domingo, 28 de maio de 2017

CORRA ! / GET OUT ! (2017) - ESTADOS UNIDOS


 
CUTUCADAS SOCIAIS NUM SUSPENSE / TERROR DE TIRAR O FÔLEGO.

Chris (Daniel Kaluuya) e Rose (Allison Williams) são um casal de namorados com um relacionamento de 4 meses. Finalmente chega o dia de conhecer os pais de Rose, mas Chris tem um receio: ele é negro e ela é branca. O casal é muito bem recebido pela família, mas ele começa a suspeitar de que existe algo muito estranho acontecendo.




Corra ! (Get Out, cuja tradução mais apropriada seria “caia fora”) tem vários momentos de suspense inquietantes, quando, por exemplo, o protagonista passa a desconfiar do ambiente “certinho” em que se encontra, misturado a momentos de puramente de terror psicológico. Não há como evitar lembrar do título de um antigo filme chamado “Advinhe Quem Vem Para o Jantar” onde o personagem de Sidney Potier (de "Ao Mestre Com Carinho") é apresentado à família branca de sua namorada. O filme é uma grande narrativa de contrastes sociais, juntada ao preconceito americano da época. E porque a comparação? O Que Mudou de lá pra cá ? O diretor estreante Jordan Peele (um ator de seriados em sua estreia atrás das câmeras), também responsável pela estória, nos trouxe um conto de suspense, terror e preconceito.


Ao narrar a estória de um jovem negro que é apresentado a uma família branca, Jordan resolveu abordar o racismo em segundo plano, mas se observarmos bem (e isso é uma obrigação nesse filme) a cada mudança no andamento do filme há uma alfinetada no preconceito social pelo qual a América passa hoje. Ao invés de abordar de forma direta o problema e ser comparada a diversas produções do gênero, optou-se por apresentar uma narrativa de terror bem diferente do tradicional, colocando-se pitadas de racismo e preconceito. E aí houve um acerto, ele foge dos clichês: nada de música ou sons precedendo uma cena. Ela simplesmente surge, te pega de surpresa e volta a incômoda sensação de claustrofobia. Pistas vão sendo lançadas e são muitas, mas por mais que se possa matar a charada do que possa estar acontecendo, o final do filme é muito bem sacado e em nada previsível.


Um dos méritos da produção está em seu custo / benefício. O filme custou a bagatela de 5 milhões de dólares (o que não paga nem de longe o cache de Leonardo Di Caprio) e já ultrapassou a casa dos 170 milhões só nos Estados Unidos - Os Estúdios Universal devem estar dando uma festa !). Filmado no Alabama (sul dos Estados Unidos, onde a escravidão demorou a ser abolida), "Corra" traz um suspense bem inovador: excelente roteiro, ótimos atores e uma direção inspirada. O filme vai relevando a Chris (e ao público) onde ele se meteu: uma localidade culturalmente mais racista (menos atualmente, claro), a chegada de pessoas aparentemente comuns para uma reunião anual e o comportamento estranho dos que ali se encontram. Através dessa interação os dados são lançados. Todos parecem fingir que não estão incomodados com sua presença. Ou será que realmente anseiam por conhecê-lo melhor?



A questão do racismo está escondida nas estrelinhas. Pessoas de cor negras desaparecem, mas há uma investigação apurada? Rod, seu melhor amigo, prova que não e ainda passa por uma situação vexatória ao tentar expor que algo pode estar acontecendo de errado com Chris. E se fosse uma pessoa de pele branca, seria levada à serio? Em determinada cena temos uma guarda fazendo uma abordagem. Seria o mesmo com uma pessoa não negra? A namorada fica indignada com o a atitude do policial, Chris já está acostumado e isso incomoda ao espectador. È o estereótipo de fazer abordagens diferentes para pessoas de cor de pele diferentes. É o típico racismo velado, tão comum na América. Mas, lembrem-se, o filme não é só sobre preconceito. É sobre suspense e terror e o espectador verá que Chris caiu na teia da aranha e não será fácil sair tão facilmente. E nisso o diretor Jordan Peele mostrou a que veio, nos presenteando com uma produção bem acima da média e uma grata surpresa na mesmice do gênero que invade nossas telas. 




O elenco fez toda a diferença (e quando isso acontece é difícil dar errado). Catherine Keener faz a mãe misteriosa, com aquele olhar difícil de interpretar o que pode estar pensando. Quem a viu no filme "Um Crime Americano" (um filme chocante), sabe que a atriz  consegue extrair interpretações excelentes e se sobressai mesmo como coadjuvante. O pai "gente boa", que tenta deixar Chris o mais a vontade possível, ficou a cargo do ator Bradley Whitford, com participação em bons filmes e vários seriados. Sua atuação de um homem metódico e muito incisivo ficou ótima.  O ator Caleb Landry Jones faz o irmão de Rose, meio maluco, meio dissimulado, com tiradas sarcásticas e sem deixar de ser ameaçador. Os mais atentos de lembrarão dele no personagem Bashee de “X-Men: Primeira Classe” (2011).  Betty Gabriel faz a  empregada sempre com um sorriso meio bobo no rosto, modos gentis, olhar perdido, mas que passa uma aura de estranheza e medo. A atriz pouco fala, mas consegue apresentar uma expressão facial que deixa o espectador preparado para alguma coisa. Parece uma daquelas entidades sobrenaturais que costumamos ver nos filmes. Se encaixaria perfeitamente, mas, ainda bem, não é disso que se trata. LilRel Howery  faz o amigo que se acha um verdadeiro investigador e é o lado cômico que o filme precisava. Não há como não rir de suas tiradas. Ele é a parte que faz o espectador dar uma relaxada na tensão, mas ainda deixa a gente com aquele sorriso nervoso, entre os dentes. Se sua atuação fosse exagerada ou apagada o filme teria ido para o ralo, porque colocar risadas no timing errado, em um filme de terror, pode ser o terror para qualquer produção. E, finalmente, o casal protagonista: Daniel Kaluuya (que estará o filme do "Pantera Negra" da Marvel, em um papel de destaque) vem de poucos filmes e muitos seriados. Aqui ele esteve perfeito: suas feições mudam de acordo com as cenas, assim como suas atitudes. E a principal, das lágrimas, ficará um bom tempo na mente dos espectadores. Allison Williams (do seriado  Girls) faz a jovem apaixonada com grande relevância para a trama. O restante do elenco não compromete.



Há quem possa ter uma lembrança com o filme “A Chave Mestra” quando assistir este “Corra”, que é uma produção muito bem concebida deixando pistas dadas durante a projeção (coloco algumas delas após a “Filmografia Parcial” porque são verdadeiros Spoilers, mas pode ajudar na melhor compreensão do filme). 



Nenhuma cena foi feita por acaso, mesmo as aparentemente sem sentido (como a do homem correndo), revelam-se ao final, quando o espectador resolver processar com calma essa enxurrada de informações. Não considero ótimo por causa da questão de como o filme revela o mistério. Minha opinião é que há que se ter certa benevolência, a famosa “suspensão voluntária da descrença” para se aceitar a explicação do porquê do comportamento de certos personagens, mas nada que impeça de assistir e curtir, mesmo porque até o implausível soa natural neste filme. Para ser assistido no cinema.


Trailer:





Curiosidades:
Rod, amigo de Chris, cita o nome de Jeffrey Dahmer. Pouco conhecido por aqui, Dahmer (1960-1994) foi um serial Killer americano, responsável por 17 assassinatos entre 1989-1991. 

Jesse Owens (1913-1980) participou nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim, onde ganhou quatro medalhas de ouro; nos 100 e 200 metros rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100 metros em plena Alemanha Nazista (fonte Wikipedia)

Catherine Keener já foi indicada a dois Oscars de Melhor Atriz Coadjuvante: "Quero Ser John Malkovich" (1999) e "Capote" (2005)

Bradley Whitford foi indicado 3 vezes ao Golden Globe, como Melhor Ator Coadjuvante, pela série "West Wing" (2001, 2002 e 2003).

Catherine Keener e
Bradley Whitford já trabalham juntos no filme  "Um Crime Americano" (2007)

Rod informa que trabalha para a TSA que quer dizer Transportation Security Administration

Muitos críticos citam que o filme é recheado de Easter Eggs, que significa "ovos de páscoa", mas na linguagem cinematográfica tornou-se as referências (pistas) colocadas em filmes que podem estar ocultas ou explícitas para o espectador localizar.

Esta cena me lembrou o clássico Poltergeist de 1982 (as fotos lado a lado)




Foi feito um final rejeitado nas exibições testes e que hoje consta como o final alternativo

 




Filmografia Parcial:
Daniel Kaluuya










Chat: A Sala Negra (2010); Inimigos de Sangue (2013); Kick-Ass 2 (2013); Sicario: Terra de Ninguém (2015); Corra! (2017); Pantera Negra (2018); As Viúvas (2018); A Christmas Carol (2020); Judas e o Messias Negro (2021); Black Panther: Wakanda Forever (2022)

Allison Williams 










Will & Kate: Before Happily Ever After (seriado 2011); College Musical (2014); Peter Pan Live!  (2014); Corra (2017); Girls (seriado 2012 -2017); A Perfeição (2018); Lemony Snicket: Desventuras em Série  (serioado 2018 -2019); Pesadelo nas Alturas (2020)

Catherine Keener










Sobre Ontem a Noite... (1986); Atraída Pelo Perigo (1990); Switch: Trocaram meu Sexo (1991); Irresistível Paixão (1998); 8mm - Oito Milímetros (1999); Quero Ser John Malkovich (1999); A Intérprete (2005); O Virgem de 40 Anos (2005); Capote (2005); Um Crime Americano (2007); Na Natureza Selvagem (2007); Sinédoque, Nova York (2008); O Solista (2009); Cyrus (2010); Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010); Confiar (2010); Capitão Phillips (2013); Corra! (2017); Soldado (2017).

Bradley Whitford










Uma Noite de Aventuras (1987); Acima de Qualquer Suspeita (1990); Jovem Demais Para Morrer (1990); Tempo de Despertar (1990); Perfume de Mulher (1992); RoboCop 3 (1993); Filadélfia (1993); O Cliente (1994); A Musa (1999); O Homem Bicentenário (1999); Um Crime Americano (2007); O Segredo da Cabana (2012); Corra! (2017).


LaKeith Stanfield










Temporário 12 (2013); Uma Noite de Crime: Anarquia (2014); Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014); Dope: Um Deslize Perigoso (2015);A Vida de Miles Davis (2015); Snowden: Herói ou Traidor (2016); Corra! (2017); A Incrível Jessica James (2017); Máquina de Guerra (2017); Desculpe te Incomodar (2018); A Caminho da Fé (2018);  Millennium: A Garota na Teia de Aranha (2018); Alguém Especial (2019); Joias Brutas (2019);Entre Facas e Segredos (2019); Judas e o Messias Negro (2021); Vingança & Castigo (2021); Atlanta (seriado 2016-2022); Haunted Mansion (2023)


Algumas das pistas lançadas pelo filme que pude identificar (Não leia se não assistiu)
Os pais se vestem de preto no início;
Rose não deixa Chris mostrar seus documentos ao policial;
Dean (o pai) fala a Chris que a mãe gostava muito do lugar e que mantiveram um pedaço dela ali;
Os dois personagens negros que Chris conheceu usavam boné e chapéu e Georgina peruca (na cena em que Chris tira foto dela na janela); 
Seu avô perdeu para Jesse Owens a vaga para as olimpíadas e o jardineiro aparece aprimorando a forma correndo;
Dean cita que os empregados foram contratados para cuidarem de seus pais e, quando estes "morreram", eles simplesmente não puderam deixar eles irem embora;
O homem mascarado no início do filme e a máscara no carro no fina
l;
A cena do bingo remete aos antigos leilões de escravos;
O cego elogiando o olhar de Chris para a fotografia;
O cervo atropelado, a cabeça de um cervo na sala e a morte pelo cervo;
Quando Chris fala com Georgina e ela não entende a gíria "dedo duro" e "traíra";
Quando Chris faz um gesto de cumprimento e recebe um aperto de mão de Andrew;
Rod trabalha com antiterrorismo, logo é treinado em perceber situações;
Quando o grupo faz perguntas como: se joga golfe, se luta. Ou quando a mulher apalpa seu braço;
A questão do algodão, lembrando que os sulistas americanos tinham grandes plantações de algodão colhidas por escravos.

2 comentários:

  1. Boa tarde, Luís. Saindo dos sustos fáceis e roteiros batidos, finalmente um filme de terror que nos faz pensar e nos transportar para o lugar do protagonista. Uma viagem ao lado da namorada, a expectativa de conhecer a família afável, o cunhado incoveniente, tudo perfeito demais e a partir desses momentos certinhos o clima de tensão vai abraçando Chris. Há algo realmente estranho no ar, desde o comportamento dissimulado até as roupas escuras remetendo a alguma espécie de seita desconhecida. Destaque para Rod, que apenas aparenta ser mais um amigo nonsense, mas é vital para a sobrevivência de Chris, mostrando isso no final e para Rose com seu olhar ora apaixonada, ora exalando desconfiança. Não maiores reparos. O filme merece os elogios recebidos. Parabéns por mais essa ótima resenha e que venham mais filmes para 2019. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Janerson.
    O filme realmente trouxe um ar de criatividade e originalidade ao gênero, tanto que foi indicado a 4 Oscar: Ator, Diretor, Filme, abocanhando, com justiça, o de Melhor Roteiro Original, mesmo assim não houve um outro filme que gerasse toda essa expectativa. O diretor está filmando a série The Twilight Zone e já terminou Toy Story 4. Obrigado pelos elogios e pela constante participação através de seus comentários. Que venham boas produções para serem comentadas, alguns filmes mais raros para os que gostam de garimpar produções desconhecidos e os famosos "clássicos" muito solicitado por serem produções famosas que ficaram no gosto popular. Sempre que puder vou colocando um pouquinho de cada para os diversos públicos que frequentam o blog. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre