas energias vitais, para mover e levitar objetos. Sua técnica era deixar as vítimas aterrorizadas até o ponto de estas estarem aptas a serem "drenadas", o que terminou por decretar a morte do cientista. Samuel deixa, escondido de Allan, uma fita e pede que Olivia a escute, pois contém um áudio do assistente de Reymar. 

Julie (Meg Tilly) namora Steve (David Mason Daniels) e deseja entrar para a irmandade liderada por Carol (Robin Evans) que fora namorada de Steve. Como vingança por ter perdido o namorado, Carol e suas duas amigas, Leslie (Elizabeth Daily) e Kitty (Leslie Speights), planejam uma macabra iniciação para Julie: a levam para um mausoléu para que passe a noite sozinha entre os mortos e, sem que esta saiba, criarão situações com o intuito de aterrorizá-la. Diante da hesitação de Leslie, Carol e Kitty levam sozinhas o plano a frente sem que saibam que o corpo de Raymar ainda possui um tipo de força vital capaz de ressucitá-lo e que as jovens, estarão em grande perigo. Quando Steve descobre através de Leslie o plano de Carol, parte para o cemitério, ao mesmo tempo que Olivia, após escutar a gravação deixada por Samuel, passa acreditar que seu pai tentará escapar do local para fazer novas vítimas e que possui poderes hereditários para combater o pai.

Numa Noite Escura (1981) não foi exibido em nossos cinemas, surgindo na Tv aberta somente em 19 de março de 1988 através do Programa Supercine exibido pela Rede Globo. O filme em si é bem interessante. Até os 70 minutos de duração, temos uma produção bem interessante, dirigida pelo estreante Tom McLoughlin que realizaria em 1986 um dos filmes da franquia Sexta Feira 13: "Sexta-Feira 13, Parte 6: Jason Vive". A produção ainda informa que Tom McLoughlin dividiu a direção (e o roteiro) com Michael Hawes, aqui como diretor de segunda unidade e que dirigiria seu segundo e último filme: Terror em Sutterville (1989). O problema ocorre perto dos 15 minutos finais que o Trash passa a imperar na produção e a qualidade cai vertiginosamente. Mas talvez a culpa não seja necessariamente da dupla de diretores, eles tiveram pouco controle sobre o produto final vendo ser editado sem o consentimento deles. Quando viram uma prévia do que iria a tela, ficaram chocados porque o final havia sido simplesmente cortado. Em um apelo desesperado, eles imploraram aos produtores que os deixassem fazer uma última tomada. Os atores, equipe e equipe de efeitos especiais concordaram em voltar de graça para filmar a cena final na garagem de Tom McLouglin, mas com certeza passou longe do que se esperava, por isso temos a sensação de um final insatisfatório e meio sem graça. E nem o início escapou: a abertura do filme foi feita depois que as filmagens já haviam terminado. Os produtores sentiram que o filme precisava de uma introdução melhor à subtrama psíquica. A abertura original seria a tomada dos carros dirigindo-se para a cena do crime. Aqui temos mais um daqueles exemplos que aquilo que o diretor filma, nem sempre sai como ele esperava. Na edição, os produtores podem influenciar o resultado, principalmente se o diretor ainda não tiver força na indústria. E os direitos do filme mudaram de mãos inúmeras vezes e os negativos originais da câmera foram perdidos, sendo restaurado com o que havia. 


Talvez seja no elenco que tenhamos aspectos mais interessantes a serem dissecados: Adam West (o eterno Batman da série anos 60) tem uma participação muito reduzida, simplesmente desaparecendo em um ponto do filme. Foi por interferência  de McLouglin que West entrou no filme, ele sentiu simpatia por seu colega ator que não conseguia emprego por ter se tornado um rosto muito conhecido, e preso  à série, pedindo para colocá-lo no filme. Meg Tilly, em seu segundo filme e primeiro como protagonista, estava desconfortável no mausoléu real. Suas reações ao ambiente teriam sido muitas vezes genuínas. Primeira e última participação de Martin Nosseck, como o Zelador do Mausoléu. Nosseck mudou-se para Hollywood em 1926 para se tornar ator, tornou-se conhecido e respeitado depois que abriu seu próprio estúdio de exibição em Sunset Bulevard onde McLoughlin e Hawes trabalharam como projecionistas e o convidaram diante de sua paixão por cinema. Depois gravar suas cenas, desapareceu no cemitério escuro. Dois dias depois faleceu. Quando sua família voltou do funeral, seu cheque chegou pelo correio da "Rest in Peace Productions" (“Rest in Peace” seria o primeiro nome para o filme). Rest in Peace significa “Descanse em Paz”. Melissa Newman (não confundir com a filha de Clint Eastwood) possuía participações em várias séries como “Bonanza”, “Gunsmoke” e “Starsky and Hutch – Justiça em Dobro”. A  atriz parou de atuar em 1985. Robin Evans também teve participações em algumas séries como CHIPS, Caras e Caretas e Carro Comando. A atriz parou de atuar em 1987. Elizabeth Daily continua atuando e além de atriz, tornou-se produtora e empresta sua voz para desenhos animados americanos como E.G. Daily. Talvez possa ser lembrada pelos filmes “Fama” e “Ruas de Fogo” David Mason Daniels fez pouca coisa, algumas participações em séries e telefilmes . Parou de atuar em 1986. Donald Hotton manteve uma boa filmografia até 1993, vindo a falecer em 1999. 

Apesar dos percalços enfrentados pelos envolvidos, o filme conseguiu a proeza de ser Indicado como Melhor Filme de Baixo Orçamento de 1983 pela Academia de Ficção Científica, Fantasia e Filmes de Terror. (A Morte do Demônio -The Evil Dead - ganhou o prêmio, e Poltergeist – O Fenômeno recebeu o prêmio de melhor filme de terror naquele ano. Numa Noite Escura não é um filme propriamente ruim, mas é visivelmente mal editado o que se comprova nas informações acima. Para quem gosta do gênero terror anos 80 de baixo orçamento, sem muita expectativa, até que o filme diverte. Pena que no final acabe causando mais risos do que medo.

 

Trailer:

 


Curiosidades (contém spoilers sobre o final do filme):

Esqueletos reais importados da Índia foram usados para alguns dos cadáveres.

Uma lápide no cemitério é vista brevemente com a inscrição "MEYERS", uma referência a Michael Myers. Tom McLoughlin queria que realmente dissesse "Michael Myers", mas o designer de produção temia problemas legais.

Na verdade, escrito e filmado antes de "Poltergeist: O Fenômeno" (1982), mas devido a problemas na pós-produção, o filme só foi lançado depois de Poltergeist, de modo que sofreu com as inevitáveis comparações. Coincidentemente, Dominique Dunne, que fez o teste para o papel de Julie, mais tarde estrelou Poltergeist e viria a falecer de forma trágica.

A certa altura, um braço aparentemente normal sai de uma cripta e agarra Steve (David Mason Daniels), deixando-o inconsciente contra o mármore. McLoughlin inicialmente desejava uma mão esquelética, mas quando eles ficaram sem dinheiro, Michael Hawes foi contratado para tocar o braço.

David Mason Daniels quase acidentalmente atropelou o pé de Elizabeth Daily com sua motocicleta na cena em que a interroga sobre o paradeiro de Julie. Sua reação, "Cuidado", foi real.

O estúdio em que o set foi construído ficava em uma área perigosa no centro de Los Angeles. Certa vez, após uma longa noite de filmagem, o elenco e a equipe foram ao estacionamento e descobriram que todos os pneus haviam sido furados.

A cena externa do mausoléu era o "Mausoléu da Catedral de Hollywood". Os cineastas o usaram para o visual clássico. O interior desse mausoléu nunca foi usado para filmagens. É muito menor e totalmente diferente das cenas internas que se vê. As tomadas internas da câmera movendo-se de corredor em corredor e as tomadas longas de Julie caminhando pelo longo corredor foram feitas no "Mausoléu Abby Of The Psalm". Ambos os mausoléus estão no cemitério "Hollywood Forever", em Hollywood, atrás da Paramount Pictures.

O hábito de mastigar uma escova de dentes de Kitty foi baseado em um amigo em comum de Tom McLoughlin e Michael Hawes. Eles imaginaram que seria uma peculiaridade de personagem tão cativante que a colocaram no filme.

O rosto de "Karl Raymar" foi esculpido a partir de uma máscara do rosto de Christopher Walken.

A atriz Nancy Mott, que interpreta Lucy, mais tarde se casou com Tom McLoughlin e se tornou Nancy McLoughlin. Sua cena foi filmada em seu aniversário.

No corte original do filme, a fita que Olivia ouve é muito mais curta e direta. Na pós-produção, os produtores decidiram expandi-la e mais imagens dela ouvindo a fita foram filmadas e material adicional foi escrito. Tom McLoughlin e Michael Hawes discordaram dessa decisão. Eles sentiram que isso tornava o filme mais lento e o novo material na fita era menos interessante.

Allan (Adam West) recebeu o nome de Edgar Allan Poe, cujo trabalho inicialmente inspirou o filme.

As mãos de Tom McLoughlin foram usadas como as de Raymar.

Originalmente escrito e filmado como "Rest in Peace".

O diretor Tom McLoughlin casou-se com Nancy Mott, que mais tarde escalou para o filme "Sexta-Feira 13, Parte 6: Jason Vive". onde ela foi creditada como "Nancy McLoughlin" interpretando a conselheira do acampamento Elizabeth. Além disso, em Jason Lives, Ron Palillo interpretou um personagem chamado "Hawes", que provavelmente foi uma homenagem a Michael Hawes, que co-escreveu este filme com McLoughlin e há um personagem chamado "Zelador Martin" em Jason Lives, que provavelmente é uma homenagem ao falecido Martin Nosseck, que interpretou o zelador em Numa Noite Escura








O interior do mausoléu foi parcialmente reconstruído em um set.

Com a estrela da série Batman de 1966, Adam West, aparecendo no filme, muitos fãs começaram a se referir a ele como "One Dark Knight" nas redes sociais, uma referência ao apelido de Batman como "The Dark Knight".

A filmagem do fliperama e do píer foi filmada em uma parte do píer de Santa Monica, que mais tarde foi destruída durante uma tempestade. Muitas filmagens alternativas deste local aparecem na versão do diretor do filme.

O homem que dirige o carro azul quando as meninas ultrapassam a primeira placa é o escritor Michael Hawes. Eles não tinham motorista de dublê e todo mundo estava com medo de uma colisão, então Hawes se ofereceu para fazer a dublê em seu próprio carro.

Uma das lápides visíveis quando as meninas pulam o muro do cemitério é "Hawes", em homenagem ao escritor Michael Hawes.

Michael Hawes teve que ensinar David Mason Daniels a andar de motocicleta.

O roteiro incluía uma sequência em que Allan estava correndo para a cripta para encontrar Olivia e os poderes de Raymar assumiram o controle de seu carro, mas o custo foi considerado proibitivo para filmar.

O filme inicial é realmente muito diferente do produto final. Na versão original, Carol e Kitty não morreram, foram atacadas pelos cadáveres e fugiram. Depois, em seu estado enfraquecido, Raymar os sepultou em uma cripta onde permaneceram presos indefinidamente. Além disso, no final original, quando Meg Tilly olha para a câmera, um close de suas lentes de contato que lançam um brilho misterioso em seus olhos foi cortado. A intenção era mostrar que os poderes malignos de Raymar foram passados para ela.

Elizabeth Daily esteve no Clip "Young Turks" (1981) do cantor Rod Stewart e a atriz gravou um clip com o nome de E.G. Daily chamado "Say It Say It". Trabalha na narração de vários desenhos, animações, séries e games.

Kevin Peter Hall, o ator por trás da vestimenta de "O Predador" faz uma rápida aparição no filme como Eddie, um dos jogadores de basquete. 

Anunciado como o "Versão do Diretor", a versão alternativa de "One Dark Night" disponível no DVD Shriek Show é o corte original do cineasta, que não inclui efeitos e música completos. Grande parte desta versão é composta por tomadas alternativas e diálogos adicionais, e inclui menos cenas da atriz Melissa Newman, cujo papel os produtores expandiram.

O SBT apresentou o filme nos anos 90 como "Uma Noite Escura"




Elizabeth Daily em  Young Turks (Rod Stewart)



Elizabeth Daily como E.G. Daily em "Say It Say It




Cartazes:





Filmografia Parcial:

Meg Tilly







Fama (1980); Tex: Um Retrato da Juventude (1982); Numa Noite Escura (1982); Psicose 2 (1983); O Reencontro (1983); Reações Anormais (1984); Agnes de Deus (1985); A Farsa (1988); Valmont - Uma História de Seduções (1989); A Chave do Enigma (1990); Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua (1993); Vem Dormir Comigo (1994); Bomb Girls (seriado 2012 a 2013); O Monstro Dentro de Você (2016); Máquina de Guerra (2017) 


Robin Evans 







Numa Noite Escura (1981); Os Novos Hábitos de Dixie (1983);  Lutando pelo Futuro (1983); Fogo na Noite (1985); Carro Comando (seriado - 3 episódios 1982-1986); Vingança Pela Honra (1987)


Adam West (1928–2017)







O Moço de Filadélfia (1959); Sangue de Apache (1962); Alexandre, O Grande (1963); Artimanhas do Amor (1963);  Quanto Vale um Homem (1963); Robinson Crusoé em Marte (1964); Os Reis do Faroeste (1965); Os Quatro Implacáveis (1965); Batman, o Homem Morcego (1966); The Girl Who Knew Too Much (1969); Só o Casamento Nos Separa (1971); Zona de Combate (1974); Hooper, o Homem das Mil Façanhas (1978); Numa Noite Escura (1982); Gladiadores do Inferno (1984); De Passagem Pela Terra (1988); Louco por Você (1989); Omega Cop (1990); Loucuras de um Divórcio (1994); An American Vampire Story (1997); Joyride (1997); Lindas de Morrer (1999); From Heaven to Hell (2002); O Retorno de Sweetback (2003); Ratko: The Dictator's Son (2009); Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica (2016 - voz); Uma Família da Pesada (2000-2018 voz)


David Mason Daniels 







A Guerra de Harry (1981); Numa Noite Escura (1981); Jogo Assassino (1982); Capitol (seriado 1982); Encontros Íntimos (1986)


Melissa Newman







Nós e o Fantasma (1968);  Jamais Foram Vencidos (1969);  O Paraíso é Logo Ali (1972);  A Vingança das Esposas de Stepford (1980);  Numa Noite Escura (1981); Robotech (seriado - narração -1985); Time Patrol (narração - 1985)


Elizabeth Daily







Esquentando as Noites (1978);  Street Music (1981);  Numa Noite Escura (1981);  O Pequeno Mágico (1982); Wacko - Uma Comédia Maluca (1982);  Sonhos Rebeldes (1983);  Ruas de Fogo (1984);  Um Caso Muito Sério (1984);  Fandango (1985);  As Grandes Aventuras de Pee-wee (1985); Minha Vida é um Desastre (1985);  Sonho Mortal (1988);  Loverboy: Garoto de Programa (1989);  De Volta para Casa (1991); Apostando no Amor (1991); Pulso Zero (1992); O Óleo de Lorenzo (1992);  Um Berço Vazio (1993); Aquamarine (2006); Cutting Room (2006); Potheads: The Movie (2006);  Universidade do Prazer (2006);  Uma Prova de Amor (2009); Second Chance Christmas (2014); The Blonde Experiment (2022)


Donald Hotton (1933-1999)



Queimando Tudo (1978); Fast Lane Blues (1978); A Question of Love (1978); Síndrome da China (1979); Terrores da noite (1979); O Carro Sinistro (1980); The Night the City Screamed (1980); Numa Noite Escura (1981); Tortura de um Inocente (1982); Deadly Lessons (1983); Projeto Brainstorm (1983); O Assassinato da Garota da Capa (1984); Crianças da Noite (1985); Tripla Cartada (1986); Invasores de Marte (1986); Uma Escola Muito Louca (1986); Síndrome do Mal (1987); O Maníaco das Estradas (1989);  Sepultado Vivo (1990); Dança com Lobos (1990); Pedra Maldita (1991); Passaporte para o Futuro (1991); O Guarda-Costas (1992)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre