INCIDENTE ESQUECIDO
(o texto contém inevitáveis spoilers)
29 de setembro de 1988, governo José Sarney. Nonato (Jorge Paz) embarca em um voo doméstico partindo de Rondônia com destino ao Rio de Janeiro, o voo 375 da Vasp, Boeing 737-300, com 98 passageiros (105 no filme), com quatro escalas: Cuiabá, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. Na última escala, Nonato saca o seu revólver anunciando o sequestro. Ele atira ferindo o comissário de bordo (Wagner Santisteban) e dispara vários tiros contra a cabine dos pilotos que é perfurada. Nonato consegue entrar na cabine e informa o seu intento: desviar o voo para Brasília e promover um atentado contra o Palácio do Planalto, sede do Governo. O piloto Murilo (Danilo Grangheia) aperta o código 7700 do transponder transmitindo para o Cindacta - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo uma notificação de grave ou eminente ameaça. A operadora Luzia (Roberta Gualda) percebe a mudança de rota e comunica a seu superior que insiste em um contato. Quando o co-piloto Evangelista (César Mello) resolve responder é morto. Agora, Murilo precisará impedir que o avião chegue até Brasília enquanto um caça Mirage da Força Aérea Brasileira o acompanha. Ele sabe que nestes casos, a ordem é abater o avião e o procedimento foi ratificado pelo governo.
Filme baseado no sequestro do
voo 375 pelo maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, à época com 28
anos, desempregado, em condições financeiras precárias e emocionalmente abalado, que se sentindo traído pelo governo resolveu se vingar, motivado por uma
superinflação galopante que corroía a moeda diariamente, sucessivas tentativas de redução da inflação que não deram resultados e desempregos em níveis alarmantes. O
Brasil de 1988 nos sendo revelado através de uma cabine de avião.
Dirigido por Marcus Baldini (“Bruna
Surfistinha”, “Os Homens São de Marte… e É Pra Lá que Eu Vou” e “O Homem
Perfeito), “O Sequestro do Voo 375” se revela uma produção que almeja maiores
voos dentro do cinema nacional e pode angariar interesse do mercado
internacional. A partir de um orçamento próximo a 15 milhões, os envolvidos
precisaram fazer uma minuciosa pesquisa e levar às telas informações que se
mostraram mais próximas da realidade dos fatos. A verdade é que este não foi o
primeiro sequestro de uma aeronave em solo brasileiro. Entre 1959 e 1984 houve
16 casos oficialmente conhecidos, mas este talvez tenha sido o de maior repercussão por todos os fatos ocorridos.
Revendo as matérias da época de vários jornais, percebe-se que várias informações se tornavam desencontradas, principalmente as motivações e o trágico destino de Nonato. Foram veiculadas matérias de que sua motivação era o descontentamento com a situação do Brasil; que possuía psicopatia (“psicopata de personalidade fronteiriça”); que era um homem que desejava aparecer nos jornais e até foi taxado de terrorista por ter trabalho para uma empreiteira brasileira no Iraque (inclusive que tentara ser mercenário no Iraque sendo rejeitado – outra informação que desapareceu tão rápido quanto surgiu). Foi dito que era um homem intempestivo com rompantes de agressões, posteriormente surgiram relatos de que era um funcionário que nunca criara problemas e que tinha uma postura muito correta. Ou seja: a sensação que fica é que se publicava qualquer coisa dita. Mas o caso mais emblemático ficou por conta da morte de Nonato. Outro show de informações desencontradas: teria sido vítima de uma bala dum-dum (hollow-point "ponta oca") que não era de uso da polícia ou forças armadas; que um tiro acertara a munição em seu bolso (um jornal dizia que tinha 16 balas, outro, 50 balas) e entrara em seu corpo. Nonato se recuperava no hospital pelos tiros que tomara na altura de um rim. O parecer era de que estava fora de perigo, chegando a depor durante 5 horas. Logo depois, surgiria com uma estranha febre vindo a óbito: médicos suspeitando de envenenamento; polícia cogitando que Nonato tinha AIDS (motivo da estranha baixa de glóbulos brancos); febre por causa do cansaço do longo depoimento; anemia falciforme... Dias depois saía o laudo oficial: “consequência da explosão de uma bala que trazia em seu bolso e que acabou sendo atingida por um dos disparos ... os gases liberados pela explosão penetraram na cavidade abdominal destruindo as alças intestinais”. Houve quem dissesse que se tratava de algo improvável, desconhecido e inédito nos relatos da história da medicina. A verdade é que Nonato praticamente foi enterrado sem a presença de familiares, apenas uma pessoa que seria uma parente compareceu.
Quanto ao filme, podemos dizer que grande parte do que foi noticiado está no roteiro escrito por Lusa Silvestre (“Estômago”) e Mikael de Albuquerque (“A Glória e a Graça”): a tomada do voo, os disparos, o caça seguindo o avião, as mortes e ferimentos... os diálogos entre a torre de comando e o piloto (conforme publicado no Jornal Correio Braziliense da época) são diferentes, mas funcionam para dar dramaticidade à história. Quanto a questão da informação que liga este fato ao 11 de Setembro Americano, não descobri a fonte, mas é um ótimo chamariz para atrair o mercado internacional. Outra questão que muito deverá ser comentada são duas manobras no filme que deixarão os espectadores surpresos: a manobra chamada “tonneau”, que consiste em um giro completo (360 graus) da aeronave, algo considerado por especialistas como improvável (mas depoimentos de passageiros teriam confirmado) para um Boeing (alguns poderão se lembrar de "O Voo" com Denzel Washington) e quando o piloto sobe de atitude e despenca de 10 mil pés para 7 mil pés (“queda em parafuso”) em 40 segundos (este noticiado na época pela imprensa), tudo isso em uma tentativa de incapacitar o sequestrador. Foi construída uma cabine giratória para dar realidade às cenas dos passageiros e carcaças de aviões originais que estavam nas mãos de colecionadores.
O elenco é muito bom e foge dos tradicionais estereótipos hollywoodianos. Jorge Paz interpreta um Nonato furioso, assustado e desesperançoso. Segundo o ator, uma atuação tão intensa que chegou a levá-lo ao hospital. Danilo Grangheia (de "Irmandade"), como o piloto Murilo, trouxe credibilidade ao personagem, que fora afastado de suas funções por incitar uma greve, com uma interpretação serena e sólida. Roberta Gualda (“O Rei da TV”, “Gonzaga de Pai Para Filho” e a novela ‘Mulheres Apaixonadas”) como a controladora de tráfego aéreo traz um personagem com o equilíbrio para se tornar uma negociadora entre o comando e o sequestrador mostrando sua capacidade de gerenciamento de conflitos até então uma funcionária que não era reconhecida. A atriz fez "laboratório" para entender como trabalham os controladores de voo. César Mello interpreta Evangelista, que tem uma cena inesperada e impactante. Adriano Garib ("Tropa de Elite 2" e a novela "Salve Jorge") interpreta o Brigadeiro Bastos, Ministro da Defesa, que se mostra descontente com o sistema político vigente e não se importa em derrubar um avião repleto de civis. Temos ainda Wagner Santisteban, como um dos comissários de bordo e primeira vítima de Nonato; e Juliana Alves como Cláudia, também comissária de bordo. Claudio Jaborandy interpreta, Sobral Quintanilha, Chefe da Casa Civil e que tenta se equilibrar numa democracia ainda instável, tentando preservar o governo de qualquer dano de imagem. Gabriel Godoy interpreta o delegado da Policia Federal, Rodrigues, que não possui experiência neste tipo de caso, mas se mostra muito aplicado.
Gravado nos estúdios Vera Cruz, O Sequestro do Voo 375 merece uma maior divulgação: tem uma direção firme, cenas que emocionam e revela-se até mesmo atual. A fidelidade a ambientação é adequada, os efeitos convencem e os atores são muito bons. Há uma forte carga dramática que permeia o filme e nos deixa curiosos porque um assunto destes levou 35 anos para ser transformado em filme. Uma produção que nos mostra que com investimento, podemos ter filmes de alta qualidade que levará o público brasileiro a assistir produções nacionais. O Sequestro... é um filme para ser visto no cinema, pois a tela gigante proporciona ótimos momentos que a Tevê não permitirá.
Trailer:
Curiosidades:
O Diretor da Polícia Federal na época era Romeu Tuma (não citado no filme)
O filme cita que Osama bin Laden (1957-2011) teria estudado este incidente para planejar seu ataque aos Estados Unidos.
Orçado em 15 milhões
No intuito de conter o avanço da inflação, o governo brasileiro lançou os planos Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991), que fizeram mudanças nas correções monetárias e saldos das poupanças.
Fernando Murilo de Lima e Silva faleceu em 2020 aos 76 anos. Ele atuou como piloto até os 60 anos.
O Presidente José Sarney governou o país entre 1985 e 1990.
Foram montadas três máquinas (traquitanas) que giravam em 360° durante as filmagens. Os atores precisaram tomar remédio para enjoo e ficar de ponta cabeça para gravar as cenas, enquanto tudo voava ao redor.
Em 1988 a inflação de setembro era de 24,01% a de agosto fora 20,66% e os aluguéis tiveram um reajuste anual de 598,78 % O governo já preparava desindexação da economia , com o fim da correção monetária
As informações da época diziam que Nonato recebera três tiros na altura de um rim
Ao disparar na cabine de comando, o sequestrador rompeu um "profundor (que oferece estabilidade ao avião)
Na vida real, o controlador de voo era do sexo masculino
Nonato foi impedido de dar depoimento à imprensa
A Aeronáutica Brasileira contribuiu para garantir a autenticidade dos termos e protocolos
Em 1988, voos domésticos não tinham raios-x, somente aeroportos internacionais
Nonato feriu um engenheiro de voo e um comissário de bordo, além da morte do co-piloto.
O piloto convenceu Nonato a trocar um Boeing por um Bandeirantes ao aterrisarem.
Bastidores:
Cartaz:
Filmografias Parciais:
Danilo Grangheia
Além do Horizonte (novela - 4 episódios - 2009), O Que Se Move (2012), Cara ou Coroa (2012), O Circo da Noite (2013), A Bruta Flor do Querer (2013), A Mulher do Prefeito (Minissérie 2013), 3 Teresas (série 2013), Alexandre Domingos Reigada in Ligações Perigosas (Minissérie 2016), O Roubo da Taça (2016), A Lei do Amor (novela 2016), Mauá, O Primeiro Gigante ( Minissérie 2019), Hebe: A Estrela do Brasil (2019), Seu Jorge and Naruna Costa in Irmandade (série 2019), Hebe (minissérie 2019), Paixões Recorrentes (2022), O Sequestro do Voo 375 (2023)
Jorge Paz
Faroeste Caboclo (2013), Marighella (2019), Maradona: Conquista de um Sonho (série 2021), O Rio do Desejo (2022), Cangaço Novo (série 2023), O Sequestro do Voo 375 (2023
Roberta Gualda
Mulher (série 1998), Mulheres Apaixonadas (novela 2003), Começar de Novo (novela 2004-2005), Bang Bang (série 2005), Por Toda Minha Vida (série 2006), Polaróides Urbanas (2008), A Favorita (novela 2008-2009), Bela, a Feia (novela 2009), Gonzaga: De Pai pra Filho (2012), Rei Davi (série 2012), Balacobaco (novela 2012), Milagres de Jesus (série 2014), Vitória (série 2014), Uma Loucura de Mulher (2016), Escrava Mãe (novela 2016-2017), Sob Pressão (série 2017), Os Homens São de Marte... E é pra Lá que Eu Vou (série 2014), Amor de Mãe (série 2019), O Rei da TV (série 2022), O Sequestro do Voo 375 (2023)
César Mello
Acredite, um Espírito Baixou em Mim (2006). Moraes in Viver a Vida (novela 2009), Lado a Lado (novela 2012-2013), Babilônia (série 2015), Nada Será Como Antes (Minissérie 2016), A Glória e a Graça (2017), A Lei do Amor (novela 2016-2017), Carcereiros (série 2017), Minha Vida em Marte (2018), O Mecanismo (série 2018), Os Homens São de Marte... E é pra Lá que Eu Vou (série 2014), Boca a Boca (série 2020), Bom Dia, Verônica (série 2020), Doutor Gama (2021), O Pastor e o Guerrilheiro (2023), Negociador (série 2023), Tempos de Barbárie - Ato I: Terapia da Vingança (2023), Elas por Elas (novela 2023)
Adriano Garib
Salsa e Merengue (novela 1996), Chiquinha Gonzaga (Minissérie 1999), Você Decide (série 1992), Brava Gente (série 2000), O Quinto dos Infernos (Minissérie 2002), Lara (2002), A Casa das Sete Mulheres (Minissérie 2003), Um Só Coração (Minissérie 2004), JK (Minissérie 2006), Amazônia: De Galvez a Chico Mendes (Minissérie 2007), Meu Nome Não é Johnny (2008), Duas Caras (novela 2007-2008), O Natal do Menino Imperador (2008), Maysa: Quando Fala o Coração (Minissérie 2009), A Lei e o Crime (série 2009), Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010), Vidas em Jogo (série 2011), A Novela das 8 (2011), O Desaparecimento de Álvaro Tenente (2012), Salve Jorge (novela 2012), Getúlio (2014), Trash: A Esperança Vem do Lixo (2014), Os Caras de Pau em O misterioso roubo do anel (2014), 1 Contra Todos (série 2016), Pacto de Sangue (série 2017), Magnífica 70 (série 2015), Filhos da Pátria (série 2017), Reação em Cadeia (2021), Bom Dia, Verônica (série 2020), Rota 66: A Polícia que Mata (série 2022), O Rei da TV (série 2022), O Sequestro do Voo 375 (2023)
Claudio Jaborandy
Iremos a Beirute (1998), Latitude Zero (2001), Cambará - Nas Escadarias do Palácio (2002), O Caminho das Nuvens (2003), Araguaya - A Conspiração do Silêncio (2004), As Vidas de Maria (2005), O Céu de Suely (2006), A Casa de Alice (2007), 5 Frações de Uma Quase História (2007), Cidade dos Homens (2007), Plastic City: Cidade de Plástico (2008), Água na Boca (novela 2008), Viver a Vida (novela 2009), Segundo Movimento para Piano e Costura (2011), A Hora e a Vez de Augusto Matraga (2011), Gonzaga: De Pai pra Filho (2012), Amores Roubados (Minissérie 2014), A História da Eternidade (2014), O Rebu (novela 2014), A Quebrada (2014), Tudo Que Deus Criou (2015), Nise: O Coração da Loucura (2015), O Shaolin do Sertão (2016), A Outra História do Mundo (2017), Entre Irmãs (2017), Malhação (serie 2017–2018), A Voz do Silêncio (2018), Aruanas (série 2019), O Sequestro do Voo 375 (2023)
Wagner Santisteban
Éramos Seis (novela 1994), Sangue do Meu Sangue (novela 1995), Os Ossos do Barão (novela 1997), Sandy & Junior (1999), O Roubo (1999), Sandy & Junior (seriado 1999), Começar de Novo (novela 2004), Malhação (série 1995), A Grande Família: O Filme (2007), Sete Pecados (novela 2007), Caras & Bocas (novela 2009–2010), Podia Ser Pior (2010), As Brasileiras (série 2012), Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida (2012), Balacobaco (novela 2012), De Pernas pro Ar 2 (2012),Se Eu Fosse Você (série 2013), Prata da Casa (série 2017), O Tempo Não Para (novela 2018), O Sequestro do Voo 375 (2023)
Juliana Alves
Chocolate com Pimenta (novela 2003), Juras Eternas (2008), Duas Caras (novela 2007-2008), Faça Sua História (série 2008), A Grande Família (série 2001), Caminho das Índias (novela 2009), Ti Ti Ti (novera 2010), Vamos Fazer um Brinde (2011), As Brasileiras (série 2012), E Aí... Comeu? (2012), Cheias de Charme (novela 2012), Isolados (2014), Made in China (2014), Babilônia (2015), Sol Nascente (novela 2016-2017), Gostosas, Lindas e Sexies (2017), A Comédia Divina (2017), O Tempo Não Para (novela 2018), Correndo Atrás (2018), Salve-se Quem Puder (novela 2020-2021), Barba, Cabelo e Bigode (2022), Eike, Tudo ou Nada (2022), Um Ano Inesquecível: Primavera (2023), O Sequestro do Voo 375 (2023)
Fontes:
Jornal O Globo
Jornal do Brasil
Correio Braziliense
Rolling Stone Brasil
Revista Veja
Jornal de Brasília
Olá!!
ResponderExcluirRealmente parece ser um filme muito impactante. Não sabia dessa história. A mídia em geral, escolhe a notícia que deseja fazer perdurar na memória do povo e as que condena ao esquecimento, como também, o caso Césio 137. Muitos desconhecem essa tragédia que perdura até os tempos atuais. Os que sobreviveram a catástrofe, sofrem com as sequelas do acidente radioativo, como por exemplo o câncer que poderá atingir as próximas gerações das vítimas sobreviventes. Como sempre, resenhas muito boas!!
Tô aguardando 'Verônica Mars'
Fabiana.
Olá Fabiana.
ExcluirSim, o caso do Césio 137 é um ótimo exemplo. O filme é muito bem feito e pode abrir caminho para que novas produções sigam os passos desta e melhorem ainda mais as nacionais que estão bem melhores ano a ano. Quanto a Veronica Mars, não me esqueci. Nas plataformas que consultei (e que tenho assinatura) não está disponível, inclusive o filme de 2014 somente para aluguel. Quando for para catálogo (pelo menos o filme) já poderei fazer a análise e vincular à série às considerações. Acredito que isto ocorra a partir do início do próximo ano.
Um grande abraço e obrigado por sempre comentar. Um Feliz Natal para você e sua família.