segunda-feira, 10 de julho de 2023

O HOMEM DA TERRA: HOLOCENO / THE MAN FROM EARTH: HOLOCENE (2017) - ESTADOS UNIDOS

 


REGRESSÃO EVOLUTIVA

Dez anos após os eventos de "O Homem da Terra" vemos John "Young" (David Lee Smith) como um professor que ministra aulas de comparação religiosa em uma universidade comunitária em Chico, Califórnia. Suas aulas são sempre inspiradoras e ele apresenta uma naturalidade em sua explanações, quase não utilizando material de apoio. É admirado de modos diferentes por duas alunas: Isabel (Akemi Look) que o vê como um professor com muito conhecimento a ser extraído e Tara (Brittany Curran) que nutre sentimentos de uma forma mais calorosa. E temos dois outros alunos que  completam o quarteto, Philip (Sterling Knight) um jovem cristão fundamentalista e Liko (Carlos Knight)  um jovem que parece mais interessado em aproveitar o final de sua juventude. 

A vida de John começa a virar de ponta cabeça quando empresta a Isabel alguns livros de seu acervo para que esta se aprofunde mais no assunto que tanto a encanta. O problema é que no meio desses livros Isabel encontra um exemplar do arqueólogo Arthur Jenkins (William Katt), que narra uma insólita reunião de amigos com um homem que dizia ter 14.000 anos. O livro lançado como “não-ficção” destruiu sua carreira e reputação passando este a viver isolado. Mas o que a chama mais atenção é que há uma dedicatória escrita à mão à “John Oldman”, personagem do livro. Isabel  junta as pontas e resolve entrar em contato com Art que, no livro, diz ter feito pesquisas e ter encontrado apenas uma foto não muito nítida e nenhum documento que comprovasse que John Oldman tenha realmente existido. 

O nosso "homem do paleolítico", que parou de envelhecer aos 35 anos e já foi vários personagens, inclusive alegando ser um dos mais importantes personagens da humanidade, está de volta. O primeiro filme foi umas das ficções científica independentes mais originais dos anos 2000. Infelizmente, ao contrário de sua proposta, este novo filme sofre uma regressão evolutiva no roteiro. Agora a especulada imortalidade do personagem no filme anterior parece finalmente estar prestes a ser posta à prova: aparentemente, a longevidade de John está chegando ao fim:  ele percebe ter envelhecido e quando se machuca, suas feridas não cicatrizam rapidamente como antes. Isso o deixa confuso, com medo. Será que seu corpo finalmente encerrou a pausa do não envelhecimento? Será que a má alimentação e os hábitos dos dias atuais mudou o DNA de John? Ou será que está apenas passando por uma transformação? O filme resolve deixar essas questões a margem partindo para outra perspectiva: e se alguém descobrisse seu segredo antes que ele pudesse "desaparecer"?  A estratégia de John é interessante: a cada dez anos se despede dos demais e vive uma nova vida, com uma nova identidade, em outro lugar, antes que percebam que seu corpo não sofre as marcas do tempo. Quanto ao título "Holocene", podemos dizer que o período Holoceno foi  quando a humanidade iniciou e expandiu as atividades agrícolas, a construção de cidades e a domesticação de animais. Foi também o período que as migrações se multiplicaram por todos os cantos do Planeta devido as condições climáticas propícias, após o último período glacial do planeta (também chamado de período pós-glacial). 

O problema deste segundo exemplar do Homem da Terra é que, enquanto o espectador aguardava ansiosamente novas revelações, diante do que foi exposto no primeiro filme, o roteiro resolveu fincar suas raízes novamente na religião e, o pior, se concentrar no estereótipo do cristão fanático e de jovens sem capacidade de ponderação: um o rejeita; uma quer virar seguidora e dois acompanham por acompanhar. E a pouca exploração dos personagens tirou muito da dimensionalidade da estória, além do filme parecer expor um sentimento anticristão ao personagem fazendo uma redução simplista dos acontecimentos que ele costuma narrar e contrapor, obviamente sabemos que alguns escritores de ficção-cientifica possuem crenças ateístas ou não professam uma religião específica. O problema é que desapareceu o desafio de confrontar mentes pensantes do primeiro filme (ainda que tudo seja apenas um conto de ficção-científica) transformando a narrativa em um filme de investigação por parte de quatro jovens.  

A pergunta que muitos devem ter feito é: só porque ele narrou sua condição significa que é verdade? Ele foge das fotos para manter-se incógnito através dos anos ou para não descobrirem a sua farsa ou quem ele realmente é? O que se mostrou infeliz nessa nova abordagem foi o fato de que um homem tão conhecido (professor de faculdade) tenha conseguido atravessar esse tempo todo (quase dez anos) sem uma fotografia que mostre o seu rosto por completo: sem fotos com amigos, sem fotos em confraternizações, sem fotos em palestras, sem fotos com a namorada (em um mundo na qual a privacidade é quase impossível e a informação está ao alcance um  clique)... nem no site da faculdade seu rosto aparece? Ninguém da administração nunca lhe cobrou uma foto? O site ficou dez anos com a foto de todos os professores, menos a dele? Como consegue certidões e documentos que atestem sua "identidade"? No filme passado, o espectador não precisava conjecturar essas questões, pois estava envolvido em outras, mas, nesta produção, inevitavelmente, o fará porque o roteiro deu essa brecha. Só que surgiu uma cena pós-crédito que abriria uma interessante possibilidade para uma continuação, ou como dito pelo diretor uma série de tevê. Seria uma espécie de "O Fugitivo"? Pela cena, ficou parecendo que o ator William Katt (Art) estava sendo convocado por um novo agente do FBI para vestir mais uma vez o manto do "Super-Herói Americano" (seu icônico personagem), mas na verdade faz um elo com o primeiro filme quando “John Oldman” (um trocadilho para Old Man – “Homem Velho”) alegou ter conhecido em 1600 alguém como ele, mas de outra era e outro lugar e ter visto esta mesma pessoa 200 anos depois (Não há como não pensar em "Highlander", só que em outro contexto). Em curiosidades deixo minhas considerações e especulações do que essa cena possa desejar propor. 

Se o filme fugisse dessa repetida tentativa de confrontação da crença cristã e adicionasse logo de entrada outros elementos como a cena pós-créditos do agente do FBI, complementada à escrita do livro de Art, que entregou o paradeiro de John dez anos passados, creio que o filme daria uma reviravolta e tanto e poderia emplacar a tão desejada continuação que os realizadores almejaram, mas, a forma como ficou, perdeu-se muito de sua essência e grande parte do público não gostou. 

Quanto ao elenco, David Lee Smith, aos 54 anos, reprisa o seu personagem que ao contrário do ator não envelhecia (no primeiro filme Smith tinha 44 fazendo papel de 35). Com a produção surgindo dez anos após o primeiro essa questão tinha que ser explicada e o roteiro criou até uma estória interessante para validar a narrativa, mas que foi sendo diluída ao longo da projeção. William Katt reprisa o seu personagem agora querendo encontrar John e mostrar ao mundo que o "John Oldman" de seu livro existiu, o que validaria toda a sua estória. Sua cena entre  os créditos finais pode dar a impressão que embarcaria em um novo projeto (continuação ou série). Michael Dorn (o Tenente Worf de Jornada nas Estrelas a Nova Geração) como Dr. Gil Parker, chefe de John, surge em poucas cenas. Outro do universo Star Trek é o ator  John Billingsley que esteve no primeiro filme. Billingsley participou da série "Jornada nas Estrelas: Enterprise" como Dr. Phlox. Vanessa Williams faz a companheira de John e professora na universidade. Teve seu relacionamento reduzido em cena com John na qual aceita com muito pouca contestação a partida deste que simplesmente lhe adverte que lhe avisara que um dia partiria e que o momento finalmente chegou. Akemi Look, Brittany Curran, Sterling Knight, Carlos Knight estão no início de suas carreiras e se dividem entre filmes e séries. Ricky Crawford surge como o agente do FBI nas cenas pós-créditos (ou meio-créditos)

Produção de baixos recursos, "O Homem da Terra: Holoceno" decepciona ao mudar a discussão filosófica do primeiro filme para um filme fraco de investigação. Tem uma cena tensa entre John e Philip que mostra-se o ponto alto da produção com um final aberto e uma proposta de um novo filme bem interessante. Talvez se roteiro partisse direto da ideia lançada durante os créditos, o filme cresceria muito, até porque a direção de Richard Schenkman não comprometeu, mas mesmo essa cena deve ter confundido parte dos espectadores que já não se lembram do primeiro filme completamente ou não o viram. Uma continuação improvável que poderia ter sido melhor lapidada.


Trailer:


Curiosidades:

Os realizadores disponibilizaram o filme em Torrent para compartilhamento com a solicitação que divulgassem o filme, comprassem o DVD ou fizessem uma doação em seu site para financiar um novo filme.

O que pode significar o final (se não viu ainda o filme, não leia): O agente do FBI (cujo rosto fica nas sombras, talvez para possibilitar a troca do ator em um novo filme) cita para Art existir um serial killer com as mesmas características de John.  Apesar de tal pessoa constar como morta, tal indivíduo continua sendo descrito em várias cenas de assassinatos. Seria o agente do FBI o outro imortal que "John" citara ter conhecido no primeiro filme em 1600 e reconhecido como igual? Estaria esse agente (agora infiltrado no FBI)  no encalço de John desde séculos passados (John alegou tê-lo visto 200 anos depois) e o livro de Arthur (Ou Art) o permitiu finalmente rastreá-lo? Quando Tara alega ter descoberto o seu segredo, John deve ter feito uma correlação imediata da vinda de Art sabendo que este não o deixaria desaparecer tão facilmente. O fato de não aceitar sair em fotos seria então porque poderia ser reconhecido por testemunhas como o tal serial killer? (John, no primeiro filme, alegou ter ficado um ano em uma masmorra). Teria John cometido um erro no primeiro filme ao se revelar e assim inspirar a escrita do livro? Seria John um sociopata (que teria se livrado do cárcere e matado Phillip) e que se deleita em destruir a fé alheia por alguma desilusão em milênios passados?  Como o diretor citou o interesse em fazer um seriado, provavelmente se basearia em uma versão similar a da série  "O Fugitivo", com John tentando provar sua inocência tendo o seu "irmão Cain" em seu encalço. Ou John seria  realmente um serial Killer e o herói surgiu nos créditos (Ao estilo Nick Fury - Vingadores)? Uma outra hipótese é que o personagem seja apenas um agente do FBI atrás do outro imortal que vive nas sombras de John cometendo assassinatos e fazendo os investigadores acreditarem que John é o culpado. Qualquer uma dessas hipóteses são possíveis... ou nenhuma delas. Talvez o maior problema em uma nova estória seja manter a essência da obra visto que o ator, atualmente, encontra-se com 60 anos.

Alguns nomes usados por John conforme os filmes: John Paley para John "Paleolithic" (paleolítico); John Savage (Selvagem); John Oldman (Homem Velho); John Young (Jovem)


Michael Dorf em Jornada nas Estrelas, A Nova Geração








John Billingsley em Jornada nas Estrelas: Enterprise







Cartaz:












Filmografia Parcial: 

David Lee Smith






Clube da Luta (1999); Um Amor Para Recordar (2002); Mistérios da Carne (2004); Zodíaco (2007);  O Homem daTerra (2007); A Caminho da Felicidade (2010); Crimson Winter (2013);  O Homem da Terra: Holoceno (2017), Entre Mundos (2018); Laços do Passado (2019); Mank (2020);  Landfill (2020) e participações em seriados


William Katt







Doc Savage: O Homem de Bronze (1975); Carrie, a Estranha (1976); O Super-Herói Americano (1981 -1983); A Casa do Espanto (1986); A Casa do Espanto IV  (1992); Cyborg 3: A Criação (1994); O Pestinha 3 (1995); Rastro de Pavor (1996); Amor em Dobro (1999); Cobras (2002); O Homem da Terra (2007); Espelhos do Medo 2 (2010); Pure Country 2: O Dom da Música (2010);  Moon (2011); Sparks (2013);  The Secret Lives of Dorks (2013);  Subterrâneo (2015); O Homem da Terra : Holoceno (2017);  O Outro Lado do Vento (2018); Voto de Coragem (2020); Sob Ataque (2021).


Vanessa Williams







O Rei da Paquera (1987); Under the Gun (1987); O Maior Presente de Natal (1990); Um sem Juízo, Outro sem Razão (1991); Harley Davidson E Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); Savoy - Parada Obrigatória (1992); Queima de Arquivo (1996); Homens Perigosos (1997); No Ritmo da Dança (1998); O Esporte do Futuro (1998); Um Grito por Justiça (1999); De Mal Com o Natal (2000); A Terceira Grande Guerra - Vírus Fatal (2001); Férias da Família Johnson (2004); Então Vem o Amor (2007); Hannah Montana: O Filme (2009); Ugly Betty (serie 2006–2010); Desperate Housewives (serie 2010–2012); O Regresso para Bountiful (2014); O Homem da Terra: Holoceno (2017); Esquadrão Suicida: Acerto de Contas (2018); Miss Virginia (2019).


Michael Dorn







Rocky: Um Lutador (1976); CHiPs (serie 1977–1982), O Fio da Suspeita (1985), Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (1991), Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (serie 1987–1994), O Jogo Final (1995), Viajantes do Futuro (1995), Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (1996), Star Trek: Generations (1997), The Girl Next Door (1998), Jornada nas Estrelas: Insurreição (1998), O Jogo do Profeta (2000), Dupla Perseguição (2000), Meu Papai é Noel 2 (2002), Jornada Nas Estrelas: Nêmesis (2002), Shade - Nos Bastidores do Jogo (2003), Viagem ao Centro da Terra (2005), Garotas Rivais (2006), Meu Papai é Noel 3 (2006), O Segredo do Céu (2007), Matador Implacável (2007), Ted 2 (2015), O Homem da Terra: Holoceno (2017), Star Trek: Picard (serie 2023)


John Billingsley






Sete Horas para o Julgamento (1988); Te Amarei Até te Matar (1990); Katie, uma Garota da Pesada (1995); Sem Limite Para Sonhar (1996); A Última Grande Lição (1999); Crocodilo Dundee em Hollywood (2001); Com a Melhor das Intenções (2001); A Casa de Vidro (2001); Crimes em Primeiro Grau (2002); Deixe-me Viver (2002); Por um Triz (2003); Quarto Seis (2006); O Homem da Terra (2007); Efeito Cascata (2007); A Última Palavra (2008); 2012 (2009); Loucuras de Verão (2009); Tráfico de Inocentes (2012); Southland: Cidade do Crime (2009); Cidade Louca (2016); A Última Palavra (2017); Emily, A Criminosa (2022)


Akemi Look 







Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010); O Homem da Terra: Holoceno (2017); All I Want (2017); Uma Dobra no Tempo (2018); Go Back to China (2019); Moon Manor (2022)


Brittany Curran 







De Repente 30 (2004); Minha Vida é Vencer (2005); Prova de Fogo (2006); Hora do Arrepio: Nem Pense Nisso (2007); As Aventuras do Garoto Comida (2008); Legalmente Loiras (2009); Cara Gente Branca (2014); Pai em dobro (2015); O Homem da Terra: Holoceno (2017)


Sterling Knight







Alfinetadas (série 2003–2006), 17 Outra Vez (2009), StarStruck: Meu Namorado é uma Superestrela (2010), Elle: Um Conto de Fadas Moderno (2010), Sunny Entre Estrelas (série 2009–2011), Na Mira dos Assassinos (2012), Sem Sentido (seriado 2011–2012), O Homem da Terra: Holoceno (2017), It Snows All the Time (2022)


Carlos Knight







Fred 2: Night of the Living Fred (2011); Fred 3: Camp Fred (2012); Fred: O Show (2012); Papai em Apuros (2012); O Homem da Terra: Holoceno (2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre